Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos ensina bombeiros a interagirem com a imprensa

Posted by on 5 Novembro, 2015

Os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) visitaram nesta quarta-feira (4) as dependências da sede do Portal G1 RN, Inter TV Cabugi e Tv Ponta Negra, todas situadas em Natal. A visita, que faz parte de uma atividade desenvolvida pela disciplina de Comunicação Social introduzida na grade

Os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) do Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) visitaram nesta quarta-feira (4) as dependências da sede do Portal G1 RN, Inter TV Cabugi e Tv Ponta Negra, todas situadas em Natal. A visita, que faz parte de uma atividade desenvolvida pela disciplina de Comunicação Social introduzida na grade curricular do CAS, tem como objetivo trazer novos conhecimentos acerca dos trabalhos desenvolvidos pela Assessoria de Comunicação da corporação, bem como servir para estreitar o relacionamento com a imprensa local.

O primeiro local a ser visitado pelos alunos sargentos foi o portal de notícias G1 RN, que funciona no mesmo prédio da Inter Tv Cabugi, no Bairro de Candelária. Na ocasião, o grupo foi recepcionado pelo jornalista e redator chefe do portal, Fred Carvalho, que falou sobre as vantagens do veículo de comunicação online e a rotina de trabalho desenvolvida por sua equipe de repórteres. Fred Carvalho ressaltou também a importância do relacionamento com os agentes de segurança pública visando garantir, com mais rapidez, informações para serem publicadas no G1 RN. Ele também citou formas de como os bombeiros podem colaborar com este processo de divulgação.

Na sequência, o repórter Maxuell Figueiredo da Inter Tv Cabugi detalhou os trabalhos desenvolvidos pela emissora de televisão e citou os passos para produção de uma reportagem, desde a coleta de dados pelas equipes da redação até a transmissão da matéria pelos apresentadores.

“Ao buscarmos esta aproximação de confiança com os agentes públicos do Corpo de Bombeiros conseguimos coletar dados mais rápido e, consequentemente, manter a sociedade norte-rio-grandense melhor informada sobre as ações desenvolvidas pela corporação”, disse o repórter Maxuell Figueiredo.

Segundo o sargento Alexsandro, “a visita serviu para despertar nos alunos a necessidade de melhorar a troca de informações entre o Corpo de Bombeiros Militar e a imprensa como forma de contribuir ainda mais a imagem institucional”.

A terceira e última visita ocorreu na sede da Tv Ponta Negra, no Bairro da Lagoa Seca. Recepcionados pelo gerente comercial da emissora, Flávio Gentil de Araújo, os alunos foram convidados a conhecerem diversos setores da empresa como o estúdio, sala de controle, redação e os profissionais que fazem parte daquela empresa, bem como seus equipamentos operacionais.

O diretor de jornalismo da emissora, o apresentador e repórter Jackson Damasceno, falou da importância da interação entre bombeiros e imprensa.

“A comunicação entre as entidades da Segurança Pública do RN e a imprensa é de grande valia, pois reflete notoriedade oficial a informação à sociedade para uma melhor prestação dos seus serviços”, disse o comunicador.

Para o aluno sargento, Oliveira Junior, a visita proporcionada pelo CAS levou a aproximação dos bombeiros aos meios de comunicação, quebrando velhos paradigmas. “Pela falta de aproximação entre os militares e a imprensa tínhamos sempre um receio em interagir com os jornalistas. Agora sabemos como podemos colaborar com os profissionais da comunicação e a importância deste trabalho em conjunto”, disse o militar.

Nesta terça-feira (3), os alunos sargentos do CAS já haviam visitado a sede do Jornal Tribuna do Norte, no Bairro da Ribeira.

Comente

Comente