Estátua do Galo Branco, símbolo do folclore do RN, será inaugurada sábado (4) em São Gonçalo

Posted by on 31 Maio, 2016

O Rio Grande do Norte vai ganhar um monumento do Galo Branco, símbolo do folclore potiguar. A Praça e a Estátua do Galo Branco de Dona Neném, com 12 metros de altura, serão inauguradas em São Gonçalo do Amarante pelo prefeito Jaime Calado no próximo sábado (4), às 20h. A programação contará com apresentações de

O Rio Grande do Norte vai ganhar um monumento do Galo Branco, símbolo do folclore potiguar. A Praça e a Estátua do Galo Branco de Dona Neném, com 12 metros de altura, serão inauguradas em São Gonçalo do Amarante pelo prefeito Jaime Calado no próximo sábado (4), às 20h. A programação contará com apresentações de grupos folclóricos, da Banda Municipal e feirinha de artesanato começando a partir das 17h.
 
O espaço cultural e de lazer homenageia o folclore do Estado e os artesãos de São Gonçalo do Amarante, através da construção de uma réplica em formato de estátua do Galo Branco de Dona Neném, peça decorativa produzida e típica do município, que também simboliza o artesanato local.
 
Galo Branco de Dona Neném: Um dos momentos mais importante de São Gonçalo do Amarante foi a escolha do Galo Branco como símbolo do folclore Norte-rio-grandense, no ano de 1996, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão que justificou a escolha em 1950 tida como festivo e lúdico, e da III Festa do Folclore Brasileiro em 1975. O Galo Branco nasceu das mãos do artesão Antônio Soares que viveu em Santo Antônio do Potengi, comunidade essa que é tradicional na tipologia argila e cerâmica. Antônio Soares querendo deixar suas “quartinhas” mais atrativas para seus clientes criou um modelo no estilo de um galo, feito com um barro branco, na época, encontrado facilmente nos barreiros da comunidade. Posteriormente, Dona Neném Felipe vai trabalhar com seu Antônio e cria um novo visual para aquela peça utilitária deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores. Pode-se afirmar que existem no mundo dois galos que representam o folclore regional de sua localidade, que é o Galo de Barcelos (Portugal) e no Brasil o Galo Branco de São Gonçalo do Amarante/RN.
 
Via SECOM, fotos Isaías Carlos

Comente

Comente