Berço da cultura popular São Gonçalo do Amarante vai receber prêmio Troféu Cultura

Posted by on 20 Março, 2019

Um dos municípios mais culturais do Estado será homenageado pelo Troféu Cultura São Gonçalo do Amarante receberá o Troféu Cidade Cultural junto a outros 35 homenageados nesta quinta, na Fiern Talvez o município que mais abriga expressões folclóricas no Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante guarda ainda outras riquezas culturais que saltam aos

Um dos municípios mais culturais do Estado será homenageado pelo Troféu Cultura
São Gonçalo do Amarante receberá o Troféu Cidade Cultural junto a outros 35 homenageados nesta quinta, na Fiern

Talvez o município que mais abriga expressões folclóricas no Rio Grande do Norte, São Gonçalo do Amarante guarda ainda outras riquezas culturais que saltam aos olhos de quem visita o município ou aos seus moradores. E por trás desse acervo imaterial está a tradição e também o trabalho realizado pela Fundação Cultural Dona Militana, órgão da Prefeitura responsável pela salvaguarda da arte e da cultura da cidade.

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante será um dos seis municípios homenageados com o Troféu Cidade Cultural, em cerimônia promovida nesta quinta-feira (21) no auditório da Fiern. Na oportunidade também serão entregues o Troféu Noilde Ramalho, para destaques da educação, e a Medalha Djalma Marinho, a pessoas e instituições que contribuíram com a cultura do Estado.

A solenidade integra a programação da 15ª edição do Troféu Cultura, premiação idealizada pelo produtor e jornalista Toinho Silveira para reconhecer e divulgar o trabalho realizado nos diversos segmentos da arte e cultura potiguar. A grande festa de entrega dos troféus aos artistas acontecerá no próximo dia 2 de abril, no palco do Teatro Riachuelo e com acesso gratuito ao público.

Arte em São Gonçalo do Amarante

A Fundação Dona Militana tem apenas dez anos, mesmo para uma cidade com tanta tradição cultural. E nos últimos anos tem se destacado com ações e projetos para incentivar e divulgar os fazeres artísticos do município.

Em 2018, o artesanato são-gonçalense participou de inúmeras feiras e eventos locais e nacionais, sobretudo o setor ceramista. A rota turística dos Mártires ganhou vida. O carnaval ganhou apoio para 19 blocos e tribos de índio. A Semana Santa com a encenação da Paixão de Cristo também recebeu incentivo municipal, assim como o Festival Quatrocentão para celebrar os festejos juninos.

O Teatro Municipal Poti Cavalcanti registrou cinco eventos por semana e mais de 50 mil espectadores só em 2018. No palco foram promovidos festivais, ações de formação, recitais, mostras culturais, eventos educativos, entre outros.

Na área da música, a Banda de São Gonçalo se mostrou ativa e projetos como o Musicalizando e a Semana da Música promoveram a formação e o incentivo ao setor para alunos de várias comunidades, além do Festival Bandas e Fanfarras, Projeto Bolsa Arte, entre outras ações.

O museu da cidade recebeu mais de 2 mil visitantes. A Biblioteca contabilizou 13.451 atendimentos em leitura, livros emprestados e acesso à internet. E o Auto de São Gonçalo, a Cantata dos Mártires, a Festa do Padroeiro e os festivais e os tantos editais nos vários segmentos movimentaram a vida cultural da cidade durante todo o ano.

Confira a relação de homenageados de 2018:

PRÊMIO NOILDE RAMALHO

Cei Zona Sul
Cláudia Santa Rosa
Colégio Ciências Aplicadas
Complexo Educacional Noilde Ramalho – ED/HC
Edvaldo Balduíno Bispo
Escola Estadual Hegenebispo
Escola Estadual Winston Churchill
Over Colégio e Curso
Professora Eleika Bezerra
Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Unifacex
Uninassau Natal

MEDALHA AO MÉRITO DJALMA MARINHO

Amaro Sales
Amaury Júnior
Canindé Gosson
Comjol
Corangelis
Cosern
Cristiano Félix
Ítalo Mitre de Lima
Laumir Barreto
Linus Lerner
Marcelo Queiroz
Maria Paula Rabelo
Robinson Faria
Sônia Santos
Unimed
Vila Galé – Touros

TROFÉU CIDADE CULTURAL

Prefeitura de Assu
Prefeitura de Mossoró
Prefeitura de Natal
Prefeitura de Parnamirim
Prefeitura de São Gonçalo do Amarante
Prefeitura de Tibau do Sul

Patrocínio

O Troféu Cultura 2018 tem patrocínio da Cosern e da Comjol, ambos por meio da Lei Câmara Cascudo, do Governo do Estado; e da Unimed e do Salão Nalva Lopes, pelo Programa Djalma Maranhão, da Prefeitura de Natal, além do apoio da Faculdade Uninassau e do Caxangá Restaurante.

Comente

Comente