Após mais de oito anos trabalhando para que São Gonçalo recebesse Códigos de Endereço Postal (CEPs) individualizados, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios) formalizou novos códigos no município. Na última segunda-feira (3), a cidade passou a ter oficialmente 1200 CEPs distribuídos por ruas, avenidas, travessas e praças.
Essa conquista só foi possível por meio de um projeto, realizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), para a criação de bairros e a oficialização de logradouros, atendendo as delimitações e coordenações geográficas, de acordo com os critérios técnicos específicos. O estudo teve início em 2009.
“Para a concretização deste projeto, nós ouvimos lideranças e populares. O órgão se tornou um canal de comunicação, realizando um trabalho contínuo, junto aos Correios, atendendo as necessidades da população e as demandas da cidade”, ressalta Hélio Duarte, secretário municipal de Planejamento, um dos coordenadores do projeto.
Os CEPs organizados de forma individual são obrigatórios para os municípios com mais de 50 mil habitantes. São Gonçalo do Amarante é a terceira cidade da Grande Natal e a quarta do Rio Grande do Norte a obter a regularização dos códigos, servindo de modelo para as demais cidades, como Caicó, Ceará-Mirim e Assú.
“Em São Gonçalo, a unidade dos Correios deverá realizar um novo processo de trabalho para agilizar a entrega de correspondências, o que trará maior eficácia dos serviços e benefício para a população, que passará a receber faturas em dia. Para isso é necessário que os moradores informem o novo código postal aos seus correspondentes bancários, lojas e operadoras”, enfatiza Duarte.
Os espaços públicos serão codificados dentro da faixa de 59290-001 a 59298-999 – substituindo o antigo CEP geral que era 59290-000. Para ter acesso a identificação dos logradouros basta acessar a ferramenta Busca CEP, disponível no site dos correios.
Os moradores de São Gonçalo do Amarante devem acessar https://goo.gl/R3WIkc , disponível no site dos Correios, para conhecer o código postal do seu endereço, residencial ou comercial.
Outro trabalho que beneficia o cidadão foi realizado pela Secretaria Municipal de Tributação que desenvolveu um estudo e efetivou o ordenamento da numeração de casas em alguns bairros do município.
Via SECOM