Saúde de São Gonçalo qualifica profissionais para a implantação do acolhimento nas unidades básicas

Posted by on 2 Agosto, 2017

Cheguei na unidade de saúde, e agora? Tem consulta marcada? Vai buscar remédio? Vai tomar vacina ou fazer curativo? Para atender a estes questionamentos de forma satisfatória a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou na manhã hoje (1), no Teatro Municipal, um treinamento com os profissionais de todas as unidades de saúde

Cheguei na unidade de saúde, e agora? Tem consulta marcada? Vai buscar remédio? Vai tomar vacina ou fazer curativo? Para atender a estes questionamentos de forma satisfatória a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou na manhã hoje (1), no Teatro Municipal, um treinamento com os profissionais de todas as unidades de saúde do município sobre o acolhimento de usuários e classificação de risco na atenção básica. O objetivo é redefinir os conceitos de triagem e trabalhar o atendimento qualificado e humanizado.

A capacitação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, além de médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultórios dentários, recepcionistas e técnicos da secretaria. O vice-prefeito Eraldo Paiva esteve presente representando o prefeito Paulo Emídio (Paulinho).

A implantação do sistema de acolhimento vai gerar resolutividade para as demandas de pacientes agendados e as demandas espontâneas. Na capacitação os profissionais receberam a orientação que o acolhimento deve ser feito por todos, da recepcionista ao médico. “O objetivo é acolher melhor a população nas nossas unidades de saúde. As equipes vão se organizar para acolher os pacientes, e direcionar o fluxo de usuários tanto internamente ou se houver necessidade de um encaminhamento”, acrescentou Jalmir.

Durante o evento aconteceu uma reflexão realizada por Marina Oliveira, psicóloga e especialista em psicologia e psicoterapia transpessoal, terapeuta floral e energética. A palestra “A Importância do Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Básica” foi ministrada pela médica pediátrica Lyane Ramalho, mestre em saúde coletiva, especialista em gestão de hospitais públicos, coordenadora do PROVAB/UFRN e tutora do programa Mais Médico/UFRN. Ao final, ocorreu o compartilhamento de experiências exitosas com a abordagem da enfermeira da estratégia de Saúde da Família da UBS Mangueirão, Edna Maria Dantas, especialista em saúde da família, enfermagem do trabalho e gestão hospitalar.

Foto: Divulgação

Comente

Comente