Mais um Centro de Especialidades Médicas é inaugurado em São Gonçalo 

Uma obra por semana está sendo inaugurada em São Gonçalo do Amarante/RN. Nesta sexta-feira (10), o prefeito Paulo Emídio, Paulinho, entregou o terceiro Centro de Especialidades Médicas (CEM) do município, que vai reforçar e melhorar o atendimento de média complexidade. A nova unidade está localizada no bairro Amarante, na Avenida Maranhão.

Dentro dos serviços oferecidos estão ultrassonografia, biópsia, cauterização, introdução de diu e colposcopia – direcionados à saúde da mulher -, além de atendimentos de ginecologia e pediatria. O Centro passará a funcionar a partir da próxima segunda, dia 13, das 7h às 17h.

“Mais um importante avanço na saúde pública de São Gonçalo. Esse centro vai dar assistência à comunidade com vários serviços que estávamos precisando melhorar, como o atendimento em pediatria, uma reclamação constante da população”, disse Paulinho.

O secretário de Saúde do município, Jalmir Simões, ressalta que vários investimentos na área estão sendo realizados, a exemplo de construções e reformas de UBS e ampliações de serviços prestados. “Só neste CEM foram mais de 138 mil reais de recursos próprios investidos. O prefeito tem nos dado carta aberta e cobrado melhoria na saúde pública. Uma prioridade da gestão”, enfatiza Simões.

Também participaram do ato inaugural, o ex-prefeito Jaime Calado, ex-deputado federal, João Maia – autor da emenda parlamentar -, promotora de Justiça, Rosane Cristina, primeira-dama, Terezinha Maia, vereadores, secretários municipais, servidores da saúde e populares.

Via Secom

Primeiro município da Grande Natal a ter transporte licitado, São Gonçalo recebe nova frota nesta terça

O município de São Gonçalo do Amarante/RN terá uma nova frota de transporte público a partir desta terça-feira, dia 31, resultado da primeira licitação do tipo na Região Metropolitana de Natal – de número 006/2013 – e que seguiu todos os trâmites legais e teve acompanhamento do Ministério Público. O prefeito Paulo Emídio (Paulinho) fará o ato simbólico da entrega dos 40 micro-ônibus que atuarão em dez linhas, no largo do Mercado Público Municipal, às 10 horas. “Será um dia muito importante para o município, que passará a ter transporte público de qualidade”, enfatiza o gestor. Os novos veículos – com investimento total de mais de R$ 13 milhões – têm acessibilidade para cadeirantes, ar-condicionado e será implantada bilhetagem eletrônica, além de sistema de monitoramento através de câmeras de segurança. De acordo com a vencedora da licitação, a Cooperativa dos Transportes da Grande Natal (Cooptagran), essa frota é a mais nova do país e servirá de modelo para as demais cidades da Região Metropolitana do Rio Grande do Norte. O presidente da entidade, Rubens Marques, ressalta a otimização nas rotas e horários. “Vamos melhorar nosso sistema, implantando um acompanhamento mais rigoroso do cumprimento dos horários. Teremos, por exemplo, uma escala para os cooperados, que serão fiscalizados com relação às faltas e ainda serão notificados”, garantiu. Ainda de acordo com ele, esses veículos, ambientalmente aprovados pelo baixo índice de poluentes e conforme as leis de trânsito, oferecerão conforto para a população, e para profissionais, que trabalharão em veículos zero. E ele adianta: além desses 40 veículos, já está programada a aquisição de mais oito novos micro-ônibus no primeiro semestre de 2018, o que vai totalizar 48 veículos de qualidade em circulação, sendo três de reserva. A COOPTAGRAN Atualmente há 70 permissionários cadastrados na Cooptagran, que estão aptos a trabalhar nos novos veículos do município. Os cooperados ativos se inscreveram e seguiram as normas do estatuto e edital que rege a cooperativa e regulariza o transporte de interbairros. Via Secom, Fotos Junior Santos

São Gonçalo: 4ª cidade do RN a receber implantação de CEP por ruas

Após mais de oito anos trabalhando para que São Gonçalo recebesse Códigos de Endereço Postal (CEPs) individualizados, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) formalizou novos códigos no município. Na última segunda-feira (3), a cidade passou a ter oficialmente 1200 CEPs distribuídos por ruas, avenidas, travessas e praças.
 
Essa conquista só foi possível por meio de um projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para a criação de bairros e a oficialização de logradouros, atendendo as delimitações e coordenações geográficas, de acordo com os critérios técnicos específicos. O estudo teve início em 2009.
 
“Para a concretização deste projeto, nós ouvimos lideranças e populares. O órgão se tornou um canal de comunicação, realizando um trabalho contínuo, junto aos Correios, atendendo as necessidades da população e as demandas da cidade”, ressalta Hélio Duarte, secretário municipal de Planejamento, um dos coordenadores do projeto.
 
Os CEPs organizados de forma individual são obrigatórios para os municípios com mais de 50 mil habitantes. São Gonçalo do Amarante é a terceira cidade da Grande Natal e a quarta do Rio Grande do Norte a obter a regularização dos códigos, servindo de modelo para as demais cidades, como Caicó, Ceará-Mirim e Assú.
 
“Em São Gonçalo, a unidade dos Correios deverá realizar um novo processo de trabalho para agilizar a entrega de correspondências, o que trará maior eficácia dos serviços e benefício para a população, que passará a receber faturas em dia. Para isso é necessário que os moradores informem o novo código postal aos seus correspondentes bancários, lojas e operadoras”, enfatiza Duarte.
 
Os espaços públicos serão codificados dentro da faixa de 59290-001 a 59298-999 – substituindo o antigo CEP geral que era 59290-000. Para ter acesso a identificação dos logradouros basta acessar a ferramenta Busca CEP, disponível no site dos correios.
 
Os moradores de São Gonçalo do Amarante devem acessar https://goo.gl/R3WIkc , disponível no site dos Correios, para conhecer o código postal do seu endereço, residencial ou comercial.
 
Outro trabalho que beneficia o cidadão foi realizado pela Secretaria Municipal de Tributação que desenvolveu um estudo e efetivou o ordenamento da numeração de casas em alguns bairros do município.
 
Via SECOM

Tereza Maia lança campanha para arrecadar lençóis para famílias carentes

Pelo facebook a primeira dama de São Gonçalo, Tereza Maia lançou a campanha que tem como objetivo arrecadar lenções que serão distribuídos com as famílias inscritas no programa bolsa família da cidade. Tereza Maia ainda contou que a primeira doação foi do prefeito Paulinho Emídio, são dois mil lenções que vão ajudar no inicio da campanha, disse Tereza.

A campanha conta com o apoio das igrejas católica e evangélica, da CDL , Coteminas e da Prefeitura Municipal.

Segundo a primeira dama, na próxima semana vai acontecer um encontro onde vai definir a logística das ações, nosso blog vai divulgar os detalhes.

[Vídeo] Vereador Geraldo Verissimo solicita uma audiência publica para esclarecer a reforma da previdência

O Vereador Geraldo Veríssimo solicitou ao presidente da câmara Raimundo Mendes, uma audiência publica para debater a reforma da previdência. A solicitação foi formalizada na ultima quinta feira(09).

Geraldo disse que a reforma da previdência é a maior injustiça cometida principalmente contra as mulheres e destacou o posicionamento da Deputada Federal Zenaide Maia que é contra a reforma e estendeu o convite para que a deputada venha para a audiência publica.

“Essa reforma massacra a classe trabalhadora” finalizou o parlamentar.

Prefeito Paulinho e vereadores reunidos nesse momento com o comandante da Polícia Militar 

O prefeito Paulinho Emídio está reunido nesse momento, com o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Azevedo, para reforçar nosso pedido de uma atenção especial à São Gonçalo do Amarante.

Os vereadores Márcia Soares, Edson Valban, Clovis Junior, Thiago Soares, Adelson Martins e o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes representam a comissão especial da câmara. O secretário João Heider também se faz presente na reunião. 

Fotos Santos Fotógrafo 

Governador, cadê o batalhão de polícia de São Gonçalo?

A noite de ontem foi de terror em São Gonçalo do Amarante, num curto espaço de tempo tivemos um homicídio no bairro Jardins e uma tentativa no Samburá sem dois arrastões que aconteceram no centro em frente a maternidade Belarmina Monte a poucos metros de duas delegacias, a da civil e militar, os bandidos não tem medo e atacam nos locais onde parece ser mais seguros.

O segundo arrastão aconteceu em Santo Antônio nos quiosques em frente ao ginásio de esportes, ainda não se sabe se foram os mesmos criminosos mas em ambas as ações os bandidos estavam fortemente armados e inclusive no centro eles efetuaram disparos para assustar os clientes de um bar.

A pouco mais de um ano o Governador esteve em São Gonçalo acompanhando a entrega dos apartamentos do Residencial Dr Ruy Pereira, Robinson Farias prometeu um batalhão de policia para o município, nas palavras do governador, um município com mais de 100 mil habitantes como São Gonçalo merece um batalhão mas até hoje os moradores aguardam a chegada do mesmo.

#CadeOBatalhãoGovernador?

Acompanhem o vídeo de nosso blog onde o governador promete o batalhão.

Nas redes sociais, Paulinho comenta sobre um novo projeto do Governo do Estado em São Gonçalo

Pelas suas redes sociais, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), comentou que o Governo do Estado está estudando a possibilidade de um grande projeto de mobilidade na cidade. O assunto foi pautado nesta quinta-feira (9), em reunião com o secretario estadual de Infraestrutura, Jader Torres.

De acordo com Paulinho, seria construída uma via de acesso do aeroporto à Avenida Mor Gouveia, que passaria pelos Mártires de Uruaçu e ainda contemplaria a construção de uma terceira ponte sobre o Rio Potengi. “Com isso gastaríamos apenas 20 minutos do aeroporto à Arena das Dunas”, publicou o prefeito.

Tudo isso interligado a um projeto de mobilidade e urbanismo que o prefeito desenvolveu para a entrada do centro da Cidade.  Ele ainda revelou que os estudos começam na próxima quarta-feira, dia 15.

“Fiquei muito feliz e já marcamos uma reunião para a próxima semana com toda equipe da Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado com a da prefeitura, e, assim, viabilizar o mais rápido possível”, pontuou.

[Vídeo] Vereadora Márcia Soares faz alerta sobre a febre amarela

A vereadora de São Gonçalo do amarante Márcia Soares fez um alerta sobre a febre amarela durante a sessão na câmara municipal, Márcia que já foi coordenadora de endemias do município mostrou preocupação e pediu cuidado redobrado com o Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e também da febre amarela. A vereadora ainda elogiou o trabalho da equipe de endemias. Confiram o vídeo

Prefeitura de São Gonçalo instala lixeiras em espaços públicos

A Secretaria de Serviços Urbanos de São Gonçalo do Amarante está concluindo a primeira etapa da instalação de lixeiras com coleta seletiva de dejetos sólidos em espaços públicos do município como praças, escolas, unidades de saúde e outros. A ação tem o objetivo de disponibilizar recipientes adequados para despejo do lixo e assim manter limpas as áreas comuns.
Inicialmente estão sendo instaladas 30 unidades em bairros e comunidades das Zonas Urbana e Rural, que contam com separação para metais, plásticos, vidros e papel.
Os espaços que receberam as lixeiras são: Canteiro da RN 160 no Conjunto Amarante, Praça Eliane Barros, Praça da Bíblia, Praça Igor Bruno, Praça Crinauria Gomes, Praça Senador Dinarte Mariz, Praça do Telecentro de Poço de Pedra, Telecentro de Regomoleiro lll, Escola Municipal Hamilton Júnior, Escola Municipal Maria das Neves, Unidade Básica de Saúde do Amarante, Unidade Básica de Saúde de Regomoleiro, Unidade Básica de Saúde de Bela Vista, Creche Modelo de Poço de Pedra, Rotatória Cidade das Flores e Teatro Municipal.
“Recebemos a autorização do prefeito Paulinho para ampliar esse trabalho. A Secretaria de Serviços Urbanos já está trabalhando no orçamento para adquirir novas lixeiras. Cada ponto requer um depósito específico e de acordo com a necessidade da produção de lixo. Vamos abranger, principalmente, as praças públicas, unidades de saúde e escolas municipais”, enfatizou Basílio Júnior, secretário municipal de Serviços Urbanos.

Inauguradas as duas maiores obras da gestão Jaime Calado

No penúltimo dia de um governo, que foi iniciado em 2009, O prefeito Jaime Calado entregou as duas maiores ações administrativas destes oito anos em que ocupou o cargo. Nesta sexta-feira (30) ele reuniu autoridades, servidores e a população do município para acompanhar a inauguração de obras que vão eternizar a sua passagem como gestor municipal.
Sistema Adutor Maxaranguape / São Gonçalo vai garantir água pelos próximos 50 anos
 
Na tarde de ontem (30) o prefeito Jaime Calado entregou as obras do Sistema Adutor Maxaranguape / São Gonçalo, um moderno sistema de distribuição e abastecimento de água que vai garantir esse precioso líquido de forma abundante e com qualidade pelos próximos 50 anos. A solenidade que marcou o início da fase de testes aconteceu no Conjunto Jardim Petrópolis, local onde foi construído um dos três reservatórios de água do sistema.
A obra foi acompanhada pela Secretaria de Habitação, Regularização Fundiária e Saneamento Básico que tinha como titular o prefeito eleito Paulo Emídio. O montante de recursos do projeto foi superior a 83 milhões de reais, garantidos pelo governo federal, através do PAC-2, por meio da Caixa Econômica Federal.  O Sistema Adutor possui capitação de água bruta, estação de tratamento de água, adutora principal com extensão de 43 Km, duas estações elevatórias de água tratada, além de reservatório apoiado e reservatório tipo TAU. A água captada no Rio Maxaranguape seguirá via adutora para reservatórios localizados em São Gonçalo do Amarante, onde será distribuída para o abastecimento doméstico e comercial.  
Inaugurado Campus do Polo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos
 
Na noite da sexta-feira (30) aconteceu a solenidade de inauguração do Campus do Polo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos, uma obra com investimento de 1,7 milhão de reais de recursos próprios da Prefeitura de São Gonçalo. Além do prefeito Jaime Calado, a deputada federal Zenaide Maia, o prefeito eleito Paulo Emídio, representantes de universidade e faculdades públicas e privadas do Estado, vereadores, secretários, e educadores. Também estiveram presentes o vereador de Natal Fernando Lucena e a médica Ana Brito, irmão e esposa do saudoso Ruy Pereira.
A nova sede do Polo Universitário contempla uma área de 1.300 m² para a construção de quatro salas de aula, biblioteca, laboratórios de física, química e informática, praça de alimentação, cozinha/lanchonete, amplo pátio com jardim, auditório, banheiros, área administrativa completa (sala de professores, secretaria, coordenação, arquivo, almoxarifado), estacionamento e área verde com mais de 1.100 m².
O polo Universitário Dr. Ruy Pereira dos Santos integra o “Polo do Saber”, projeto criado pela gestão Jaime Calado com área destinada para instalação de unidades educacionais como o Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Centro Educacional Dom Joaquim de Almeida (com ensino em tempo integral), Museu Municipal com galeria de artes, e ainda em construção uma Creche modelo.
 
Concluída e entregue a ampliação da Unidade de Saúde de Regomoleiro
 
A sexta-feira (30) começou com a inauguração da reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde vereadora Maria do Carmo de Brito – Dona Carminha no Conjunto Regomoleiro. Com a ampliação a UBS ganhou a instalação de quatro novos consultórios médicos com banheiros que possibilitaram atendimento de consultas especializadas de média complexidade, tornando a unidade num Centro Médico, além do Programa Saúde da Família – PSF. O investimento foi de quase 100 mil reais, corresponde à ampliação de uma área de 68 metros quadrado.
 
O prefeito Jaime Calado ainda entregou o campo de futebol para os atletas do Conjunto de Todos, localizado no Bairro Regomoleiro. “Com a expansão da nossa comunidade, era necessário esta ampliação desta unidade para desafogar o atendimento.  A vinda de mais especialistas vai melhorar a assistência aos moradores do Rego Moleiro e Barreiros. O prefeito Jaime Calado está de parabéns, nossa comunidade agradece”, disse  Gualth Roberto, presidente do conselho comunitário do Conjunto de Todos em Regomoleiro.

Comissão aprova liberação de emenda de Zenaide Maia para construção de hospital em São Gonçalo

A Comissão Mista de Orçamento aprovou a emenda de bancada da deputada federal Zenaide Maia (PR), no valor de R$ 9.091.483,00, para construção do Hospital de São Gonçalo do Amarante.

A justificativa da parlamentar é que, com a inauguração do aeroporto de São Gonçalo, se fez necessário ao município ser contemplado com um hospital capaz de atender as demandas da população do Rio Grande do Norte e dos turistas que visitam o Estado.

Na emenda de bancada, a deputada havia destinado o valor total de R$ 40 milhões de reais, mas com o corte nas despesas do orçamento, o valor de um pouco maior de R$ 9 milhões ficou para o próximo exercício.

Para Zenaide, apesar do corte, o valor deve servir para início das obras.
“O meu empenho foi grande para assegurar recursos suficientes para construção do hospital, que é um anseio da população do Rio Grande do Norte, mas consegui pelo menos recursos para que a obra seja iniciada”, complementou a deputada Zenaide Maia.

​Após eleito, prefeito Paulinho vai a Brasília em busca de recursos para São Gonçalo

Em busca de benfeitorias para o município que vai administrar a partir de janeiro de 2017, o prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio, o Paulinho da Habitação, participou de reunião da Bancada do Estado do RN, em Brasília, nesta terça-feira, dia 18.

A reunião aconteceu no Congresso Nacional onde contou com participação de deputados federais e senadores, além do governador Robinson Faria. Na ocasião, o ex-secretário de Habitação de São Gonçalo ainda se reuniu com a senadora Fátima Bezerra e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Maria Cruz. 

Amanhã Paulinho irá visitar o Ministério dos Transportes com a deputada federal Zenaide Maia (PR) e o presidente do PR/RN, ex-deputado federal João Maia. Além disso, o prefeito eleito visitará gabinetes de parlamentares do RN.

Prefeitura de São Gonçalo paga hoje (30) os salários dos servidores

A Secretaria de Finanças de São Gonçalo do Amarante/RN acaba de confirmar o pagamento dos servidores para esta sexta-feira (30). A partir do meio dia os salários estarão creditados nas contas do funcionalismo público municipal.

De acordo com o secretário de Finanças, Luiz Henrique, o custo com a folha de pagamento de São Gonçalo é de aproximadamente R$ 8 milhões, recursos que movimentam a economia do município. Serão pagos todos os servidores da administração direta e indireta.

“Junto com o prefeito Jaime Calado e toda a equipe estamos fazendo um trabalho planejado, de corte de gastos e economia em todos os setores para manter os salários em dia e sem prejudicar o andamento dos serviços essenciais ao povo de São Gonçalo”, enfatizou Luiz.

Iniciadas as obras de ampliação da Unidade de Saúde do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante iniciou as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Amarante. A UBS que já foi totalmente  reformada em 2014, agora vai receber nova ala com mais salas para oferecer serviços de média complexidade e consultas especializadas.
As obras são realizadas em parceria com o governo federal, sendo R$ 195 mil de recursos destinados pela emenda parlamentar do ex-deputado federal João Maia e contrapartida do município de R$ 138 mil. Além da UBS do Amarante o projeto prevê ainda a ampliação das unidades de Regomoleiro III, Santo Antônio e Massaranduba, todas já completamente reformadas.
O secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, informou que a Prefeitura Municipal também vai reformar as unidades de saúde de Jardim Petrópolis e Bela Vista. “Nestas duas áreas o atendimento será deslocado para um local provisório, mas é necessário para que a gente possa entregar prédios mais modernas aos usuários, assim como já fizemos em outras 13 unidades”, afirmou.
Via Secom, fotos: Targino Filho
Amarante 3