Espetáculo mostra saga dos Santos Mártires a partir de hoje em Uruaçu

Após a canonização dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu no dia 15 de outubro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, São Gonçalo do Amarante volta a ser palco de grandes eventos em torno dos colonos mortos em 1645 por holandeses. Com programação diversificada com missas e shows, com destaque para a “Cantata dos Santos Mártires”, a cidade tem três dias de espetáculos, sendo esta sexta (27) e sábado (28) no Santuário de Uruaçu, e, no domingo (29), no Patamar da Igreja Matriz do município.

O espetáculo foi apresentado à imprensa, autoridades e convidados na noite dessa quinta-feira (26). O Ensaio Geral emocionou os presentes, que ficaram encantados com a grandiosidade da encenação. “Após ter participado da cerimônia no Vaticano, estou vivendo novamente uma grande emoção. Parabéns aos nossos artistas da terra, costureiras e todos os profissionais e secretarias municipais e estaduais envolvidos. Está lindo e tenho certeza que todos que assistirem, vão se sentir orgulhosos dessa grande homenagem que estamos fazendo aos santos potiguares”, disse o prefeito da cidade, Paulo Emídio.

A Cantata reconta a história dos colonos de Cunhaú e Uruaçu, na capitania do Rio Grande do Norte, que foram massacrados durante as invasões holandesas no século XVII. Alguns registros históricos apontam que o mercenário alemão Jacob Rabbi, a mando dos holandeses que tomaram Natal em 1633, tinha a intenção de convencer os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira a se converterem ao calvinismo.

Com direção geral da coreógrafa Diana Fontes, a Cantata para os Santos Mártires tem roteiro e direção musical do renomado músico Danilo Guanais, que baseia o espetáculo em escritos dos pesquisadores padre Antonio Murilo de Paiva e monsenhor Paulo Herôncio de Melo. Conta ainda com produção executiva de Danielle Brito; figurino de Riccardo San Martini; assistência de direção e produção, Gleydson Almeida e Flávio Henrique e projeção mapeada de Wilberto Amaral.

Atores – maioria de São Gonçalo – e coral ensaiaram desde o início de outubro em ritmo frenético para ficarem afinados com a história do massacre. A Cantata é patrocinada pelo Governo Cidadão, via Banco Mundial, e envolve várias secretarias como Sethas, Setur, Fundação José Augusto, além do apoio da Prefeitura de São Gonçalo e Arquidiocese de Natal.

SERVIÇO:
Sexta
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
19h – Cantata dos Santos Mártires

Sábado
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
7h – Reunião da Juventude
10h – Missa Padre João Maria
12h – Missa Padre Antônio Murilo Paiva
14h – Show com Fátima Santos
15h – Show dos Cantores de Deus
17h – Concelebração presidida pelo Arcebispo Emérito de SP, Cardeal Cláudio Hummes
19h – Cantata aos Santos Mártires

Domingo
Local: Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
16h – Procissão Solene de São Benedito (patrono da cidade)
17h – Santa Missa
19h – Cantata dos Santos Mártires

Via Secom, Fotos Junior Santos

Comente

Comente