Corpo de Bombeiros prevê aumento de incêndios em áreas de matas no RN

Posted by on 28 Outubro, 2015

A aproximação do período mais quente do ano caracterizado pelas temperaturas elevadas e reduzida umidade nos combustíveis vegetais conduz a uma elevação no número de ocorrência de incêndios florestais em todo o Rio Grande do Norte. No período de 1 de janeiro a 18 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) atendeu 367 ocorrências

A aproximação do período mais quente do ano caracterizado pelas temperaturas elevadas e reduzida umidade nos combustíveis vegetais conduz a uma elevação no número de ocorrência de incêndios florestais em todo o Rio Grande do Norte. No período de 1 de janeiro a 18 de outubro, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) atendeu 367 ocorrências envolvendo focos de incêndios em áreas de matas somente na Região Metropolitana de Natal. Deste total, 40,5% do total de casos ocorreram nos últimos 50 dias, o que demonstra uma preocupação com o crescimento de ocorrências neste período.

 

De acordo com o CBMRN, o período compreendido entre setembro e fevereiro é considerado o mais crítico quando se trata de incêndios florestais e isso acontece em função da alta temperatura. As condições climáticas do período, associadas à existência de uma mata desidratada, especialmente em redor das habitações e a comportamentos negligentes na utilização do fogo, aumentam as situações de iminente perigo nesta estação.

 

“Cerca de 80% das ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros em nosso estado são de incêndios que foram provocados pela ação humana. Geralmente surge a partir de pontas de cigarro lançadas em terrenos com vegetação seca, da limpeza de lixo com o uso do fogo, brincadeira de criança, entre outros fatores. Um incêndio florestal, além de agredir ao meio ambiente, pode propagar-se às habitações e provocar graves prejuízos”, ressaltou o Comandante Geral do CBMRN, Coronel Otto Ricardo.

 

A tendência natural é de que este tipo de ocorrência venha triplicar nos meses que se aproximam. Para evitar que isso aconteça, grande parte desta responsabilidade está na consciência e mudança de hábitos da população.

 

 

Dicas para evitar incêndios florestais:

 

– Não queime lixo nas proximidades de vegetação seca;

– Não jogue tocos de cigarro às margens de rodovias, pois podem estar acesos;

– Não faça queimadas para limpar terrenos;

– Mantenham o terreno baldio sempre limpo e com a vegetação baixa;

– Ao perceber um foco de incêndio se alastrando, ligue imediatamente 193.

Comente

Comente