Secretaria de Educação emite nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante/RN esclarece que não fechará nenhuma das escolas da rede municipal. Entretanto, a SME, com o intuito de otimizar os recursos públicos e melhorar a qualidade do ensino, está implementando o processo de nucleação que consiste na organização das unidades escolares por modalidade de ensino, conforme as especificidades: ensino infantil e fundamental (do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano).
Assim, nas comunidades Rio da Prata, Igreja Nova e Alagadiço Grande o processo de nucleação está sendo formatado da seguinte forma: as Escolas Leonel Mesquita e Damião Januário , em Rio da Prata e Igreja Nova, respectivamente, atenderão alunos do Ensino Infantil ao Fundamental do 1º ao 5º ano; já a Escola Alfredo Mesquita, em Alagadiço Grande, atenderá o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
Em face das mudanças, a Secretaria de Educação vai transformar as unidades escolares, acima mencionadas, em escolas de Tempo Integral por meio dos Programas Mais Educação, Mais Alfabetização; e, assim, com mais tempo de formação e escolaridade, evitando a evasão escolar, diminuindo o índice de reprovação e repetência do corpo discente.
A secretaria ainda ressalta que os argumentos do possível fechamento de escolas nas comunidades são infundados, e partem de pessoas que tão somente visam o interesse pessoal, e não da escola como todo – tendo em vista na melhoria do sistema educacional do município.
Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante/RN

UFRN empossa 75 servidores técnico-administrativos

Os serviços acadêmicos e administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) ganham reforço de 75 novos servidores técnico-administrativos, que tomaram posse em cerimônia coletiva nesta quarta-feira, 24, no auditório da Reitoria. Os profissionais serão distribuídos em diversos setores do campus central, em Natal, e nos demais campi da instituição em Macaíba, Santa Cruz, Currais Novos e Caicó.

As mensagens de boas-vindas aos ingressantes foram marcadas por reflexões acerca do papel de servir à sociedade com empenho e dedicação, para também promover o contínuo desenvolvimento da universidade. “Em 2018 comemoramos 60 anos de intenso trabalho, e esperamos que vocês igualmente possam contribuir com competência técnica, compromisso ético, respeito à diversidade e qualificação permanente”, destacou a reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Mirian Dantas dos Santos, convidou cada servidor a se apaixonar pela UFRN e dar o melhor de si no desempenho das atividades individuais, com vistas ao cumprimento da missão institucional de produção do conhecimento e qualidade acadêmica. Para o aprofundamento de conhecimentos sobre a universidade, Mirian Dantas lembrou a importância da participação no Seminário de Integração, no qual os técnico-administrativos aprendem sobre a estrutura da UFRN, as legislações pertinentes aos servidores e as políticas institucionais.

O momento de posse foi compartilhado pelos familiares dos novos servidores, além de gestores, professores e técnico-administrativos da UFRN. Também estiveram presentes o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, e representantes do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest) e da Associação dos Técnicos em Nível Superior (Atens).

ASCOM – Reitoria/UFRN

Fotos: Cícero Oliveira

Transporte Universitário: SEMJEL convoca usuários para reunião

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), através da Coordenação de Juventude, convida os usuários do Transporte Universitário (TU) para reunião no próximo sábado, 27, às 14 horas, no Teatro Municipal. O objetivo do encontro é definir os detalhes do itinerário dos ônibus, bem como renovar o cadastro dos beneficiários.
Os alunos já cadastrados devem enviar um e-mail com a declaração de matrícula atual, número para contato e local onde reside para o endereço: coordenacaojuventude2017@gmail.com.
As inscrições para o ingresso de novos alunos no projeto podem ser realizadas na sede da Semjel, localizada Rua Coronel Estevam Moura, 296, Centro. Documentação necessária para cadastro (original e cópia):
• 2 fotos 3×4;
• RG;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Declaração da instituição de ensino;
• Número do NIS/PIS.
O TU de São Gonçalo do Amarante, implantado desde 2016, já atendeu mais de 400 estudantes do município matriculados em universidades/faculdades públicas e privadas, localizadas em Natal.
Outras informações: (84) 3278-3584.

Projeto “Fala Mais” disponibiliza cursos gratuitos de inglês e espanhol

Você sabe o que é o Fala Mais? É um projeto social, idealizado pela coordenação de juventude da Secretaria de Esporte e Lazer (SEMJEL) com o objetivo de qualificar os moradores de São Gonçalo ofertando cursos de língua estrangeira.
O projeto oferta 300 vagas divididas em três módulos distintos, do iniciante ao avançado, para os cursos inglês e espanhol. As matrículas se estendem durante os meses de Janeiro e Fevereiro e as vagas são limitadas. Desde o ano de 2008, mais de 19 mil alunos já foram beneficiados.
 “Através do Fala Mais, estamos possibilitando a capacitação da população e aumentado as suas chances de inserção no mercado de trabalho com o aprendizado de novos idiomas e novas culturas.” Ressalta Elisangela Soares, coordenadora do projeto.
As vagas são distribuídas nos turnos matutino e vespertino em oito turmas distintas em cada unidade.
Unidade Centro – ao lado de posto de saúde
Unidade Jardim Lola – Rua Carlos Gomes, 91 – na rua da feira
Turma TEES: cursando a partir do 7° ano
Turma regular: jovens e adultos cursando ou com o ensino médio completo
O que é necessário para fazer sua inscrição:
Cópia de RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar e foto 3×4

Secretaria de Educação abre período de matrículas e amplia número de vagas para aluno de creche

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante/RN abriu o período de matrículas para o ano letivo 2018 da rede pública de ensino no município. A inscrição pode ser feita diretamente na unidade escolar da comunidade, até dia 30 de janeiro. Para efetuar a matrícula são necessários documento com foto do aluno (ou registro de nascimento) e comprovação de endereço.

Ao todo, são 57 unidades de ensino, com capacidade para atender mais de 17 mil alunos. Uma novidade para este ano é na oferta de vagas nas creches que foi ampliada para dois mil crianças. “Temos disponibilidade para toda demanda do ensino infantil ao fundamental; só aluno de creche que estamos nos planejando e organizando para conseguir atender; inclusive, já conseguimos aumentar o número de vagas para este ano”, ressalta Abel Soares, titular da SME.

A secretaria ainda ressalta a preocupação com as comunidades que tiveram um crescimento acelerado nos últimos anos, como o Residencial Ruy Pereira. “Em algumas localidades a oferta será inferior à procura. Porém, nossos diretos e técnicos estão fazendo um planejamento para resolver a situação desse número excedente, encaminhando alunos para escolas nas proximidades dos bairros, que terão total apoio do transporte escolar”, enfatiza Abel.

Via SECOM, Fotos Júnior Santos

 

Paulinho: “estamos fechando o ano com 51 escolas reformadas em São Gonçalo”

A administração do prefeito Paulo Emídio (Paulinho) de São Gonçalo do Amarante/RN, região da Grande Natal, tem se destacado no quesito obras, serviços e benfeitorias nos equipamentos públicos. Só neste primeiro ano de gestão, na área da educação, 51 escolas foram reformadas e ampliadas. Na manhã desta terça-feira (19), Paulinho entregou à população de Uruaçu a escola e quadra de esportes totalmente reformadas.
“Estamos chegando ao final deste ano com a sensação de dever cumprido. Mais de 50 unidades escolares passaram por serviços de pequeno, médio e grande porte. Mas não vamos parar por aqui. Se depender da minha vontade de realizar, iremos driblar todas as dificuldades e trabalhar incansavelmente, melhorando, cada vez mais, a nossa educação pública”, afirmou o gestor.
Residente há 63 anos em Uruaçu, João Emiliano enfatizou a importância dessas obras para a comunidade. “Uruaçu vem sendo beneficiada com importantes obras. Estas duas inauguradas hoje são exemplos do compromisso que a gestão está tendo com o nosso povo”, pontuou Emiliano.
Nos serviços da escola e quadra de Uruaçu foram investidos R$ 196 mil de recursos próprios. Ao total, em 2017, mais de R$ 3,5 milhões foram utilizados em recuperações estruturais de escolas.

Em 11 meses, 47 escolas reformadas em São Gonçalo do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN entregou à população mais uma escola reformada e ampliada. Nesta sexta-feira (17) foi a vez da Escola Municipal Professora Lauriete Varela da Silva, na comunidade Passagem da Vila. Só este ano, 47 unidades educacionais passaram por melhorias estruturais.
“Assumi a gestão com o compromisso de priorizar a educação pública. Estamos reformando e ampliando as escolas para que todos tenham um ambiente de qualidade. Além disso, ajustamos salário dos professores, pagamos o terço de férias, reforçamos a merenda e qualificamos os transportes escolares”, enfatizou o prefeito Paulinho.
De acordo com Othon Militão, secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação, essas melhorias visam contribuir na redução da evasão escolar e melhorar, ainda mais, os índices de aprovação. “Todo esse processo passa, diretamente, pela melhoria das escolas”, pontuou.
Via SECOM, Foto: Júnior Santos

Prefeitura de São Gonçalo assina convênio com Senai para capacitar alunos da rede pública

Via agorarn.com.br

A prefeitura de São Gonçalo do Amarante recebeu nesta quinta-feira, 09, a Diretora e a Gerente Regional do Senai, Roseane Albuquerque e Simone Oliveira, respectivamente. O motivo da visita foi formalizar um convênio com as Secretarias de Educação e a de Assistência Social e Trabalho, com o objetivo oferecer cursos de capacitação para alunos da Rede Pública de Ensino.

Ao todo, serão ofertadas 29 vagas para os cursos de Nível Técnico de Informática, Mecânica e Soldagem Industrial. A aula inaugural está marcada para dezembro de 2017 e as turmas terão início em janeiro de 2018. O prazo de capacitação é de 18 meses – tempo em que se pretende encaixar os alunos no mercado de trabalho.

Os cursos terão grande importância na construção da cidadania dos jovens são-gonçalenses, assim como na formação profissional. “Visto que eles serão treinados e aptos para atender a demanda de mercado, uma vez que os cursos técnicos são muito bem avaliados pelo Ministério da Educação e pelo Ministério do Trabalho”, observa Antônio Neto, secretário adjunto de Assistência Social.

A Reunião aconteceu na Procuradoria Geral do Município e contou com a participação do Procurador Polion Torres, do secretário adjunto de Assistência Social e Cidadania, Antônio Dantas Neto e do Secretário-Adjunto de Educação Oton Militão. Os Cursos foram indicados ao município pela Procuradora-Regional do Trabalho Ileana Paiva Mousinho.

 

Horta Escolar será expandida para atender mais alunos de São Gonçalo

Dez escolas municipais serão beneficiadas com o projeto “Horta Escolar: um espaço pedagógico para práticas de educação nutricional e ambiental”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das Secretarias de Agricultura e da Educação, em parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
O projeto deve beneficiar alunos do ensino infantil e fundamental 1 e 2, juntamente com toda a comunidade escolar. O objetivo é incorporar a alimentação adequada, nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, tendo como eixo a gestão das políticas públicas nas escolas municipais.
O projeto piloto já foi implantado na creche Maria Odete, localizada na comunidade de Poço de Pedra, zona rural do município. Com o sucesso da ação, a prefeitura decidiu expandir a atividade para outras unidades escolares. Dessa forma, já foi lançado o processo de licitação para aquisição de sementes que, logo após, permitirá a instalação das hortas.
Para o bom andamento do projeto, a Secretaria de Agricultura vai disponibilizar os insumos e a orientação do plantio. Já a Secretaria de Educação, vai trabalhar a parte pedagógica do projeto. Para tanto, os estudantes serão cadastrados em disciplinas com temas diversos, como alimentação, nutrição e ecologia. A finalidade é fazer com que as crianças sejam multiplicadoras desses hábitos e despertem na comunidade escolar a importância da agricultura.
Além de promover mudanças de valores e hábitos no público infantil, transformando os espaços ociosos em ativos, o projeto de cunho pedagógico e sustentável incorpora um cardápio proposto por nutricionistas, garantindo a segurança alimentar das crianças, uma vez que as hortas escolares não possuem risco de contaminação por agrotóxicos e transgênicos.

Editais e ações de cultura serão lançados em breve para beneficiar artistas

A classe artística de São Gonçalo do Amarante já vive dias de expectativa. A Fundação Cultural Dona Militana lançará editais e outras ações culturais para 2017/2018 nos próximos dias. Os certames, que irão beneficiar grupos e artistas, serão custeados pelo Fundo Municipal de Cultura, aprovado pelo Prefeito Paulo Emídio, por meio de Decreto, em janeiro deste ano, e destinará 5% de receitas para a manutenção e fomento das manifestações culturais na cidade.

O primeiro edital que deverá ser lançado, ainda este ano, irá comtemplar seis grupos de artes cênicas para a produção de espetáculos durante o Festival de Teatro, que ocorrerá em março de 2018. “Atualmente, São Gonçalo do Amarante possui nove grupos teatrais, que recebem incentivos pelo orçamento da fundação para a realização das suas apresentações, entre elas, a tradicional Paixão de Cristo”, exemplifica o secretário de Cultura, Flávio Henrique.

Outra modalidade atendida é a dança folclórica e parafolclórica que poderá beneficiar até seis grupos do município, através do Edital Mestre Sérvulo da Cultura Popular. “Além desse edital, o órgão trabalha na revitalização de três grupos, que são: o Pastoril Estrela do Norte, a Lapinha e a Dança de São Gonçalo – que é a do padroeiro da cidade”, disse Flávio.

De acordo com o gestor, já está em planejamento outro edital, de cunho literário, que deverá atender reivindicações de escritores e poetas do município. “A intenção é fazer o lançamento dessas obras durante a festa do padroeiro da cidade ou na emancipação política do município”, afirmou.

Para o final do ano, outra ação financiada pelos recursos do Fundo Municipal será o Auto do Menino Deus.  “Trata-se de uma grande apresentação natalina, que terá investimento de aproximadamente 100 mil reais”, adiantou o secretário.

Além disso, a Prefeitura de São Gonçalo firmou parceria com o Governo do Estado, para a realização da Cantata dos Mártires, que será exibida no final de outubro, e tem investimento de 250 mil reais. O espetáculo conta com apoio técnico dos profissionais da cultura do município, além da participação de 38 artistas da terra.

“A cantata contará com quatro apresentações no mês de outubro. No dia 26, ela será destinada para autoridades e para a imprensa. Nos dias 27 e 28, a apresentação será aberta ao público, no Monumento dos Mártires, com expectativa de 20 mil pessoas. No dia 29, o espetáculo vai ocorrer no patamar da igreja Matriz”, confirmou Flávio.

FOTOS: Isaías Santana

IFRN de São Gonçalo realiza III Feira Imobiliária neste sábado (22)

Programação terá palestras, oficinas e exposição de projetos

O IFRN São Gonçalo do Amarante promove, a partir das 8h deste sábado (22), a terceira edição de sua Feira Imobiliária. O evento é voltado para alunos dos cursos de Edificações (integrado e subsequente) e público em geral, sendo composto por uma programação diversificada que abordará temas como mercado imobiliário, automação residencial e humanização de plantas arquitetônicas.

Além de palestras e oficinas, a feira terá exposição de projetos desenvolvidos por estudantes concluintes do campus. O público presente poderá conferir os trabalhos e avaliá-los atribuindo ao melhor projeto de sua preferência um cupom, que representará a intenção de investir na respectiva iniciativa.

Serão apresentadas 32 opções de projetos residenciais, com até 80 metros quadrados, que deverão ser avaliados levando em consideração os seguintes aspectos: funcionalidade, estética, padrão construtivo, conforto e custo-benefício.

A premiação dos melhores projetos ocorrerá a partir das 12h e o evento será encerrado com a apresentação musical da banda Variasons do Potengi, composta por alunos do Campus São Paulo do Potengi.

 

Via Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Câmpus São Gonçalo do Amarante cocsev.sga@ifrn.edu.br

Zenaide Maia visita IFRN de Ceará-Mirim e João Câmara

A deputada federal Zenaide Maia visitou, nesta terça-feira (18), os Campus Avançados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN de Ceará-Mirim e João Câmara.  Todas as visitas foram acompanhadas por diretores e professores das instituições de ensino.

Pela manhã foi a vez do Campus de Ceará-Mirim. A deputada, que foi recebida pelo Diretor Professor Alan Oliveira, destinou uma emenda no valor de R$ 2 milhões para o laboratório de manutenção de equipamentos biomédicos.

Durante a tarde, Zenaide Maia visitou o Campus de João Câmara, onde a diretora professora Gilmara Freire solicitou recursos que possam contemplar os laboratórios de foto voltagem, e os demais laboratórios de energia renovável. Atualmente a carência maior encontrada nos campis está sendo em relação aos laboratórios em geral. A deputada, sabendo das necessidades, prometeu estudar a possibilidade de destinar recursos através de suas emendas.

A diretora do campus São Gonçalo do Amarante, Marilac Castro, o ex-prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, e o vereador Renato Martins também acompanharam as visitas.

IFRN São Gonçalo realiza  seminário sobre Tecnologia da Informação e Comunicação 

O I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, evento científico que visa a disseminação de conhecimentos da área de TI, ocorre entre os dias 25 e 27 de maio.

Com enfoque na comunidade de São Gonçalo do Amarante e da Grande Natal, o evento propõe uma troca de experiências entre profissionais e estudantes da área, com palestras, oficinas e minicursos.

A programação traz ainda a Exposição ‘Museu do Videogame’ e Campeonato Counter Strike, Mesa Redonda sobre ‘Formação, Estágio e Mercado de Trabalho’ e Concurso de ideias.

MIT – SGA 2017

A Mostra de Inovação Tecnológica do Campus São Gonçalo do Amarante (MIT – SGA) é um momento para a exposição de projetos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes, técnicos e professores do Institutos Federal do Rio Grande do Norte. Este espaço visa permitir, aos participantes do SETIC, a divulgação das pesquisas que são desenvolvidas nos campi do IFRN. Estímulo à pesquisa, à formação de parcerias e ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, o MIT-SGA é um espaço de compartilhamento de ideias e experiências, de ampliação do networking: “a ideia é proporcionar um feedback entre as equipes de pesquisa e profissionais da área, possibilitando a identificação de talentos e avaliação de trabalhos/projetos, ” diz a página no evento.

Master Pitch (concurso de ideias)

A Incubadora Tecnológica de Redes, Informática, Logística e Edificações (ITRILE) do campus São Gonçalo do Amarante do IFRN lança a 1ª edição do MasterPitch – IFRN SGA, um concurso para prospecção de ideias de negócio para o Hotel de Projetos do campus em 2017. O concurso é inspirado no reality show “MasterChef”, mas nele os grupos de alunos terão que desenvolver uma ideia de negócio e apresentá-la em forma de pitch para três “chefes” avaliadores. As vagas são para os alunos do Campus SGA do IFRN e os interessados deverão formar equipes com quatro integrantes que estejam matriculados em cursos da mesma área.

Saiba mais em: http://eventos.ifrn.edu.br/setic/

Abertas inscrições do processo seletivo para professores temporários em São Gonçalo

Foi publicado nesta segunda-feira (24), no Jornal Oficial do Município, o edital do Processo Seletivo Simplificado com o objetivo de formar um cadastro de reserva para professores da rede municipal, em caráter temporário.

As inscrições podem ser realizadas no Polo Universitário Dr. Ruy Pereira – Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada na Rua Belchior de Oliveira, s/n, Estrada de Guanduba, ao lado do Museu Municipal, no período de 24 a 28 de Abril, encerando no dia 2 de Maio, das 8h às 12h e 13h às 15h.

O candidato deve apresentar no ato de inscrição cópias e originais da carteira de identidade, CPF, comprovante de alistamento militar (quando for o caso), comprovante de escolaridade, comprovante de residência, comprovação dos títulos, além de currículo preenchido manualmente disponível em anexo da publicação no Jornal Oficial do Município: http://saogoncalo.rn.gov.br/wp-content/uploads/2017/04/JOM-075-24ABR2017.pdf

Ao todo são 79 vagas divididas entre as disciplinas polivalentes, língua portuguesa, língua inglesa, matemática, ciências, história, geografia, educação física e, com a carga horária de 30 horas semanais.

Zenaide Maia comemora edital da UFRN com cota para pessoas com deficiência

A deputada federal Zenaide Maia aplaudiu a decisão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN quanto ao lançamento do primeiro edital com cota para pessoas com deficiência. O jornal Tribuna do Norte, em sua edição dessa terça-feira (28), divulgou matéria sobre o lançamento do primeiro edital para ingresso nos cursos de graduação, com reservas de vagas para pessoas com deficiência, em cumprimento a Lei.nº 13.409, de 28.12.2016. Uma notícia que deixou Zenaide Maia muito feliz, por ela ter sido relatora do Projeto de Lei para que essa conquista fosse possível.

A resolução nº 025/2017, referente ao edital foi aprovada em sessão ordinária do conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN na terça-feira (21).

“Não poderia ter recebido uma notícia melhor, pois fui relatora do Projeto de Lei Nº 485/2015, que foi aprovado na Comissão de Educação, que propunha alteração na Lei Nº 12.711, de 29.08.2012, para estabelecer reserva de vagas destinadas a pessoas com deficiência nos concursos seletivos para ingresso em cursos em instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio”, declarou a Deputada Zenaide Maia.

IFRN lança edital de curso a distância para alunos do 9º ano de escolas públicas

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) lançou em fevereiro o Edital 10/2017, referente ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa é voltado exclusivamente a estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de reforçar a aprendizagem relativa ao ensino fundamental. “O material didático recebido pelos inscritos e a prova que eles fazem também serve de preparação para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN”, explicou o coordenador de Acesso Discente da Instituição, professor Everaldo Pereira.

Podem se inscrever os estudantes que estão cursando o 9º ano e fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. O período de inscrição começou no dia 20 de fevereiro e segue até as 22h do dia 30 de março. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site http://processoseletivo.ifrn.edu.br, mas os estudantes que não tiverem acesso podem se dirigir até um campus do IFRN para se inscrever.

Os inscritos devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até o dia 31 de março. A isenção da taxa pode ser solicitada no período de 20 de fevereiro a 20 de março 2017, também através do site de processos seletivos do IFRN.

Outras informações:

COMO RECEBER O MATERIAL DIDÁTICO?

Todos os estudantes inscritos no ProITEC devem confirmar a inscrição, entre os dias 17 e 20 de abril de 2017, no campus para o qual se inscreveu, o que garantirá o recebimento do material didático. Para confirmar a inscrição, é necessário entregar a seguinte documentação:

a) uma foto 3×4 recente;

b) documento de identificação, em conformidade com o item 6, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original);

c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);

d) a certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original) – modelo no Anexo III deste Edital –, para a condição referida no item 3, alínea “a”;

e) o Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original), para a condição referida no item 3, alínea “b”

O material didático contém: um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos.

POR QUE FAZER A PROVA DO PROITEC?

A prova do ProITEC será realizada no dia 16 de julho, das 13h às 17h, com prova de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.

A nota da prova não será contabilizada para dar acesso aos cursos do IFRN. No entanto, a avaliação ajuda a se preparar para o exame de seleção. O aluno que realizar a prova terá disponibilizado o Certificado de Participação no ProITEC 2017, a partir do dia 17 de outubro de 2017.

Acesse:

Edital 10/2017 – ProITEC 2017 (retificado)

Site de processos seletivos do IFRN

Banda Municipal de São Gonçalo terá audição para novos integrantes

A Fundação Cultural Dona Militana, através de seu Setorial de Música, está com vagas abertas para novos integrantes da Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN. As inscrições para participar da audição vão de 06 a 10 de março de 2017.

Os interessados devem comparecer a sede da fundação, localizada no Museu Municipal, Rua Professor Belchior de Oliveira, s/n, Centro (Estrada de Jacaré-Mirim), das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Estão disponíveis vagas para flauta transversal (01), clarinetes (03), sax alto (01), trompa (01), trombone (01), tuba (01), percussão (C.R – Cadastro de Reserva). Os requisitos para concorrer a uma das vagas são: ser residente em São Gonçalo do Amarante, apresentar comprovante de escolaridade, apresentar comprovação de cursos de música (se possuir), copias do RG, CPF e comprovante de residência.

A Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante é ligada a Fundação Cultural Dona Militana e na gestão do prefeito Paulo Emídio os músicos receberão novos fardamentos, novos instrumentos e contarão com a Bolsa Arte Musical como ajuda de custo no valor de meio salário mínimo, além auxílio para o transporte público.

Educação de São Gonçalo realiza jornada pedagógica e divulga calendário escolar

O Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN recebeu na manhã de hoje (16) diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos das escolas da rede pública municipal para realização da Jornada Pedagógica 2017 – “Planejamento na Perspectiva de uma Construção de Resultados”. O evento contou com a palestra da professora doutora Glícia Tinoco com o tema “Meus alunos não leem…Meus alunos não sabem escrever…o que eu posso fazer?”.
De acordo com a subsecretária de Gestão Pedagógica, Marluce de Paula, a jornada tem ainda o objetivo de realizar uma avaliação sobre as atividades do ano anterior, melhorando os acertos e reavaliando as ações que não tiveram êxito. A jornada abre a Semana Pedagógica que vai ser realizada de 21 a 24 de fevereiro, dividida em quatro polos, com a participação dos professores.
“Nós vamos fazer uma formação para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, já cumprindo uma das ações do plano de educação. Todos da escola participam. Com a secretaria são nestes dias, mas nos demais dias eles estão nas escolas debatendo com professores, coordenadores e com toda a equipe pedagógica das unidades de ensino a melhoria dos índices”, acrescentou Marluce.
Durante a jornada os participantes receberam o Calendário Escolar 2017 com o início do ano letivo previsto para 02 de março. Pelo calendário serão quatro bimestres com 200 dias letivos, sendo quatro sábados com aulas normais e dois de atividades onde serão comemorados o Dia do Estudante e Dia das Mães.
Via SECOM / Fotos: Júnior Santos

Secretaria de Educação seleciona estagiários

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante/RN abriu nesta segunda (13) as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado de estágio extracurricular.

Estão sendo ofertadas, ao todo, 153 vagas nas áreas de Educação Infantil e Fund. I, Educação Fundamental II, Logística, Administração, Ciências Contábeis e Psicologia, todas à candidatos do nível superior e com regime de trabalho de 20 horas semanais.

A bolsa a ser recebida pelo candidato contratado corresponde ao valor bruto de R$500,00 (quinhentos reais) mais benefícios auxilio transporte – R$109,00 (cento e nove reais) – e seguro de acidentes pessoais, totalizando o valor de R$609,00 (seiscentos e nove reais).

Não é cobrada taxa para se inscrever. As Inscrições podem ser realizadas através do site da Prefeitura de São Gonçalo. Clique aqui e faça o seu cadastro.

Confira o cronograma do processo seletivo:

DATA ATIVIDADES
13 de fevereiro a 21 de fevereiro 2017. Inscrições/envio dos currículos
24 de fevereiro de 2017. Resultado da avaliação de currículo
01 de março de 2017. Entrega da documentação na gestão pessoal

Para mais informações, entrar em contato com a Coordenação Geral de Administração, através de Email: ascom.sme@saogoncalo.rn.gov.br ou telefone (84) 3278-2427, no horário das 8 às 16h00.

Por: Ariel Dantas

Secretaria de Juventude vai reunir universitários para definição das rotas do transporte gratuito

No próximo sábado (18) a coordenação de Juventude da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer de São Gonçalo do Amarante estará reunida com estudantes para a apresentação das rotas e efetivação de novas matrículas para o projeto do Transporte Universitário. Serão realizadas duas reuniões, em pontos diferentes do município, para aqueles que necessitam do veículo gratuito no deslocamento até as universidade ou faculdades em Natal.

9h – Escola Municipal Maria de Lourdes – Cidade das Flores
13h – Teatro Municipal – Centro de São Gonçalo

Os estudantes novatos interessados devem levar os seguintes documentos: duas fotos 3×4, declaração da universidade ou faculdade, CPF e RG, comprovante de residência, carteira de estudante, e o NIS (número de identificação social). Os universitários, já cadastrados, precisam levar apenas a declaração de matrícula da instituição de ensino.

Prefeitura de São Gonçalo inicia cadastramento e recadastramento para o transporte universitário 2017

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inicia amanhã (2) as inscrições para o cadastramento e recadastramento dos universitários que necessitam de transporte gratuito oferecido pelo município. O período de inscrição vai até o dia 24 deste mês.
Para o cadastramento dos novos universitários são necessários os seguintes documentos: duas fotos 3×4, declaração da instituição de ensino, CPF e RG (xerox), comprovante de residência (xerox), carteira de estudante (xerox) e o número do NIS (número de identificação social). Já os universitários que já estão sendo beneficiados e vão realizar o recadastramento está sendo exigida apenas a declaração da universidade ou faculdade.

 

Os interessados devem procurar a Coordenação de Juventude que funciona na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Avenida Coronel Estevam Moura, ao lado da Casa da Cidadania – Centro da Cidade. O Horário de atendimento vai das 8h às 12h e das 13h às 16h. Mais informações pelo telefone: 3278-3508.

IFRN de São Gonçalo do Amarante comemora aprovações e primeiros lugares na UFRN

Aluna obteve 980 na redação e ficou na primeira posição do curso de Direito (N)

São Gonçalo do Amarante (RN),  01/02/17 – Semana de festa no Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. Com o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), publicado na segunda-feira (30), diversos alunos do Campus comemoraram a aprovação para ingresso na UFRN, alguns, inclusive, com desempenho de destaque e conquista dos primeiros lugares em seus respectivos cursos.

A aluna do curso técnico integrado em Informática Larissa Lorena Araújo da Costa obteve a primeira colocação no curso de Direito (noturno), com nota final de 737,36. Alice de Oliveira Xavier (Logística) foi a primeira colocada do curso de Pedagogia (noturno), o aluno de Informática Lucas Gabriel Matias Paiva ficou na primeira posição do curso de Tecnologia da Informação (integral) e Alberto Bezerra de Palhares Júnior, também aluno de Informática, foi o primeiro lugar do curso de Física UFRN (integral).

Para Larissa, a aprovação foi consequência da dedicação e da formação recebida no IFRN. “Estava confiante em passar por causa de todo o conteúdo que estudamos aqui no Campus, só não esperava o primeiro lugar”, comenta a estudante que alcançou uma nota quase perfeita na redação, 980 pontos.

O IFRN-SGA também teve aprovados em vários outros cursos da UFRN, como Física, Química, Letras, Fonoaudiologia, Farmácia, Odontologia, Enfermagem, Administração, C&T, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Administração e Arquitetura.

Abertas inscrições para os cursos gratuitos de idiomas do Fala Mais

As inscrições para novas turmas dos cursos gratuitos de idiomas do Projeto Fala Mais estão abertas e seguem por tempo indeterminado até o preenchimento das 500 vagas disponibilizadas.
Você pode escolher a língua que deseja falar entre os cursos oferecidos em Inglês, Espanhol e Mandarim (chinês). Para efetuar a inscrição, basta levar a documentação necessária: RG, CPF e comprovante de residência.
O Projeto Fala Mais tem duas unidades, sendo uma funcionando em Jardim Lola e a outro no Centro da Cidade. Atenção! A unidade do Centro está em novo endereço, na RN 160, S/N, ao lado da Unidade Básica de Saúde.

Educação de São Gonçalo realiza seminário para o ensino de jovens e adultos

A Secretaria Municipal de Educação de São Gonçalo do Amarante realizou a I ExpoEJA, Seminário da Educação de Jovens e Adultos-EJA,  de acordo com a resolução 048/2012. O Evento aconteceu no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte-IFRN, e contou com a presença do secretário de educação, Abel Neto, da diretora geral do IFRN, Marilac de Castro, e do coordenador do programa, Leomil Andrade.
A cerimônia marcou a conclusão do 1º ciclo de alfabetização do programa que conta com 11 turmas nas comunidades de Jardim Lola, Guajirú, Olho D’água do Carrilho, Santo Antônio, Poço de Pedra, Massaranduba, Genipapo, Golandim e Conjunto Amarante. Cerca de 200 alunos estiveram presentes na solenidade que contou ainda com e exposição de produtos desenvolvidos pelos alunos e apresentação cultural.
Para o secretário de Educação, Abel Neto, o encerramento de formação da primeira fase do programa de alfabetização de jovens e adultos é um marco na educação de São Gonçalo por oferecer oportunidades àqueles que buscavam uma chance. “Parabéns aos alunos e aos professores pelo excelente trabalho. Nunca é tarde para se buscar o conhecimento: a educação transforma pessoas e muda o mundo”, concluiu.
Via SECOM

Projeto Fala Mais encerra hoje as atividades do ano com entrega de certificados

O Projeto Fala Mais preparou para esta segunda-feira (19), a partir das 14h, no Teatro Municipal, mais uma festa de encerramento das atividades do ano de 2016 e a entrega de certificados de conclusão de cursos. O evento é um dos mais esperados, e sempre marcado pela criatividade dos profissionais do projeto, cotando ainda com o envolvimento dos alunos.
O Fala Mais funciona desde 2010, criado na gestão do prefeito Jaime Calado, e já formou mais de cinco mil alunos em São Gonçalo do Amarante, oferecendo gratuitamente, cursos de inglês, espanhol e mandarim (chinês). São duas unidades de aulas, sendo uma no Centro da Cidade e outra funcionando no Bairro Jardim Lola.
Via Secom

IFRN Campus São Gonçalo do Amarante promove I Tour de Oportunidades

O Campus São Gonçalo do Amarante, através da Coordenação de Extensão e em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoverá, no dia 15 de dezembro, a primeira edição do “Tour de Oportunidades”.  O objetivo da iniciativa é promover a interação do IFRN com o mundo do trabalho, bem como, levar ao conhecimento da comunidade acadêmica e sociedade os novos empreendimentos empresariais que estão sendo instalados em SGA.

O evento reunirá gestores públicos e privados do município, servidores e estudantes do IFRN-SGA para fazer uma visita às novas empresas. “A ideia é mostrar aos gestores empresariais o potencial técnico especializado dos estudantes formados pelo nosso Campus e, dessa forma, estreitar as relações institucionais, objetivando oportunidade de estágios e empregos para alunos e egressos”, ressalta o coordenador de Extensão, Fernando Freire.

A programação iniciará às 7h30, no auditório, com a apresentação de resultados do Campus, seguida por visitação aos laboratórios. Após esse momento, a comitiva visitará os novos empreendimentos empresariais: Protur, Natal Moda Center, Hiper Queiroz e Assaí Atacado.

Via IFRN

Obras do Polo Universitário de São Gonçalo estão em fase de conclusão

 
O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Jaime Calado, visitou na manhã desta quarta-feira (26), junto com o secretário municipal de Infraestrutura, Alessandro Gaspar, as obras do Polo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos. A vistoria da construção tem o objetivo de verificar o andamento dos serviços e adiantar os trabalhos.
 
A sede própria está sendo erguida no Centro do Município, ao lado do Museu Municipal e inserida no espaço do “Polo do Saber”.   O polo contempla uma área de 1.300 m² para a construção de quatro salas de aula, biblioteca, laboratórios de física, química e informática, praça de alimentação, cozinha/lanchonete, amplo pátio com jardim, auditório, banheiros, área administrativa completa (sala de professores, secretaria, coordenação, arquivo, almoxarifado), estacionamento e área verde com mais de 1.100 m².
 
O investimento da Prefeitura Municipal é no valor de aproximadamente R$ 1,7 milhão de recursos do Orçamento Geral do Município (OGM). A Secretaria Municipal de Infraestrutura é responsável pela fiscalização dos trabalhos.
Via SECOM, fotos: Raphael Santos
14800913_1010944122368634_958593662_n 14800973_1010944085701971_1707246965_n 14813734_1010944049035308_174690786_n 14877151_1010944075701972_944209888_n

Prefeitura de São Gonçalo inicia os Aulões Gratuitos do ENEM no próximo domingo (7)

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante inicia no próximo domingo (7), às 9h, no Teatro Municipal, a edição 2016 do projeto Aulões Gratuitos do ENEM, desenvolvido pela Secretaria para Assuntos Extraordinários em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
O município iniciou o projeto em 2013 e foi o pioneiro na oferta das aulas gratuitas e preparatórias para o ENEM no Estado. Um levantamento realizado pela secretária para Assuntos Extraordinários, Mada Maia Calado, constatou a aprovação de mais de 100 alunos que participaram dos aulões.
Na edição deste ano não haverá inscrição antecipada. Os interessados em participar dos Aulões Gratuitos do ENEM 2016 poderão fazer o cadastro na hora.
Via Secom
 unnamed

Fala Mais oferece novas vagas para os cursos gratuitos de Inglês e Espanhol

O Projeto Fala Mais segue com matrículas abertas para as novas turmas de Inglês e Espanhol. Venha fazer parte da turma que saí na frente e tem uma segunda língua, os cursos são GRATUITOS ofertados pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN por meio da Secretaria Municipal de Educação.
Matricule-se!
Unidade Jardim Lola: Rua Belo Monte (Rua da feira)
Unidade Centro: Rua Alexandre Cavalcanti (Em frente as drogarias Morais).

Confiram todos os vídeos do Arraiá Quatrocentão 2016

A página da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante transmitiu ao vivo todas as apresentações do Arraiá Quatrocentão 2016, foram mais de 20 horas de vídeo com o Facebook Ao vivo. O pioneirismo nesse tipo de transmissão foi viabilizado sob a coordenação da SECOM, Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos na pessoa do secretario Ledson França e da SETIC, Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação na pessoa de Wagner Rocha e suporte do Blog Wendell Jefferson. A nova ferramenta de comunicação foi aprovada pelos internautas que acompanhavam todas as apresentações nas quatro noites do Festival.

O ponto forte das transmissões foi a interação com o publico que assistia de casa, os acessos foram de todas as partes do RN e inclusive com pessoas de outros estados também acompanhando cada detalhes que passava na integra. As torcidas e o grande publico que prestigiou as mais de 24 horas de festival também foram destaques durante as transmissões.

O blog separou todos os links das transmissões do festival que estão salvos na pagina da Prefeitura e que servem para os amantes da Cultura Junina para o arquivo pessoal e de divulgação dos trabalhos. Confiram os links:

Arraiá Flor do Sertão – Ceará-Mirim

https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799075240323247/

Arraiá Flor do Sertão – Lajes Pintadas
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799085230322248/

Arraiá Junina Sertão – Barcelona
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799100316987406/

Arraiá Junina Sai da Frente – Felipe Camarão
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799124170318354/

Arraiá Junina Sai da Frente – Felipe Camarão (Parte2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799125933651511/

Arraiá Brilho Matuto – Nova Natal (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799137083650396/

Arraiá Brilho Matuto – Nova Natal (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799150483649056/

Arraiá Zé Matuto – Novo Horizonte
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799157043648400/

Arraiá Raízes Potiguares – Santo Antônio RN
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799452356952202/

Arraiá da Claridade – Nossa Senhora da Apresentação
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799462166951221/

Grupo Cultural Encanto Junino – Brejinho (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799481406949297/

Grupo Cultural Encanto Junino – Brejinho (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799485390282232/

Arraiá Encanto do Agreste – Vera Cruz
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799491096948328/

Arraiá Junina Fantasia – Baixa do Meio
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799505340280237/

Arraiá Explosão Potiguar – Alto do Rodrigues (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799514720279299/

Arraiá Explosão Potiguar – Alto do Rodrigues (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799518066945631/

Arraiá Explosão Junina – Goianinha
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799524820278289/

Arraiá Ká Pra Nós – Pedro Velho (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799531186944319/

Arraiá Ká Pra Nós – Pedro Velho (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799537833610321/

Arraiá Pisada Quente – Bom Pastor
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799540503610054/

Arraiá Arrocha o Milho – Alecrim (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799860400244731/

Arraiá Arrocha o Milho – Alecrim (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799863870244384/

Arraiá Rei do Baião – Cidade da Esperança
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799876276909810/

Arraiá Nordestinos- Rocas (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799889663575138/

Arraiá Nordestinos- Rocas (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799893990241372/

Arraiá Encanta São João – Bairro de Nova Natal
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799897013574403/

Arraiá Espaia Braza -Parnamirim
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799911460239625/

Arraiá Coração Matuto – Mãe Luíza (parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799922143571890/

Arraiá Coração Matuto – Mãe Luíza (parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799927576904680/

Arraiá do Candeeiro – Pajuçara
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799932543570850/

Arraiá Padre Piná – Mãe Luiza
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799940206903417/

Matutina Potiguar – Santo Antônio do Salto da Onça
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800277233536381/

As Songa Mongas – São Gonçalo do Amarante – Comédia – Participação Especial
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800286630202108/

Arraiá do Cabaço – Alecrim (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800303703533734/

Arraiá do Cabaço – Alecrim (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800309316866506/

Junina São João – Parque dos Coqueiros
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800320310198740/

Arraiá Coração Nordestino – São Gonçalo do Amarante – (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800330530197718/

Arraiá Coração Nordestino – São Gonçalo do Amarante – (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800339973530107/

Arraiá Beijoqueiros – Bom Pastor
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800354896861948/

Arraiá Balão Dourado – Pajuçara – (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800364743527630/

Arraiá Balão Dourado – Pajuçara – (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800376736859764/

Apuração, resultado final e festa das campeãs
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800385780192193/