Prefeito Paulinho visitou o canteiro de obras da Lojas Carajás em Jardim Lola

O Prefeito de São Gonçalo, Paulinho Emídio esteve no final da tarde desta quarta feira, 21 no canteiro de obras da nova loja do grupo Carajás, a franquia chega na cidade que mais cresce no Rio Grande do Norte e escolheu a porta de entrada da cidade, a Avenida Tomaz Landim ao lado da fabrica COTEMINAS

Com a perspectiva inicial de geração de 500 empregos diretos, a empresa poderá chega a 750 empregos ainda esse ano. No local ainda é possível ver o espaço onde será destinados para mais 4 outras empresas que ainda estão em fase de estudos para chegada na cidade do Aeroporto

O Prefeito Paulinho esteve no canteiro de obras acompanhado do ex prefeito Jaime Calado que foi o grande pioneiro na busca para atrair mais empresas para o município.  Paulinho ainda comentou sobre a satisfação de ver a empresa chegar em São Gonçalo e que eles cogitaram ir para Natal mas o município ofereceu mais vantagens e assim segurou mais esse grande empreendimento nas terras de Dona Militana

Além de Jaime Calado, Márcio Barbosa, engenheiro e secretario de Obras da cidade acompanhou a caravana a convite do diretor Eduardo Campolina

Estivemos lá no canteiro de obras e mostramos com as imagens do DDRONE como está ficando mais esse grande empreendimento que será inaugurado ainda esse ano em São Gonçalo do Amarante

 

Bairros de São Gonçalo abastecidos pela CAERN têm redução de 70% no fornecimento de água

Os bairros de São Gonçalo abastecidos pela CAERN Zona terão uma redução no abastecimento de água nesta terça-feira (20). A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que realizará a manutenção para reparo na bomba do baixo recalque da lagoa de Extremoz, que apresentou problemas mecânicos.

O abastecimento não será completamente suspenso”, ressaltou a Caern. Mas, a normalização total no abastecimento ocorrerá no decorrer de 72 horas, tempo que a rede precisa para ser completamente pressurizada.

Além dos bairros de São Gonçalo, a zona Norte de Natal também será afetada. Atualmente os bairros de Jardim Lola, Amarante, Novo Amarante Olho D’agua do Carrilho e Nova Zelândia tem o ababastecimento de agia pela companhia estadual.

Agricultores de Serrinha recebem orientações sobre o programa Agroamigo

A comunidade de Serrinha recebeu na última sexta-feira (16), mais uma reunião do programa de microcrédito rural Agroamigo do Banco do Nordeste (BNB). A ação tem como objetivo melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar que reside nas comunidades rurais e que estejam enquadrados no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).

Na ocasião, o agente de microcrédito do BNB, Leonardo Costa, realizou uma palestra informativa apresentando os benefícios, vantagens, e requisitos para a participar do Agroamigo.

Confira a lista completa:
• Ser maior de idade;
• Estar quite com a Justiça Eleitoral;
• Não apresentar restrições cadastrais (SPC, SERASA, CADIN,etc);
• Apresentar documentos originais e cópias de Registro de Identidade, CPF;
• Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Em 2017, foram injetados R$ 480 mil em São Gonçalo do Amarante através do programa, incentivando a produção rural e aumentando a renda familiar. As reuniões acontecem uma vez por mês, nas comunidades rurais do município previamente selecionadas pelos agentes de credito do BNB, EMATER e Secretaria Municipal de Agropecuária e Desenvolvimento Agrário (Semada). Este foi o segundo encontro do ano.

Via Secom, Foto: Rafael Mello

Mais de 20 modalidades esportivas serão apoiadas pela Prefeitura de São Gonçalo 

Aproximadamente 10 mil atletas serão beneficiados em 23 modalidades esportivas apoiadas pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN em 2018. Nesta sexta-feira, dia 16, com Teatro Municipal lotado, o prefeito Paulo Emídio (Paulinho) lançou oficialmente o Calendário Esportivo da cidade.
A extensa programação, que vai de março a dezembro, conta com circuito de vôlei de areia, open de muaythai, karatê, kickboxing, jiu-jitsu, taekwondo, torneio de xadrez e motocross. Como já havia acontecido ano passado, em 2018 a prefeitura voltou a inserir novas modalidades no calendário, como mountain bike, corrida, beach soccer, games, futevôlei, beach hand, fut7, futebol feminino, entre outras.
“Acreditamos muito na força do esporte como ferramenta de educação e formação cidadã. E precisamos ampliar nosso apoio aos atletas da nossa cidade, valorizar e incentivar nossos filhos à pratica esportiva, que, pra mim, é fundamental para a integração e socialização dos jovens e adolescentes”, ressalta prefeito Paulo Emídio.
Micael Moreira, secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, observa que a gestão de Paulinho não tem medido esforço para tornar São Gonçalo reconhecida, cada vez mais, como “a cidade do esporte amador”. “Queremos que nossos atletas conquistem seus espaços, seus sonhos e suas metas. Muitos são-gonçalenses ganharam destaque nacional e até internacional; e, se depender da Prefeitura, iremos ter muitos outros em ascensão”, pontua Moreira.
Musa do Esporte 
Outra competição que agita o esporte são-gonçalense é o concurso “Musa do Esporte” que teve sua edição 2018 lançada nesta sexta-feira, dia 16. As inscrições já estão abertas e seguem até às 13h do dia 19 de fevereiro (segunda-feira), na sede da Secretária de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).
A eleição será realizada através de votação popular pela internet a partir do dia 21 de fevereiro. As candidatas precisam ser maiores de 18 anos e residirem no município. Para mais informações, entrar em contato com Alexsandra Paiva pelo telefone (84) 98704-1153.
Via SECOM, Foto Junior Santos

PF apreende comprimidos de ecstasy no aeroporto de São Gonçalo do Amarante

A Polícia Federal prendeu na noite da última sexta-feira (9/2) no aeroporto Internacional Aluízio Alves em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, um programador de sistemas, 29 anos, paulista, acusado de tráfico de drogas. Ele foi flagrado quando recebia 114 comprimidos de ecstasy.

A prisão ocorreu quando funcionários que operavam a máquina de Raios X do setor de cargas de uma empresa aérea suspeitaram do conteúdo de um envelope despachado na cidade de Porto Velho/RO com destino a Natal.

Avisada, a equipe da PF de plantão no aeroporto aguardou que a encomenda fosse procurada pelo destinatário, o que só ocorreu no dia seguinte a sua chegada e no exato momento em que o homem fazia o resgate houve a abordagem, tendo ele confessado que estava recebendo uma remessa de droga.

O envelope foi então aberto e no seu interior estavam os comprimidos de coloração roxa que ao serem submetidos ao narcoteste apresentaram resultado positivo.

O homem recebeu voz de prisão e seguiu conduzido para a sede da PF onde foi autuado.

Durante o seu interrogatório ele declarou que é viciado em drogas há mais de 10 anos e que comprou os comprimidos através de contatos obtidos em redes sociais. O acusado disse ainda que a droga iria ser rateada entre amigos que participariam de uma festa carnavalesca na praia de Pirangi.

Levado para a audiência de custódia, o suspeito teve a sua prisão preventiva decretada. Ele permanece preso na Superintendência da PF onde aguarda transferência para o Sistema Prisional do estado.

Esta foi a oitava apreensão de drogas sintéticas feita pela Polícia Federal desde a inauguração do aeroporto Aluízio Alves no ano de 2014.

 

Semjel realiza Blitz Educativa em Santo Antônio do Potengi

Na manhã desta sexta-feira (9), foi realizada blitz educativa com o objetivo de conscientizar sobre as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e alertar os motoristas para os perigos de dirigir após o consumo de bebidas alcoólicas.

Foram distribuídos 800 preservativos masculinos e femininos, além de panfletos didáticos. “Nossa intenção é levar informação à população e incentivar cada vez mais o uso do preservativo, que é fundamental para evitar diversas doenças, e colaborar para um carnaval seguro com motoristas conscientes”, ressalta Breno Slick, coordenador de juventude.

A ação foi idealizada pela Coordenação de Juventude da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) em parceria com a Secretaria de Saúde, Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria de Comunicação.

 

CIDADE PROMISSORA: Em tempos de crise, São Gonçalo é quase uma ilha de prosperidade no RN

Do Portal Agora RN

Na contramão do que acontece hoje em muitos municípios do país – onde o atraso na conclusão de obras, salários de servidores e pagamento de fornecedores virou rotina -, São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, é quase uma ilha de prosperidade.

Com números considerados baixos dos chamados crimes patrimoniais, o município que acalentou por mais de uma década a chegada de seu aeroporto, parece ter engrenado finalmente engrenado seu próprio ciclo virtuoso.

Iniciado pela pista de 60 metros de largura, própria para receber um A 380, o maior cargueiro do planeta, o projeto do aeroporto internacional venceu dúzias de processos de desapropriação e idas e vindas até sua inauguração, em junho de 2014.

Com a pista de 3 mil metros construída pelo Exército Brasileiro, a cidade de São Gonçalo bateu o recorde de licenciamentos de novas obras nos anos que antecederam o funcionamento do terminal.

Os preços das propriedades próximas dispararam, mas depois de um arrefecimento do entusiasmo inicial, o município engrenou passos seguros para a situação em que se encontra neste momento.

Com empresas importantes se instalando ali quase todos os anos, o município administrado pelo prefeito Paulo Emídio, o Paulinho, aliado do ex-prefeito Jaime Calado, mostrou que a estabilidade política por três mandatos consecutivos vale ouro no Rio Grande do Norte.

Jaime foi eleito por duas vezes e Paulinho, ao que parece, vai pelo mesmo caminho. Seu mantra: “Corram atrás de investimentos”. É o que ele costuma dizer para seus secretários.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Fernando Fernandes, há uma predisposição natural de São Gonçalo para o progresso que se experimenta ali nos últimos anos.

A proximidade com a Zona Norte, com mais de 350 mil habitantes e um crescimento econômico vigoroso, e de municípios como Ielmo Marinho, Ceará-Mirim e Macaíba, todos atraídos pelo aeroporto, são fatores relevantes na opinião de Fernandes.

No segundo semestre do ano passado, uma aquisição importante para o município foi a chegada Stockfrios, abrindo vagas de empregos para 200 pessoas. Dessas, graças a interveniência da prefeitura, 180 selecionados saíram da cidade.

A partir deste ano, segundo Fernando Fernandes, os planos serão ainda mais ambiciosos. O município adquiriu 50 hectares para transformá-los em outro distrito industrial e está conversando com a Inframerica, administradora do aeroporto, para ocupar uma área 300 hectares dos 1.500 hectares do terminal com empresas que se beneficiem do modal aéreo para os seus produtos.

“Para fazer o dever de casa – garante Fernandes -, conseguimos diminuir o tempo médio dos licenciamentos para 60 dias”.

Isso ajudou a trazer outros empreendimentos para o município. Entre eles, está o Carajás Home Center, que inaugura entre maio e abril, com expectativa para gerar 600 empregos, metade disso só com naturais de São Gonçalo.

Outra importante aquisição é o Natal Moda Outlet – centro comercial voltado para moda, consumo, negócios, gastronomia serviços e lazer, do empresário potiguar Ricardo Rocha, com previsão imediata de 200 lojas no mall. O lançamento da primeira fase está prevista para o primeiro semestre deste ano.

Secretaria de Educação emite nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Gonçalo do Amarante/RN esclarece que não fechará nenhuma das escolas da rede municipal. Entretanto, a SME, com o intuito de otimizar os recursos públicos e melhorar a qualidade do ensino, está implementando o processo de nucleação que consiste na organização das unidades escolares por modalidade de ensino, conforme as especificidades: ensino infantil e fundamental (do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano).
Assim, nas comunidades Rio da Prata, Igreja Nova e Alagadiço Grande o processo de nucleação está sendo formatado da seguinte forma: as Escolas Leonel Mesquita e Damião Januário , em Rio da Prata e Igreja Nova, respectivamente, atenderão alunos do Ensino Infantil ao Fundamental do 1º ao 5º ano; já a Escola Alfredo Mesquita, em Alagadiço Grande, atenderá o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
Em face das mudanças, a Secretaria de Educação vai transformar as unidades escolares, acima mencionadas, em escolas de Tempo Integral por meio dos Programas Mais Educação, Mais Alfabetização; e, assim, com mais tempo de formação e escolaridade, evitando a evasão escolar, diminuindo o índice de reprovação e repetência do corpo discente.
A secretaria ainda ressalta que os argumentos do possível fechamento de escolas nas comunidades são infundados, e partem de pessoas que tão somente visam o interesse pessoal, e não da escola como todo – tendo em vista na melhoria do sistema educacional do município.
Secretaria Municipal da Educação de São Gonçalo do Amarante/RN

Luz pela Paz: Zona Rural de São Gonçalo recebe iluminação em LED

Nesta quarta-feira (7), mais uma etapa do programa “Luz Pela Paz”, da Prefeitura Municipal de São Gonçalo, foi concluída e inaugurada pelo prefeito Paulo Emidio (Paulinho). Dessa vez, quatro comunidades da Zona Rural receberam iluminação de LED, em um trecho de quase seis quilômetros de extensão.
“Nosso objetivo é reforçar a segurança pública, como também gerar economia ao município com essas luminárias de Led que estão substituindo as lâmpadas comuns, as antigas”, disse Paulinho enfatizando que o programa vai contemplar 100% do município.
Mais de R$ 140 mil foram investidos nesse trecho que contempla as comunidades Bela Vista, Genipapo, Poço de Pedra e Camaragibe. “A realidade na nossa comunidade e na zona rural se traduz em trabalho. Exemplo disso é esse importante investimento na iluminação pública que a prefeitura está realizando”, disse o morador “Bá”, como é mais conhecido na comunidade de Poço de Pedra.
Fotos: Júnior Santos e Wendell Jefferson

Prefeitura Municipal disponibiliza novo sistema para emissão do ITIV

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria de Tributação, passa a disponibilizar o acesso ao ITIV (Imposto sobre Transmissão Inter Vivos de Bens Imóveis (ITIV/ITIBI) também via internet e Whatsapp. Com o novo sistema, as construtoras e imobiliárias também passam a ter acesso ao documento. São Gonçalo é o segundo município na região metropolitana a disponibilizar o serviço.
Para ter acesso ao ITIV, basta realizar o seu cadastro digital em nossos canais oficiais.
Acesse o site da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, através do link: http://saogoncalo.rn.gov.br/tributacao/ na opção portal do contribuinte – área restrita; através do Whatssapp (84) 9 9621-2266; ou diretamente na Secretaria Municipal de Tributação, localizada na Avenida Bacharel Tomaz Landim – 1028 – Jardim Lola.
ITIV é o imposto municipal de tributo de competência dos Municípios adquirido toda a vez que ocorre uma transmissão de imóvel de forma onerosa.
Via Secom Foto Júnior Santos

Prefeito Paulinho abre oficialmente carnaval de São Gonçalo 

A Prefeitura de São Gonçalo abriu oficialmente os festejos do carnaval neste sábado, dia 3, com encontro de tribos de índio, blocos de ruas e escolha do Rei Momo, Rainha e Quenga de 2018. O Carnaval das Tradições teve início às 15h, no Centro da cidade, onde um trio com orquestra de frevo seguiu pelas principais ruas do bairro.
Agregando diversidade à folia, a prefeitura também elegeu a Quenga do Carnaval 2018. “Vim do Rio de Janeiro só prestigiar esse evento. Parabéns ao prefeito por inserir e ressaltar a diversidade e o amor no carnaval”, disse a quenga Suzy Carioca, vencedora do concurso, que ainda elegeu Geovana Santos (Rainha) e Rodrigo Ramos (Rei Momo).
O prefeito Paulo Emídio também caiu na folia e seguiu boa parte do percurso, após abrir oficialmente os festejos. “O nosso Carnaval é a reunião das nossas tradições, da nossa cultura. Temos tribos de índio que carregam história há décadas, além de vários blocos tradicionais. E são eles que fazem o carnaval ser o que é: alegria, e diversão”, observou prefeito Paulinho.
Confira Programação Carnaval 2018:
03 de Fevereiro de 2018
• 15h – Abertura do Carnaval das Tradições, com arrastão de blocos e tribos de índio pelas ruas do Centro da cidade e escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018 (Concentração no Bar de OX).
• 18h – Alagadinho Folia (Concentração em frente à Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho, em Alagadiço Grande).
10 de Fevereiro de 2018
• 12h – Bloco Farra dos Casais – Serrinha (Concentração na Arena Três Irmãos)
• 15h – Bloco FEST CRIS’T 2018 – Novo São Gonçalo (Concentração na Rua Luiz Gonzaga)
• 18h – Bloco Vira-Copos (Arrastão na comunidade de Serrinha)
11 de fevereiro de 2018
• 15h – Arrastão de Blocos em Serrinha
• 16h – Frevo de carnaval pelo Centro da cidade com os blocos da Igualdade, Leurso, Arminda folia, pombas de borracha.
12 de fevereiro de 2018
• 16h – Frevo de carnaval pelo centro da cidade com blocos da Igualdade, Leurso, Arminda Folia e Caranguejo no Coco
13 de fevereiro de 2018
• 16h – Frevo de carnaval pelo Centro da cidade com blocos de Igualdade, Leurso, Arminda Folia e Caranguejo no Coco
17 de fevereiro de 2018
• 15h – Ressaca de carnaval em Jardim Lola com Bloco Jardim Mela, Bloco das Divas e Bloco Frevo Folia
18 de fevereiro de 2018
• 10h – Ressaca de Carnaval no Golandim com Bloco Meladim
10 de Março de 2018
• 17h – Ressaca de carnaval no Bairro Jardins com Bloco Beija Flor

Marcelle Bezerra e Pablo Miranda foram escolhidos Miss e Mister São Gonçalo 2018

O teatro municipal de São Gonçalo foi palco do Concurso Miss e Mister São Gonçalo 2018, a festa aconteceu na sexta feira (02) e contou com grande presença, as senhas esgotaram dois dias antes e nosso blog transmitiu tudo ao vivo com o suporte do Ariel Dantas.

Marcelle Bezerra recebeu a coroa das mãos da Milena Balza, (Miss São Gonçalo e Miss RN 2017) depois de um lindo desfile que agradou os jurados de forma unanime. Esse ano os votos foram público, os jurados declaram voto para que todos acompanhassem.

Já o Pablo Miranda recebeu das mãos do Alan Novaes (Mister São Gonçalo 2017) a faixa e a missão de representar o município do concurso estadual.

Um dos melhores momentos da noite foi a participação da Leticia Sanchez, eleita Miss Simpatia e top 4 do concurso, A representante de Jardim Lola foi chamada para a pergunta das Top 8, a nossa Miss São Gonçalo 2015, Vanessa Muniz apresentou a cerimonia e fez a pergunta, Leticia que é surda precisou de uma instrutora em linguagem de sinais, deu uma verdadeira aula de superação e dedicação (confiram o vídeo)

O Prefeito Paulinho Emídio, a primeira dama Tereza Maia, o Ex Prefeito Jaime Calado também acompanharam o evento. Marcelle e Pablo irão representar São Gonçalo do Amarante no concurso estadual. A cidade é uma das que mais tem representantes eleitos a nível estadual e também no Brasil.

Em nosso Blog aconteceu a votação popular, Maria Silvia obteve 48.781 votos e Pablo Miranda com 9.605 votos venceram a enquete que contou com mais de 110 mil votos em menos de uma semana.

Desejamos boa Sorte aos escolhidos e parabéns aos que organizaram mais esse evento.

Confiram todas as fotos e a live que fizemos do evento

Live

Banda Municipal abre inscrições para novos componentes

A Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante (Bamusga) abre vagas para novos músicos. A iniciação musical é realizada através do curso de flauta doce, ministrada uma vez por semana no turno contrário ao das aulas escolares.
As inscrições podem ser realizadas a partir desta segunda-feira (05), na Secretaria Municipal de Educação e seguem disponíveis até o dia 09 de Fevereiro. Estão aptos para se inscrever crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, matriculadas na rede pública de ensino do município.
Os músicos da Bamusga recebem a “bolsa cultural” e também auxílio para custear o transporte público como forma de incentivo à prática musical, custeada pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura Dona Militana.
Via Secom, Fotos: Ariel Dantas

Prefeito Paulinho oficializa apoio aos grupos carnavalescos 

Na tarde desta quarta-feira, dia 31, o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), oficializou, em solenidade no Teatro Municipal, parceira com os blocos carnavalescos e tribos de índio para o Carnaval 2018. A seleção foi feita através de um Chamamento Público e com participação do Conselho Municipal de Política Cultural.

No total são 19 grupos apoiados pelo Governo Municipal, entre blocos e tribos de índio, que irão movimentar a cidade do dia 03 de fevereiro a 10 de março, em diferentes pontos da cidade.

“O Conselho de Cultura selecionou os grupos com base no impacto e relevância na cultura da nossa cidade. Estamos investindo quase R$ 40 mil reais do Fundo Municipal de Cultura, uma ação da gestão do prefeito Paulinho, que destino parte dos impostos à fomentação cultural”, observa Flávio Henrique, presidente da Fundação Cultural Dona Militana.

“Acredito e defendo a cultura como um meio eficaz de educar nossos cidadãos. E, desde primeiro dia da nossa gestão, trabalhamos para fomentar a nossa tão rica cultura, como o Fundo Municipal de Cultura que tem valorizado ainda mais nossos artistas”, enfatiza Paulinho.

Confira Programação Carnaval 2018:

03 de Fevereiro de 2018

  • 15h – Abertura do Carnaval das Tradições, com arrastão de blocos e tribos de índio pelas ruas do Centro da cidade e escolha do Rei Momo e Rainha do Carnaval 2018 (Concentração no Bar de OX).
  • 18h – Alagadinho Folia (Concentração em frente à Escola Municipal Alfredo Mesquita Filho, em Alagadiço Grande).

10 de Fevereiro de 2018

  • 12h – Bloco Farra dos Casais – Serrinha (Concentração na Arena Três Irmãos)
  • 15h – Bloco FEST CRIS’T 2018 – Novo São Gonçalo (Concentração na Rua Luiz Gonzaga)
  • 18h – Bloco Vira-Copos (Arrastão na comunidade de Serrinha)

11 de fevereiro de 2018

  • 15h – Arrastão de Blocos em Serrinha
  • 16h – Frevo de carnaval pelo Centro da cidade com os blocos da Igualdade, Leurso, Arminda folia, pombas de borracha.

12 de fevereiro de 2018

  • 16h – Frevo de carnaval pelo centro da cidade com blocos da Igualdade, Leurso, Arminda Folia e Caranguejo no Coco

 

13 de fevereiro de 2018

  • 16h – Frevo de carnaval pelo Centro da cidade com blocos de Igualdade, Leurso, Arminda Folia e Caranguejo no Coco

17 de fevereiro de 2018

  • 15h – Ressaca de carnaval em Jardim Lola com Bloco Jardim Mela, Bloco das Divas e Bloco Frevo Folia

18 de fevereiro de 2018

  • 10h – Ressaca de Carnaval no Golandim com Bloco Meladim

10 de Março de 2018

  • 17h – Ressaca de carnaval no Bairro Jardins com Bloco Beija Flor

Câmara de Vereadores de São Gonçalo vai homenagear mulheres com comenda Ademilde Fonseca

Procurando resgatar o histórico dos filhos ilustres de São Gonçalo do Amarante/RN, através de estudos e pesquisas, encontramos em Ademilde Fonseca, São-Gonçalense, nascida na Comunidade Rural de Pirituba, o símbolo artístico através da voz que encantou a Música Popular Brasileira no seu estilo gracioso e brejeiro, contribuindo para o enriquecimento do Berço Cultural na Terra dos Protomártires do Brasil.

O Vereador autor Raimundo Mendes Alves instituíu o Prêmio “Mulher Destaque Ademilde Fonseca” em São Gonçalo do Amarante/RN, através do qual serão homenageadas mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes serviços no Município com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania.

Para recebimento do prêmio “Mulher Destaque Ademilde Fonseca”, cada Vereador deverá indicar, de forma fundamentada, a mulher que faça jus à homenagem, até 20 (vinte) dias antes da realização do evento.

O prêmio será entregue em Sessão Solene da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, preferencialmente na semana em que se comemora o Dia Nacional da Mulher, concedido na forma de medalha, placa ou troféu.

Via João ferFernan

Mais saúde: Conheça os serviços do NASF em São Gonçalo

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF – Ab), atua com o objetivo de dar suporte as equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) auxiliando na resolução de problemas das equipes de Estratégia de acordo com suas necessidades específicas. O NASF prioriza os atendimentos compartilhados e individuais aos seus usuários de acordo com a demanda de cada território, além de realizar a capacitação dos profissionais envolvidos nas ESF’s.
São Gonçalo do Amarante dispõe de duas equipes de NASF-Ab compostas por profissionais das mais diversas áreas da saúde como médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e profissionais de educação física. Uma equipe oferece suporte à zona rural, nas comunidades de Guanduba, Jacaré Mirim, Bela Vista, Barro Duro, Rio da Prata, Poço de Pedra, Igreja Nova, Serrinha, Maçaranduba, Uruaçu e nos loteamentos. A outra equipe é voltada para a zona urbana, oferecendo suporte as áreas do Mangueirão, Serrada, Humaitá, Golandim I, II e III, Novo Amarante I e II e Olho D’água do Carrilho.
Ériko Mafra, professor de Educação Física da equipe, destaca o papel deste profissional para à saúde pública. “Promover saúde através de exercícios físicos devidamente orientados é fundamental para assegurar a qualidade de vida das pessoas, além de prevenir doenças crônicas como a obesidade. Um estilo de vida ativo pode, inclusive, diminuir o uso de medicamentos e melhorar a autoestima”.
Atualmente, centenas de pessoas são beneficiadas por este programa que funciona promovendo as ações de saúde na nossa rede municipal. “Dentre os serviços oferecidos à população estão a realização de atividades físicas associadas a uma alimentação saudável e diversas intervenções nas comunidades voltadas para a prevenção de agravos como a tuberculose ou doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS, por exemplo.” Afirma Jalmir Simões, Secretário de Saúde Municipal.
Damiana Soares, uma das participantes do programa, relata a importância do serviço e seus inúmeros benefícios: “O acompanhamento do profissional é muito importante e fez toda diferença no processo de adaptação aos exercícios. Eu sempre fui sedentária, o que tornava difícil a realização de atividades simples do dia a dia, como varrer uma calçada. Aqui, o serviço do professor também é feito em conjunto com a nutricionista da equipe. Com tantos benefícios, eu mudei meu estilo de vida e me sinto cada dia melhor”, ressalta Damiana.
Para ter acesso aos serviços do NAFS é necessário um encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).
Via Secom Fotos: Júnior Santos

CEO de São Gonçalo realiza 1.400 atendimentos mensais

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Gonçalo do Amarante, oferece à população serviços com ênfase na área de diagnóstico e detecção de câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais, prótese e radiologia. O município conta atualmente com 5 cadeiras odontológicas, 11 especialistas e realiza em média 1.400 procedimentos por mês.
“O CEO é muito importante para São Gonçalo. São poucos os centros que disponibilizam a realização de serviços como raio-x, canal, cirurgia do 3º molar e prótese dentária. Tudo através de um atendimento facilitado e de qualidade para os moradores”, enfatiza a auxiliar de saúde bucal, Julia Raquel.
O CEO faz parte do programa Brasil Sorridente e tem como objetivo ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados, dando continuidade ao trabalho realizado pela rede de atenção básica aos pacientes nas comunidades de origem.
Os encaminhamentos são feitos através das unidades básicas de saúde, Karla Lizandra, moradora do bairro Amarante, falou sobre a facilidade em realizar o serviço que procurava. “Fui encaminhada do posto de saúde para a unidade do CEO. Achei ótimo porque vou fazer o raio-x que preciso sem custo algum e sem ter que me deslocar para outra cidade”.
A unidade funciona no centro da cidade e seu horário de atendimento é de segunda à sexta, das 07h ás 17h.
Via Secom, fotos: Júnior Santos

Secretaria da Juventude realizou encontro em São Gonçalo

A Secretaria Municipal da Juventude Esporte E Lazer, SEMJEL através da Coordenação de Juventude realizou o primeiro encontro do ano.

Na  pauta, a discussão com os jovens, representantes de modalidades esportivas e de lazer, marcaram presença a turma das  artes marciais, vôlei, handbol, patins, skate,  movimento estudantil (UMES) e artistas funk, hip-hop, teatro, dança, dos quatro cantos da cidade e foi apresentado os projetos e programas propostos pela Coordenação.

“Ouvimos dos participantes da reunião relatos de ações e projetos realizados no município e região metropolitana, quais são suas demandas e queixas, debatemos maneiras de melhorar a comunicação entre poder público e juventude. Foi colocada a necessidade de levar a sério o Estatuto da Juventude e a garantia de seus direitos, como meia passagem

Apresentamos os projetos a serem executados a partir desse ano, de acordo com o PPA (Plano Plurianual) como: II Jogos da Juventude, Currículo Jovem, Juventude na Praça, Festival da Juventude, Fórum da Juventude e Conferência Municipal da Juventude, onde pretendemos eleger delegados para representar o município nas etapas estadual e nacional da Conferência e apresentamos também os projetos que já estão em atividade como o Transporte Universitário que beneficia estudantes do município que estudam em outra cidade, garantindo o transporte gratuito para os inscritos no programa; Voluntariado Jovem que atende a Casa Abrigo e Diálogos da Juventude, que tem como objetivo de debater temas específicos com a juventude nos espaços públicos da cidade. Todos os relatórios do Diálogos servirão de base para as diretrizes do Plano Municipal da Juventude” Disse Breno Slick, coordenador de Juventude de São Gonçalo.

A reunião foi bastante proveitosa, mostrando que a juventude de São Gonçalo do Amarante existe, é participativa e precisa ser incluída nos debates e ações do município.

Diversidade é vida!

Fotos e informações da Coordenação de Juventude / SEMJEL

Paróquia de São Gonçalo cancela festa social

Acatando a posição da Paróquia de São Gonçalo de não querer em 2018 a festa social por ocasião aos festejos do padroeiro do município, evento este que se realizaria neste sábado, dia 27, no largo do Mercado Público, no Santa Terezinha, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN informa à população que não teve outra opção que não cancelar o evento.

A tradicional festa social vinha sendo apoiada há anos pelo poder executivo e esse apoio tinha como objetivo fomentar o comércio, incentivar a cultura e artistas e entreter a população; destacando a promoção turística da cidade, onde já chegou a reunir milhares de pessoas em praça pública, movimentando a economia local.

Desse modo, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Comunicação Social e Eventos, lamenta a situação e se solidariza com os comerciantes diretamente afetados, na certeza de sua compreensão, uma vez que só restou ao poder executivo acatar a decisão da paróquia.

Vagas de emprego em São Gonçalo do Amarante

As lojas Carajás vai inaugurar ainda esse ano mais uma loja de sua franquia aqui em São Gonçalo do Amarante no Jardim Lola (Ao lado da Coteminas) Quem estiver interessado, procura a portaria da Coteminas na Avenida Tomaz Landim ou na secretaria de desenvolvimento Econômico no Novo Santo Antônio em frente ao posto 30 de Setembro e deixa o Curriculum.

A nova loja é especializada em Pisos e Porcelanatos, eletrônicos, material elétrico, tintas e assessórios, utilidades e lazer e jardinagem.
 
Atualmente a Carajás tem lojas em Maceió, Arapiraca, João Pessoa, Campina Grande e Cabedelo e agora chega ao Rio Grande do Norte em São Gonçalo do Amarante

Transporte Universitário: SEMJEL convoca usuários para reunião

A Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), através da Coordenação de Juventude, convida os usuários do Transporte Universitário (TU) para reunião no próximo sábado, 27, às 14 horas, no Teatro Municipal. O objetivo do encontro é definir os detalhes do itinerário dos ônibus, bem como renovar o cadastro dos beneficiários.
Os alunos já cadastrados devem enviar um e-mail com a declaração de matrícula atual, número para contato e local onde reside para o endereço: coordenacaojuventude2017@gmail.com.
As inscrições para o ingresso de novos alunos no projeto podem ser realizadas na sede da Semjel, localizada Rua Coronel Estevam Moura, 296, Centro. Documentação necessária para cadastro (original e cópia):
• 2 fotos 3×4;
• RG;
• CPF;
• Comprovante de residência;
• Declaração da instituição de ensino;
• Número do NIS/PIS.
O TU de São Gonçalo do Amarante, implantado desde 2016, já atendeu mais de 400 estudantes do município matriculados em universidades/faculdades públicas e privadas, localizadas em Natal.
Outras informações: (84) 3278-3584.

Miss São Gonçalo 2018 – Votação Popular

Vote e escolha a Miss São Gonçalo 2018, o concurso será realizado no dia 02 de Fevereiro no Teatro Municipal, às 20h. Nosso blog é parceiro da divulgação e da cobertura fotográfica e a escolhida aqui já garante vaga entre o Top 8.

A votação encerra no dia 02, as 18h, boa sorte aos 12 meninas que concorrem esse ano

 

 

 

Confiram as fotos do ensaio fotográfico

Emenda de Zenaide Maia garante a construção de Centro de Referência em São Gonçalo

São Gonçalo do Amarante foi contemplada com a construção de um Centro Especializado de Reabilitação, a obra que está sendo construída ao lado do Polo Universitário Dr Rui Pereira na estrada de acesso a Guanduba só foi possível atrás de uma emenda impositiva da Deputada Zeneide no valor de  3 milhões para a construção do Centro.

O CER será uma unidade voltada para o atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver seu potencial físico e psicossocial.

O diagnóstico, a avaliação, a orientação e a estimulação precoce dos usuários são responsabilidade da equipe multiprofissional, composta de Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Fonoaudiólogos, Médicos, Psicólogos, Assistentes Sociais e Enfermeiros.

Para proporcionar o acesso de pessoas cuja deficiência interfira em sua mobilidade e em sua acessibilidade aos meios de transporte convencionais, o serviço conta com veículos adaptados para o transporte dos usuários.

Foto Wendell Jefferson / DDrone 

Drone registra procissão fluvial no Rio Potengi

Todos os anos, dezenas de fieis, devotos de São Sebastião se reúnem para a procissão fluvial no rio Potengi. O ato de fé marca o encerramento dos festejos do padroeiro da comunidade de São Gonçalo do Amarante. Este ano pude registrar esse momento em nossa cidade, além das fotos, rendeu esse vídeo também 
Imagens DDrone / Wendell Jefferson

Contato para trabalho de imagens aéreas 84 99613-4164