Natal recebe comemoração do ano novo chinês neste domingo

Posted by on 23 Fevereiro, 2016

Um dos mais tradicionais eventos da cultura chinesa terá uma edição em Natal neste final de semana. É a comemoração do ano novo chinês, organizado pela Federação Norte Rio Grandense de Kung Fu, entidade formada por diversas associações de artes marciais da cidade. O evento ocorre neste domingo (28), na Cidade da Criança, a partir

Um dos mais tradicionais eventos da cultura chinesa terá uma edição em Natal neste final de semana. É a comemoração do ano novo chinês, organizado pela Federação Norte Rio Grandense de Kung Fu, entidade formada por diversas associações de artes marciais da cidade. O evento ocorre neste domingo (28), na Cidade da Criança, a partir das 7h.
Comemorado no mundo inteiro, em Natal a celebração contará com workshops e demonstrações de kung fu e tai chi chuan, oficinas de alongamento, defesa pessoal e zen budismo, além da tradicional dança do leão e filmes que retratam a cultura chinesa.
Todas as oficinas são gratuitas, mas tem limitação de público.  O evento é fruto da união das associações de Kung Fu da cidade que vão levar demonstrações de uma das artes marciais mais importantes do mundo de forma gratuita para a população.
Ano novo chinês
Uma das principais marcas da cultura oriental, o ano novo chinês tem contagem que corresponde ao calendário lunar, com uma duração menor do que os anos solares, tradicionalmente comemorados no ocidente. O ano 4716 começou oficialmente no dia 8 de fevereiro de 2016 e segue até o dia 27 de janeiro de 2017 e é representado pelo macaco e pelo elemento fogo.
Programação
Manhã
7h-8h – Oficina de Tai Chi Chuan. Instrutor: Sifu Jair
8h-9h – Oficina de Chi Kung. Instrutor: Sifu Ericksson.
9h-10h – Palestra sobre Zen Budismo. Responsável: Academia Tat Wong
9h – Cine Kung Fu – Kung Fu Panda
9h-10h – Workshop Choy Lay Fut. Responsável: Sihing Gustavo
10h-11h – Workshop de Louva Deus. Gratuita. Instrutor: Sifu Jair
11h-12h Workshop de Garra de Águia. Gratuita. Instrutor: Sifu Ericksson.
Tarde
14h – Apresentações das associações. Cada associação vai ter 45 minutos para a apresentação e para falar sobre o estilo. Estilos: Choy Lay Fut, Garra de Águia, Louva Deus e Sanda.
15h – Cine Kung Fu – Ip Man (O Grande Mestre)
16h – Workshop de Defesa Pessoal. Responsável: Sihing Aécio Dantas.
17h30 –  Encerramento com Dança do Leão.
(Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas – Comemoração do ano novo chinês em SP e Cartaz oficial do evento)
943940_10206978076862911_39305168319064567_n

Comente

Comente