São Gonçalo: Estátua de 13 metros no formato do Galo Branco ganha pintura original

Posted by on 11 Abril, 2016

A estátua do Galo Branco, construída às margens da RN 160, na comunidade de Santo Antônio do Potengi, já está apresentando o formato original do tradicional “Galo Branco de Dona Neném”, comercializado no Mercado Público do Artesanato de São Gonçalo do Amarante/RN.   A obra que já está na fase da pintura é custeada com

A estátua do Galo Branco, construída às margens da RN 160, na comunidade de Santo Antônio do Potengi, já está apresentando o formato original do tradicional “Galo Branco de Dona Neném”, comercializado no Mercado Público do Artesanato de São Gonçalo do Amarante/RN.  
A obra que já está na fase da pintura é custeada com recursos próprios da Prefeitura Municipal. Juntamente com a construção da Praça Pública no entorno do monumento de 13 metros de altura tem valor de R$ 108 mil, oriundos da Fundação Cultural Dona Militana, e acompanhamento da obra pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
Na manhã deste domingo (10) o prefeito municipal Jaime Calado esteve no local onde foi erguida a obra. “Temos que valorizar os nossos símbolos e o Galo Branco é o símbolo do Folclore do Rio Grande do Norte, um motivo de orgulho para todos nós. Escolhemos a comunidade de Santo Antônio para homenagear o local onde o galo foi criado e também para homenagear todos as nossos artesãos”, afirmou Jaime Calado.  
O Galo Branco – O Galo Branco nasceu das mãos do artesão Antônio Soares, que viveu em Santo Antônio do Potengi, mas foi sua assistente, Dona Neném Felipe, que deu um novo estilo a “quartinha” de barro em formato de galo, deixando-a com aspecto de uma peça decorativa e com cores. O Galo Branco foi escolhido como símbolo do folclore Norte-Riograndense, no ano de 1996, legitimando uma alusão do então Prefeito de Natal Djalma Maranhão, que justificou a escolha em 1950, tida como festiva e lúdica.
Via Secom, fotos: Wendell Jefferson
Galo2

Comente

Comente