Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação aprova alterações no decreto e retoma atividades em reunião de posse

Posted by on 27 Maio, 2019

Aconteceu na última sexta-feira (24) a reunião de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (CONECITI). O encontro oficializa a retomada das atividades do Conselho, que não se reunia desde 2013. Na pauta, também foram votadas por unanimidade alterações no decreto que abrangem a composição

Aconteceu na última sexta-feira (24) a reunião de posse dos novos membros do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Norte (CONECITI). O encontro oficializa a retomada das atividades do Conselho, que não se reunia desde 2013. Na pauta, também foram votadas por unanimidade alterações no decreto que abrangem a composição do plenário do Conselho, a alocação de recursos do Fundo Estadual de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDET) e a elaboração bianual do Plano Estadual de Ciência.

A alteração no decreto Nº 27.592/2017 também traz o “i” de “inovação” à sigla do Conselho. O CONECITI passa a contar com representação da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), das Universidades Privadas e das Câmaras Setoriais vinculadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). Também fazem parte do Conselho: SEPLAN, FAPERN, EMPARN, UERN, AL-RN, FAERN, FECOMÉRCIO/RN, FIERN, SEBRAE/RN, UFERSA, UFRN e IFRN.

Aos membros, compete a definição de diretrizes para o Plano Estadual de Ciência, executado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (FAPERN). Júlio Rezende, representante suplente da cadeira da FAPERN no CONECITI, apresentou o Plano atual, correspondente ao o período 2011-2020, cujos eixos prioritários são: expansão e consolidação do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação; inovação tecnológica nas empresas; Plano de Desenvolvimento Individual em áreas estratégicas; Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social. Os conselheiros do CONECITI deverão formar uma comissão para elaborar o diagnóstico do Plano vigente e discutir a metodologia do Plano 2021-2030.

Ainda segundo alterações no decreto, compete ao CONECITI “identificar oportunidades e dificuldades a serem superadas, elaborando sugestões, atividades e projetos, estudando e estabelecendo providências prioritárias de interesse comum, que contribuam, assegurem e aperfeiçoem a compatibilidade e o desenvolvimento sustentável dos setores econômicos e sociais do estado do Rio Grande do Norte”.

O secretário de desenvolvimento econômico Jaime Calado explicou que é prioridade do Governo prestar suporte ao desenvolvimento da Indústria 4.0 no estado e ampliar o acesso à internet nos municípios do interior. “A gente sabe que tem lugares que será difícil chegar com a fibra óptica, mas vamos lutar pra levar internet de banda larga a cada distrito desse estado. Só assim, com acesso à internet, educação de qualidade, investimento em ciência e pesquisa aplicada nas empresas, poderemos promover o verdadeiro desenvolvimento do RN”, explicou o secretário. A próxima reunião ordinária do CONECITI, de número 75, foi agendada para o dia 19 de julho.

Comente

Comente