Vídeo – Prefeito Paulinho entrega pavimentação da Firmino Moura e 40 novos micro-ônibus

Durante a solenidade de entrega da pavimentação da avenida Firmino Moura e dos 40 novos micro-ônibus que compõem o novo sistema de transporte municipal, o Prefeito Paulinho falou da alegria de entregar a pavimentação da avenida Firmino Moura no Santa Terezinha e dos 40 novos veículos do transporte publico municipal

Imagens Ariel Dantas

Secretária Julianne Faria anuncia Restaurante Popular e Central do Cidadão para São Gonçalo

Na manhã desta terça feira (31), a secretária estadual de assistência social e primeira Dama do Estado, Julianne Faria esteve em São Gonçalo do Amarante acompanhando o Governador Robinson Faria na entrega da pavimentação da Avenida Firmino Moura e dos 40 novos micro-ônibus da nova frota de transporte municipal, Julianne aproveitou o encontro promovido pela Prefeitura Municipal para anunciar a vinda do Programa de segurança alimentar que garante ao trabalhador uma refeição diária com o Restaurante Popular.

Julianne comentou com nossa reportagem que o local escolhido para o restaurante será o Golandim. No restaurante Popular o trabalhador faz sua alimentação com alto valor nutritivo ao custo simbólico de R$ 1. O programa conta atualmente com 32 unidades de restaurantes populares em 25 municípios potiguares, assegurando diariamente almoço à população de menor poder aquisitivo.

Os restaurantes populares estão nos municípios de Natal (Centro Administrativo, Alecrim, Planalto e na avenida Pompéia e Igapó, ambos na Zona Norte), Mossoró (Centro, Alto de São Manoel, Santo Antônio e UERN), Assu (Centro e Frutilândia), Caicó, Currais Novos, Macaíba, Pau dos Ferros, Parelhas, Areia Branca, Extremoz, Ceará-Mirim, Macau, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Nova Cruz, João Câmara, Parnamirim, Jardim de Piranhas, Canguaretama, Jucurutu, Santo Antônio, São Miguel, São José de Mipibu e Apodi.

Confiram o vídeo com imagens de Ariel Dantas

Primeiro município da Grande Natal a ter transporte licitado, São Gonçalo recebe nova frota nesta terça

O município de São Gonçalo do Amarante/RN terá uma nova frota de transporte público a partir desta terça-feira, dia 31, resultado da primeira licitação do tipo na Região Metropolitana de Natal – de número 006/2013 – e que seguiu todos os trâmites legais e teve acompanhamento do Ministério Público. O prefeito Paulo Emídio (Paulinho) fará o ato simbólico da entrega dos 40 micro-ônibus que atuarão em dez linhas, no largo do Mercado Público Municipal, às 10 horas. “Será um dia muito importante para o município, que passará a ter transporte público de qualidade”, enfatiza o gestor. Os novos veículos – com investimento total de mais de R$ 13 milhões – têm acessibilidade para cadeirantes, ar-condicionado e será implantada bilhetagem eletrônica, além de sistema de monitoramento através de câmeras de segurança. De acordo com a vencedora da licitação, a Cooperativa dos Transportes da Grande Natal (Cooptagran), essa frota é a mais nova do país e servirá de modelo para as demais cidades da Região Metropolitana do Rio Grande do Norte. O presidente da entidade, Rubens Marques, ressalta a otimização nas rotas e horários. “Vamos melhorar nosso sistema, implantando um acompanhamento mais rigoroso do cumprimento dos horários. Teremos, por exemplo, uma escala para os cooperados, que serão fiscalizados com relação às faltas e ainda serão notificados”, garantiu. Ainda de acordo com ele, esses veículos, ambientalmente aprovados pelo baixo índice de poluentes e conforme as leis de trânsito, oferecerão conforto para a população, e para profissionais, que trabalharão em veículos zero. E ele adianta: além desses 40 veículos, já está programada a aquisição de mais oito novos micro-ônibus no primeiro semestre de 2018, o que vai totalizar 48 veículos de qualidade em circulação, sendo três de reserva. A COOPTAGRAN Atualmente há 70 permissionários cadastrados na Cooptagran, que estão aptos a trabalhar nos novos veículos do município. Os cooperados ativos se inscreveram e seguiram as normas do estatuto e edital que rege a cooperativa e regulariza o transporte de interbairros. Via Secom, Fotos Junior Santos

Vídeo – Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes esteve em São Gonçalo e falou sobre os Santos Mártires

Aproveitamos a visita do Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito e Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo e batemos um papo com ele. A reportagem é do Ariel Dantas com nossas imagens. Hummes falou da satisfação de vim novamente ao RN e celebrar a missa em ação de graças aos Santos Mártires, acompanhem.

 

São Gonçalo se destaca no JERN´s

Encerrada a participação das equipes escolares na edição dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (JERN’s 2017), o município de São Gonçalo do Amarante conseguiu evoluir com relação a anos anteriores, conquistado várias medalhas individuais e coletivas.

O beach handebol ficou com o 1º lugar mirim masculino, 3º lugar infantil masculino e 4º lugar infantil feminino. Já no Jiu-jitsu, foram trazidas duas medalhas de prata, e no Taekwondo, duas de ouro. Tais resultados reforçam a ideia de incentivar a participação das escolas em diversas modalidades, afim de criar mais possibilidades de êxito no JERN’s e demais competições que façam parte do calendário esportivo.

Professor de Educação Física do Município, Gilvan Monteiro, coloca a importância da criação de pólos com modalidades diversas, distribuídos estrategicamente nas unidades de ensino do município, que venham possibilitar a prática esportiva dos atletas da escola. ”Nossa intenção é oferecer várias modalidades, pois quanto maior a participação de alunos nas próximas competições, maior a nossa possibilidade de pontuar e dar a São Gonçalo uma expressão no cenário esportivo escolar”, disse.

Milka Luiza, também da Educação Física, destaca ainda que as escolas Genézio Cabral, Jonas Escolástico de Noronha, Maria das Neves, Maria de Lourdes de Lima e Vicente de França, que participaram com as modalidades de Handebol de areia, Futebol de Campo, Futsal, Taekwondo e Jiu-Jitsu, receberam da prefeitura, por meio do setor de transportes da Secretaria de Educação, um grande apoio para translado das equipes até os locais de competição.

Zenaide Maia participa da procissão e missa de N.S. do Rosário em Caicó

No domingo à tarde, a deputada federal Zenaide Maia percorreu ao lado de milhares de fiéis as ruas de Caicó na procissão  de encerramento da tradicional festa de Nossa Senhora do Rosário. A parlamentar também fez questão de, na sequencia, participar da missa solene presidida pelo Bispo Dom Antônio.
Zenaide que é católica praticante, sempre faz questão de participar dos festejos da Santa Padroeira.

“Eu sou católica de Fé. Fé é insistir, persistir e nunca desistir de lutar por aqueles que mais precisam. Eu sou médica aqui de Jardim de Piranhas, sou aqui do Sertão  e digo o seguinte: a festa da padroeira eu acho linda, pois é uma festa que estimula paz”, declarou.

Na oportunidade, a deputada falou à imprensa sobre a importância do IFRN, sobre a falta de vontade política para resolver a questão da crise hídrica, e sobre a mudança de partido e outros assuntos.

A

 

São Gonçalo é única cidade do RN a receber capacitação do Sírio Libanês

Vinte e dois servidores de São Gonçalo do Amarante, entre médicos, enfermeiros, dentistas, diretores e gerentes das Unidades Básicas de Saúde, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, participaram, na manhã desta sexta-feira, 27, no Teatro Municipal, do encerramento de uma capacitação importante, ministrada pelo renomado Hospital Sírio Libanês (São Paulo), entre os meses de junho e setembro.

 

Com um trabalho reconhecido, destaca o secretário de Saúde, Jalmir Simões, o Município conquistou a qualificação, sendo uma das cinco cidades de todo o Nordeste contempladas, e a única entre as cidades do Rio Grande do Norte, a receber o curso de atualização em protocolos da atenção básica, que contemplou apenas 20 municípios brasileiros.

 

Das duas opções ofertadas – protocolos de Risco Cardiovascular e Doenças Crônicas não Transmissíveis e de Atenção à Saúde das Crianças – São Gonçalo escolheu o primeiro, por considerar o mais adequado para a realidade epidemiológica e necessidades de saúde da população que utiliza a atenção básica no município. Tal curso possibilitará a qualificação da produção do cuidado na Atenção Básica.

 

“Estamos muito felizes com a conquista dessa qualificação envolvendo os melhores profissionais e instituições do país. Ganha o profissional do nosso município, que adquiriu competências para realizar trabalhos mais qualificados, e principalmente ganha nossa população, que terá ganho na prestação do serviço”, ressalva o prefeito da cidade, Paulo Emídio.

 

O curso contou com parcerias do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituições de Ensino Superior do país.

 

FOTOS: JÚNIOR SANTOS

Freira morre carbonizada dentro de alojamento do Educandário Santa Terezinha em Caicó

Um incêndio na madrugada deste domingo (29), nas dependências do Educandário Santa Terezinha em Caicó, provocou a morte de uma freira da irmandade do Amor Divino. Ela foi identificada até agora como Terecine e era natural do estado da Bahia, tinha chegado há pouco tempo em Caicó.

A informação que o Blog Sidney Silva apurou que a irmã não conseguiu sair de dentro do quarto onde estava, morrendo carbonizada. Ela estava no quarto dormindo quando o fogo se alastrou pelos alojamentos. Outra irmã, identificada como Irmã Prachedes, que também estava no prédio (em outro alojamento) saiu ilesa da situação. O Corpo de Bombeiros esteve no local e controlou as chamas.

Atualizado para acréscimo de informações:

O prédio onde funciona o educandário é muito extenso. E o fogo atingiu apenas o setor dos alojamentos das irmãs do Amor Divino. Pelo que o Blog Suebster Neri conseguiu apurar, o fogo iniciou muito provavelmente no quarto onde estava a irmã Terecine e se espalhou para pelo menos mais dois outros cômodos. Seria precipitado afirmar, mas, muito provavelmente o fogo tenha iniciado por uma vela, ou mesmo por um curto circuito na rede elétrica. A tragédia poderia ser maior, haja vista que cerca de 15 freiras moram no local, Mas devido se tratar de um fim de semana, muitas irmãs estavam viajando.

Via http://sidneysilva.com.br/identificada-freira-morta-carbonizada-em-incendio-no-educandario-santa-terezinha/

Zenaide Maia entre os mais votados do Prêmio Congresso em Foco

A deputada federal Zenaide Maia foi muito bem votada no 10º Prêmio Congresso em Foco de 2017. O Prêmio é uma iniciativa do site Congresso em Foco, jornal online especializado em política nacional, e tem como objetivo distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional. O prêmio aponta os melhores congressistas indicados pelo júri, jornalistas e voto popular.

Zenaide Maia recebeu o prêmio pela indicação na categoria “Melhores Deputados pelo voto popular”. Entre os 50 primeiros, na categoria “Destaque no combate à corrupção e ao crime organizado”, a deputada teve destaque.

O Prêmio Congresso em Foco também estimula a população a acompanhar os representantes de modo ativo e participativo na política do País.

Para deputada Zenaide Maia, o prêmio veio como um bom reconhecimento pelo seu trabalho na Câmara dos Deputados.

Espetáculo mostra saga dos Santos Mártires a partir de hoje em Uruaçu

Após a canonização dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu no dia 15 de outubro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, São Gonçalo do Amarante volta a ser palco de grandes eventos em torno dos colonos mortos em 1645 por holandeses. Com programação diversificada com missas e shows, com destaque para a “Cantata dos Santos Mártires”, a cidade tem três dias de espetáculos, sendo esta sexta (27) e sábado (28) no Santuário de Uruaçu, e, no domingo (29), no Patamar da Igreja Matriz do município.

O espetáculo foi apresentado à imprensa, autoridades e convidados na noite dessa quinta-feira (26). O Ensaio Geral emocionou os presentes, que ficaram encantados com a grandiosidade da encenação. “Após ter participado da cerimônia no Vaticano, estou vivendo novamente uma grande emoção. Parabéns aos nossos artistas da terra, costureiras e todos os profissionais e secretarias municipais e estaduais envolvidos. Está lindo e tenho certeza que todos que assistirem, vão se sentir orgulhosos dessa grande homenagem que estamos fazendo aos santos potiguares”, disse o prefeito da cidade, Paulo Emídio.

A Cantata reconta a história dos colonos de Cunhaú e Uruaçu, na capitania do Rio Grande do Norte, que foram massacrados durante as invasões holandesas no século XVII. Alguns registros históricos apontam que o mercenário alemão Jacob Rabbi, a mando dos holandeses que tomaram Natal em 1633, tinha a intenção de convencer os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira a se converterem ao calvinismo.

Com direção geral da coreógrafa Diana Fontes, a Cantata para os Santos Mártires tem roteiro e direção musical do renomado músico Danilo Guanais, que baseia o espetáculo em escritos dos pesquisadores padre Antonio Murilo de Paiva e monsenhor Paulo Herôncio de Melo. Conta ainda com produção executiva de Danielle Brito; figurino de Riccardo San Martini; assistência de direção e produção, Gleydson Almeida e Flávio Henrique e projeção mapeada de Wilberto Amaral.

Atores – maioria de São Gonçalo – e coral ensaiaram desde o início de outubro em ritmo frenético para ficarem afinados com a história do massacre. A Cantata é patrocinada pelo Governo Cidadão, via Banco Mundial, e envolve várias secretarias como Sethas, Setur, Fundação José Augusto, além do apoio da Prefeitura de São Gonçalo e Arquidiocese de Natal.

SERVIÇO:
Sexta
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
19h – Cantata dos Santos Mártires

Sábado
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
7h – Reunião da Juventude
10h – Missa Padre João Maria
12h – Missa Padre Antônio Murilo Paiva
14h – Show com Fátima Santos
15h – Show dos Cantores de Deus
17h – Concelebração presidida pelo Arcebispo Emérito de SP, Cardeal Cláudio Hummes
19h – Cantata aos Santos Mártires

Domingo
Local: Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
16h – Procissão Solene de São Benedito (patrono da cidade)
17h – Santa Missa
19h – Cantata dos Santos Mártires

Via Secom, Fotos Junior Santos

Prefeito Paulinho Emidio visita a Câmara Municipal

Prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emidio, e a Primeira-dama Tereza Maia, estão neste momento na Câmara Municipal, reunido com todos os vereadores da cidade.

Na oportunidade, o gestor municipal falou aos vereadores sobre a viagem à Roma, em virtuda da Canonização dos Mártires de Uruaçú e Cunhaú, e sobre as medidas que o município precisa tomar para receber os romeiros de todo o Brasil e Mundo, já que a partir dessa Canonização, São Gonçalo e o Rio Grande do Norte viverão outra história.

Ainda na visita, o prefeito e a primeira dama entregaram a cada vereador, uma lembracinha simbólica, de Roma. Antes de encerrar a reunião, Paulinho Emídio convidou a todos para a inauguração do asfalto da Avenida Firmino Moura, e entrega dos mico-ônibus que farão o transporte público de inter bairros que será operado pela Cooptagran; na próxima terça-feira, 31 de outubro, ao lado do Mercado Público Municipal. Via Rafael Mello https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1183495578461675&id=100004037311856

São Gonçalo faz pesquisa com jovens para elaborar políticas públicas

A Coordenação de Juventude de São Gonçalo do Amarante está realizando uma pesquisa com a população jovem do município. O objetivo é obter um banco de dados, saber sobre a situação da juventude são-gonçalense e questionar quais as necessidades e situação socioeconômica. Conteúdo esse que será utilizado para elaboração de projetos e políticas públicas.

“Estamos fazendo uma pesquisa qualitativa para também conseguirmos um contato direto com os jovens. Conhecer as realidades, dificuldades, quais necessidades na área de qualificação e também apresentar nossos programas voltados a eles, e que às vezes não conhecem”, explica Ana Catarina, coordenadora de juventude.

O intuito é entrevistar 1.100 jovens, o que equivale a 0.01% desse público na cidade. A consulta iniciou no dia 23 de outubro e será realizada até o dia 03 de novembro, nas zonas urbana e rural do município.


Crianças atendidas pela Semtasc têm dia de esporte, lazer e cultura

Cerca de 400 crianças e adolescentes, atendidos pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de São Gonçalo do Amarante, tiveram um dia inteiro de esporte, lazer, cultura, interação social e aprendizagem, nesta quinta-feira, 26, no Serv Club. Eles participarão do II Torneio de Futebol de Campo do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que tem o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida.

Incentivador do projeto, o prefeito Paulo Emídio fez questão de ir ao evento na parte da manhã, ao lado da primeira-dama, Tereza Maia. “Incentivamos demais essas ações que previnem que essas crianças e adolescentes fiquem em situações de risco, nas ruas ou expostas à violência e drogas. Nosso Município promove projetos que fortalecem os vínculos familiares e também comunitários”, disse o chefe do poder executivo municipal.

Segundo explica o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Antônio Dantas Neto, tal serviço faz parte da Proteção Social Básica. “Fazemos esse trabalho junto à população que vive em situação de pobreza, ausência de renda, fragilização de vínculos afetivos, como discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências. Percebemos melhora nas vidas dessas pessoas”, observa.

Mais de 80% da população de São Gonçalo desaprovam o Governo Temer

Quando perguntados “Como o senhor avalia o Governo Temer” mais de 80% dos entrevistados desaprovam o Governo Federal, vamos aos números divulgados pelo instituto Seta que ouviu 500 pessoas em São Gonçalo do Amarante. Péssimo foi a resposta de 74,71%, Ruim 9,51%, Regular 7,60%, Bom 2,28%, Ótimo 0,38% e 5,51% Não souberam ou não responderam a pesquisa estimulada.

Margem de erro : 2,5 % e Intervalo de confiança: 95%

Zenaide Maia lidera pesquisa para o Senado

O instituto Seta divulgou pesquisa realizada em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Para o Senado Federal a atual Deputada Zenaide Maia mostra a tendencia de crescimento e lidera a pesquisa com 25,86%, seguida dos atuais Senadores Garibalde Alves com 8,56% e José Agripino 7,03% a pesquisa estimulada ainda contou com o nome da ex atleta Magnolia Figueiredo que obteve 0,76% das intenções de primeiro voto para senador. Nesse primeiro cenário, os eleitores que não sabem ou não responderam somam 8,94% e Nenhum com 48,86%.

O instituto ainda perguntou sobre o segundo voto para Senador e novamente Zenaide aparece em primeiro com 8,94% seguida dos atuais senadores Garibalde com 8,17% e Agripino 4,75% e Magnolia 1,33%. No segundo cenário, os eleitores que não sabem ou não responderam somam 11,22% e Nenhum com 65,59%.

Margem de erro : 2,5 % e Intervalo de confiança: 95%

Fátima Bezerra tem a preferência dos eleitores de São Gonçalo

A Senadora Fátima Bezerra tem a preferencia dos eleitores de São Gonçalo quando o assunto é o Governo do Estado, O Instituto Seta também pesquisou a intenção de voto para o executivo estadual, Fátima aparece com 22,62% seguida pelo prefeito da capital, Carlos Eduardo 11,22%, o atual governador Robinson Farias 2,47% e Cláudio Santos 0,38%, a pesquisa estimulada ainda contabilizou 8,56% dos eleitores que não sabem ou não responderam e 54,75% responderam que não vão votar em nenhum dos candidatos.

Margem de erro : 2,5 % Intervalo de confiança: 95% 

Lula lidera pesquisa para Presidência em São Gonçalo do Amarante

O Instituto Seta também pesquisou a intenção de voto dos Sãogonçalenses para a Presidência da republica, O ex presidente Lula ou alguém indicado por ele aparece na frente com 51,71% seguido do deputado Jair Bolsonaro com 9,13%, Marina Silva 2,09%, João Dória 1,33% e Geraldo Alckimin com 0,95%. Os que não souberam ou não responderam somou 5,32% e 29,47% dos entrevistados responderam nenhum dos candidatos. 

Margem de erro : 2,5 % Intervalo de confiança: 95% 

Horta Escolar será expandida para atender mais alunos de São Gonçalo

Dez escolas municipais serão beneficiadas com o projeto “Horta Escolar: um espaço pedagógico para práticas de educação nutricional e ambiental”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das Secretarias de Agricultura e da Educação, em parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
O projeto deve beneficiar alunos do ensino infantil e fundamental 1 e 2, juntamente com toda a comunidade escolar. O objetivo é incorporar a alimentação adequada, nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, tendo como eixo a gestão das políticas públicas nas escolas municipais.
O projeto piloto já foi implantado na creche Maria Odete, localizada na comunidade de Poço de Pedra, zona rural do município. Com o sucesso da ação, a prefeitura decidiu expandir a atividade para outras unidades escolares. Dessa forma, já foi lançado o processo de licitação para aquisição de sementes que, logo após, permitirá a instalação das hortas.
Para o bom andamento do projeto, a Secretaria de Agricultura vai disponibilizar os insumos e a orientação do plantio. Já a Secretaria de Educação, vai trabalhar a parte pedagógica do projeto. Para tanto, os estudantes serão cadastrados em disciplinas com temas diversos, como alimentação, nutrição e ecologia. A finalidade é fazer com que as crianças sejam multiplicadoras desses hábitos e despertem na comunidade escolar a importância da agricultura.
Além de promover mudanças de valores e hábitos no público infantil, transformando os espaços ociosos em ativos, o projeto de cunho pedagógico e sustentável incorpora um cardápio proposto por nutricionistas, garantindo a segurança alimentar das crianças, uma vez que as hortas escolares não possuem risco de contaminação por agrotóxicos e transgênicos.

Antonov 124-100 vai pousar no Aeroporto de São Gonçalo do Amarante hoje

O segundo maior cargueiro do mundo, Antonov 124, fará um pouso para reabastecimento no Aeroporto de São Gonçalo na noite desta quinta-feira (26). A imponente aeronave com capacidade de carga de cerca de 120 toneladas deve pousar no Terminal às 20h e permanecer duas horas em solo antes de seguir para Dacar, no Senegal.

A pista do nosso Aeroporto tem total capacidade para atender este tipo de aeronave. Recém-reformada, tem comprimento de 3000 metros e largura de 60 metros. O cargueiro russo ostenta 73 metros de envergadura por 69 metros de comprimento e 21 metros de altura. Se comparado com um edifício, a aeronave equivaleria a sete andares de altura.

A infraestrutura do Terminal aéreo foi desenhada para operar com qualquer tipo de aeronave existente. É a maior pista do Nordeste brasileiro e uma das poucas do Brasil com este porte. Para receber o avião a concessionária realizará uma ação com 20 fotógrafos apaixonados por aviação, que poderão acompanhar o pouso e a decolagem do cargueiro de perto. A última vez que uma aeronave do tipo esteve na capital potiguar, foi em 2010.

Zenaide Maia sugere aprovação de MP para socorrer prefeituras durante reunião

Com o tema “Municípios pedem socorro”, a  bancada federal do RN se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) para discutir ações e soluções urgentes para tentar solucionar a crise financeira que vem atingindo os municípios potiguares. A deputada federal Zenaide Maia participou da reunião da bancada federal e prefeitos no auditório da Fiern.

Zenaide Maia deixou claro que é a favor da aprovação da medida provisória para socorrer os municípios com um fundo de participação extra, que aconteceu em governos passados. “Temos que olhar para nossos municípios, olhar para a nossa população, pois são eles que mais precisam de saúde, assistência básica, e uma educação de qualidade. Os nossos prefeitos são os que mais sofrem com essa falta de recurso para os serviços básicos”.

Presentes, além da deputada Zenaide Maia, os senadores Fátima Bezerra, Garibaldi Alves e José Agripino. O coordenador da bancada Felipe Maia e os deputados: Antônio Jácome, Beto Rosado, Fábio Faria, Walter Alves e Rafael Motta, além do presidente Femurn e 135 prefeitos, assessores e representantes municipais.

 

Dia do Dentista: Saúde bucal de São Gonçalo é exemplo para todo o RN

Neste dia 25 de outubro comemora-se em todo o Brasil o Dia do Dentista. Em São Gonçalo do Amarante, que tem uma das melhores saúdes bucais entre os 167 municípios do estado, um projeto-exemplo apresentado para outras cidades, e até mesmo estados, dá ainda mais razões à sua população para se orgulhar de seus profissionais e celebrar a data.

É o que explica a filha da terra e renomada cirurgiã-dentista, Aldenísia Albuquerque, que tem apresentado a experiência exitosa na Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica da Saúde da Família Igreja Nova em várias conferências e eventos da saúde. Segundo detalha, o município trabalha seguindo as diretrizes colocadas pelo Projeto Brasil Sorridente, realizando ações em todos os ciclos de vida, com excelência.

Desse modo, inicia o atendimento na gestante, realizando o pré-natal odontológico; e faz também o atendimento aos escolares no Projeto Cáries Zero, além de visitas domiciliares, com atendimento a acamados e pessoas que não podem se locomover, com atividades educativas e de orientação à higienização bucal, e até mesmo fazendo atendimentos cirúrgicos e periodontais no projeto Andarilho do Sorriso.

Aldenísia ressalta ainda que a equipe de saúde bucal também realiza atividades de prevenção e promoção à saúde em conjunto com a equipe da Estratégia de Saúde da Família, junto a grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes, e realiza atividades de acolhimento e se envolve nos projetos terapêuticos singulares.

Destaque ainda que São Gonçalo tem 32 equipes de saúde bucal e um Centro de Especialidades odontológicas (CEO) com cinco especialistas experientes, que atendem aos pacientes referenciados das Unidades Básicas, realizando procedimentos de média complexidade, como: cirurgia oral menor, periodontia, radiografias odontológicas e atendimento à pacientes com necessidades especiais.

VALORIZAÇÃO

Todos os dentistas do município são concursados e recebem seus salários em dia, têm o incentivo do PMAQ inseridos nos seus vencimentos e recebem o repasse, conforme Lei Municipal, além de terem condições de trabalho. “Todas as unidades têm estruturas físicas adequadas, com equipamentos odontológicos em boas condições, salas climatizadas, com instrumental e material de consumo em quantidade suficiente para atender aos usuários. Ter todas essas condições é muito bom, portanto quem ganha mais com isso são nossos munícipes, que têm seu acesso à assistência odontológica garantida e são atendidos por profissionais comprometidos e satisfeitos”, destacou.

Santos Mártires: preparativos para 1ª Cantata do RN seguem a todo vapor

Após a canonização dos Mártires, no dia 15 de outubro, São Gonçalo do Amarante já abre as celebrações aos primeiros santos do Rio Grande do Norte em grande programação nos dias 27, 28 e 29, com a encenação da “Cantata dos Santos Potiguares”. Costureiras, figurinistas, atores e técnicos da Cultura trabalham a todo vapor para exibir um grande espetáculo, com expectativa de público acima de 20 mil pessoas somente no dia principal, 28.

Com investimento na ordem dos R$ 822 mil para estrutura (palco, som, telões de led, banheiros e equipamentos para transmissão ao vivo), publicidade (TV, rádio, bus doors e outdoors em Natal, Recife e João Pessoa) e espetáculo (contratação de elenco e equipe de apoio, bem como montagem e estrutura), a encenação – primeira nesses moldes na história do estado – reconta a saga dos heróis martirizados, através de uma ação do Governo do Estado, Arquidiocese de Natal e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, empregando diretamente mais de 70 pessoas e outras 300 indiretamente.

De responsabilidade da Fundação José Augusto, o auto une arte, cidadania e religiosidade. Tem direção geral da produtora e coreógrafa Diana Fontes, direção musical de Danilo Guanais (que escreveu e compôs a Cantata a partir dos escritos de Padre Murilo e do Monsenhor Herôncio e tem grande reconhecimento mundial: teve seu madrigal mais famoso, “A Missa de Alcaçuz”, executado no Carnegie Hall, em Nova York), produção executiva de Danielle Brito, figurino assinado por Ricardo San Martini e projeção mapeada de Wilberto Amaral.

Destaque para a participação expressiva de são-gonçalenses. Os assistentes de direção e produção, respectivamente, Gleydson Almeida e Flávio Henrique, são do município. E a seleção do elenco é quase que em sua totalidade composta por pessoas da cidade: a encenação conta com 38 artistas locais, das42 pessoas no palco. Para Diana Fontes, montar um espetáculo dessa grandiosidade em tão pouco tempo requer sobretudo “cumplicidade” com o elenco. Sendo assim, nada mais oportuno que ele fosse formado por pessoas que conhecem a história que será contada, aproveitando-se também a riqueza do cenário artístico da cidade. “Será um trabalho de integração entre o conhecimento (histórico e oral) que eles têm com a nossa prática de fazer autos”, ressalta.

Os ensaios estão acontecendo no Ginásio do Centro e a partir da próxima semana passam a ser realizados no Monumento dos Mártires. Para o ator Alex Ivanovich, nascido em São Gonçalo do Amarante, a experiência para os atores da cidade é muito válida, uma vez que estão tendo contato com uma equipe técnica que traz conhecimentos diferenciados das montagens feitas em teatros pequenos. “Já estamos acostumados a contar essa história. Mas através de uma Cantata é a primeira vez. Estamos tendo contato com elementos cênicos e musicais, que são experiências novas para boa parte dos artistas daqui”, opinou.

Já no ateliê, uma força tarefa agiliza a produção dos figurinos. Aderecistas e costureiras seguem em ritmo acelerado para confeccionar todo o material a tempo. San Martini ressalta que sua principal prerrogativa na hora de criar o figurino foi promover empatia entre as pessoas e a Cantata. Por se tratar de um espetáculo de rua, há necessidade do figurino ser bastante chamativo. Desse modo, as roupas são ricas em adereços.

TURISMO RELIGIOSO

A expectativa é que o espetáculo passe a integrar o calendário cultural do estado e, futuramente, do Brasil. “Estamos vivendo o melhor momento da história da nossa cidade e que só vai melhorar com essa canonização dos 28 mártires de Uruaçu”, observa o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio. Segundo o gestor, 600 milhões de pessoas no mundo procuram pelo turismo religioso. No Brasil, a média é de 18 milhões. “Vamos trabalhar pra atrair esse público. Já estamos iniciando várias ações junto às dioceses do estado e região Nordeste, mas queremos trabalhar as dioceses de todo o país, com apoio e articulação da Arquidiocese de Natal”.

PROGRAMAÇÃO

O Auto conta ainda com participação especial do Coral Canto do Povo, que esteve na Cerimônia de Beatificação dos Mártires em 2000, em Roma. Veja programação: no dia 26, um ensaio será apresentado para autoridades e imprensa, no Monumento dos Mártires, às 19h30. No dia 27, a apresentação será aberta ao público, no mesmo local, também às 19h30; já no dia 28, com missas e shows, a programação no santuário iniciará às 17h. Pra encerrar, no dia 29, o Auto será exibido no patamar da igreja Matriz da cidade.

Via SECOM – FOTOS: JÚNIOR SANTOS

Deputada Zenaide Maia prioriza viaduto do gancho em sua emenda de bancada

A deputada federal Zenaide Maia decidiu priorizar sua Emenda de Bancada Individual para o viaduto do gancho de Igapó. A parlamentar destinou R$ 50 milhões de Reais para construção de viadutos na divisa de Natal com São Gonçalo do Amarante. “Meu objetivo é investir na melhoria da fluidez do trânsito e poupar vidas, já que há muito tempo a população vem exigindo essa ação e o Governo não prioriza uma obra tão importante” frisou a deputada.

Zenaide Maia também declarou que: “Espero que desta vez o Governo tenha consciência e olhe para a Zona Norte de Natal e região. Fiz minha parte e vou lutar com todas as minhas forças para que essa emenda seja liberada e a obra executada para benefício da população como um todo”, destaca a deputada Zenaide Maia.

Serviço de Convivência promove II Torneio de Futebol de Campo na próxima semana

Cerca de 400 crianças e adolescentes, atendidos pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de São Gonçalo do Amarante, terão um dia inteiro de esporte, lazer, cultura, interação social e aprendizagem, com promoção a uma melhor qualidade de vida, na próxima semana. Eles participarão do II Torneio de Futebol de Campo do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), no Serv Club, no dia 26, das 8h às 16h.

Segundo explica o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Antônio Dantas Neto, tal serviço faz parte da Proteção Social Básica, que objetiva prevenir crianças e adolescentes de se depararem com situações de risco. Desse modo, o Município promove ações de desenvolvimento de potencialidades e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

“Fazemos esse trabalho junto à população que vive em situação de pobreza, ausência de renda, fragilização de vínculos afetivos, como discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências. É impressionante como nossas ações promovem o bem para essas crianças e famílias e percebemos melhora nas vidas dessas pessoas”, observa o gestor. 

Prefeitura de Areia Branca trabalha aplicação do PMAQ no incentivo dos profissionais da atenção básica

A prefeita Iraneide Rebouças e a secretária municipal de Saúde, Clarice Araújo, reuniram-se hoje (18) para tratar da viabilidade e planejar a elaboração de um Projeto de Lei que propicie o incentivo de desempenho aos profissionais da assistência básica da saúde em Areia Branca, a partir das iniciativas e ações do PMAQ – Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica.
 
Na ocasião, Clarice Araújo manifestou a satisfação pela oportunidade que a prefeita Iraneide está lhe oferecendo e destacou a preocupação da atual gestão municipal em promover a valorização dos profissionais da saúde. Nos primeiros dias na titularidade da pasta, Clarice, juntamente com a equipe técnica, trabalha no sentido de otimizar a gestão da saúde pública municipal, seja nos aspectos relacionados a aplicação efetiva de recursos financeiros, seja na valorização dos recursos humanos.
 
“O trabalho é árduo, até porque existem muitas dificuldades e entraves que devem ser gerenciados em decorrência de pendências deixadas por gestões passadas, mas estamos trabalhando por uma saúde melhor, por nossa Areia Branca”, afirmou Clarice.
 
 
A iniciativa da prefeita na aplicação do PMAQ é o reconhecimento de um pleito dos profissionais que vem sendo proposto há anos, em outras gestões. “Com essa medida, a gestão da prefeita Iraneide passa a dar ainda mais reconhecimento aos profissionais da atenção básica do nosso município, sendo prova de que a gestão está preocupada em fortalecer a saúde do nosso município, prestando um atendimento melhor e com satisfação dos profissionais, pois o mais importante recurso do SUS é o servidor (recursos humanos), os nossos colaboradores”, finalizou a secretária. 
Foto: Divulgação

Forró dos idosos anima Novo Mercado nesta sexta

Após o sucesso da primeira edição – nos festejos juninos – o “Forró dos Idosos” retorna à Central de Comercialização e Apoio ao Pequenos Agricultor (Novo Mercado), nesta sexta-feira (20), prometendo muita animação e descontração em quatro horas com muito forró pé de serra.

Idealizado pela Secretaria Municipal do Idoso e da Pessoa com Deficiência, o evento acontecerá das 16h às 20h, com participação de cerca de 100 pessoas atendidas pela prefeitura de São Gonçalo do Amarante. “Essa é mais uma de nossas muitas ações pra elevar a qualidade de vida dos idosos do nosso município”, disse a titular da pasta, Emília Medeiros.

Festejos de São Benedito será realizado de 21 a 29 desse mês, confiram a programação

Festa do Patrono São Benedito, De 21 a 29 de Outubro em São Gonçalo do Amarante
Com o tema: “Nossa Senhora Aparecida: 300 anos de Bênçãos, com São Benedito e os Santos Mártires”.
Cultura, folclore e religiosidade se encostraram em São Gonçalo do Amarante na festa de São Benedito, esse ano homenageará aos 300 de Nossa Senhora Aparecida e a canonização dos Santos Mártires.
No dia 21 (sábado) as 5h. Alvorada, caminhada festiva, hasteamento das bandeiras e café comunitário, e as 19h Santa missa com casamento comunitário.
Todas os dias, caminhada penitencial as 5h, e as 19h novena de São Benedito, logo após teremos apresentação culturais e barracas.
No dia 29 (domingo), dia de São Benedito,
15h Momento Mariano com o terço dos homens e legião de Maria,
16h Procissão pelas ruas de nossa cidade e Santa missa solene de encerramento.
19h Cantata dos Santos  Mártires no Patamar da igreja Matriz de São Gonçalo em homenagem aos nossa Santos Mártires 

Prefeito de São Gonçalo é recebido pelo Papa Francisco 

[Roma] Durante Audiência Papal, na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (18), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) e sua esposa, Terezinha Maia, foram recebidos pelo Papa Francisco. Na ocasião, o casal estava acompanhado do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do capelão do santuário de Uruaçu, padre Murilo Paiva.
Simpático e sorridente, ao ouvir do gestor o pedido de proteção no comando do município, o santo papa abençoou o prefeito e ainda o presenteou com um terço bento. “Muita emoção. Agradeço a Deus por esse momento tão sublime e inesquecível”, observa Paulinho.
O gestor municipal ainda ressaltou sua admiração ao pontífice pela forma como conduz a igreja católica. “Francisco tem o dom de agregar e unir todos os povos, com o mesmo sentimento: a fé em Deus”, pontuou.

Editais e ações de cultura serão lançados em breve para beneficiar artistas

A classe artística de São Gonçalo do Amarante já vive dias de expectativa. A Fundação Cultural Dona Militana lançará editais e outras ações culturais para 2017/2018 nos próximos dias. Os certames, que irão beneficiar grupos e artistas, serão custeados pelo Fundo Municipal de Cultura, aprovado pelo Prefeito Paulo Emídio, por meio de Decreto, em janeiro deste ano, e destinará 5% de receitas para a manutenção e fomento das manifestações culturais na cidade.

O primeiro edital que deverá ser lançado, ainda este ano, irá comtemplar seis grupos de artes cênicas para a produção de espetáculos durante o Festival de Teatro, que ocorrerá em março de 2018. “Atualmente, São Gonçalo do Amarante possui nove grupos teatrais, que recebem incentivos pelo orçamento da fundação para a realização das suas apresentações, entre elas, a tradicional Paixão de Cristo”, exemplifica o secretário de Cultura, Flávio Henrique.

Outra modalidade atendida é a dança folclórica e parafolclórica que poderá beneficiar até seis grupos do município, através do Edital Mestre Sérvulo da Cultura Popular. “Além desse edital, o órgão trabalha na revitalização de três grupos, que são: o Pastoril Estrela do Norte, a Lapinha e a Dança de São Gonçalo – que é a do padroeiro da cidade”, disse Flávio.

De acordo com o gestor, já está em planejamento outro edital, de cunho literário, que deverá atender reivindicações de escritores e poetas do município. “A intenção é fazer o lançamento dessas obras durante a festa do padroeiro da cidade ou na emancipação política do município”, afirmou.

Para o final do ano, outra ação financiada pelos recursos do Fundo Municipal será o Auto do Menino Deus.  “Trata-se de uma grande apresentação natalina, que terá investimento de aproximadamente 100 mil reais”, adiantou o secretário.

Além disso, a Prefeitura de São Gonçalo firmou parceria com o Governo do Estado, para a realização da Cantata dos Mártires, que será exibida no final de outubro, e tem investimento de 250 mil reais. O espetáculo conta com apoio técnico dos profissionais da cultura do município, além da participação de 38 artistas da terra.

“A cantata contará com quatro apresentações no mês de outubro. No dia 26, ela será destinada para autoridades e para a imprensa. Nos dias 27 e 28, a apresentação será aberta ao público, no Monumento dos Mártires, com expectativa de 20 mil pessoas. No dia 29, o espetáculo vai ocorrer no patamar da igreja Matriz”, confirmou Flávio.

FOTOS: Isaías Santana