Foi com um teatrinho de fantoches e a participação da Banda de Música que a Secretária de Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN realizou na manhã deste sábado (30) a abertura simbólica do Dia “D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe com objetivo de prevenir dos vírus H1N1, H3N2 e influenza B.
A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde de Jardim Lola e contou com a presença do prefeito Jaime Calado, da primeira dama e deputada federal, Zenaide Maia, do secretário de Saúde, Jalmir Simões, além dos funcionários do posto e equipe técnica. A mobilização atraiu idosos e pais que levaram os filhos para receber as doses da vacina.
A vacina contra gripe é considerada segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, como internações ou mortes. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações, segundo o Ministério da Saúde.
A meta de São Gonçalo é imunizar cerca de 20 mil pessoas, equivalente a 80% da população alvo dos grupos prioritários que são: pessoas acima de 60 anos, crianças de seis meses até menos de 5 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.
O Dia “D” de Vacinação acontece hoje durante o dia e todas as Unidades de Saúde da Zona Rural e Urbana do município estarão abertas até às 17h para distribuição gratuita da vacina.