Exposição de Xilogravura e Mosaico movimenta São Gonçalo nesta segunda feira

Posted by on 21 Agosto, 2017

A exposição “A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico”, composta pelos trabalhos realizados pelos jovens atendidos nas oficinas artísticas do projeto Mãos que fazem arte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Gonçalo do Amarante, estará aberta ao público no dia 21 de agosto,

A exposição “A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico”, composta pelos trabalhos realizados pelos jovens atendidos nas oficinas artísticas do projeto Mãos que fazem arte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Gonçalo do Amarante, estará aberta ao público no dia 21 de agosto, na Biblioteca Municipal Romanceira Dona Militana, Centro de São Gonçalo do Amarante.

A mostra é resultado das oficinas ministradas pelo xilógrafo e monitor Erick Lima e pelo arte educador Josenildo Campos.
A exposição, como parte de um processo socioeducativo, procura resgatar a autoestima, os valores éticos e estéticos dos adolescentes, reforçar os vínculos afetivos e familiares e, também, proporcionar vivencia social e comunitária.

Como aspecto cultural, ressalta-se o conhecimento e a valorização da história e da cultura local, seus mestres, folguedos e tradições.

A forte expressividade da xilogravura aliada às cores do mosaico dá o tom desta mostra da cultura popular da cidade que é considerada o berço do folclore.

A exposição “A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico” será inaugurada como parte das atrações da 1ª Jornada Folclórica Mestre Atanásio Salustino que ocorrerá no dia 21 de agosto e estará aberta à visitação até o dia 25 de agosto, das 8h as 16h na Biblioteca Municipal Romanceira Dona Militana, RN-160, Centro de São Gonçalo do Amarante – RN

1° JORNADA FOLCLORICA MESTRE ATANASIO SALUSTINO
(21 de agosto de 2017 na Praça Senador Dinarte Mariz – em frente à Biblioteca Municipal Dona Militana em São Gonçalo do Amarante)

08:00HS – CAFÉ DA MANHÃ
09:00 as 20:00hs – Feira de Cordel
9:00 as 12:00hs – OFICINA DE XILOGRAVURA
10:00hs – Mesa redonda com Mestre, Artistas, historiadores e produtores culturais
12:00HS ALMOÇO PARA PARTICIPANTES

14:00hs – Exposição A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico
Entrega de gravura aos homenageados

14:30hs – Forró de rabeca
17:00hs – João Redondo
17:30hs – Congos de calçola de Santo Antônio
18:00hs – Boi Calemba Pintadinho
19:00hs – Grupo de forró Será o Benedito com participação especial de Zé da Sorte (João Pinheiro)

 

Comente

Comente