O Campus do Instituto Federal do Rio Grande do Norte – São Gonçalo do Amarante comemorou no fim da tarde desta quinta-feira (17), o terceiro ano de inauguração da unidade. O prefeito municipal Jaime Calado, o reitor Belchior de Oliveira, os secretários municipais, Abel Soares (Educação), Leonardo Medeiros (Desenvolvimento Econômico), Flávio Henrique (Cultura), Hélio Duarte (Meio Ambiente) e Micael Moreira (Esporte) prestigiaram o evento.
A Unidade funciona há quatro anos e foi inaugurada, oficialmente, há três anos. A solenidade teve inicio com a inauguração da Usina Fotovoltaica instalada no estacionamento do campus. O equipamento implantado é composto de 230 painéis solares de 245W, cada, totalizando 56 kW de potência instalada, cobrindo uma área aproximada de 375 m², provendo energia para o Campus e sombra para os veículos.
Estima-se que mensalmente serão gerados 7.500 kWh, cobrindo 20% do consumo. Isso representará uma redução de pelo menos R$ 33,3 mil anuais na despesa do Campus, além de evitar a emissão de 8 toneladas de CO2/ano. Existe ainda espaço suficiente para pelo menos quadruplicar o aproveitamento solar da unidade.
O evento contou com apresentação musical do Coral Municipal cantando músicas natalinas e da Banda Municipal. Jaime Calado falou da importância do IFRN para o município e a mudança que o instituto trouxe. “São Gonçalo faz parte dessa história de sucesso que são os “IFs”. Vimos a instalação dessa usina fotovoltaica que é um passo muito importante para economizar e preservar as reservas naturais, mas a usina que movimenta e transforma o município é esse instituto. Sempre digo que é uma benção para gente ter um campus como esse. Ele cuida do que há de melhor, os nossos jovens e do futuro deles com educação de qualidade. Esse três anos foram de resultados muito proveitosos e com a certeza de que valeu a pena cada esforço da direção do instituto, governo federal e como de todos os servidores. Quero parabenizar em nome do nosso povo e desejar muitos séculos de vida. Vocês fazem o bem ao futuro da nossa nação”, finalizou.
Via Secom, por Marília Costa e fotos: Isaías Carlos