Em São Gonçalo, o trabalho de combate à dengue é incansável

Posted by on 26 Janeiro, 2016

“O município de São Gonçalo do Amarante foi o único da Grande Natal a cumprir, no ano de 2015, os seis ciclos de visitas domiciliares dos agentes de endemias preconizados pelo Ministério da Saúde”. Essa declaração foi da coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Soares, ao falar sobre o trabalho de combate ao mosquito Aedes

“O município de São Gonçalo do Amarante foi o único da Grande Natal a cumprir, no ano de 2015, os seis ciclos de visitas domiciliares dos agentes de endemias preconizados pelo Ministério da Saúde”. Essa declaração foi da coordenadora de Vigilância em Saúde, Márcia Soares, ao falar sobre o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti no município. A prevenção do mosquito causador da Dengue, Chikungunya, Zika Virus e Microcefalia tem reduzido a incidência de focos, por isso o município não recebeu as tropas do Exército Brasileiro para o trabalho emergencial.
 
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância e Saúde, está dando continuidade ao combate do Aedes Aegypti. Além do acompanhamento feito diariamente pelos 47 agentes de endemias, que já iniciaram o primeiro ciclo de visitas domiciliares deste ano, uma equipe formada por cinco profissionais está atuando nos bairros que apresentaram maior incidência de infestação predial. O grupo é composto por três borrifadores e dois supervisores que percorrem as ruas, no final da tarde e início da noite, dispersando produtos adequados para eliminar o mosquito. Nesta etapa estão sendo percorridas as ruas do Conjunto Amarante, Novo Amarante e Golandim.
 
Os agentes de endemias contam com um aliado para exterminar os focos da Dengue. Desde o ano passado a Prefeitura Municipal adquiriu duas novas bombas de última geração para auxiliar o combate. A utilização destas bombas garante um alcance maior do ambiente borrifado, bem como atinge o mosquito de forma mais rápida, já que a vazão dela é melhor, permitindo também o uso correto do inseticida eliminando apenas a quantidade adequada.
 
Segundo Márcia Soares, as comunidades são escolhidas a partir dos indicies de infestação que são registrados pelo Covisa de São Gonçalo. “Estamos fazendo um trabalho preventivo e permanente. Utilizamos esse tipo de prevenção em último caso, pois precisamos que as pessoas se conscientizem e evitem a criação de focos do mosquito. Através de ações simples de limpeza de terreno, não deixando água parada e fazendo a vistoria nas nossas casas podemos mudar muita coisa e realizando essas ações é certeza não ter preocupação no futuro. Por mais que o município tenha sido reconhecido como uma ilha dentro da epidemia de Dengue que houve no estado, não podemos relaxar. Temos que continuar com o trabalho preventivo que vem dando certo” afirmou.
 
O município ainda conta com dois importantes projetos de prevenção da Dengue, em parceria com Secretaria de Educação, envolvendo os estudantes da rede pública de ensino e outros órgãos da gestão municipal. O projeto “São Gonçalo Unido Contra a Dengue” percorre as comunidades com mutirões de limpeza e conscientização dos moradores e já foi apresentado em Brasília como “Case de Sucesso”. Outra ação educativa é o projeto “A Gente Contra a Dengue”, desenvolvido em parceria com o supermercado Nordestão e que premia escolas e estudantes que apresentem criatividade e melhor envolvimento com as comunidades. A Coordenadora de Vigilância e Saúde de São Gonçalo dispõe de uma linha telefônica exclusiva para receber denúncias e prestar informações que é o(84) 3278-3470.
 
Via Secom, Por Marília Costa e fotos: Isaías Carlos / Raphael Santos
DSC_2721 DSC_2737 DSC_2763 DSC_2808 DSC_3011

Comente

Comente