Câmara de Vereadores de São Gonçalo vai homenagear mulheres com comenda Ademilde Fonseca

Procurando resgatar o histórico dos filhos ilustres de São Gonçalo do Amarante/RN, através de estudos e pesquisas, encontramos em Ademilde Fonseca, São-Gonçalense, nascida na Comunidade Rural de Pirituba, o símbolo artístico através da voz que encantou a Música Popular Brasileira no seu estilo gracioso e brejeiro, contribuindo para o enriquecimento do Berço Cultural na Terra dos Protomártires do Brasil.

O Vereador autor Raimundo Mendes Alves instituíu o Prêmio “Mulher Destaque Ademilde Fonseca” em São Gonçalo do Amarante/RN, através do qual serão homenageadas mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes serviços no Município com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.

Para recebimento do prêmio “Mulher Destaque Ademilde Fonseca”, cada Vereador deverá indicar, de forma fundamentada, a mulher que faça jus à homenagem, até 20 (vinte) dias antes da realização do evento.

O prêmio será entregue em Sessão Solene da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, preferencialmente na semana em que se comemora o Dia Nacional da Mulher, concedido na forma de medalha, placa ou troféu.

Via João ferFernan

Vídeo – Vereadora Márcia Soares fala sobre os novos transportes e a pavimentação da Firmino Moura

A Vereadora Márcia Soares acompanhou a solenidade de entrega dos novos 40 micro-ônibus que compõem o novo sistema de transporte publico de São Gonçalo, a solenidade também marcou a entrega da pavimentação da avenida Firmino Moura, Márcia representou os vereadores no encontro que também contou com a presença do Governador Robson Faria.

Márcia ressaltou a importância da pavimentação para o bairro, ela foi autora do requerimento onde solicitava a pavimentação da avenida João Paulo segundo, antigo nome da via, posteriormente o vereador Tarcísio Fernandes também solicitou já com o novo nome, isso foi lembrado pela parlamentar durante seu discurso.

Imagens Ariel Dantas

 

 

Prefeito Paulinho Emidio visita a Câmara Municipal

Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emidio, e a Primeira-dama Tereza Maia, estão neste momento na Câmara Municipal, reunido com todos os vereadores da cidade.

Na oportunidade, o gestor municipal falou aos vereadores sobre a viagem à Roma, em virtuda da Canonização dos Mártires de Uruaçú e Cunhaú, e sobre as medidas que o município precisa tomar para receber os romeiros de todo o Brasil e Mundo, já que a partir dessa Canonização, São Gonçalo e o Rio Grande do Norte viverão outra história.

Ainda na visita, o prefeito e a primeira dama entregaram a cada vereador, uma lembracinha simbólica, de Roma. Antes de encerrar a reunião, Paulinho Emídio convidou a todos para a inauguração do asfalto da Avenida Firmino Moura, e entrega dos mico-ônibus que farão o transporte público de inter bairros que será operado pela Cooptagran; na próxima terça-feira, 31 de outubro, ao lado do Mercado Público Municipal. Via Rafael Mello https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1183495578461675&id=100004037311856

Justiça manda prender 15 pessoas acusadas de envolvimento em desvios na Semsur

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou na manhã desta segunda-feira (24) a operação Cidade Luz, que investiga o desvio de R$ 22.030.046,06 da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Natal (Semsur). Pelo que foi apurado pelo MPRN, há indícios que o montante é decorrente de superfaturamento e pagamento de propina relativos a contratos firmados entre empresas e a Secretaria para a prestação de serviços referentes à manutenção e à decoração do parque de iluminação pública da capital potiguar. O ex-secretário de Serviços Urbanos de Natal, Ranieri Barbosa, foi afastado do cargo de presidente da Câmara Municipal de Natal, que ocupa atualmente. Ele está proibido de ir à Câmara Municipal, à Semsur e à Controladoria do Município.
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo juiz da 7ª vara Criminal de Natal e foram cumpridos com apoio da Polícia Militar nas cidades de Natal e Parnamirim, no Rio Grande do Norte, e também em Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e ainda em Fernando de Noronha, em Pernambuco. Os gabinetes de Ranieri Barbosa e da Presidência da Câmara Municipal de Natal também foram alvos dos mandados.
Ao todo, foram expedidos 15 mandados de prisão. Foram presos temporariamente por 5 dias, que podem ser prorrogados por igual período: Adelson Gustavo Coelho Ponciano, Alberto Cardoso Correia do Rego Filho, Antônio Felipe Pinheiro de Oliveira, Antônio Fernandes de Carvalho Junior, Daniel Fernandes Ferreira de Melo, Epaminondas da Fonseca Ramos Junior, Jerônimo da Câmara Ferreira de Melo, Jorge Cavalcanti Mendonça e Silva, Kelly Patricia Montenegro Sampaio Alves, Mauricio Custódio Guarabyra, Mauricio Ricardo de Moraes Guerra, Sergio Pignataro Emerenciano e Valério Max de Freitas Melo. Além deles, foram presos preventivamente Allan Emmanuel Ferreira da Rocha e Felipe Gonçalves de Castro. 

Via Heitor Gregório 

Vereadora Márcia Soares falou sobre o transporte de pacientes de diálise

A vereadora Márcia Soares falou sobre o transporte dos pacientes que precisam fazer hemodiálise. Aparteando a vereadora Rayure Protásio que levantou o tema durante a ultima sessão.

Para Márcia os pacientes necessitam de atenção especial, e falou do empenho de Marcelo Miguel,Ivanaldo Maciel e do prefeito Paulinho Emidio para os pacientes.

A vereadora ainda destacou a apresentação feita pelo secretario Jalmir Simões na PPA onde mostrou que os diabéticos aumentam juntamente com os que necessitam de diálise.

Confiram a participação da vereadora durante a discussão do tema na sessão.

Vídeo – Atuação da vereadora Rayure Protásio na ultima sessão ordinária

Nosso blog acompanhou a ultima sessão ordinária na câmara de vereadores e destaca a atuação parlamentar da vereadora Rayure Protásio.

Rayure destacou o trabalho da secretaria de agricultura de São Gonçalo com o corte de terra em São Gonçalo do Amarante

No segundo vídeo, Rayure falou da reforma da unidade de saúde de Bela Vista que vai receber e agradeceu ao prefeito Paulinho Emidio pelo atendimento ao seu requerimento.

Nosso blog acompanha as sessões que acontecem as terças e quintas, sempre as 9h. Acompanhem os trabalhos dos vereadores.

Vídeo – Vereador Geraldo Veríssimo pede plano de cargos, carreira e salários para servidores

O Vereador Geraldo Verissimo falou durante a ultima sessão na câmara de vereadores de São Gonçalo realizada no dia 30/03 onde pediu mudanças no regimento interno em vista que esse ano a casa legislativa ira receber temas de maior relevância. Verissimo ainda pede um plano de cargos carreira e salários para os servidores da câmara municipal. Geraldo ainda destacou a defasagem dos salários dos servidores municipais onde muitos vão pedir aposentadoria com essa reforma da previdência.

O vereador Chanxe Dantas que presidia a sessão durante a ausência do presidente Raimundo Mendes Alves ainda pediu que a câmara itinerante voltasse a atender os bairros de São Gonçalo.

Vereadora Márcia Soares comemora a aprovação de seu requerimento onde garantiu iluminação entre Uruaçu e Pajuçara

A vereadora Márcia Soares comentou durante a sessão desta quinta feira na sobre as obras de iluminação que a prefeitura municipal está realizando nas comunidades de Uruaçu e Pajuçara, Márcia foi autora do requerimento 020/2017 onde solicitou o serviço. Márcia agradeceu ao secretario Basílio Júnior e ao Prefeito Paulinho Emidio pela realização da obra que vai beneficiar todos os moradores das comunidades.
 
A vereadora Márcia ainda destacou a matéria do blog Idelfonso Farias onde foi escolhida a parlamentar destaque do primeiro trimestre, O vereador Chanxe Dantas pediu aparte e parabenizou a vereadora pelo destaque na casa. Márcia por sua vez fala que o destaque não é dela e sim da câmara municipal.
 
Márcia ainda falou sobre a reforma da previdência onde foi aparteada pelo vereador presidente Raimundo Mendes, onde informou que a audiência publica para tratar da reforma e da PEC 156 está agendada para o dia 10/04 as 09h no plenário da Câmara Municipal. Márcia vai estender o convite ao deputado Fernando Mineiro que quando esteve em São Gonçalo relatou o desejo de participar da discussão do assunto no município, além do vice prefeito Eraldo Paiva.
 
Ainda durante o pequeno expediente, Márcia falou sobre o assunto trazido na ultima sessão que foi o Autismo, Márcia promete trazer o tema mais vezes para as sessões.

Vereador Edmilson Gomes defende a permanência do nome de Poti Cavalcanti no Teatro Municipal

O vereador usou a tribuna para falar da importância do saudoso Poti Cavalcanti e do legado na cidade, Gomes refez sua trajetória e dos seus filhos e parentes que contribuíram com a cidade.

Jailson Tavares, por sua vez também não concorda com a mudança e explicou que se mudar, abre precedentes para que no futuro mudem o nome do ginásio de esportes do Amarante que leva o nome de seu pai.

Edmilson ainda falou da tentativa para a mudança do nome da sala de sessões o que não foi aceito. Jailson ainda falou que as próximas obras da gestão municipal no âmbito seja homenageado o Pedro Miranda, nome que surgiu para o nome do Teatro.

Raimundo Mendes durante o aparte falou que é contra até mudanças em nomes de ruas, Mendes ainda destacou que a casa não recebeu ainda nenhuma notificação para tal votação e pediu para que nenhum vereador traga esse assunto onde ele já adianta seu voto contrario. Raimundo ainda destacou que vai apresentar um projeto de lei para que seja construída um teatro e que seja oferecido o nome de Pedro Miranda para esse Teatro do bairro jardins.

O Vereador Chanxe Dantas por sua vez disse que nunca foi aliado da família Cavalcanti e que nem por isso votaria pela retirada do nome do teatro mesmo que viesse um projeto de lei com 110 mil assinaturas popular.

Edmilson encerrou falando do crescimento do assunto nas redes sociais e que poderá chegar ao plenário.

Vereadora Márcia Soares homenageou artesãos de São gonçalo e falou do dia internacional da síndrome de down

Vereadora Márcia Soares usou o pequeno expediente na câmara de vereadores para agradecer ao empenho e organização da festa das mulheres do bairro Santa Terezinha e adjacências. Márcia ainda lembrou da passagem do dia do artesão no ultimo domingo onde falou da homenagem do Prefeito Paulinho Emídio ao artesão José Santana o criador do Galo de São Gonçalo. A vereadora ainda falou do dia 21 de março, dia internacional da síndrome de down, Márcia fez uma analise onde pede que sejamos acolhedores com os portadores da síndrome que é causada por uma falha genética. Ainda no pequeno expediente a Vereadora do PTC esclareceu ao vereador Nino Arcanjo as solicitações feitas para a escola Maria de Lourdes e da manutenção que a escola está recebendo, Márcia ainda agradeceu ao secretario Abel Neto e ao prefeito Paulinho pelas ações de melhoria na unidade de ensino. Márcia ainda relatou as ações da comissão de Saúde, Educação e Assistência Social onde é membro. Márcia finalizou convidando para o evento de construção do PPA, Plano Pluri Anual do nosso município, onde a audiência publica acontecerá no dia 30 as 16h no teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante.

Sessão 012/ 21/03/2017 – Imagens e edição Wendell Jefferson

[Vídeo] Vereador Geraldo Verissimo solicita uma audiência publica para esclarecer a reforma da previdência

O Vereador Geraldo Veríssimo solicitou ao presidente da câmara Raimundo Mendes, uma audiência publica para debater a reforma da previdência. A solicitação foi formalizada na ultima quinta feira(09).

Geraldo disse que a reforma da previdência é a maior injustiça cometida principalmente contra as mulheres e destacou o posicionamento da Deputada Federal Zenaide Maia que é contra a reforma e estendeu o convite para que a deputada venha para a audiência publica.

“Essa reforma massacra a classe trabalhadora” finalizou o parlamentar.

[Vídeo] Vereadora Márcia Soares parabenizou a primeira dama Tereza Maia pela organização da caminhada das mulheres

Vereadora Márcia Soares usou o pequeno expediente na sessão de ontem 09/03/2017. A vereadora iniciou seu discurso parabenizando o vereador Jailson Tavares e sua esposa Bruna pelo nascimento da filha Maria Luíza. Márcia ainda parabenizou o Prefeito Paulinho Emídio e em especial a primeira dama Tereza Maia pela I Caminhada das Mulheres pela paz de São Gonçalo, a vereadora destacou a importância do evento e falou em nome das vereadoras Rayure Protásio e Valda Siqueira “A bandeira da mulher tem que ser levantada não somente no dia 8 de março. Lugar de mulher é onde ela quiser estar ” disse.
Márcia Soares ainda falou da importância da cultura no evento, destaque aos artistas Gleydson Almeida e Catita Di Songa que abrilhantou o evento das mulheres, “Nós Sãogonçalenses respiramos cultura”
A vereadora encerrou sua participação no pequeno expediente falando sobre o destaque que o Jornal São Gonçalo Noticias e agradeceu ao Nivaldo Bernardo Sousa pelo carinho na edição do jornal onde destaca a atuação parlamentar da vereadora.

Vereador Edmilson Gomes sugere que o SAAE assuma o abastecimento dos bairros onde a CAERN atende

Na ultima sessão na câmara do vereadores antes do recesso do carnaval, o vereador Edmilson Gomes (PMDB) sugeriu que o SAAE assuma o fornecimento do abastecimento de água de Jardim Lola, Amarante, Olho D´agua e Golandim bairros que hoje são de responsabilidade da CAERN e com a crise hídrica que afeta a zona norte de Natal está fazendo com que São Gonçalo seja prejudicada. O vereador ainda foi questionado sobre ter votado contra o projeto da adutora mas segundo ele, “Ainda bem que vocês votaram a favor dessa adutora, hoje ela vai ajudar nossa cidade”

[Vídeo] Vereadora Márcia Soares vai lutar por uma central do cidadão em São Gonçalo

Vereadora Márcia Soares vai lutar para a vinda de uma central do cidadão para São Gonçalo. A vereadora relatou as condições que a população passa para conseguir a emissão de documentos como o RG e Carteira de Trabalho. Márcia ainda sugeriu que caso o governo do estado não fosse capaz de prestar um serviço digno a população Sãogonçalense que a Secretaria de Assistência Social buscasse juntamente ao Itep a viabilidade para que o município assumisse a prestação desse serviço.

[Vídeo] Vereador Adelson Martins falou sobre o Carnaval de São Gonçalo

Vereador Adelson Martins elogiou o presidente da Fundação Cultural Dona Militana, Flavio Henrique pelos esforços para o Carnaval de São Gonçalo. Adelson ainda divulgou a agenda do seu bloco o “Caranguejo no coco” e a programação do Carnaval de São Gonçalo. O vereador cobrou também a iluminação da quadra de esporte de Barreiros.

Confiram o vídeo:

[Vídeo] Vereadora Márcia Soares fala da importância das redes sociais e de segurança publica

A vereadora Márcia Soares falou da importância das redes sociais como serviço de comunicação direta com a sociedade mas pediu compromisso para não passarem falsas noticias e boatos. Márcia ainda falou das ações que a comissão especial montada para tratar de assuntos relacionados a segurança que é composta pelos vereadores Clóvis Júnior, Thiago Soares, Adelson Martins além da própria vereadora Márcia Soares. “Queremos que isso tudo saia do papel e consiga diminuir o índices de violência” disse.

Confiram o vídeo:

[Vídeo] Vereador Clóvis Júnior ressaltou as operação tapa buracos na bairro jardins

O vereador Clóvis Júnior ressaltou a operação tapa buracos que está em andamento no bairro jardins e conversa que teve com o secretario Jalmir Simões onde informou sobre um problema na porta da UBS de Cidade das Flores onde foi prontamente atendido pelo prefeito Paulinho Emídio e o secretario.

Confiram o vídeo:

[Vídeo] Vereador Adelson Martins esteve no bairro jardins reunido com comerciantes

O vereador Adelson Martins destacou na ultima sessão na câmara de vereadores a reunião com o comerciantes, ambulantes e feirantes do bairro Jardins. O vereador ainda falou que uma nova reunião para depois do carnaval. Adelson ainda parabenizou o vereador Clóvis Júnior pelo requerimento solicitando quiosques para os comerciantes do bairro. A reunião contou com a presença de 30 comerciantes, eles estão organizados em associação para pedir ao poder publico melhorias para o setor.

Confira o vídeo:

Vereadores de São Gonçalo preocupados com a insegurança no município

O assunto de maior repercussão durante a sessão desta terça feira (14) na câmara municipal de São Gonçalo foi a segurança publica. A vereadora Márcia Soares levou o assunto ao pequeno expediente, a vereadora relatou os últimos acontecimentos na área policial da cidade com destaque aos dois arrastões do ultimo final de semana, um deles aconteceu a menos de 100 metros das duas delegacias da cidade. O vereador presidente da câmara Raimundo Mendes, comprometeu encaminhar um oficio pedindo audiência com o governador Robinson Faria.
Raimundo Mendes ainda sugeriu a composição de uma comissão para fazer levantamento estatístico da criminalidade, casos elucidados, investigações na cidade, e que possa apontar saídas para a violência junto com Estado e Município.
Além de Mendes, os vereadores Gerson Bezerra e Chanxe Dantas também debateram o tema.

Vereador Clóvis Júnior destacou a visita as obras do SENAI de São Gonçalo

Vereador Clóvis Júnior destacou a visita que fez juntamente com o vereador Geraldo Veríssimo e o Vice Prefeito Eraldo Paiva nas obras da construção do SENAI em Jardim Lola. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial vai capacitar milhares de pessoas de nosso município. Segundo Clóvis, a vinda do SENAI é de grande importância para o crescimento de São Gonçalo.

Valban cobra que os caixas eletrônicos do banco do brasil funcionem também nos finais de semana

Vereador Edson Valban Tinoco solicitou que o abastecimento dos caixas eletrônicos da agencia do banco do Brasil do gancho de igapó fosse normalizado, segundo o vereador os caixas eletrônicos da agência não são abastecidos no final de semana e mesmo durante a semana não funciona fora do horário do banco. Valban solicitou que a câmara solicite a superintendência que seja normalizado o atendimento.

[Vídeo] Vereador Pablo Rodrigo destacou a visita do prefeito Paulinho ao Hiper Queiroz

Vereador Pablo Rodrigo destacou a visita do prefeito Paulinho Emidio as obras do Hipermercado Queiroz onde o prefeito deseja que 90% das vagas de emprego da empresa sejam para os Sãogonçalenses. As obras do novo Hipermercado estão sendo erguidas nas margens da BR 406 em frente a garagem da Guanabara/Oceano. Confiram o vídeo.

[Vídeo] Agricultura familiar foi debatido na câmara municipal

A vereadora Rayure Protásio ressaltou a importância da agricultura familiar e o tema foi o mais discutido durante a segunda sessão ordinária na câmara municipal de São Gonçalo. Os vereadores Edson Valban, Nino Arcanjo, Edmilson Gomes, Chanxe Dantas e Valda Siqueira também discutiram o tema, acompanhem o vídeo.

[Vídeo] Vereadora Márcia Soares faz alerta sobre a febre amarela

A vereadora de São Gonçalo do amarante Márcia Soares fez um alerta sobre a febre amarela durante a sessão na câmara municipal, Márcia que já foi coordenadora de endemias do município mostrou preocupação e pediu cuidado redobrado com o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e também da febre amarela. A vereadora ainda elogiou o trabalho da equipe de endemias. Confiram o vídeo

[Vídeo] Crise hídrica foi assunto na câmara de vereadores

Vereador Geraldo Verissimo fala da crise hídrica que vive a Zona Norte de Natal e ressalta a importância da Adutora Maxaranguape/São Gonçalo que garante água para o município. Veríssimo ainda destacou a visão do ex prefeito Jaime Calado que se antecipou ao problema para que os Sãogonçalense não passassem pelo mesmo problema sofrido por quem é abastecido pela CAERN.

[Vídeo] Vereadora Márcia Soares defende a cultura, esporte e cursos para os jovens

Durante a primeira sessão ordinária da Câmara Municipal, a vereadora Márcia Soares defendeu que medidas esportivas, culturais além de cursos sejam oferecidos em maior escala para os jovens como medida para diminuir os índices de violência em nosso município. Márcia destaca o Auto de São Sebastião na comunidade de Pajuçara que levou mais de 60 jovens ligados a cultura no envolvimento com o espetáculo que encantou a região no mês passado. Márcia ainda destacou os cursos oferecidos pelo fala mais e as atividades esportivas do município.