Concurso Miss e Mister São Gonçalo será realizado neste sábado (04)

Os mais belos do nosso município serão eleitos na noite do próximo sábado, 04, ás 20 horas, no teatro municipal de São Gonçalo, com apoio total da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante junto a Fundação cultural Dona Militana.
Os eleitos mais belos Sãogonçalenses serão aclamados em noite de glamour e irão representar a beleza, postura e elegância dos homens e mulheres do berço da cultura popular no Miss e Mister Rio Grande do Norte, além de um ano reinando nos compromissos sociais do nosso município.

Senhas a venda na bilheteria do teatro.

Estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural

Foram abertas as inscrições do CMPC de São Gonçalo do Amarante no último dia 30/01, as mesmas estão ocorrendo na Fundação Cultural Dona Militana, situada no complexo do Museu Municipal, após o IFRN.

Poderá participar do processo eleitoral, na condição de candidato a Conselheiro ou de Eleitor:

CANDIDATO A CONSELHEIRO: Os maiores de 18 anos, residentes no município, com histórico de atuação no âmbito cultural e inscrições aprovadas e habilitadas no período estabelecido pelo presente regimento, na Fundação Cultural Dona Militana, em cumprimento às exigências do Edital de Convocação de 2017.

ELEITOR: Estarão aptos a votar todos os maiores de 18 anos, residentes no município, que exercem atividades profissionais ou que estudam no município, que se fizerem presentes no local da eleição no dia e horário estabelecidos pelo presente regimento, portando documento de identidade com foto.

Uma só pessoa não poderá se candidatar em mais de um segmento cultural para o mesmo mandato.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas e entregues na Fundação Cultural Dona Militana, com prazo até dia 03/02/2017.

Abertas inscrições para os cursos gratuitos de idiomas do Fala Mais

As inscrições para novas turmas dos cursos gratuitos de idiomas do Projeto Fala Mais estão abertas e seguem por tempo indeterminado até o preenchimento das 500 vagas disponibilizadas.
Você pode escolher a língua que deseja falar entre os cursos oferecidos em Inglês, Espanhol e Mandarim (chinês). Para efetuar a inscrição, basta levar a documentação necessária: RG, CPF e comprovante de residência.
O Projeto Fala Mais tem duas unidades, sendo uma funcionando em Jardim Lola e a outro no Centro da Cidade. Atenção! A unidade do Centro está em novo endereço, na RN 160, S/N, ao lado da Unidade Básica de Saúde.

Prefeitura de São Gonçalo instala lixeiras em espaços públicos

A Secretaria de Serviços Urbanos de São Gonçalo do Amarante está concluindo a primeira etapa da instalação de lixeiras com coleta seletiva de dejetos sólidos em espaços públicos do município como praças, escolas, unidades de saúde e outros. A ação tem o objetivo de disponibilizar recipientes adequados para despejo do lixo e assim manter limpas as áreas comuns.
Inicialmente estão sendo instaladas 30 unidades em bairros e comunidades das Zonas Urbana e Rural, que contam com separação para metais, plásticos, vidros e papel.
Os espaços que receberam as lixeiras são: Canteiro da RN 160 no Conjunto Amarante, Praça Eliane Barros, Praça da Bíblia, Praça Igor Bruno, Praça Crinauria Gomes, Praça Senador Dinarte Mariz, Praça do Telecentro de Poço de Pedra, Telecentro de Regomoleiro lll, Escola Municipal Hamilton Júnior, Escola Municipal Maria das Neves, Unidade Básica de Saúde do Amarante, Unidade Básica de Saúde de Regomoleiro, Unidade Básica de Saúde de Bela Vista, Creche Modelo de Poço de Pedra, Rotatória Cidade das Flores e Teatro Municipal.
“Recebemos a autorização do prefeito Paulinho para ampliar esse trabalho. A Secretaria de Serviços Urbanos já está trabalhando no orçamento para adquirir novas lixeiras. Cada ponto requer um depósito específico e de acordo com a necessidade da produção de lixo. Vamos abranger, principalmente, as praças públicas, unidades de saúde e escolas municipais”, enfatizou Basílio Júnior, secretário municipal de Serviços Urbanos.

São Gonçalo: SAAE adquire 15 novas motocicletas para agilizar prestação dos serviços

Novas motocicletas foram adquiridas para melhorar a prestação de serviço do SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto – de São Gonçalo do Amarante. Nesta segunda-feira (30), o prefeito Paulinho, juntamente com a diretora, Talita Karolina, entregaram 15 motocicletas que vão ser utilizadas pelos operadores de serviço do órgão.

“Essa aquisição vai proporcionar mais agilidade nas operações do SAAE, reduzindo o tempo de resposta na prestação dos serviços, e ainda baratear os custos, vai gerar uma economia em torno de R$ 12 mil mensal, o equivalente a R$ 144 mil por ano”, disse Talita.

As motocicletas, do modelo Honda CG 125i Fan, foram adquiridas com recursos próprios e serão utilizadas e distribuídas por localidades para atender todo o município.

O telefone para a solicitação de reparos e serviços nas redes de água e esgoto do município é 3278-2290.

Paulinho volta a pedir humildade e dedicação dos servidores municipais

Prefeito Paulo Emídio (Paulinho) participou do encerramento da Festa do padroeiro São Gonçalo, neste domingo (30), e voltou a pedir humildade e dedicação dos funcionários municipais.

 

“Nós, que estamos exercendo funções públicas, precisamos corresponder aos anseios da população, e, principalmente, atender bem a todos são-gonçalenses”, disse Emídio.

Não é a primeira vez que o prefeito pede humildade aos funcionários. No sábado (28) durante novena dedicada aos servidores da Prefeitura Municipal, Paulinho se dirigiu a eles com a mesma ressalva: “Nosso compromisso é com o povo de São Gonçalo do Amarante”.

 

São Gonçalo vai receber subgrupamento do Corpo de Bombeiros

Prefeito Paulinho Emídio esteve reunido com o comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Socrates Vieira, com o tenente Coronel Vale, o presidente da Coteminas, João Lima, e o diretor, Eduardo Camponila, para discutirem questões técnicas necessárias para o licenciamento ambiental e urbanístico do subgrupamento do Corpo de Bombeiros em São Gonçalo do Amarante.

A prefeitura já está viabilizando um terreno localizado na BR-101 Norte, próximo à fábrica da Guararapes.

Também estiveram presentes os secretários municipais, Leonardo de Paula, Paulo de Tarso e João Eider.

Jaime Calado esteve em Touros onde se reuniu com amigos e correligionários da região 

​O ex prefeito Jaime Calado esteve hoje no município de Touros onde almoçou com amigos e correligionários da região do Mato Grande, na ocasião estiveram presentes à presidente da Câmara Municipal de Touros, Professora Bel (PSDB), o vereador Thiago Farias (PR), Marcos Chimbinha, presidente do PR local além de sua esposa a deputada federal Zenaide Maia, Jaime preside o PR de São Gonçalo do Amarante.

Técnicos de Endemias recebem apoios das equipes do PSF na Zona Rural

Os técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN estão concluindo o cronograma de visitas nas Unidades Básicas de Saúde do município, levando as ações educativas e de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chigungunya.

Na Zona Rural, o trabalho vem sendo realizado com apoio dos profissionais do Programa de Saúde da Família. Nesta quinta-feira (26) os técnicos visitam as últimas unidades da programação nas comunidades de Guanduba, Uruaçu e Pajuçara.

São Gonçalo retoma reuniões do Programa Agroamigo

Nesta sexta-feira (27) acontecerá a primeira reunião do Programa Agroamigo, um microfinanciamento rural oferecido pelo Banco do Nordeste cujo objetivo é melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar, através das visitas dos agentes de microcrédito, inserindo-os no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF). Essa primeira reunião será realizada na comunidade de Maçaranduba, às 9h, na casa do Senhor Edmilson dos Porcos.

Só no ano de 2016, o Programa Agroamigo, em parceria com EMATER e Banco Nordeste, investiu 256 mil e 500 reais no município, atendendo 65 clientes (agricultores pronafianos). Nos últimos 8 anos o programa injetou 1 milhão e 427 mil reais, atendendo aproximadamente 400 beneficiados.

“O Programa Agroamigo é muito importante para o município porque possibilita ao agricultor pronafiano desenvolver uma nova atividade rural com a oferta deste financiamento do Banco do Nordeste, e também da importante parceria com a EMATER para o desenvolvimento desse programa”, disse Regina Tinôco, secretária municipal de Agropecuária.

Para o extensionista da EMATER, Moacir Santos, “o Agroamigo faz com que haja o fortalecimento da agricultura familiar através do fácil acesso ao crédito, promovendo o crescimento econômico com a injeção de recursos no município, possibilitando às famílias esse financiamento para desenvolverem as atividades agropecuárias na zona rural do município”.

Presidente do PMB lança candidatura de Jaime Calado ao Senado

Surpresa nas eleições de Natal em 2016, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que elegeu três vereadores, apresenta posição definida ao Senado 2018. Presidente estadual da legenda, Raimundo Mendes, vereador e presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, defende o ex-prefeito da cidade Jaime Calado (PR) como pré-candidato a senador. Ele também não descarta a possibilidade de o PMB apoiar outros nomes à vaga como a deputada federal Zenaide Maia (PR) e o ex-deputado João Maia (PR).
Em entrevista, Mendes elogiou os pré-candidatos citados e disse que convidou para que Zenaide Maia se filie ao PMB. Quanto a Jaime Calado disputar o Senado, o líder partidário do PMB foi só elogios. “Jaime é um grande empreendedor. Tem sensibilidade política e conhece os anseios do RN, e demonstrou isso nesses últimos 8 anos como gestor em São Gonçalo do Amarante. Zenaide está suspensa por um ano do partido. Político vive de imagem e não é bom para o político ficar sem visibilidade”, ressaltou.
Mendes disse que a reforma política eleitoral em discussão no Congresso Nacional será determinante para a composição do partido nas eleições de 2018, e que poderá haver fusão ou migração de legendas.
“Vai depende da reforma política. Se será possível fazer coligação ou não. Se não for, os partidos vão ter que se fundir, ou os políticos migrarão para as legendas que oferecerem melhores condições ou capilaridade para eleger representantes. Nós pretendemos discutir com todos os partidos, inclusive o PR”, declarou.

Raimundo Mendes também criticou os senadores Garibaldi Alves e José Agripino Maia pelo tempo que estão com mandato no Congresso Nacional.
“O que mudou para o RN com essa quantidade de mandatos de Garibaldi e Agripino? Que veio de novidade? Que trouxeram para o RN? Se fizeram alguma coisa, não está sendo informado ao público. O que vemos são os municípios reclamando do governo federal e os dois senadores são da base”, disse.
Segundo Mendes, o Rio Grande do Norte precisa de representantes que deem atenção à Agricultura e que cobrem do governo federal investimentos, como em energias renováveis.
“A Agricultura está órfã de representante após a morte do deputado Nélio Dias. Betinho (Rosado) foi secretário de Agricultura e nada mudou. Faltam projetos. Não temos chuva mas temos água no subsolo. Temos energia e até pouco tempo não tínhamos linha de transmissão. Temos várias fontes energéticas, mas só exploramos a dos ventos”, criticou Mendes.

Rodrigo Leal vai animar a festa do padroeiro em São Gonçalo

Prefeitura Municipal promove Festa Social do Padroeiro São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN realiza nesta sexta-feira (27), a partir das 21h, no largo do novo Mercado Público, a tradicional Festa Social do Padroeiro São Gonçalo, um evento popular e com entrada franca que reúne jovens e adultos, favorecendo também a atividade dos comerciantes locais. A animação musical deste ano ficará por conta do som romântico e a “sofrência” de Rodrigo Leal e Banda, e ainda o ritmo contagiante do Forró Romance Real.

As festividades religiosas já iniciaram desde o último dia 20. A abertura foi marcada pela carreata e o tradicional jantar das famílias são-gonçalenses. O ponto alto da devoção do santo padroeiro acontecerá no sábado, dia 28, quando se comemora do dia de São Gonçalo e a procissão pelas ruas do Centro da Cidade. A programação das celebrações encerra no domingo (29). Confira a programação religiosa no site: www.saogoncalo.rn.gov.br

Prefeitura de São Gonçalo inicia recuperação de vias públicas 

A prefeitura municipal de São Gonçalo do Amarante já iniciou a recuperação de vias e avenidas públicas da cidade. Nesta quarta-feira (25), o prefeito Paulinho visitou as ruas que estão sendo recuperadas.

As ruas Aildo Mendes, Handolfo Lins, Olinto José Rodrigues e Erenite Justino, e a Avenida Alexandre Cavalcanti, no Centro, já estão sendo recuperadas.

Na visita, Paulinho ainda solicitou que a Secretaria de Infraestrutura inicie a recuperação de calçamento em Cidade das Rosas, já na próxima semana.

A previsão é que nessa primeira etapa sejam recuperados aproximadamente 700 metros quadrados de buracos, o equivalente a 30 toneladas de asfalto.

Banda Municipal de São Gonçalo vai se apresentar na Fiart hoje 

A vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato: FIART, que estar ocorrendo no Centro de Convenções de Nata, recebe nesta quinta-feira ( dia 26 de janeiro ) em seu palco principal a BAMUSGA ( Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante ), o concerto ocorrerá ás 18h, o repertório será diversificado e vai do samba, passando pelo sertanejo, MPB e principalmente ritmos de nossa região como: xotes, baião, frevo e muito forró.
Via Aldo Correia 

Jaime Calado recebe prêmio do programa VIP Show RN 

​O ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu o troféu “Os melhores cantores e pessoas públicas de 2016” uma homenagem de honra ao mérito do Programa Vip Show RN.
A solenidade de premiação aconteceu nesta quarta-feira (25) no estabelecimento Beto’s Bar, em Natal. 
Na ocasião, o ex-prefeito agradeceu por fazer parte dos 20 homenageados da noite, e ficou feliz por ter sido escolhido na categoria como o prefeito que mais trabalhou na história de São Gonçalo do Amarante.

São Gonçalo tem segundo melhor Aeroporto do Nordeste

No 4º trimestre de 2016, os passageiros deram ao Aeroporto nota 4,36, deixando acima da média nacional.

O Aeroporto potiguar conseguiu a nota 4,36, ficando abaixo apenas de Recife no nordeste, e está entre os cinco melhores do País, segundo a Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal.

A Pesquisa Permanente de Satisfação do Passageiro feita pelo Ministério dos Transportes nos 15 aeroportos que movimentam 80% de quem viaja de avião no País registrou que nove em cada dez passageiros que viajam de avião avaliaram como “bons” ou “muito bons” os aeroportos brasileiros. O Índice de Satisfação Geral do Passageiro do trimestre obteve o melhor resultado das 16 rodadas da série iniciada em 2013: 4,28 (em uma escala de 1 a 5).

Entre os terminais da categoria até 5 milhões de passageiros o Aeroporto de Natal foi eleito o melhor do Brasil. Curitiba foi escolhido o melhor terminal do País.

Confira o ranking:

Por Ariel Dantas

Prefeito Paulinho se reuniu com lideranças comunitárias do Bairro Jardins

Buscando ouvir os problemas e buscar soluções, o Prefeito Paulinho esteve reunido com lideranças comunitarias do Bairro Jardins. O encontro serve de elo entre a gestão e o povo.

“Sempre tento ouvir a população e trazer as pessoas para fazermos uma gestão participativa.

Hoje fiz questão de reunir lideranças e populares do bairro Jardins para discutirmos alguns projetos de infraestrutura para a comunidade.

Nosso objetivo é unir forças para melhorarmos, cada vez mais, a vida de todos.” Disse Paulinho

Deputada Federal Zenaide Maia na festa de Nossa Senhora dos Navegantes 

​Com o tema Mãe  Santissíma, guia-nos ao teu filho Jesus! Os moradores do bairro da Redinha, localizado na zona Norte de Natal, comemoraram durante dez dias, a festa de sua padroeira, Nossa Senhora dos Navegantes.

Dezenas de fiéis participaram na noite de ontem (23) da quarta noite de novena, que foi presidida  pelo Padre André  Martins e teve como homenageados a Comunidade da África, Paróquia de Santana e Profissionais da Saúde. 

“Participar dos festejos de Nossa Senhora dos Navegantes e ver toda essa comunidade unida na fé e devoção, é muito gratificante,  essa que é uma festa tradicional da nossa cidade e que representa a crença na Virgem Mãe como intercessora nossa do céu”

Zenaide Maia visita Fiart e elogia artesãos pela participação na maior feira do Estado

​A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) visitou a Feira Internacional de Artesanato do Rio Grande do Norte – Fiart na noite desta terça-feira (24), em Natal.  Zenaide Maia fez questão de conversar com expositores e o público presente na 22° edição da feira que sempre é realizada no mês de janeiro no Centro de Convenções.

Acompanhada do seu esposo, o ex-prefeito Jaime Calado, fez questão de prestigiar os mais de 384 estandes montados na feira, que é maior do Estado. “Visitando cada estande descobrimos a riqueza da nossa arte e da nossa cultura, tudo produzido pelas mãos dos grandes artesãos potiguares”, declarou.

Ainda de acordo com a parlamentar, esta é uma das mais importantes manifestações culturais do nosso Estado, pois envolve uma grande categoria de artesanato de diversos locais, onde influência diretamente na economia da nossa cidade, pois consegue atrair todos os públicos.

Prefeito Paulinho quer agilizar obras em andamento no município

O prefeito Paulinho esteve reunido, na última sexta-feira (20), com técnicos da Caixa Econômica Federal para reforçar o pedido de agilidade nos empreendimentos que se encontram em fase final de execução no município. Entre eles, a conclusão dos Residenciais 2 e 3 do Rui Pereira, e o Novo Padre João Maria; além de drenagem para o Plaza Garden, Jardim Petrópolis, Santa Terezinha, Santo Antônio, Novo Santo Antônio, entre outros. Participaram da reunião a gerente de construção civil na Superintendência Regional da Caixa no RN, Isabel Vale, gerente de Filial E.E. – GIHAB/NA, Silvana Bonifacio, a coordenadora do GIHAB/NA, Maria Trindade, o secretário municipal de Habitação, Leonardo de Paula, além dos assessores Eni Bezerra (técnica social), Gilmar Cardoso (chefe de gabinete da Habitação) e Aline Bezerra (assessora jurídica).

“1° Spotter Day” levou fotógrafos ao Aeroporto

O Aeroporto de Natal recebeu dezenas de fotógrafos profissionais e amadores na manhã deste domingo (22), a primeira edição do Spotter Day foi realizado pelo Staff da Inframérica, concessionaria responsável pela administração do Aeroporto que fica em São Gonçalo do Amarante, município da grande Natal.

O evento contou com centenas de inscrições e os participantes foram escolhidos obedecendo alguns critérios. O aeroporto recebeu fotógrafos de Natal, São Gonçalo, Ceará e Paraíba.

Mesmo com a manhã chuvosa os amantes dos gigantes do céu não desanimaram e registraram tudo e trocaram conhecimento do assunto, apesar de ser um “hobby” ainda pouco conhecido no estado, no mundo inteiro existe os chamados “Spotters” que nada mais é fotografar as aeronaves.

Os participantes do evento puderam fotografar os aviões de dois locais definidos pela organização e todo translado foi feito por um ônibus da própria empresa.

Não foram só os Spotters que se divertiram, os pilotos e passageiros acenavam sempre a cada pouso e decolagem, o fãs puderam ficar pertinho das aeronaves, inclusive do gigante MD-11 da Lufthansa Cargo que semanalmente pousa no Aeroporto de São Gonçalo.

 

Deputada Federal Zenaide Maia participou do encerramento dos festejos de São Sebastião em Pajuçara 

​Neste sábado (21), a deputada federal Zenaide Maia encerrou sua agenda participando  dos festejos de São Sebastião, na comunidade de Pajuçara , zona rural de São Gonçalo do Amarante. 

Ao lado do esposo ex-prefeito Jaime Calado, de sua filha Mada Calado, o prefeito Paulo Emidio, a primeira dama Terezinha Maia, o vice-prefeito Eraldo Paiva, o vereador Adelson Martins, devotos e fiéis, a deputada participou da missa em ação de graça ao santo padroeiro, na sequência assistiu a apresentação do Espetáculo Auto de São Sebastião, que foi encenado por moradores da comunidade. 

A celebração foi presidida pelo Padre Martins e contou com a presença de pessoas de comunidades diversas, tais como Igreja Nova, Padre João Maria,  Poço de Pedra, Bela Vista, Uruaçu, Rio da Prata, Guanduba, Jacaré-Mirim e Genipapo.

Deputada Federal Zenaide Maia e Jaime Calado participam da abertura dos festejos de São Gonçalo 

​Na manhã deste sábado (21), a deputada federal Zenaide Maia, ao lado do esposo Jaime Calado e fiéis, participou da abertura dos festejos da festa de São Gonçalo, que teve a Alvorada com a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante e Caminhada Penitencial, Hasteamento das Bandeiras e Café da Manhã Comunitário. 

Celebrante: Pe. Valberto Messias da Cruz

.

Curso de Teatro será oferecido em São Gonçalo

Atenção atores que já integram algum grupo de teatro ou que já participaram de alguma produção teatral! Chegou a sua oportunidade de assimilar novos conhecimentos na dramaturgia, de forma gratuita. A Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural Dona Militana, vai abrir inscrições para o Curso de Teatro com o ator/diretor Gleydson Almeida. Garanta a sua participação! Inscrições de 23 à 28 de janeiro de 2017, no Teatro Municipal, das 8h às 16h.

Polícia Civil divulga imagens e procura suspeitos que incendiaram terminal de ônibus

A Polícia Civil pede ajuda à população para identificar e localizar os suspeitos que promoveram um incêndio no Terminal de ônibus do Vale Dourado, localizado na zona Norte de Natal, na tarde desta quarta-feira (19). As imagens do cometimento do crime podem ser assistidas no vídeo que está sendo disponibilizado pela Polícia. Quem tiver informações sobre os que praticaram o ato pode fazer denúncias anônimas pelo Disque Denuncia 181 ou pelo número telefônico 3232 1546, da 9ª Delegacia de Polícia Civil.

Link do vídeo: https://goo.gl/TF5foF

 

Prefeito Paulinho propõe redução de 22% do seu próprio salário

A medida também abrange o salário de secretario e adjunto, somando uma economia de R$ 2,5 milhões por ano

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emidio, mais conhecido como Paulinho, enviou à Camara Municipal, nesta terça-feira (17), um ofício propondo um Projeto de Lei para redução de alguns salários de cargos comissionados, incluindo o seu e o do vice-prefeito.

Segundo lei aprovada ano passado pela Câmara, o prefeito poderá ganhar até R$ 27.776,00 e o vice, R$ 19.443,20. Na época também foi aprovado aumento para o secretariado, ajustado para R$ 14 mil secretário municipal e R$ 11.900,00 secretário adjunto. Na medida Paulinho também sugere a redução de 22% desses salários.

Caso os vereadores aprovem, o prefeito terá uma redução em seu salário de R$ 6,1mil; o vice, Eraldo Paiva, de 4,2 mil; e os secretários R$ 3 mil e R$ 2,6 mil adjuntos. Isso representa uma economia para o município em aproximadamente R$ 2,5 milhões por ano.

“Estamos tomando essa medida visando o equilíbrio das finanças públicas municipais, principalmente nesse momento de instabilidade econômica e política que vive o Brasil. Nós estamos pensando no melhor para o povo e para nossa administração”, observou o prefeito. 

Deputada Zenaide Maia e Jaime Calado estiveram no Alecrim nos festejos de São Sebastião

Ontem a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN), marcou presença na Festa do Padroeiro São Sebastião, no bairro do alecrim em Natal, ela esteve acompanhada do seu esposo Jaime Calado, fiéis e devotos.

A noite da juventude, que teve como tema A Missão da Juventudede foi celebrada por Monsenhor Lucas Batista Neto.

“É gratificante participar desta festa realizada pela comunidade e rever os amigos que residem no bairro centenário alecrim”, comentou a deputada.

Prefeito Paulinho cumpre primeiro compromisso de campanha

Artistas e ativistas culturais de São Gonçalo do Amarante estão comemorando uma importante ação de valorização da cultura local. O motivo está na edição de ontem (11) do Jornal Oficial do Município que trouxe a publicação do Decreto Nº 672, de 09 de janeiro de 2017, que vai revolucionar a área cultural e garantir à cidade a manutenção do título de “Berço da Cultura Popular”, uma marca de orgulho para os são-gonçalenses.

O Decreto Municipal, assinado pelo prefeito Paulo Emídio, regulamenta a Lei 1.411, de 24 de janeiro de 2014, que criou o Fundo Municipal de Cultura, vinculado à Fundação Cultural Dona Militana, como fundo de natureza contábil e financeira, com prazo indeterminado de duração e a finalidade de fomentar as manifestações culturais e artísticas, destinando o montante correspondente ao equivalente estimado de 2% da receita anual do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISS e o equivalente a 3% da receita anual do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU.

“A cultura é revolucionária, ela nos oferece caminhos para educação, progresso, tolerância e, principalmente, para a diminuição da desigualdade social. Essa regulamentação foi um compromisso que assumi com a sociedade, e, com muita alegria e satisfação, estou cumprindo meu dever como gestor, favorecendo o povo”, afirmou o prefeito, que prosseguiu: “A cultura educa, transforma e salva vidas. Além de tudo isso é um vetor de geração de renda e precisa ser uma prioridade de Estado”.  

O Fundo Municipal de Cultura representa a sensibilidade da gestão do ex-prefeito Jaime Calado, que sancionou a Lei, e agora do prefeito Paulinho que regulamentou em forma de decreto, para assegurar: os meios para o desenvolvimento da Cultura, como direito de todos os cidadãos, com plena liberdade de criação e expressão, universalizar o acesso aos bens e serviços culturais, contribuir para a construção da cidadania cultural, reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no município, qualificar e garantir a transparência da gestão cultural, entre outras garantias.

De acordo com o decreto, o FMC constitui-se no principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultural, com recursos destinados para programas, projetos e ações culturais de forma descentralizada, em regime de colaboração e co-financiamento com a União e com o Estado do Rio Grande do Norte. São objetos do fundo: custear projetos, mediante publicação de editais específicos para os diversos segmentos culturais e oferecer contrapartida para projetos e convênios dos quais o FMC seja proponente e que visem à captação de verbas nas diversas instâncias governamentais.

Via Secom 

Regulamentada Lei do Fundo Municipal

Artistas e ativistas culturais de São Gonçalo do Amarante estão comemorando uma importante ação de valorização da cultura local. O motivo está na edição de ontem (11) do Jornal Oficial do Município que trouxe a publicação do Decreto Nº 672, de 09 de janeiro de 2017, que vai revolucionar a área cultural e garantir à cidade a manutenção do título de “Berço da Cultura Popular”, uma marca de orgulho para os são-gonçalenses.
O Decreto Municipal, assinado pelo prefeito Paulo Emídio, regulamenta a Lei 1.411, de 24 de janeiro de 2014, que criou o Fundo Municipal de Cultura, vinculado à Fundação Cultural Dona Militana, como fundo de natureza contábil e financeira, com prazo indeterminado de duração e a finalidade de fomentar as manifestações culturais e artísticas, destinando o montante correspondente ao equivalente estimado de 2% da receita anual do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISS e o equivalente a 3% da receita anual do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU.
O Fundo Municipal de Cultura representa a sensibilidade da gestão do ex-prefeito Jaime Calado, que sancionou a Lei, e agora do prefeito Paulinho que regulamentou em forma de decreto, para assegurar: os meios para o desenvolvimento da Cultura, como direito de todos os cidadãos, com plena liberdade de criação e expressão, universalizar o acesso aos bens e serviços culturais, contribuir para a construção da cidadania cultural, reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no município, qualificar e garantir a transparência da gestão cultural, entre outras garantias.
De acordo com o decreto, o FMC constitui-se no principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultural, com recursos destinados para programas, projetos e ações culturais de forma descentralizada, em regime de colaboração e co-financiamento com a União e com o Estado do Rio Grande do Norte. São objetos do fundo: custear projetos, mediante publicação de editais específicos para os diversos segmentos culturais e oferecer contrapartida para projetos e convênios dos quais o FMC seja proponente e que visem à captação de verbas nas diversas instâncias governamentais.
Via SECOM.
Foto: Divulgação

FESTA DE SÃO GONÇALO TEM SUA PROGRAMAÇÃO DIVULGADA

A tradicional festa do Padroeiro da cidade e da Paróquia de São Gonçalo será realizada de 20 a 29 de janeiro, na Igreja Matriz que leva o nome do Santo. Este ano será abordado o tema: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe” (Papa Francisco). Diversos Padres da região irão celebrar durante as Missas no novenário. A programação conta ainda com caminhadas matinais e apresentações culturais após as celebrações na Praça Senador Dinarte Mariz. Os festejos é realizado pela Paróquia de São Gonçalo e tem o apoio da Prefeitura de São Gonçalo.
Confira a programação oficial:

20 DE JANEIRO (SEXTA)

18:00 – Carreata saindo da Igreja Matriz e percorrendo as capelas do Setor I com bênção do Santíssimo sobre os fiéis e automóveis;

19:00 – Jantar da família São-gonçalense

Atração musical: França D’Lima.

21 DE JANEIRO (SÁBADO)

04:30 – Alvorada com a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante;

05:00 – Caminhada Penitencial, Hasteamento das Bandeiras e Café Comunitário;

19:00 – Santa Missa com Casamentos Comunitários

Celebrante: Pe. Valberto Messias da Cruz

Noiteiros: RCC, ECC, Bom Pastor e Pastoral Familiar.

Atração Cultural: Wallace Brito.

22 DE JANEIRO (DOMINGO)

09:00 – Batizados;

19:30 – Santa Missa com vestição dos coroinhas

Celebrante: Pe. Manuel Henrique de Paiva

Noiteiros: Ministros da Eucaristia, Coroinhas, Pastoral do Acolhimento, Liturgia e Ministérios de Música.

Atração Cultural: César Carlos e Forró 2 + 1.

23 DE JANEIRO (SEGUNDA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua Agnaldo Correia de Melo;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Andreson Madson Ferreira do Nascimento

Noiteiros: Pastoral de Eventos, Terço dos Homens e Terço da Esperança.

Comunidades Convidadas: Novo São Gonçalo, Santa Terezinha, Pe. João Maria e Canaã;

Atração Cultural: Pastoril Estrela do Norte e Júnior Paiva.

24 DE JANEIRO (TERÇA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua 31 de Março;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Gilmar Pereira de Castro

Noiteiros: Paróquia de São Lucas, Legião de Maria Cúria Mãe do Salvador, Presidium Nossa Senhora de Fátima e Presidium Virgem Poderosa.

Comunidades Convidadas: Jacaré-Mirim, Guanduba, Oiteiros, Jacobina;

Atração Cultural: Pastoril As Quarentonas, Caius Felipe e Serginho Lima.

25 DE JANEIRO (QUARTA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua José Cabral Bezerra;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Luiz Martins de Carvalho

Noiteiros: Hospital e Maternidade Belarmina Monte, Irmãs Filhas do Amor Divino e Pastoral da Criança.

Comunidades Convidadas: Rio da Prata, Alagadiço Grande, Barro Duro, Igreja Nova e Utinga;

Atração Cultural: Grupo de Pagode PagoShow, Ministério MREP e Kethillym Mirelle.

26 DE JANEIRO (QUINTA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua Manoel Ferreira Gomes;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Lenilson Silva das Chagas

Noiteiros: Pastoral da Sobriedade, Conselho Paroquial e Pastoral do Dízimo.

Comunidades Convidadas: Belo Horizonte, Bela Vista, Campinas, Genipapo e Poço de Pedra;

Atração Cultural: Grupo de Dança Kebraxé e João Cantor.

27 DE JANEIRO (SEXTA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua João Paulo II (Santa Terezinha);

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. André Martins Melo

Noiteiros: MREP, PJ, MJ, PJMP, SHALOM, Diáconos e Câmara Municipal.

Comunidades Convidadas: Uruaçu, Pajuçara, Coqueiros e Jacaraú;

Atração Cultural: Pastoril Dona Joaquina e Ministério Água Viva.

28 DE JANEIRO (SÁBADO) – DIA DE SÃO GONÇALO

8:00 – Missa da Unção dos Enfermos;

12:00 – Pipocaço;

18:30 – Procissão e Santa Missa solene de São Gonçalo

Celebrante: Pe. Valberto Messias da Cruz

Noiteiros: Prefeitura Municipal e Todas as Pastorais e Movimentos.

Comunidades Convidadas: Todas as Comunidades.

Atração: Leilão animado por Iranilson dos Teclados.

29 DE JANEIRO (DOMINGO)

19:00 – Santa Missa de Encerramento da Festa com o Sacramento da Crisma

Celebrante: Pe. Antônio Murilo de Paiva

Noiteiros: Iniciação Cristã.

Atração Cultural: Trakinos D’Larte: O Avesso das Bonecas.