O prefeito Jaime Calado sancionou a Lei n° 1.576, de 24 de maio de 2016, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal, que denomina o Museu de São Gonçalo do Amarante/RN de “Museu Municipal Séphora Maria Alves Bezerra” em homenagem (in memoriam) à mestra do Pastoril Dona Joaquina. A sanção da Lei foi publicada na edição do Jornal Oficial do Município do último dia 25.
Séphora Maria Alves Bezerra faleceu em 27 de janeiro de 2016, aos 54 anos de idade. Era graduada e mestra em Filosofia, dedicou grande parte da sua vida a cultura popular, e antes de afastar-se por problemas de saúde atuava como servidora pública na Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer. Começou no mundo das artes aos 10 anos de idade, foi casada e morou um período em Belo Horizonte. Ao retornar para São Gonçalo começou estudar a cultura popular e se encantou pelos folguedos. Admiradora do saudoso Deífilo Gurgel foi responsável pela criação do Pastoril Dona Joaquina para resgatar a dança tradicional do antigo Pastoril Estrela do Norte.
A homenagem agradou os produtores culturais e artistas de São Gonçalo que reconhecem o valor humano e as contribuições de Séphora para o fortalecimento da cultura local, promovendo o nome de São Gonçalo, através da beleza do Pastoril Dona Joaquina, com reconhecimento em todo o País. Max Bezerra, irmão de Séphora e professor graduado em educação artística, recebeu a homenagem com alegria. “Fico muito feliz em saber que minha irmã deixou um legado e recebe esse reconhecimento pela dedicação a cultura de São Gonçalo. Em nome de toda a família Bezerra, dos integrantes do Pastoril Dona Joaquina e dos incentivadores do grupo, quero agradecer a sensibilidade da Câmara Municipal que aprovou por unanimidade o Projeto de Lei e ao prefeito Jaime Calado que sancionou a Lei”, declarou.
Via Secom-SGA/RN