Areia Branca inicia hoje (8) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa

A Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, está iniciando hoje (8) a segunda etapa da vacinação contra a febre aftosa. A vacinação tem o objetivo de manter o rebanho do município saudável e contribuir para que o Rio Grande do Norte continue como área livre da doença.
De acordo com o engenheiro agrônomo do órgão, Odilon Cabral, apesar da obrigação ser dos proprietários do rebanho, a iniciativa de custear as vacinas foi da prefeita Iraneide Rebouças para auxiliar o pequeno criador areia-branquense. A imunização é realizada em parceria com Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN –IDIARN, que inspeciona as doses da vacina.
Em Areia Branca, a segunda etapa da vacinação da aftosa vai até o dia 17 de novembro e a meta é vacinar 175 animais, lembrando que só será imunizado o gado de 0 a 24 meses, e a partir dos dois anos, os animais devem ser declarados. As vacinas serão iniciadas nas comunidades do Canto do Amaro e Serra Vermelha.
Os criadores que quiserem mais informações devem comparecer a Secretaria Municipal de Agricultura. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 13h30.
Foto: Divulgação 

Prefeitura de Areia Branca trabalha aplicação do PMAQ no incentivo dos profissionais da atenção básica

A prefeita Iraneide Rebouças e a secretária municipal de Saúde, Clarice Araújo, reuniram-se hoje (18) para tratar da viabilidade e planejar a elaboração de um Projeto de Lei que propicie o incentivo de desempenho aos profissionais da assistência básica da saúde em Areia Branca, a partir das iniciativas e ações do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
 
Na ocasião, Clarice Araújo manifestou a satisfação pela oportunidade que a prefeita Iraneide está lhe oferecendo e destacou a preocupação da atual gestão municipal em promover a valorização dos profissionais da saúde. Nos primeiros dias na titularidade da pasta, Clarice, juntamente com a equipe técnica, trabalha no sentido de otimizar a gestão da saúde pública municipal, seja nos aspectos relacionados a aplicação efetiva de recursos financeiros, seja na valorização dos recursos humanos.
 
“O trabalho é árduo, até porque existem muitas dificuldades e entraves que devem ser gerenciados em decorrência de pendências deixadas por gestões passadas, mas estamos trabalhando por uma saúde melhor, por nossa Areia Branca”, afirmou Clarice.
 
 
A iniciativa da prefeita na aplicação do PMAQ é o reconhecimento de um pleito dos profissionais que vem sendo proposto há anos, em outras gestões. “Com essa medida, a gestão da prefeita Iraneide passa a dar ainda mais reconhecimento aos profissionais da atenção básica do nosso município, sendo prova de que a gestão está preocupada em fortalecer a saúde do nosso município, prestando um atendimento melhor e com satisfação dos profissionais, pois o mais importante recurso do SUS é o servidor (recursos humanos), os nossos colaboradores”, finalizou a secretária. 
Foto: Divulgação

Prefeitura de Areia Branca lança programação social da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Aconteceu na noite desta terça-feira (1), no Palacete Municipal de Areia Branca, a solenidade de lançamento da programação social e cultural da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes 2017, a padroeira dos marítimos. A cerimônia contou com a presença da prefeita Iraneide Rebouças, secretários municipais, servidores, autoridades do município e representantes da imprensa local.
A prefeita Iraneide lembrou das dificuldades financeiras, disse que o momento é de cautela e redução de gastos para equilibrar as contas, mas declarou “o investimento nessa festa é um resgate das tradições do povo areia-branquense, é o resgate e valorização da nossa identidade cultural”. Durante o discurso, Iraneide ainda anunciou, para este mês de agosto, o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário, e ao final do mês, o início do pagamento de dezembro de 2016  para os servidores municipais.
Depois de anos sem ser realizado, o tradicional evento está de volta com 10 dias de festividades. A organização é da Fundação Areia Branca de Cultura com envolvimento das Gerências de Eventos, Turismo e Esportes. Entre as atrações da festa estão artistas e grupos locais, músicos com projeção nacional como Fernanda Azevedo (The Voice Brasil da Rede Globo) e Jaina Elne (Domingão do Faustão da Rede Globo), bem como a banda de sucesso Saia Roda, atração principal dos festejos.
Além da festa social que movimentará a cidade e a região, de 05 a 15 de agosto, com shows no Largo do Geralda Cruz, a partir das 21h, a Prefeitura de Areia Branca ainda montou uma programação esportiva, também resgatando as competições tradicionais do período festivo e que estavam esquecidas. Confira as programações:
 
 
FESTA SOCIAL – A PARTIR DAS 21h – LARGO DO GERALDA CRUZ
 
 
05/08/2017 (SÁBADO) – STÊNIO WALTER / FERNANDA AZEVEDO (PART.)
JAINA ELNE;
06/08/2017 (DOMINGO) – MEGA BONDE / A MAIS FORROZEIRA;
07/08/2017 (SEGUNDA-FEIRA) -LETÍCIA PAULA / YURE E OS BARÕES;
08/08/2017 (TERÇA-FEIRA) – FESTIVAL DE DANÇA / WANDER SOUZA;
09/08/2017 (QUARTA-FEIRA) – THAIS E THALIA;
10/08/2017 (QUINTA-FEIRA) – JACIEL DUARTE / VASSOURA SWING DO MORAL;
11/08/2017 (SEXTA-FEIRA) – SALA DE PAGODE / LIEBERTH RODRIGUES;
12/08/2017 (SÁBADO)
            A partir das 12h – Praia de Upanema – REGGAE NA PRAIA / WANDINHO TOMÉ (EVENTO KITESURF);
12/08/2017 (SÁBADO) – ACORDE SUBLIME / SOM DA ILHA / BANDA PARANÓICOS;
13/08/2017 (DOMINGO) – WANDINHO TOMÉ / FERNANDA AZEVEDO;
14/08/2017 (SEGUNDA-FEIRA) – KOISA NOSSA / SAIA RODADA;
15/08/2017 (TERÇA-FEIRA) – WONNEY SARAIVA.
 
 
PROGRAMAÇÃO ESPORTIVA:
 
 
05/08/2017 (SÁBADO) – 07h –  MARATONA (LARGADA EM CASQUEIRA –IRENE E CHEGADA NO PALACETE MUNICIPAL);
06/08/2017 (DOMINGO) – 16h – CAIAQUE NO CAIS (RIO IVIPANIM);
12/08/2017 (SÁBADO) – 12h – KITESURF (PRAIA DE UPANEMA);
13/08/2017 (DOMINGO) – 7h – CICLISMO (LARGADA NA PRAIA DE PONTA DO MEL DE CIMA E CHEGADA NO CENTRO JUVENIL;
14/08/2017 (SEGUNDA) – 15h – COMPETIÇÃO DE BARQUINHOS (SALINAS).

Prefeitura de Areia Branca melhora estrutura dos serviços de limpeza pública

Município vai investir também em ações de educação cidadã para conscientizar a população
A Prefeitura de Areia Branca avança e segue investindo na melhoria dos serviços prestados ao cidadão, oferecendo também condições de trabalho aos colaboradores do município. Na manhã da última terça-feira (11), aconteceu a entrega dos novos fardamentos e equipamentos para todas as equipes que atuam na limpeza urbana. Na ocasião, foram apresentados os carros coletores, envelopados com o slogan que será trabalhado nas ações educativas para conscientizar a população – “CIDADE LIMPA É CIDADE LINDA”.
Com um momento de oração e agradecimento, Francisco Queiroz, gerente da empresa MSL Empreendimentos, reforçou o compromisso da prefeita Iraneide e a responsabilidade de manter a cidade limpa para garantir o bem-estar dos areia-branquenses, repassando para todos os colaboradores que cada um é fundamental nessa missão diária, pediu união, empenho e seriedade no desenvolvimento das atividades desse novo momento.  
A MSL Empreendimentos, empresa responsável pela execução do serviço de limpeza pública no município, conta com profissionais que foram capacitados para o serviço, três carros coletores, três caçambas, um trator e dois caminhões que serão utilizados na retida de entulhos.
“Nossa missão é trabalhar para permitir as condições da manutenção do serviço de limpeza em todos os bairros e comunidades, mas precisamos fazer a população entender que manter a limpeza pública é uma tarefa de todos. A cidade limpa gera bem-estar e evita problemas de saúde”, enfatizou a prefeita Iraneide Rebouças.
O município já estuda uma ação educativa e cidadã para ser desenvolvida nas escolas com orientações sobre os problemas de saúde pública gerados pelo lixo, e principalmente o lançamento de dejetos em vias públicas e terrenos baldios. 
Fotos: Evandson Bernardo

Iniciadas obras de recuperação da estrada de acesso à Praia de Upanema

A Prefeitura de Areia Branca iniciou na manhã de hoje (17) a obra de recuperação da estrada de acesso à Praia de Upanema. A operação é realizada em parceria com o Governo do Estado. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Secretaria Estadual de Infraestrutura estão no local tocando os serviços.
 
De acordo com a Secretaria de Obras de Areia Branca, o Governo do Estado cedeu o material asfáltico e a Prefeitura Municipal organizou a logística do transporte, combustível, fornecimento de alimentação e hospedagem para técnicos e operários.
 
Memória – No mês de abril a prefeita Iraneide Rebouças visitou o local, constatou a precariedade da estrada e determinou prioridade na execução das obras, em função dos transtornos que tem causados a moradores e visitantes que trafegam pelo local.  

Prefeita Iraneide confirma liberação para ampliar Bolsa Família em Areia Branca

Em viagem a Brasília para participar da XX Marcha em Defesa dos Municípios a prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, aproveitou a oportunidade para cumprir agenda administrativa e percorrer os ministérios com o objetivo de tratar de assuntos e verificar pendências para a liberação de recursos federais.
A melhor notícia do dia surgiu da visita ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) com a confirmação que o município de Areia Branca possui condição de aumentar o número de famílias beneficiadas no programa Bolsa Família. “Essa é uma ótima notícia para a área da Assistência Social de Areia Branca. Vamos tomar as providências para que esse benefício seja ampliado com a máxima prioridade, gerando renda para mais famílias carentes”, afirmou.
Ainda no MDS Iraneide pleiteou recursos para a construção do CENTRO-DIA DE REFERÊNCIA, uma unidade de oferta do Serviço de Proteção Social Especial a Pessoas com Deficiência em situação de dependência e suas famílias referenciadas ao CREAS – Centro de Referência Especializada da Assistência Social.
A prefeita municipal também esteve na sede do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), acompanhando a tramitação de processos para liberação de recursos da Educação. No Ministério da Saúde a intenção foi acompanhar e resolver pendências na liberação de verba para a construção, reforma e ampliação de unidades de saúde. “Vamos participar da marcha dos prefeitos, mas paralelamente vou cumprir agenda administrativa, buscando recursos para o nosso município. Até quarta-feira ainda vamos percorrer outros ministérios e gabinetes levando nossas necessidades e tentando atrair emendas parlamentares”, finalizou.
Fotos: Divulgação 

Em Areia Branca, equipamentos de alta complexidade estavam encaixotados há mais de cinco anos  

Quatro meses depois de assumir o governo municipal de Areia Branca a nova equipe ainda se surpreende com a má gestão dos recursos públicos nas administrações passadas. A mais recente delas aconteceu quando servidores da Secretaria Municipal de Saúde encontraram um cardioversor desfibrilador e um eletrocardiógrafo, avaliados em mais de R$ 20 mil.
 
Os dois equipamentos novos são de alta complexidade hospitalar e estavam encaixotados, sem qualquer utilidade, privando os pacientes da rede pública de saúde de exames importantes, inclusive para o risco cirúrgico, como por exemplo o eletrocardiograma. A estimativa é que os equipamentos foram adquiridos há mais de cinco anos.
 
Ao tomar conhecimento do fato, a prefeita municipal Iraneide Rebouças determinou a instalação imediata das máquinas para a utilização no hospital da cidade.  “Essa é mais uma comprovação da falta de compromisso e bem-querer ao areia-branquense. Os equipamentos já estão sendo utilizados e vão gerar um benefício enorme para a saúde pública do município”, enfatizou.

Prefeitura de Areia Branca abastece unidades de saúde com material de atendimento dentário

A Secretaria de Saúde de Areia Branca realizou esta semana o abastecimento das Unidades Básicas com o material de saúde bucal, adquirido pela Prefeitura Municipal, para o atendimento dentário e procedimentos de prevenção.
 
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Júnior, todas as equipes do Programa de Saúde da Família – PSF receberam o material. Ele afirmou ainda que as quantidades adquiridas nesta compra vão permitir de 3 a 4 meses de serviços odontológicos, até que seja efetivada nova aquisição.
 
“Esse início de gestão tem sido muito difícil. Encontramos a Saúde em condições muito precárias e estoques de medicamentos e insumos totalmente zerados. Tivemos que realizar licitação para adquirir material e prestação de serviços, com isso estamos conseguindo regularizar o atendimento   A saúde de Areia Branca vive um novo momento”, afirmou o secretário.
 
Francisco ainda informou que das 9 equipes do PSF, duas ainda estão com o atendimento dentário comprometido, em função da necessidade de reparos nos gabinetes odontológicos, mas que o serviço já foi licitado e deve ser regularizado em breve.  “Nestes casos em que os consultórios dentários estão parados estamos solucionado com o atendimento da unidade móvel para que a população não seja sacrificada’, finalizou. 
Foto divulgação

Areia Branca será beneficiado pelo programa “RN Cidadão”

A prefeita de Areia Branca, Iraneide Rebouças, foi recebida na última sexta-feira (7) em Natal pelo presidente da Companhia de Águas e Esgoto do Rio Grande do Norte (Caern), Marcelo Toscano. Na ocasião, participaram da audiência os vereadores Kinho de Beguinho, Samuel Lemos e Wagner Tavernard, ambos do PSD.  
Na reunião, tratou-se das condições de fornecimento de água no município, inclusive sobre a parceria da Caern com a Prefeitura Municipal para a construção de uma adutora de água na comunidade Casqueira.
Marcelo Toscano confirmou a execução das obras de saneamento de 40% cidade, até o mês de setembro deste ano. Além disso, foi confirmada a intenção da conclusão de 100% do esgotamento sanitário de Areia Branca entre os anos de 2018 e 2019.
Iraneide também recebeu a notícia que Areia Branca será beneficiada pelo programa “RN Cidadão” para a construção de uma adutora, transmitindo água desde Upanema de Cima até a praia de Ponta do Mel, resolvendo definitivamente o problema do abastecimento de água em maior parte da zona rural do município.
“Apesar da crise financeira, já temos muito trabalho e ações realizadas nestes 100 primeiros dias da gestão. Não tenho medido esforços na busca por parcerias e soluções definitivas para a nossa cidade. Minha missão é cuidar bem de Areia Branca”, destacou a prefeita.
Foto: Divulgação

Ministro anuncia obra no terminal salineiro de Areia Branca

Durante agenda em Natal nesta segunda-feira (03), o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, anunciou obras de recuperação no Terminal Salineiro de Areia Branca, administrado pela Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN).

O Diretor-Presidente Emerson Fernandes se encontra nesta segunda-feira (03), em Brasília, já tratando de questões técnicas da CODERN com funcionários do Ministério e na terça-feira (11) será recebido pelo Ministro Quintella, em audiência agendada pelo coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, deputado federal Felipe Maia.

O Terminal Salineiro de Areia Branca tem uma importância fundamental não só para o Rio Grande do Norte, mas para o Brasil. Nele passa 95% do sal produzido no país e o equipamento contribui para a geração de 25 mil empregos diretos e indiretos no Rio Grande do Norte com a manutenção da indústria do sal.