Com apoio de 40 deputados do PSD, governo aprova arcabouço fiscal

Posted by on 31 Agosto, 2023

Além de representar uma vitória econômica no sentido de garantir o acesso aos recursos desejados para o cumprimento de seu programa de governo, a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (23), foi a primeira grande vitória política do governo dentro da Casa, onde sua base não demonstrava solidez para projetos prioritários até então. Com 372

Além de representar uma vitória econômica no sentido de garantir o acesso aos recursos desejados para o cumprimento de seu programa de governo, a aprovação do arcabouço fiscal na Câmara dos Deputados, nessa terça-feira (23), foi a primeira grande vitória política do governo dentro da Casa, onde sua base não demonstrava solidez para projetos prioritários até então.

Com 372 votos favoráveis a 108, o arcabouço fiscal foi aprovado com amplo apoio na Câmara. Para moldar esse apoio, o governo recebeu uma ampla parcela de votos dos partidos que, apesar de possuírem ministérios, não possuem alinhamento ideológico, chegando a contar com parlamentares oposicionistas em seus quadros. União Brasil, PSD e MDB, com posições de centro-direita, alcançaram mais de 80% de coesão em seus votos em favor do marco fiscal.

O projeto, porém, não recebeu votos favoráveis apenas por parte dos aliados diretos do PT. Partidos que não compõem a base também votaram de acordo com a orientação do Palácio do Planalto. O PP, partido do presidente Arthur Lira (AL), foi um deles: de seus 49 deputados, apenas sete votaram de forma contrária. A federação PSDB-Cidadania também foi majoritariamente favorável ao arcabouço, com três votos contrários de seus 18 deputados. O PL, de Jair Bolsonaro, deu um terço de seus votos para a aprovação da proposta.

Comente

Comente