​São Gonçalo realiza recolhimento de pneus para reaproveitamento ecológico

Posted by on 10 Fevereiro, 2017

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN desenvolve um trabalho permanente e importante de recolhimento de pneus em borracharias e oficinas do município. A ação da Secretaria Municipal de Saúde conta com a parceria de outros órgãos como as Secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Urbanismo. A retirada

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN desenvolve um trabalho permanente e importante de recolhimento de pneus em borracharias e oficinas do município. A ação da Secretaria Municipal de Saúde conta com a parceria de outros órgãos como as Secretarias de Serviços Urbanos e de Meio Ambiente e Urbanismo.

A retirada de pneus acontece duas vezes por semana na Zona Urbana (segundas e quartas) e uma vez por semana na Zona Rural (sextas). O retorno da equipe nas oficinas e borracharias é realizado em um prazo entre 10 a 15 dias, de acordo com a quantidade de pneus disponíveis para a retirada. 
A Prefeitura Municipal montou um galpão coberto para o despejo dos pneus, sem o risco de acúmulo de água, e firmou parceria com uma empresa privada, responsável pelo transporte da carga até a reciclagem da borracha. De três em três meses são transportados cerca de cinco mil unidades para trituração e reaproveitamento em matéria prima de asfalto. 
O coordenador de Vigilância em Saúde, Vicente Nascimento, comunicou que com essa iniciativa, além de garantir o tratamento ecológico com a reutilização dos pneus, ainda evita o despejo na natureza, reduzindo a poluição e o risco de proliferação de focos do mosquito causador de doenças como dengue, zika, chikungunya e outros vírus.

Comente

Comente