Alunos de escolas municipais de São Gonçalo do Amarante vão participar de mais uma edição do Projeto “A Gente Contra Degue”. A iniciativa é da Rede de Supermercados Nordestão e conta com a parceria da Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, Governo do Estado e Prefeitura do Natal. Na última quinta-feira (24), na loja da Avenida Senador Salgado Filho, aconteceu o lançamento da edição 2015. São Gonçalo, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, solidifica o projeto junto à iniciativa privada. A coordenadora de Endemias, Márcia Soares, e a coordenadora Pedagógica, Edneide Vasconcelos estiveram presentes ao evento.
O objetivo desse trabalho é combater a dengue fazendo com que os alunos se tornem agentes multiplicadores nas comunidades onde residem, incentivando a família, amigos e população a combater o mosquito Aedes Aegypti. O projeto “A Gente Contra a Dengue” ainda oferece orientações sobre nutrição, higiene dos alimentos e qualidade vida, a partir do Programa “Alimento Seguro”, desenvolvido nas lojas do Nordestão espalhadas pelo Estado.
A parceria acontece a seis anos, desde que foi lançado o projeto. O município contribui indicando a escola, levando em consideração o maior índice de infestação predial, fornece o transporte e a palestra de dengue que é feita pela equipe da Vigilância em Saúde. Os estudantes acompanham as oficinas e receberam um kit contendo: CD de controle e combate a dengue, CD sobre alimentação segura, camisa, cartilha de informações, boné e lápis. Ao final, as escolas e alunos vão competir para fazer a melhor história em quadrinhos e a premiação para o vencedor será um Netbook e seu orientador ganhará um Tablet, e a escola vencedora terá um ano de internet grátis.
“Não é atoa que nosso município foi considerado, em 2015, como uma ilha no mar de epidemia. É mérito desses profissionais que estão no campo, conscientização da população, e graças a projetos inovadores e de responsabilidade social como esse criado pelo Nordestão. As crianças são capacitadas, orientadas e se tornam aliados no combate a dengue, além de agentes multiplicadores. Esperamos que essa parceria perdure por muitos anos”, afirmou Márcia Soares.
Via Secom, por Marília Costa e fotos: Raphael Santos