Zenaide Maia questiona descaso das políticas públicas para pessoas com deficiência

Posted by on 13 Novembro, 2015

Durante uma audiência conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Comissão de Seguridade Social e Família, que discutiu nessa quarta-feira (11) a redução na idade em que a pessoa com deficiência é considerada idosa, a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) se manifestou contra e questionou o descaso das políticas

Durante uma audiência conjunta da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e da Comissão de Seguridade Social e Família, que discutiu nessa quarta-feira (11) a redução na idade em que a pessoa com deficiência é considerada idosa, a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) se manifestou contra e questionou o descaso das políticas públicas a favor dos deficientes.

O ponto central do debate foi se uma idade fixa deve ser determinada para a pessoa com deficiência ser considerada idosa ou se cada pessoa deve ter essa idade estipulada, com base em critérios individuais e socioambientais. Sobre a questão “Idade fixa”, a doutora em medicina e coordenadora científica do Instituto APAE de São Paulo, Laura Guilhoto, explicou que a Associação Americana de Deficiência Intelectual, entidade dos Estados Unidos que realiza estudos constantes sobre a condição da deficiência, preconiza que 55 anos é a idade para ser considerado idoso dentro da realidade norte-americana.

A deputada Zenaide defende que uma idade específica também seja estabelecida no Brasil. Sobre a possibilidade de avaliações para constatar as idades dos deficientes, a deputada foi enfática. “Realizar avaliações é colocar uma dificuldade a mais para pessoas deficientes. Não devemos ser mais rigorosos e estabelecer uma avaliação, se as pessoas sem deficiência são consideradas idosas aos 60 anos sem passar por avaliação”, argumenta Zenaide Maia.

Comente

Comente