Projeto “Arborização nas Escolas” incentiva criança a preservar o meio ambiente

Posted by on 22 Setembro, 2015

Cinco espécies de árvores nativas foram plantadas em uma área livre da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, localizada no bairro de Soledade, Zona Norte de Natal. A ação faz parte do projeto “Arborização das Escolas”, e aconteceu na tarde desta segunda-feira (20). O plantio de três Aroeiras, uma Ubaia, e uma Sabão de Soldado

Cinco espécies de árvores nativas foram plantadas em uma área livre da Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, localizada no bairro de Soledade, Zona Norte de Natal. A ação faz parte do projeto “Arborização das Escolas”, e aconteceu na tarde desta segunda-feira (20).

O plantio de três Aroeiras, uma Ubaia, e uma Sabão de Soldado – todas árvores nativas – serviu como lançamento oficial do projeto, idealizado “com o objetivo de incentivar às crianças a contribuírem com a preservação do meio ambiente e de lutar por um mundo mais sustentável”, destacou Gleydson José Bento Lima, que integra a equipe do Setor de Ações e Projetos do Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação.

De acordo com Gleyson Lima, a ideia surgiu a partir da realização do Seminário de Educação Ambiental, promovido pelo Instituto World Wide Found For Nature (WWF Brasil), em agosto de 2015.

O projeto de “Arborização das Escolas” está sendo realizado em parceria firmada com a Secretaria Municipal de Educação (SME), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e com o apoio do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Além da escola Monsenhor José Alves Landim, as escolas Bernardo Nascimento, localizada no bairro de Felipe Camarão, Professora Terezinha Paulino, no bairro do Parque dos Coqueiros e Professora Francisca Ferreira da Silva no Bom Pastor, também serão contempladas com o projeto.

Uma das motivações para o lançamento do projeto acontecer na Escola Municipal Monsenhor José Alves Landim, é a já existência na unidade, de um outro trabalho com a mesma proposta. O projeto é “Um Outro Olhar sobre o Espaço”, desenvolvido com objetivo de “tornar o processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico e envolvente”, é coordenador pelo professor de Geografia, João Pedro da Silva Neto.

O professor João Pedro conta que durante toda semana que antecedeu ao evento de lançamento do projeto, os alunos trabalharam com criação de textos relacionados à preservação do meio ambiente. Durante o evento, uma palestra sobre a importância das árvores nativas para o meio ambiente e sobrevivência do homem, foi ministrada pelo Núcleo de Educação Ambiental da Semurb.

Aos 11 anos, Micaele Nunes disse que entendeu direitinho a proposta do projeto e explicou a importância da preservação do meio ambiente. “As árvores são responsáveis por fazer a purificação do ar; além de servir de matéria prima para muitas coisas, como por exemplo, o caderno, o lápis para usar na escola”, disse.

Via Secom Natal – Foto Adrovandro Claro

Comente

Comente