São Gonçalo do Amarante Saúde

Saúde de São Gonçalo qualifica profissionais para a implantação do acolhimento nas unidades básicas

Cheguei na unidade de saúde, e agora? Tem consulta marcada? Vai buscar remédio? Vai tomar vacina ou fazer curativo? Para atender a estes questionamentos de forma satisfatória a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou na manhã hoje (1), no Teatro Municipal, um treinamento com os profissionais de todas as unidades de saúde do município sobre o acolhimento de usuários e classificação de risco na atenção básica. O objetivo é redefinir os conceitos de triagem e trabalhar o atendimento qualificado e humanizado.

A capacitação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, além de médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultórios dentários, recepcionistas e técnicos da secretaria. O vice-prefeito Eraldo Paiva esteve presente representando o prefeito Paulo Emídio (Paulinho).

A implantação do sistema de acolhimento vai gerar resolutividade para as demandas de pacientes agendados e as demandas espontâneas. Na capacitação os profissionais receberam a orientação que o acolhimento deve ser feito por todos, da recepcionista ao médico. “O objetivo é acolher melhor a população nas nossas unidades de saúde. As equipes vão se organizar para acolher os pacientes, e direcionar o fluxo de usuários tanto internamente ou se houver necessidade de um encaminhamento”, acrescentou Jalmir.

Durante o evento aconteceu uma reflexão realizada por Marina Oliveira, psicóloga e especialista em psicologia e psicoterapia transpessoal, terapeuta floral e energética. A palestra “A Importância do Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Básica” foi ministrada pela médica pediátrica Lyane Ramalho, mestre em saúde coletiva, especialista em gestão de hospitais públicos, coordenadora do PROVAB/UFRN e tutora do programa Mais Médico/UFRN. Ao final, ocorreu o compartilhamento de experiências exitosas com a abordagem da enfermeira da estratégia de Saúde da Família da UBS Mangueirão, Edna Maria Dantas, especialista em saúde da família, enfermagem do trabalho e gestão hospitalar.

Foto: Divulgação

Comente

Comente

Wendell Jefferson
Amante da tecnologia, fotografo e blogueiro nas horas vagas. Pai do Gustavo e Rafael, casado com @MagnaPaulo Reportando tudo que acontece no RN em especial em São Gonçalo do Amarante. Contato: dellnatal@gmail.com
http://www.wendelljefferson.com.br