O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN), através do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) firmou acordo de cooperação técnica com a Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, cidade situada na Grande Natal, que prevê a cessão em regime de comodato, para projeto piloto, um forno para queima de artesanato em cerâmica que é confeccionado no Mercado Dona Nenêm do Felipe, na Comunidade de Santo Antônio.
O termo foi assinado pelo prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros (Paulinho), pelo Diretor Regional do SENAI/RN, Emerson Batista, pela Diretora do CTGAS-ERN, Cândida Amália Aragão, e pelo Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo de São Gonçalo do Amarante, Fernando Fernandes de Oliveira.
De acordo com os cooperados da comunidade, em documento enviado ao SENAI, a atividade beneficia 14 artesãos, diretamente, que produzem 72 mil peças por ano, gerando um faturamento indispensável para a comunidade. “Com este forno estaremos ajudando a resolver um problema técnico tanto de produção quanto ambiental”, disse Cândida Aragão, Diretor do CTGAS-ER.
Ela explicou que atualmente a comunidade vem enfrentando problemas técnicos para aumentar a produção, e também problemas de ordem ambiental, por causa de solicitações da vizinhança no entorno da cooperativa produtora de artesanato cerâmico. “Estaremos dando um suporte técnico atrelado ao suporte ambiental para equacionar os problemas locais”, concluiu.