Sávio Hackradt: A força de Jaime Calado em São Gonçalo do Amarante

Posted by on 24 Fevereiro, 2024

São Gonçalo do Amarante é a quarta maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 116 mil habitantes, ficando atrás apenas de Natal, Mossoró e Parnamirim. Vizinha a Natal, São Gonçalo do Amarante foi crescendo rapidamente nas últimas décadas, tanto com relação ao seu tamanho quanto à sua importância política, econômica e social. Com

São Gonçalo do Amarante é a quarta maior cidade do Rio Grande do Norte, com cerca de 116 mil habitantes, ficando atrás apenas de Natal, Mossoró e Parnamirim. Vizinha a Natal, São Gonçalo do Amarante foi crescendo rapidamente nas últimas décadas, tanto com relação ao seu tamanho quanto à sua importância política, econômica e social. Com isso, continuamente tem atraído empresas de logística, indústrias, um campus do IFRN e até o aeroporto internacional Aluízio Alves, que foi construído lá estrategicamente, devido à sua localização, tornando-se a principal porta de entrada aérea no estado.

O atual prefeito de São Gonçalo do Amarante, Eraldo Paiva (PT), foi eleito vice-prefeito em 2016, como companheiro de chapa do prefeito eleito Paulo Emidio, mais conhecido como Paulinho (PR). Ambos foram reeleitos em 2020 e Eraldo assumiu a prefeitura em maio de 2022, diante do falecimento de Paulinho. Como só assumiu a prefeitura no segundo mandato, Eraldo vai disputar a reeleição, com o apoio do presidente Lula e da governadora Fátima Bezerra, o que é muita força política para qualquer prefeito no Rio Grande do Norte.

Porém, mesmo diante de toda essa força política ao lado de Eraldo Paiva, tem uma pedra no meio do caminho chamada Jaime Calado (PSD), que foi eleito e reeleito prefeito de São Gonçalo do Amarante antes de Paulinho e Eraldo, tendo os apoiado em 2016 e 2020. E Jaime, atual secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência, da Tecnologia e da Inovação do governo Fátima Bezerra, é fortíssimo candidato a retornar à prefeitura do município.

Nas pesquisas eleitorais feitas em São Gonçalo do Amarante em 2023, o ex-prefeito Jaime Calado liderou com folga todos os cenários possíveis apresentados pelos mais variados institutos de pesquisa. Na primeira pesqui- sa deste ano, divulgada no início de fevereiro pelo instituto Seta, Calado aparece com 46% de intenções de votos, disparado na frente do prefeito Eraldo, que pontua com 21,2%, seguido ainda mais atrás port Geraldo Veríssimo (PP) com 6,4%.

Além do prefeito Eraldo ter menos da metade das intenções de votos de Jaime Calado, também é o campeão de rejeição, o que dificulta muito sua caminhada na busca pelos votos. A gestão de Eraldo é muito mal avaliada pela população, apesar do esforço que ele faz, divulgando ações de governo e apresentando projetos para a cidade, com o apoio dos governos federal e estadual.

Calado, no chamado ritmo devagar e sempre, trabalha e consolida sua posição privilegiada nas pesquisas. De fato, Jaime Calado é a maior liderança política de São Gonçalo do Amarante, pois governou a cidade por duas vezes e, em ambas as oportunidades, fez gestões muito bem avaliadas. As pesquisas têm mostrado que o povo quer gestores capazes de encontrar soluções para seus problemas nas cidades e assim, Calado tem conseguido enfrentar a força política do presidente Lula e da governadora Fátima Bezerra, que apoiam Eraldo Paiva.

Coincidência ou não, o que acontece em São Gonçalo do Amarante é o mesmo que ocorre em Natal. Em ambas as cidades, a liderança nas pesquisas é de dois ex-prefeitos que não contam com o apoio dos governos municipal, estadual ou federal. A força de Jaime Calado em São Gonçalo do Amarante e de Carlos Eduardo em Natal, ambos do PSD, vem das suas boas administrações à frente da prefeitura. E assim, silenciosamente, os dois vão pavimentando seus caminhos junto aos eleitores, sem apoio das tradicionais lideranças políticas.

Agora RN

Comente

Comente