RN é destaque em maior evento de energia eólica da América Latina

Posted by on 30 Maio, 2019

RN é destaque em maior evento de energia eólica da América Latina O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado está participando do congresso Brazil Windpower, maior evento voltado para o segmento de energia eólica da América Latina,  onde será palestrante no painel “Desenvolvimento regional e oportunidades para energia eólica nos Estados de maior potencial eólico”

RN é destaque em maior evento de energia eólica da América Latina
O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado está participando do congresso Brazil Windpower, maior evento voltado para o segmento de energia eólica da América Latina,  onde será palestrante no painel “Desenvolvimento regional e oportunidades para energia eólica nos Estados de maior potencial eólico” nesta quarta-feira (29). Representando a governadora Fátima Bezerra, o secretário participou da abertura do evento na última terça-feira (28), acompanhado de equipe técnica da   Secretaria de Desenvolvimento Econômico no Transamérica Expo Center, em Santo Amaro (SP).

Durante os 3 dias de evento, que inclui congresso, feira de negócios e workshops, os maiores players do mercado têm oportunidade de apresentar novidades, inovações tecnológicas e trocar experiências. Já no primeiro dia, a equipe do Governo do RN aproveitou para dialogar com os empresários, explicando que o estado potiguar tem o maior potencial do Brasil para investimentos no setor. “A Windpower tem um papel crucial na consolidação da energia eólica como fonte estratégica no Brasil. O Rio Grande do Norte, como pioneiro e líder no setor, não poderia deixar de se fazer presente, reforçando suas relações e alianças estratégicas com os agentes e tomadores de decisão do ramo”, declarou o secretário Jaime Calado.

Em encontro com o Head of Sales do Brasil David Lobo (foto), junto ao coordenador de desenvolvimento energético do RN Hugo Fonseca e ao diretor-presidente do IDEMA Leonlene Aguiar, foram discutidas a ampliação das operações das empresas no Rio Grande do Norte e foi feito o anúncio de 50 novas torres eólicas que serão construídas na fábrica de torres de Areia Branca. Os aerogeradores serão implantados nos parques eólicos da Enerfin, nos municípios de Caiçara do Norte e São Bento do Norte (RN).

O secretário também visitou o CEO do Grupo Cortez do Ceará Ricardo Cortez, ao lado do assessor técnico Pedro Lima (SEDEC). Também participaram do encontro o governador e o Secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do Piauí, Wellington Dias e Wilson Brandão. A equipe se reuniu ainda com a presidente e CEO da GE no Brasil, Iveka Kaitila, com quem conversou sobre a possibilidade de implementação das operações da GE no Rio Grande do Norte e instalação de Centros de Distribuição de peças e componentes no estado, e com o gerente de negócios no Brasil da chinesa Goldwind, segunda maior empresa fabricante de aerogeradores do mundo, com quem foram discutidas oportunidades de investimentos no RN.

O secretário Jaime Calado figura entre os 5 representantes que irão palestrar sobre o potencial eólico de seus estados na tarde desta quarta-feira. Além do Rio grande do Norte, o Brazil Windpower destaca a importância dos mercados do Rio Grande do Sul, Bahia e Piauí. De todos os os estados do país, o RN é o que possui o maior número em energia eólica instalada, com 4 gw de potência. São mais de 1500 turbinas, distribuídas por 152 parques, e mais de 60 parques contratados para instalação dentro dos próximos 4 anos. O estado do RN representa 30% da capacidade de produção nacional em energia eólica. O maior número de parques se encontra nos municípios de Parazinho (22) e João Câmara (24), que, juntos, somam mais de 645 aerogeradores em atividade, tornando-os líderes nacionais em potência instalada, com 629 mw e 626 mw, respectivamente.

Em sua apresentação, Jaime Calado irá abordar o plano de Gestão Estratégica do Setor Eólico adotado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que inclui mapeamento, desenvolvimento de ações articuladas, monitoramento de indicadores e estabelecimento de políticas para o setor energético. O painel tem início às 16h30.

Comente

Comente