O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) está realizando, no Centro de Eventos do Ceará, o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde com o tema “Municípios Brasileiros – Acreditamos, Fazemos e Temos Propostas para o SUS”. Na abertura do evento, ocorrido na manhã de hoje (1), um dos palestrantes foi Jaime Calado, prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN.
Jaime, que também é médico sanitarista, participou do seminário “A Vigilância e o Combate aos Vetores na Saúde Pública” falando sobre o Plano Nacional de Erradicação do Aedes aegypti criado em época que integrou a equipe do Ministério da Saúde, além das experiências positivas de São Gonçalo no controle das doenças provocadas pelo mosquito.
“O secretário precisa ter junto dele o coordenador de endemias, prestigiar os profissionais. O preço da saúde é a eterna vigilância. Para combater o Aedes aegypti é preciso um Plano Nacional e vontade política, a erradicação é possível sim”, enfatizou o prefeito Jaime Calado. O secretário de Saúde de São Gonçalo, Jalmir Simões, ocupa o cargo de secretário geral do Conselho de Secretárias Municipais de Saúde (COSEMS/RN) e participa do evento até o sábado (4).
Fotos: CONASEMS