Pré-candidatura de Zenaide ao Senado tira o sono de Agripino e Garibaldi

As ultimas pesquisas tem tirado o sono dos Senadores Garibaldi e Agripino. A Deputada Zenaide consolidou sua pré candidatura ao Senado e já se recebe apoios pelo estado a sua pré candidatura ao Senado.

Na tentativa de desvincular o nome da Deputada ao Senado, alguns blogs estão tentando passar a imagem de que os Senadores querem apoiar Zenaide para o Governo, seria mais comodo para eles pois ela tem liderado pesquisas eleitorais. Com isso estariam passando por cima do acordo em apoiar o Prefeito da Capital, Carlos Eduardo para o Governo do Estado.

O fato é que Zenaide tem incomodado os Senadores, A deputada que sempre votou a favor do povo agora desperta o interesse de Agripino e Garibaldi juntos tem mais de 80 anos de vida publica e votaram a favor da PEC do Teto de Gastos, a favor da reforma trabalhista e dos interesses do Presidente Temer

Deputada Zenaide Maia cumpre agenda na Região Oeste 

A deputada federal Zenaide esteve nesta sexta-feira (19), junto com aliados políticos cumprindo agenda na Região do Médio Oeste.

As visitas tiveram início na cidade de Campo Grande, na terra de Nossa Senhora Sant’Ana, onde a deputada concedeu entrevista ao radialista José Estácio, na Rádio Independência FM. Na ocasião, a parlamentar falou sobre a PEC 160 de sua autoria, além de fazer um balanço do seu mandato em 2017.

A cidade de Janduís foi a segunda a ser visitada, onde Zenaide Maia, reunida com amigos correligionários, participou de entrevista na Rádio Comunitária 87,9 com o radialista Rogério Silva, Zenaide respondeu à perguntas de ouvintes, falou que é contra a Reforma da Previdência e ainda comentou sobre a emenda que destinou ao município, no valor de R$ 250 mil, para a construção de ginásio esportivo para a comunidade de Livramento, um pedido da vereadora Suely Cabral (PR).

Para finalizar a agenda no município, agora na comunidade Permissão,  a deputada fez questão de abraçar o amigo presidente da Setraf, Raimundo Canuto, que reuniu seus familiares e amigos para comemorar o seu aniversário.

Ainda na Região Oeste, na cidade de Caraúbas, a deputada participou dos festejos de São Sebastião, onde esteve ao lado de amigos,  participando da última noite de novena ao Santo Padroeiro, presidida pelo o Padre Gláudio.

Pré-candidatura de Zenaide ao senado recebe reforço do ex-prefeito Francisco em Parelhas

A deputada federal Zenaide Maia esteve prestigiando a Festa de São Sebastião, nesta quarta (17) em Parelhas. Ao lado do esposo, Jaime Calado, a deputada foi recebida por aliados, dentre eles Carlinhos e Dra. Guia, e também por lideranças como o prefeito da cidade, Alexandre Petronilo, o ex-prefeito Francisco e Vereadores

A Surpresa da noite ficou com a aproximação política do ex-prefeito Francisco, que pretende disputar uma vaga na Assembléia Legislativa, aos projetos de Zenaide para as eleições deste ano, que passa pela sua pré-candidatura ao Senado Federal

Ao Blog do Marcos Dantas, Francisco confirmou a tendência de apoiar sua candidatura, principalmente pela postura que Zenaide vem tendo na Câmara dos Deputados e um alinhamento também com os projetos políticos da senadora Fátima, hoje do PT para disputar o Governo do RN

Por Marcos Dantas

 

Ex-prefeito é o preferido para vice de Fátima na disputa pelo governo do RN

Aos poucos vão surgindo as primeiras articulações pró oposição ao governo Robinson Faria (PSD), que apresentam o nome da senadora Fátima Bezerra (PT) como opção para retirar o erreene do “marasmo político” criado pelo governo do PSD. O nome da senadora Fátima Bezerra vem sendo citado em várias reuniões de diferentes partidos políticos que buscam uma nominata para as Casas Legislativas (estadual e federal).
Uma das primeiras articulações da senadora é encontrar um nome de expressão na política para fortalecer sua chapa, 1 companheiro de chapa para ser seu vice, que fortaleça a chapa ao invés de ser apenas figurante.
E as articulações para as eleições de 2018 já começaram, nesta semana já se comenta que o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, recebeu o convite para ser o candidato a vice da senadora na corrida pelo governo. O nome de Jaime tem  peso considerável nas articulações das chapas majoritária no Rio Grande do Norte.
Além de Jaime a indicação da deputado federa Zenaide Maia (PR), é o nome para chapa majoritária capitaneada pelos PTistas.
Calado é´vice-presidente do PMB, partido que poderá receber a filiação de Zenaide.

Vídeo – Vereadora Márcia Soares fala sobre os novos transportes e a pavimentação da Firmino Moura

A Vereadora Márcia Soares acompanhou a solenidade de entrega dos novos 40 micro-ônibus que compõem o novo sistema de transporte publico de São Gonçalo, a solenidade também marcou a entrega da pavimentação da avenida Firmino Moura, Márcia representou os vereadores no encontro que também contou com a presença do Governador Robson Faria.

Márcia ressaltou a importância da pavimentação para o bairro, ela foi autora do requerimento onde solicitava a pavimentação da avenida João Paulo segundo, antigo nome da via, posteriormente o vereador Tarcísio Fernandes também solicitou já com o novo nome, isso foi lembrado pela parlamentar durante seu discurso.

Imagens Ariel Dantas

 

 

Zenaide Maia sugere aprovação de MP para socorrer prefeituras durante reunião

Com o tema “Municípios pedem socorro”, a  bancada federal do RN se reuniu na manhã desta segunda-feira (23) para discutir ações e soluções urgentes para tentar solucionar a crise financeira que vem atingindo os municípios potiguares. A deputada federal Zenaide Maia participou da reunião da bancada federal e prefeitos no auditório da Fiern.

Zenaide Maia deixou claro que é a favor da aprovação da medida provisória para socorrer os municípios com um fundo de participação extra, que aconteceu em governos passados. “Temos que olhar para nossos municípios, olhar para a nossa população, pois são eles que mais precisam de saúde, assistência básica, e uma educação de qualidade. Os nossos prefeitos são os que mais sofrem com essa falta de recurso para os serviços básicos”.

Presentes, além da deputada Zenaide Maia, os senadores Fátima Bezerra, Garibaldi Alves e José Agripino. O coordenador da bancada Felipe Maia e os deputados: Antônio Jácome, Beto Rosado, Fábio Faria, Walter Alves e Rafael Motta, além do presidente Femurn e 135 prefeitos, assessores e representantes municipais.

 

Em Mossoró, Zenaide Maia falou sobre a PEC 160 e da reforma da previdência

Acompanhamos a Deputada Federal em sua agenda na capital do Oeste, Zenaide Maia teve em sua programação algumas entrevistas em emissoras de TV e rádio  de Mossoró e região e encerrou a programação no encontro da frente democrática a favor do RN que aconteceu no hotel vitoria.

Zenaide palestrou sobre a PEC 160 que tenta organizar e acabar com a taxa de juros abusiva dos cartões de credito.

No final do evento, um pouco antes de seguirmos viagem de volta para a capital, conversei com a deputada e interagimos ao vivo com os amigos do facebook, confiram o bate bapo

 

Zenaide Maia comemora edital da UFRN com cota para pessoas com deficiência

A deputada federal Zenaide Maia aplaudiu a decisão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN quanto ao lançamento do primeiro edital com cota para pessoas com deficiência. O jornal Tribuna do Norte, em sua edição dessa terça-feira (28), divulgou matéria sobre o lançamento do primeiro edital para ingresso nos cursos de graduação, com reservas de vagas para pessoas com deficiência, em cumprimento a Lei.nº 13.409, de 28.12.2016. Uma notícia que deixou Zenaide Maia muito feliz, por ela ter sido relatora do Projeto de Lei para que essa conquista fosse possível.

A resolução nº 025/2017, referente ao edital foi aprovada em sessão ordinária do conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN na terça-feira (21).

“Não poderia ter recebido uma notícia melhor, pois fui relatora do Projeto de Lei Nº 485/2015, que foi aprovado na Comissão de Educação, que propunha alteração na Lei Nº 12.711, de 29.08.2012, para estabelecer reserva de vagas destinadas a pessoas com deficiência nos concursos seletivos para ingresso em cursos em instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio”, declarou a Deputada Zenaide Maia.

Estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural

Foram abertas as inscrições do CMPC de São Gonçalo do Amarante no último dia 30/01, as mesmas estão ocorrendo na Fundação Cultural Dona Militana, situada no complexo do Museu Municipal, após o IFRN.

Poderá participar do processo eleitoral, na condição de candidato a Conselheiro ou de Eleitor:

CANDIDATO A CONSELHEIRO: Os maiores de 18 anos, residentes no município, com histórico de atuação no âmbito cultural e inscrições aprovadas e habilitadas no período estabelecido pelo presente regimento, na Fundação Cultural Dona Militana, em cumprimento às exigências do Edital de Convocação de 2017.

ELEITOR: Estarão aptos a votar todos os maiores de 18 anos, residentes no município, que exercem atividades profissionais ou que estudam no município, que se fizerem presentes no local da eleição no dia e horário estabelecidos pelo presente regimento, portando documento de identidade com foto.

Uma só pessoa não poderá se candidatar em mais de um segmento cultural para o mesmo mandato.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas e entregues na Fundação Cultural Dona Militana, com prazo até dia 03/02/2017.

Presidente do PMB lança candidatura de Jaime Calado ao Senado

Surpresa nas eleições de Natal em 2016, o Partido da Mulher Brasileira (PMB), que elegeu três vereadores, apresenta posição definida ao Senado 2018. Presidente estadual da legenda, Raimundo Mendes, vereador e presidente da Câmara de São Gonçalo do Amarante, defende o ex-prefeito da cidade Jaime Calado (PR) como pré-candidato a senador. Ele também não descarta a possibilidade de o PMB apoiar outros nomes à vaga como a deputada federal Zenaide Maia (PR) e o ex-deputado João Maia (PR).
Em entrevista, Mendes elogiou os pré-candidatos citados e disse que convidou para que Zenaide Maia se filie ao PMB. Quanto a Jaime Calado disputar o Senado, o líder partidário do PMB foi só elogios. “Jaime é um grande empreendedor. Tem sensibilidade política e conhece os anseios do RN, e demonstrou isso nesses últimos 8 anos como gestor em São Gonçalo do Amarante. Zenaide está suspensa por um ano do partido. Político vive de imagem e não é bom para o político ficar sem visibilidade”, ressaltou.
Mendes disse que a reforma política eleitoral em discussão no Congresso Nacional será determinante para a composição do partido nas eleições de 2018, e que poderá haver fusão ou migração de legendas.
“Vai depende da reforma política. Se será possível fazer coligação ou não. Se não for, os partidos vão ter que se fundir, ou os políticos migrarão para as legendas que oferecerem melhores condições ou capilaridade para eleger representantes. Nós pretendemos discutir com todos os partidos, inclusive o PR”, declarou.

Raimundo Mendes também criticou os senadores Garibaldi Alves e José Agripino Maia pelo tempo que estão com mandato no Congresso Nacional.
“O que mudou para o RN com essa quantidade de mandatos de Garibaldi e Agripino? Que veio de novidade? Que trouxeram para o RN? Se fizeram alguma coisa, não está sendo informado ao público. O que vemos são os municípios reclamando do governo federal e os dois senadores são da base”, disse.
Segundo Mendes, o Rio Grande do Norte precisa de representantes que deem atenção à Agricultura e que cobrem do governo federal investimentos, como em energias renováveis.
“A Agricultura está órfã de representante após a morte do deputado Nélio Dias. Betinho (Rosado) foi secretário de Agricultura e nada mudou. Faltam projetos. Não temos chuva mas temos água no subsolo. Temos energia e até pouco tempo não tínhamos linha de transmissão. Temos várias fontes energéticas, mas só exploramos a dos ventos”, criticou Mendes.

Zenaide Maia sofre injustiça do PR por defender os interesses do povo

“A deputada Zenaide Maia está fazendo um mandato impecável. Já tem meu voto pra continuar defendendo o povo como vem fazendo brilhantemente”. Essa frase eu ouvi em uma roda de conversa com amigos formadores de opinião. E essa mesma frase expressa o pensamento de milhares de eleitores do Rio Grande do Norte que estão manifestando-se nas redes sociais em apoio a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) depois que a direção nacional do Partido da República anunciou ontem, 21, que vai suspender a parlamentar por 12 meses.

Pessoas próximas a Zenaide afirmam que ele ainda não foi notificada sobre essa decisão do partido, mas quem conhece a deputada sabe que ela mantém firme a decisão de votar para defender os interesses do povo, e não a interesses de governos. Zenaide também tem recebido apoio de diversos partidos e diversas partes do Brasil.
Durante duas sessões na Câmara dos Deputados a parlamentar potiguar votou contra a PEC 241, que agora no Senado tramita como PEC 55, e que congela os gastos com a Saúde, Educação e Assistência Social por 20 anos, ignorando o crescimento da população e as dificuldades que o cidadão brasileiro já encontra para ter atendimento na rede pública de saúde e um ensino de qualidade e vive um caos na Seguraça. De tão absurda, a proposta está sendo chamada de “A PEC DA MORTE”.
Na ocasião em que foi pressionada pelo PR a votar a favor da PEC 241, antes da segunda votação no Congresso Nacional, Zenaide declarou em uma entrevista: “Eu não votei, não vou votar, com todo respeito ao meu partido, mas existe um partido maior que se chama povo brasileiro. Eu não traí o meu partido por que sempre deixei claro o meu voto contra a PEC 241”, Enfatizou Zenaide que ainda afirmou votar de acordo com as propostas do Partido da República que é defender os interesses do povo que confiou o voto para que ela fizesse um mandato diferenciado.

Zenaide Maia apoia pedido do Ministério Público em relação ao PLP 257

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN), atendendo ao convite do Procurador-geral do Estado, Rinaldo Reis, participou nesta segunda-feira (25) na Procuradoria Geral de Justiça junto com outros deputados representantes da bancada federal, de uma reunião para discutir o Projeto de Lei Complementar (PLP) 257, de autoria do governo federal e que se aprovado deve provocar demissões no serviço público brasileiro.  A pauta principal foi o pedido de mais tempo para negociações e discussão sobre o PLP 257, sendo solicitada aos deputados mais tempo para o projeto ser votado.

A matéria Estabelece o Plano de Auxílio aos Estados e ao Distrito Federal e medidas de estímulo ao reequilíbrio fiscal, provocando mudanças em leis. Zenaide Maia entendeu o pedido e disse que podem contar com seu apoio. “Nós podemos sensibilizar sim os outros deputados. Os Estados precisam e o funcionalismo público não pode sofrer com demissões. Acho que essas reuniões, que estão acontecendo em todos os estados, servem para que essa discussão se amplie”, argumentou.

Participaram da reunião com o procurador-geral de Justiça, Rinaldo Reis, o governador Robinson Faria, os deputados Zenaide Maia, Antônio Jácome, Fábio Faria, Walter Alves e Beto Rosado, além do presidente do Tribunal de Justiça do RN, desembargador Cláudio Santos.

PR de São Gonçalo realiza ato de filiação no Amarante com destaque para a participação feminina

O diretório municipal do Partido da República de São Gonçalo do Amarante realizou na noite de ontem (28) o ato de filiação para novos membros do bairro Amarante que reúne moradores dos conjuntos Amarante, Prolar, Serrada e Alameda.

Dezenas de pessoas assinaram a ficha de filiação, mas o destaque foi para a maioria formada por mulheres, o que reforça o desejo do prefeito Jaime Calado, presidente municipal da legenda, em aumentar o número de filiadas.
“Como diz a deputada Zenaide Maia, lugar de mulher é na política. O PR elegeu uma deputada federal e aqui em São Gonçalo temos três vereadoras. Queremos ampliar a participação da mulher na política são-gonçalense”, enfatizou Jaime Calado.
Além de filiar novos membros, o PR de São Gonçalo reúne nesses encontros os representantes dos oito partidos aliados e que formam uma aliança para o pleito eleitoral desse ano em torno do nome do pré-candidato a prefeito, Paulo Emídio (Paulinho da Habitação). Participaram ainda o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes (PMB) e a vereadora Rayure Protásio (PR).

PR2 PR3

Zenaide Maia comemora decisão dos fabricantes de refrigerantes e garante continuar na luta pela proibição da venda do produto nas escolas

A Coca-Cola, a PepsiCo e a Ambev (fabricante do Guaraná Antártica, Soda e Sukita) anunciaram nesta quarta-feira (22), através de um comunicado para imprensa, que vão deixar de vender refrigerantes para escolas com alunos de até 12 anos de idade.

O comunicado deixou a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) muito surpresa e feliz. No início desse mês, Zenaide Maia relatou e aprovou, como membro da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF, na Câmara Federal, o Projeto de Lei número 1.755/07 que dispõe sobre a proibição da venda de refrigerantes em escolas de educação básica, como um grande passo na redução da obesidade infantil, um dos grandes problemas de saúde enfrentados hoje em nosso País.

“O Projeto de Lei do deputado federal Fábio Ramalho foi apresentado em 2001. Depois de quinze anos resolvemos tirar da gaveta e fizemos o resgate do PL e conseguimos aprovação dos deputados da CSSF. Agora o PL segue para aprovação em outras comissões. E, mesmo diante dessa posição dos fabricantes, vamos continuar acompanhando para que a Lei seja homologada e cumprida”, garantiu Zenaide Maia.

Segundo as três empresas, os refrigerantes devem parar de ser vendidos nas escolas a partir de agosto. No lugar da bebida, serão vendidos nas cantinas escolares apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos. Novos produtos lançados pelas empresas poderão ser incluídos, no futuro, seguindo essas referências.

PR de São Gonçalo recebe novos filiados no Golandim e Novo Amarante

O Partido da República de São Gonçalo do Amarante iniciou na noite de hoje, 09 de junho, uma série de atos de novas filiações pelos bairros e comunidades do município. O encontro reuniu dezenas de filiados e aconteceu no Golandim e Novo Amarante. Na ocasião, o prefeito Jaime Calado apresentou o nome de Paulo Emídio (Paulinho da Habitação) como pré-candidato a sucessão municipal pelo PR com apoio de oito partidos aliados. Prestigiaram o evento o presidente do PMB, Raimundo Mendes, o vereador Gerson Bezerra (PRB), as vereadoras do PR Valda Siqueira, Arlete Paiva e Rayure Protásio, o presidente do PTC, Marconi Santos e a representante do PV, Gisele Moura.
Entre os novos filiados assinaram a ficha do partido Francisco Elias, Erivan Silva Bezerra, Roberto Bezerra Júnior e Joab de Souza.

IMG_8682 IMG_8678 IMG_8703 IMG_8715 IMG_8751 IMG_8777 IMG_8841 IMG_8972 IMG_8879 IMG_8883 IMG_8856

Zenaide Maia discute maior participação da mulher na política com Embaixadora da Mongólia

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) participou na manhã desta quinta-feira (09), em Brasília, da recepção à Embaixadora da Mongólia, Sra. Chuluuunbaatar Sosornaa.  Em um café da manhã na Câmara dos Deputados, a deputada Zenaide Maia, a coordenadora da Secretaria da Mulher, deputada Dâmina Pereira e a deputada Conceição Sampaio trataram do tema: Mulher na política. Na Mongólia, as mulheres já atingiram as cotas na política.

“Foi muito importante esse encontro para trocar experiências com a embaixadora. A Mongólia é um exemplo da participação feminina no parlamentarismo. Trocamos ideias e discutimos sobre as leis existentes naquele país”, revelou a deputada que abraçou a luta por mais participação das mulheres na política brasileira

Zenaide Maia e a embaixadora da Mongólia Zenaide Maia em conversa com Embaixadora Reunião com Embaixadora da Mongólia

Zenaide Maia aprova Projeto de Lei que proíbe venda de refrigerantes em escolas de educação básica

Na manhã desta quarta-feira (01), a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) relatou e aprovou, como membro da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF, na Câmara Federal, o Projeto de Lei número 1.755/07 que dispõe sobre a proibição da venda de refrigerantes em escolas de educação básica.
O Projeto de Lei do deputado federal Fábio Ramalho foi apresentado em 2001, mas não havia sido votado. A deputada Zenaide Maia, por entender que o projeto ajuda na prevenção da obesidade infantil, fez o resgate do PL e conseguiu aprovação dos deputados da CSSF. Agora o PL segue para aprovação em outras comissões.
“Gostaria de parabenizar todos os colegas parlamentares e agradecer pela sensibilidade. Fico muito feliz por saber que é um grande passo na redução da obesidade infantil, que é um grande problema de saúde hoje em nosso País”, disse Zenaide Maia.
 

Deputada Zenaide Maia defende PEC que pode reduzir juros do cartão de crédito

Via www.virginiacoelli.com.br

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) , durante entrevista ao programa Panorama do RN, explicou detalhes  sobre a PEC 160, de sua autoria, que visa limitar os juros de até no máximo três vezes a taxa Selic. A deputada disse que por falta de regulamentação alguns cartões de crédito e os financiamentos praticam até 500% ao ano e sua proposta de emenda visa diminuir exatamente os juros abusivos pagos pelos brasileiros, mais de 60% da divida dos brasileiros são provenientes de cartões de créditos.

Zenaide Maia também falou sobre a questão do SUS não ser universal defendido pelo novo ministro da Saúde e disse ser totalmente contra.

Sobre o Partido da República – PR, a deputada informou que o partido vem trabalhando muito, mas como o período de campanha só será de 45 dias e o período de definições vai até 5 de agosto, muita coisa deverá acontecer até lá.  Zenaide Maia falou dos municípios onde foi mais votada e disse o que vem fazendo pelos municípios.

No último ano da gestão Jaime Calado recebe pela terceira vez o Prêmio da ANPV

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Jaime Calado, foi premiado nesta quarta-feira (25), em Brasília, como destaque entre os cerca de cinco mil prefeitos do País, pela Associação Nacional de Prefeitos e Vice-prefeitos da República Federativa do Brasil.
 
O “Premio ANPV 2016” foi criado com o objetivo de reconhecer e valorizar a gestão dos prefeitos que se destacam. A solenidade ocorreu no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal. Escolhido entre os três prefeitos que discursaram, Jaime Calado falou de mais esse reconhecimento, já que também foi agraciado com o Prêmio ANPV em 2011 e 2013.  
 
“Os desafios de administrar uma cidade nesse período de crise são enormes, por isso receber mais essa premiação é a prova que estamos conseguindo cumprir com nosso papel de melhorar a vida das pessoas, apesar das dificuldades. Eu divido mais esse prêmio recebido com toda minha equipe de auxiliares, os servidores públicos e o povo de São Gonçalo que confiou e confia no nosso trabalho”, acrescentou Jaime.
 
A ANPV leva em conta projetos que impulsionam o desenvolvimento econômico e social das cidades, revelando a competência da administração como Gestor Municipal na aplicação de recursos que mudaram a vida das pessoas nos municípios, dentro da visão de um desenvolvimento sustentável.
 
Na passagem por Brasília o prefeito Jaime Calado foi recebido pelo presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Gastão Mariz, em um encontro que contou com a presença da deputada federal Zenaide Maia.
_MG_5583 _MG_5752

Zenaide Maia defende SUS em debate na Comissão de Seguridade Social e Família

Na manhã desta quarta-feira (18) durante audiência pública da Comissão de Seguridade Social e Família – CSSF, da qual a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) é integrante, um dos assuntos polêmicos discutidos foi à proposta em redimensionar o acesso universal à saúde proporcionado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), feita pelo novo Ministro da Saúde durante entrevista ao jornal Folha de S. Paulo.

A deputada Zenaide Maia foi uma das que se posicionou totalmente contra e durante sua fala fez questão de defender o SUS. “A gente tem que lutar pelo SUS. Resolver alguns problemas, mas não podemos quebrar vinte anos da universalidade do SUS. Se a gente acha que a saúde não está bem, imagine se a pessoa que precisar usar o SUS ter que provar que não pode pagar? Isso não existe!”, defendeu Zenaide.

O ministro explicou, em nota oficial enviada ao jornal, que a solução do financiamento do SUS está condicionada a uma reforma na Previdência Social. O ministro foi o relator do Orçamento de 2016 e argumentou que, atualmente, a Previdência consome 50% da arrecadação federal, o que, segundo ele, compromete de forma direta as demais áreas sociais.

A ausência do ministro da Saúde, Ricardo Barros, à reunião da Comissão Seguridade Social e Família provocou críticas de manifestantes e de deputados. A audiência foi convocada para que o ministro apresentasse as prioridades da pasta.

Zenaide Maia prestigia formatura de alunos do IFRN

A deputada federal Zenaide Maia (PR) participou nessa segunda-feira da solenidade de formatura dos cursos técnicos Integrado em Edificações e Informática e do subsequente em Edificações, Logística e Redes de Computadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). A cerimônia aconteceu no Ginásio de Esporte do IFRN, em São Gonçalo do Amarante.
De acordo com Zenaide Maia, a educação é dos avanços mais importantes para o desenvolvimento de uma sociedade e o sucesso profissional. “É muito gratificante poder celebrar esse momento tão especial. Hoje esses jovens estão carimbando o passaporte para o sucesso”, disse a deputada.

Sábado de agenda cheia para deputada Zenaide Maia

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) teve uma agenda cheia nesse sábado (14). Ao lado do seu esposo, o prefeito de São Gonçalo Jaime Calado, a deputada prestigiou a posse do novo reitor do Instituto Federal de Educação e Ciência do Rio Grande do Norte (IFRN), Wyllys Farkatt Tabosa, em Natal.

Na sequência, a deputada seguiu para a cidade de São Gonçalo do Amarante, onde participou ao lado do prefeito e de vereadores do festival de prêmios em prol do Dias das Mães, promovido pela FM 87,9. Finalizando a agenda do dia, Zenaide participou da missa solene em comemoração ao aniversário do Padre Aldo, no bairro Jardins, em São Gonçalo.

“Faço questão de prestigiar os eventos em todo Estado, quando a agenda permite. Essa participação me deixa informada das necessidades das pessoas em cada cidade e me permite estar mais próxima da população”, disse a deputada.

13230217_1720249911550623_8591418812288335968_n

IMG_7344 IMG_7342 IMG_7306

Jaime Calado participa da Marcha dos Prefeitos em Brasília

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Jaime Calado, participou da XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. O evento, promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), teve como tema “Desafios do Final de Mandato”. O primeiro dia da marcha foi encerrado pelo presidente Paulo Ziulkoski, na tarde desta terça-feira (10), que coordenou a Assembleia Geral da entidade.
Na Assembleia, o municipalista apresentou aos participantes informações sobre a estrutura da Nova Sede da CNM, bem como funcionará as atividades desenvolvidas pela entidade após a mudança, prevista para segunda quinzena de julho. Durante o evento ainda foram tratados das dificuldades enfrentadas pelos gestores municipais neste período de crise e também dos procedimentos legais para o encerramento do mandato. A XIX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios segue até amanhã (12).
“Essa geração de prefeitos vem sendo muito sacrificada com as constantes quedas na arrecadação que são desproporcionais ao crescimento das demandas e dos anseios da população, por isso esse evento é muito importante para debater os desafios da gestão pública, em especial para àqueles prefeitos que não têm experiência com encerramento dos mandatos”, enfatizou Jaime.  
Via Secom, fotos: André Oliveira
_MG_2123 _MG_2127 _MG_2150

Zenaide Maia participa de reunião da bancada estadual com governador

A deputada federal Zenaide Maia participou nessa quarta-feira (05) da reunião da bancada federal com o governador Robinson Faria, em Brasília. Durante o encontro, o governador pediu o apoio dos parlamentares e defendeu uma maior troca de ideias e a participação de todos.

Atenta ao pedido do governador, a deputada Zenaide Maia deu sugestões e disse estar certa da necessidade e importância desse pacto em defesa do Rio Grande do Norte, colocando-se totalmente disposta a contribuir.

Zenaide Maia é eleita vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) foi eleita nesta terça-feira (03) para ser primeira vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Ao lado da Presidente da Comissão, a deputada federal Gorete Pereira (PR/CE), Zenaide Maia deve continuar a luta que sempre fez parte do seu mandato e agora ainda mais engajada por fazer parte da comissão.

Zenaide Maia atualmente também como titular da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, titular da Comissão de Seguridade Social e Família, além de ser suplente na Comissão de Viação e Transportes. Todas importantes comissões da Câmara dos Deputados.

Zenaide Maia e Gorete Pereira

Zenaide Maia comemora conquista do Prêmio Dr. Pinotti para instituição do RN

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) tem o orgulho de anunciar a escolha da Maternidade Escola Januário Cicco como a instituição do Rio Grande do Norte a ser vencedora do Prêmio Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher, edição 2016.

A indicação da Maternidade Escola Januário Cicco, como única instituição do Nordeste a ser contemplada com o prêmio, foi da deputada Zenaide Maia, que faz parte do Conselho Deliberativo, responsável pela eleição. “O prêmio foi indicado para 173 instituições de todo país, mas através de uma reunião consegui que cada vencedor fosse escolhido por região. Também fiz questão de indicar a Maternidade Escola Januário Cicco como concorrente. Feliz com a escolha e premiação de uma instituição potiguar”, comemora Zenaide Maia.

O Prêmio “Dr. Pinotti – Hospital Amigo da Mulher” é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e/ou não governamentais cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque pela promoção do acesso e pela qualificação dos serviços de Saúde da mulher.

A premiação acontece uma vez por ano, ocasião em que são concedidos cinco diplomas de menção honrosa em cerimônia no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. O evento é realizado no mês de maio, na semana do dia 28, em alusão à data em que se comemora o Dia Mundial de Combate à Mortalidade Materna.

Zenaide Maia aguarda que a PEC 160 de sua autoria entre em vigor

A deputada federal Zenaide Maia espera que a PEC 160 de sua autoria entre em vigor o mais rápido possível, a PEC já esta na comissão de constituição e justiça e ela visa limitar os juros de até no máximo três vezes a taxa Selic.

A deputada disse que por falta de regulamentação alguns cartões de crédito e os financiamentos praticam até 500% ao ano e sua proposta de emenda visa diminuir exatamente os juros abusivos pagos pelos brasileiros, mais de 60% da divida dos brasileiros são provenientes de cartões de créditos.

Segundo a deputada empresas de cartões de credito que em sua maioria são de outros países praticam cerca de 2% a 3% de juros ao ano, aonde atuam fora do Brasil. Para Zenaide, a PEC será aprovada por que os congressistas não teriam coragem de ficar contra o povo na aprovação dessa PEC.

PR apresenta pré-candidato em Santa Maria

O Partido da República – PR terá mais uma grande liderança como pré-candidato nas próximas eleições. Trata-se de Antônio Cardoso, candidato a prefeito de Santa Maria, no Agreste Potiguar.

Antônio Cardoso esteve neste domingo (10) com o presidente estadual do PR e ex-deputado federal João Maia, onde confirmou sua pretensão de disputar a próxima eleição. “Antônio Cardoso é uma grande liderança e que vai representar muito bem o PR em Santa Maria”, comemorou João Maia.

Presidente Estadual do PMB, Raimundo Mendes estruturou o partido aproximadamente em 60 municípios do RN

O presidente da Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, advogado Raimundo Mendes, nesta segunda-feira (4), gravou a sua participação no programa do partido que será exibido no próximo dia 10 de abril em rede nacional de radio e TV. O parlamentar fez um balanço do trabalho que vem desenvolvendo como presidente estadual do Partido da Mulher Brasileira (PMB), e sua implantação no RN. Mendes declarou que no período de dois meses conseguiu articular e instalar 60 comissões provisórias do PMB no Rio Grande do Norte.

“Nestes dois meses conseguimos obter êxito no crescimento do partido. Hoje é visível a presença do PMB em importantes câmaras municipais do Estado. Nesse período o nosso partido teve uma grande adesão do publico feminino, que recebeu muito bem a legenda. Somos um partido que tem uma bandeira, onde lutamos pela inclusão da mulher na politica brasileira. Defendemos a politica de gêneros e iremos lutar pela implantação da cota de 30% para o preenchimento de vagas de mulheres nos parlamentos brasileiros, já que atualmente só existe essa conta apenas para as candidaturas dentro dos partidos”, afirmou o presidente estadual.

Segundo o dirigente estadual, hoje o PMB em todo o Estado, conta com 23 vereadores filiados e 3 vice-prefeitos. Em Natal, juntamente com o presidente municipal Naelson Miranda, foi montada uma nominata de pre- candidatos a vereador puro sangue, com chances reais de eleger 3 vereadores nas próximas eleições municipais.

Na sua participação no programa nacional, Mendes também falará sobre a ideologia e da nova forma de se fazer politica, implantada pelo PMB e fará um convite aos homens e mulheres Norte-rio-grandenses, para participarem cada vez mais da política partidária no Estado.

“Estamos trazendo ao debate público propostas concretas para lidar com problemas que atrapalham a vida das brasileiras e dos brasileiros. Defendemos uma maior participação das mulheres em diversos foros da sociedade e a igualdade de direitos entre homens e mulheres”, afirmou Mendes.

O PMB esta programando para o dia 30 de abril realizar uma grande mobilização nacional de seus filiados em torno das comemorações do “Dia Nacional da Mulher”. O objetivo da executiva estadual é de continuar o trabalho de implantação e expansão do partido no maior numero possível de municípios do RN, como também a filiação de novos membros e do suporte as candidaturas dos seus filiados nas próximas eleições municipais.