Palestra insere São Gonçalo no contexto das Cidades Inteligentes e Humanas  

Posted by on 27 Outubro, 2015

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com organização da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, realizou a palestra com o tema: “Cidades Inteligentes e Humanas, O futuro da Administração pública” ministrada pelo professor Álvaro de Oliveira. O gestor municipal, Jaime Calado, prestigiou o evento. Estiveram

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com organização da Subsecretaria de Tecnologia da Informação, realizou a palestra com o tema: “Cidades Inteligentes e Humanas, O futuro da Administração pública” ministrada pelo professor Álvaro de Oliveira. O gestor municipal, Jaime Calado, prestigiou o evento. Estiveram presentes também a primeira dama e deputada federal, Zenaide Maia, e o vereador presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes.

O Teatro Municipal recebeu ainda estudantes, servidores, secretários e interessados no tema para mostrar de forma simples em que consiste o projeto. As cidades da região metropolitana vão ter a oportunidade de conhecer esse novo meio de integração do poder público ligado à tecnologia. O projeto tem como objetivo melhorar o meio de comunicação entre o serviço público e a sociedade de forma sustentável.

“É com muita alegria que estamos aqui para assistir a palestra do doutor Àlvaro. Estamos colocando o município na rede de Cidades Inteligentes e Humanas. No inicio do próximo mês estaremos colocando São Gonçalo também na rede das cidades educadoras. A tendência mundial é exatamente essas chamadas “redes”, quem quiser seguir na frente e procurar melhoras de qualidade de vida tem que se modernizar e adaptar. Esse trabalho é feito da nossa geração para as futuras gerações. É para vocês que trabalhamos arduamente”, finalizou Jaime Calado, prefeito municipal.

O professor doutor Álvaro de Oliveira da Universidade de Aalto Helsinki (Finlândia), coordenador da Rede Human Smart Cities e Presidente Emérito da Rede Europeia de Living Labs (EnoLL), palestrante do dia, apresentou seu trabalho e viu no município potencial.  “O primeiro passo é criar condições para que essa interação e inclusão social possam aparecer. Hoje um bairro tem muito desenvolvimento urbano, mas falta um pouco mais de interação entre os moradores. Em São Gonçalo vi grande potencial para se tornar uma Cidade Inteligente e Humanizada. Para a cidade se adequar não depende só de um projeto, mas de um conjunto de ideias e melhorias que já vem acontecendo aqui” afirmou.

São Gonçalo está concorrendo ao projeto piloto do Brasil em parceria com municípios da região metropolitana de Natal, Instituto de Metrópole Digital, Governo do Estado, Banco Mundial e Comunidade europeia. A palestra foi transmitida em tempo real pelo canal You Tube e permanece disponível para visualização no endereço: https://youtu.be/E2dW70GzJl8.

Via Secom, por Marília Costa e fotos: Raphael Santos

DSC_2733

DSC_2666

Comente

Comente