PM apreende arma de fogo em Olho D’água do Carrilho

Na noite desta quinta-feira(18), a Polícia Militar, através do 11º BPM, apreendeu um homem portando uma arma de fogo na cidade de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal.

Por volta das 19h30, a viatura estava em patrulhamento na Rua projetada, bairro Olho D’água do Carrilho, quando se deparou com Joadnyr Soares Borges da Silva, 26 anos, em atitude suspeita. Ao realizar a abordagem foi encontrado consigo 01 Revólver cal. 38, com 06 munições intactas e 08 sobressalientes.

A guarnição conduziu o indivíduo à Delegacia de Polícia Civil Plantão Zona Norte para realização das providências cabíveis.

PM/ASSECOM

Segurança e organização marcam festa de Santo Antônio 2017

Reunindo uma multidão, a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria de Comunicação e Eventos, resgatou a tradicional festa do padroeiro Santo Antônio, ao realizar dois dias de eventos na comunidade, sexta e sábado, dias 9 e 10 de junho. A banda Farra de Rico foi uma das atrações deste ano.

Segundo o prefeito Paulinho, a gestão teve a preocupação de ressaltar e valorizar os artistas da cidade. “Dedicamos a primeira noite aos nossos artistas são-gonçalenses. Deno Roberto e Nathan mostraram que a cidade da cultura tem artista de qualidade, sim. Além disso, Swing 7, banda da própria comunidade Santo Antônio do Potengi, também abrilhantou o segundo dia, com participação do Kebraxé”, observou Paulinho.

De acordo com a Secretaria de Comunicação e Eventos, a festa foi planejada juntamente com toda a comunidade. “Contamos com a colaboração e apoio dos moradores do bairro. E essa interação da gestão e população é fundamental para o sucesso do evento, assim como qualquer ação da gestão pública”, disse o secretário Rodolfo Maia.

Além da organização, outro fator que foi destaque na festa foi a segurança. Nenhum boletim de ocorrência foi registrado junto aos órgãos de segurança pública. “Foram dois de festa, e, graça a Deus, nenhum empurrão sequer foi registrado. Devemos isso a todos os profissionais de segurança que estiveram conosco, além da própria comunidade”, pontuou Rodolfo.

Central de videomonitoramento de São Gonçalo será interligada ao Ciosp

A Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante e o Governo do Estado do RN estão dialogando constantemente sobre o fortalecimento da segurança pública na cidade. Na manhã desta terça-feira (23), o diretor do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), coronel Macedo, esteve visitando a Central de Videomonitoramento de São Gonçalo.
O objetivo da visita é fortalecer o sistema de comunicação da Guarda Municipal com o Ciosp. “Vamos integrar esse sistema de São Gonçalo com o nosso, e, com isso, facilitar ações da Secretaria Estadual de Segurança Pública e da Polícia Militar na cidade”, observa coronel Macedo, ressaltando: “Com certeza a ação da PM na cidade será fortalecida”.
Ainda de acordo com o coronel o sistema de radiocomunicação do Estado já está ligado com o do município. “Já estamos trabalhando com a comunicação via rádio, que facilitará o contato entre guarda e nossa central, reduzindo o tempo de resposta nos chamados de ocorrências. E na próxima semana as imagens das câmeras de São Gonçalo serão interligadas com a Secretaria Estadual de Segurança Pública”.  No mês passado o prefeito Paulinho determinou a instalação de mais três câmeras de alta definição, já em funcionamento, passando de 6 para 9 pontos de videomonitoramento.
O encontro contou com a participação do secretário municipal de Defesa Social, João Eider, o adjunto, Emanuel Lisboa, o comandante da Guarda Municipal, coronel Reinaldo, e o coordenador do monitoramento no município, Ronier.
Via Secom

Prefeito Paulinho e vereadores reunidos nesse momento com o comandante da Polícia Militar 

O prefeito Paulinho Emídio está reunido nesse momento, com o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Azevedo, para reforçar nosso pedido de uma atenção especial à São Gonçalo do Amarante.

Os vereadores Márcia Soares, Edson Valban, Clovis Junior, Thiago Soares, Adelson Martins e o presidente da Câmara Municipal, Raimundo Mendes representam a comissão especial da câmara. O secretário João Heider também se faz presente na reunião. 

Fotos Santos Fotógrafo 

Prefeitura de São Gonçalo solicita reforço no policiamento durante o Carnaval

A pedido do prefeito Paulinho, o secretário municipal de Defesa Social, João Eider, seu adjunto, Emanoel Lisboa, e o comandante da Guarda Municipal, Coronel Reinado, se reuniram com o Comandante da Polícia Militar de São Gonçalo do Amarante, Capitão Trindade, e com o subcomandante, Tenente Faustino, além do coordenador geral de monitoramento, Ronny, para traçar ações na segurança do município e, principalmente, discutir o reforço do policiamento na cidade.

De acordo com o comandante da PM de São Gonçalo, o grupo já está solicitando ao Comando Geral mais policiais para auxiliar na segurança durante o período de carnaval.

Pret

Intensificação do policiamento em São Gonçalo resulta na prisão de uma dupla e apreensão de veículos irregulares

No início da noite de ontem (16), a Polícia Militar deu início a uma operação de intensificação do policiamento na cidade de São Gonçalo do Amarante. Os alvos foram os bairros do Santo Antônio e Amarante em virtude do aumento do índice de crimes apontado pela mancha criminal.

No início da noite, no bairro Amarante, foi frustrada a ação de motoqueiros que causavam baderna pelas ruas nas proximidades do ginásio, praticando direção perigosa e ocasionando a interdição de vias. No total, 12 veículos foram apreendidos, alguns com indícios de adulteração.

A ação se estendeu até as primeiras horas da manhã, quando já no bairro Santo Antônio, uma dupla em uma motocicleta tentou se evadir ao visualizar a viatura. Os dois foram alcançados e detidos e foi constatado que a motocicleta estava com queixa de roubo.

Wagner do Nascimento, de 21 anos foi autuado por crime de receptação de veículo roubado, e o adolescente de 17 que o acompanhava foi ouvido e liberado, mesmo com o proprietário da motocicleta tendo o reconhecido como autor do roubo ocorrido cinco dias atrás. O adolescente já é velho conhecido pela prática de diversos crimes nos bairros de Regomoleiro e Barreiros, em São Gonçalo.

Pessoas que possam ter sido vítimas da dupla podem procurar a Companhia de Polícia Militar em São Gonçalo para fazer o reconhecimento por foto e em seguida a Delegacia de Polícia Civil para formalizar a denúncia.

As ações continuam com o reforço no policiamento durante o fim de semana que antecede o Carnaval.

Governador, cadê o batalhão de polícia de São Gonçalo?

A noite de ontem foi de terror em São Gonçalo do Amarante, num curto espaço de tempo tivemos um homicídio no bairro Jardins e uma tentativa no Samburá sem dois arrastões que aconteceram no centro em frente a maternidade Belarmina Monte a poucos metros de duas delegacias, a da civil e militar, os bandidos não tem medo e atacam nos locais onde parece ser mais seguros.

O segundo arrastão aconteceu em Santo Antônio nos quiosques em frente ao ginásio de esportes, ainda não se sabe se foram os mesmos criminosos mas em ambas as ações os bandidos estavam fortemente armados e inclusive no centro eles efetuaram disparos para assustar os clientes de um bar.

A pouco mais de um ano o Governador esteve em São Gonçalo acompanhando a entrega dos apartamentos do Residencial Dr Ruy Pereira, Robinson Farias prometeu um batalhão de policia para o município, nas palavras do governador, um município com mais de 100 mil habitantes como São Gonçalo merece um batalhão mas até hoje os moradores aguardam a chegada do mesmo.

#CadeOBatalhãoGovernador?

Acompanhem o vídeo de nosso blog onde o governador promete o batalhão.

Polícia Civil divulga imagens e procura suspeitos que incendiaram terminal de ônibus

A Polícia Civil pede ajuda à população para identificar e localizar os suspeitos que promoveram um incêndio no Terminal de ônibus do Vale Dourado, localizado na zona Norte de Natal, na tarde desta quarta-feira (19). As imagens do cometimento do crime podem ser assistidas no vídeo que está sendo disponibilizado pela Polícia. Quem tiver informações sobre os que praticaram o ato pode fazer denúncias anônimas pelo Disque Denuncia 181 ou pelo número telefônico 3232 1546, da 9ª Delegacia de Polícia Civil.

Link do vídeo: https://goo.gl/TF5foF

 

Potiguar 01 será utilizado em treinamento na Via Costeira nesta quarta-feira

O Centro Integrado de Operações Aéreas (CEIOPAER) realiza, nesta quarta-feira (4), a partir das 9h30, nas proximidades do Posto Policial da Via Costeira, um treinamento com o Potiguar 01.

Serão realizadas atividades com o puçá (cesta) e o sling (espécie de alça), dois meios utilizados para salvamento. Os treinamentos são preparativos para atuação do CEIOPAER na Operação Verão, que começou em todo o Rio Grande do Norte no fim do ano passado.

Em 2016, o CEIOPAER realizou uma série de atendimentos com a utilização da aeronave Potiguar 01. No total, foram 184 chamados prontamente atendidos pela equipe, dentre eles se destacam os seguintes: ocorrência policial (62); apoio aeromédico (13); salvamento aquático (2); busca marítima (9); levantamento de área/inteligência (2); operação com forças da Segurança (11); e transporte de órgãos (4). O total de horas em operação foi de 219.

O CEIOPAER racionaliza em um único órgão, adotando-se modelo idêntico ao do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que congrega e dinamiza os núcleos de atendimento das instituições subordinadas à Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Estado (Sesed) o controle, a operação e a manutenção das aeronaves pertencentes à Sesed, a serem empenhadas em atividades policiais, operações de busca e salvamento, resgate e missões de defesa civil e operações aeromédicas em cooperação com a SESAP/SAMU. 

Polícia Militar fecha ponto de desmanche de veículos em São Gonçalo do Amarante

Policiais do 11º Batalhão de Polícia Militar (11ºBPM) fecharam nesta segunda-feira (13) mais um ponto que funcionava como desmanche de veículos. Desta vez, a ação ocorreu na cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal, com o apoio de denúncias anônimas.

Na casa, localizada na Rua Professor Luiz Soares, no Bairro Golandim, foram encontrados um veículo Hyunday HB20 e outro Volkswagen Jetta, ambos com registro de roubo, além de várias peças e motores depelo menos 30 outros veículos.

O proprietário do imóvel não foi localizado, mas acredita-se que ele faça parte de uma quadrilha que esteja agindo com roubo e clonagem de veículos na Grande Natal. Há indícios de que outros veículos tenham sido clonados para a prática de diversos crimes. Os veículos e materiais apreendidos foram entregues na Delegacia de Plantão da Zona Norte. A Polícia Civil investigará o caso.

Desmanche de São Gonçalo (1) Desmanche de São Gonçalo (2) Desmanche de São Gonçalo (3) Desmanche de São Gonçalo (4) Desmanche de São Gonçalo (5)

Prefeitura de São Gonçalo vai inaugurar pavimentação e iluminação de via importante da cidade

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante vai inaugurar neste sábado, dia 21 de maio, a partir das 19h, a Pavimentação Asfáltica, o Calçamento e a Implantação da Iluminação Pública das Avenidas João Dino Maia e José Alencar que dão acesso ao Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos, obras importantes para o desenvolvimento do município, executadas com recursos próprios da Prefeitura Municipal. É sábado, 21 de maio, a partir das 19h, próximo ao Condomínio 1 do Residencial Dr. Ruy Pereira. Você é nosso convidado. Compareça! leve seus amigos e sua família. Participação do apresentador seresteiro Luiz Almir. Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Amarante

Jaime e Zenaide via

Sesed participa de reunião para discutir segurança nas eleições 2016

O secretário estadual da Segurança Pública, Ronaldo Pierre Lundgren, esteve reunido na manhã desta segunda-feira (16), com a desembargadora Maria Bezerra Zeneide, na sede do Tribuna Regional Eleitoral (TRE), em Natal, para discutir o plano de segurança relacionado as eleições municipais, que acontecem no dia 2 de outubro deste ano. Esta foi a primeira reunião realizada com representantes da segurança pública para tratar o tema. Assim como nos anos anteriores, os trabalhos das Polícias Militar e Civil iniciam bem antes das eleições visando garantir, também, a segurança de todas as fases preliminares.

Na ocasião, o secretário da Sesed, Ronaldo Lundgren, agradeceu o convite e parabenizou a antecipação do planejamento por parte da Justiça Eleitoral. “Essa antecipação permite que todos nós estejamos mais integrados e preparados para oferecer um serviço de mais qualidade e eficiência. Aproveito para parabenizar a Justiça Eleitoral por esta decisão”, disse o secretário da Sesed.

De acordo com o plano apresentado pelo TRE, caberá as forças estaduais de segurança pública o patrulhamento do Forúm Eleitoral da capital durante o treinamento dos mesários e do Centro de Operações da Justiça Eleitoral (COJE) e das zonas eleitorais durante preparação das urnas, bem como a segurança dos locais de votação em todo o estado do RN.

Nossa perspectiva é de que este ano tenhamos mais uma eleição tranquila. Nas experiências anteriores nossas ações foram pontuais, de fáceis soluções.”, disse a desembargadora Maria Bezerra Zeneide.

Participaram também da reunião, representantes do 3º Distrito Naval, Base Aérea, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar.

Na última eleição, em 2014, o TRE registrou cerca de 2,3 milhões de eleitores, 1.611 locais de votação e 7.652 seções eleitorais.

Bandidos arrombam e levam armas e coletes do Banco do Brasil do gancho de igapó

No final da tarde deste domingo (08) Bandidos entraram na agencia do Banco do Brasil localizado no gancho de igapó. O acesso foi atraves da janela do banheiro masculino, os bandidos tiveram acesso pela lateral que fica a fabrica Coteminas.

Logo após o acesso ao banco os bandido foram até a sala dos seguranças e de lá levaram 3 revolveres e dois “coletes a prova de bala”

O mais incrível disso tudo é que segundo a reportagem da Inter TV Cabugi os bandidos tinham desligado o fornecimento de energia do local e foram até os caixas eletrônicos onde conseguiram abrir os terminais de auto atendimento com uma “chave mestre” e códigos de acesso.

Ainda não foi informado a quantia levada pelos bandidos mas para nós que usamos o banco sabemos que foi pouco pois os caixas nunca dispõem de dinheiro para saque nos finais de semana.

Vale lembrar que o banco foi assaltado em janeiro onde os bandidos explodiram os caixas para roubar. A agencia ficou fechada durante dois meses, ainda não sabemos se a ação desse final de semana vai impedir o funcionamento do banco durante essa semana.

11 12 13 14

Polícia de São Gonçalo disponibiliza Whatsapp para receber denúncias

Buscando se aproximar ainda mais da população de São Gonçalo do Amarante e melhorar os atendimentos da corporação do município, a 2ª Companhia do 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM) está disponibilizando mais um canal de comunicação com a população.

A partir de agora, a sociedade poderá contar com um número de WhatsApp para fazer denúncias, reclamações, elogios ou sugestões ao trabalho da Polícia Militar. O cidadão poderá fazer denúncias enviando fotos e vídeos, com a garantia de terem suas identidades preservadas, através do número:(84) 98123-6264.

O WhatsApp soma-se aos outros canais de comunicação já abertos ao público pela Companhia de Polícia Militar em São Gonçalo.

PMSGA

Guarda Municipal de São Gonçalo realiza rondas para inibir a criminalidade

A Guarda Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN vem atuando para auxiliar o trabalho da Polícia Militar e está realizando rondas ostensivas no município. De acordo com a Secretaria de Defesa Social, a vigilância da Guarda Municipal visa inibir a ação criminosa e proteção dos órgãos públicos. As rondas acontecem nas imediações de escolas municipais, bibliotecas, unidades de saúde, repartições públicas e fazendo abordagens em indivíduos com atitudes suspeitas em diversos bairros.
Nesta semana, foram realizadas abordagens no Bairro Jardins, compreendendo os Conjuntos Jardim Petrópolis, Plaza Garden, Cidade das Flores, Cidade das Rosas e também em algumas localidades da Zona Rural de São Gonçalo.
“É importante que a gente continue fazendo essas rondas para que possamos passar um pouco mais de segurança à população. Apenas a atuação da Guarda não resolve todo o problema em relação à segurança, mas já ajuda a inibir atos ilícitos. Já abordamos indivíduos e os encaminhamos à delegacia para prestar esclarecimento. Também flagramos menores de idade portando drogas e foram tomadas as devidas providências”, afirmou Agripino Oliveira, secretário municipal de Defesa Social.
Via Secom, fotos: Isaías Carlos

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

????????????????????????????????????

Sesed alerta para o não compartilhamento de áudios nas redes sociais sem as devidas confirmações

A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) desconhece a veracidade do áudio publicado nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (15) onde um cidadão narra que sua esposa, ao sair de casa para levar o filho na faculdade, teria seu veículo, juntamente com outros, interceptado por criminosos armados, nas proximidades da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na zona Sul de Natal.
No áudio, um homem que não se identifica, revela que criminosos abordaram e roubaram vários condutores de veículos, numa série de assaltos.
Quanto a este caso, a Sesed informa que não há nenhum registro no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nem na Delegacia de Polícia Civil da área, e por este motivo não confirma a veracidade deste áudio. Por meio da assessoria de comunicação da Sesed, várias pessoas que compartilharam o respectivo áudio nas redes sociais foram contactadas, mas nenhuma delas soube afirmar de quem seria autoria do áudio.
Por outro lado, a Secretaria confirma que, nesta manhã, ocorreu um roubo a um veículo modelo Sentra, de cor branca, naquela proximidade, e que na ocasião dois suspeitos foram rapidamente detidos e a arma utilizada no crime apreendida. O carro também já se encontra com o proprietário.
A Sesed ressalta que a divulgação de notícias sem as devidas confirmações podem contribuir de forma negativa para gerar caos dentro da cidade e fomentar ainda mais o medo na população.
A Secretaria de Segurança ratifica o compromisso com o cidadão no sentido de garantir a ordem e a paz social e pede que a população continue colaborando com informações utilizando os canais oficiais do Disque Denúncia da Secretaria, por meio do telefone 181 e pelo WhatsApp (98149-9906).

Projetos aproximam população da Polícia e reduzem tráfico de drogas na zona Sul de Natal

Desde o mês de março, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM), passou a realizar uma nova modalidade de atendimento à população da zona Sul de Natal denominada Vizinhança Solidária e Batalhão Participativo. A ação consiste em garantir uma maior aproximação entre a gestão e membros de Conselhos Comunitários a fim de desenvolver, conjuntamente, diagnósticos dos problemas vivenciados nas comunidades. O resultado desta ação já vem sendo sentido nos bairros Capim Macio, Candelária e Lagoa Nova, onde os crimes relacionados ao tráfico de drogas deixaram de influenciar na macrocriminalidade, apresentando reduções no número de ocorrências.

“O tráfico de drogas é um motor da violência, que incentiva crimes como o roubo e homicídio cometido pelo usurário. Ao coibir esta modalidade de crime em uma determinada região, certamente outras modalidades também reduzirão”, relatou Ivenio Hermes, Coordenador de Análises Estatísticas da COINE.

O comandante do 5º BPM, Major Correia Lima, falou da importância da integração da comunidade com as polícias para a redução da violência.

“Nossos Conselhos de Segurança tem papel importante na identificação das áreas críticas de suas comunidades, bem como na apresentação de sugestões que possam colaborar com o trabalho das polícias. Já conseguimos prender mais de 16 suspeitos de tráfico de drogas em apenas três bairros da zona Sul, além de apreender armas, capturar foragido e recuperar veículos. Ninguém melhor que a comunidade para se integrar com os órgãos da Segurança”, relatou o comandante do 5º BPM.

Disque Denúncia a serviço do cidadão

A Secretaria de Segurança ratifica o compromisso com o cidadão no sentido de garantir a ordem e a paz social e pede que a população continue colaborando com informações utilizando os canais oficiais do Disque Denúncia da Secretaria, por meio do telefone 181 e pelo WhatsApp (98149-9906). Todas as informações recebidas passam por uma triagem, sendo direcionadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública para uma rápida atuação com a constatação das situações informadas.

Cosern não instalou transformadores e avenida segue escura durante a noite em São Gonçalo

A avenida João Dino Maia, recentemente entregue pela prefeitura Municipal de São Gonçalo para atender a grande demanda dos moradores do Residencial Dr Ruy Pereira, liga a BR 406 próximo ao bairro dos Jardins ao novo empreendimento em Santo Antônio. A avenida é uma das principais obras de mobilidade da cidade recebeu calçada com acessibilidade em toda sua extensão e foram instalados 42 postes com luminárias, tudo pronto para receber energia.

Apesar da secretaria de Serviços Urbanos de São Gonçalo ter feito toda parte de instalação dos postes a Cosern desde novembro do ano passado não colocou os transformadores para alimentar a iluminação da avenida. Nosso blog tentou entrou em contato com a Cosern mas não conseguiu resposta.

Os moradores da região reclamam da demora da Cosern pois sem iluminação a ação dos bandidos no local é frequente, no ultimo dia 21 uma jovem de 14 anos foi assassinada quando trafegava na avenida com seu namorado em uma moto, os bandidos tentaram tomar o veiculo e atiraram nas costas da jovem que morreu no local. Ainda segundo os moradores, são constantes os assaltos durante a noite, a falta de iluminação ajuda a ação dos bandidos.

Fotos e texto, Wendell Jefferson

João Dino1 João Dino2

CIPAM resgata cerca de 90 pássaros silvestres em São Gonçalo do Amarante

Policiais da Companhia Independente de Proteção Ambiental (CIPAM) resgataram na manhã desta sexta-feira (1) cerca de noventa pássaros silvestres, gaiolas, equipamentos para caça e armas que estavam em um estabelecimento na cidade de São Gonçalo do Amarante, região Metropolitana de Natal.
A Polícia Militar recebeu uma denúncia anônima e ao chegar no local foi constatado o crime ambiental. Três armas de cano longo também foram apreendidas, além de certa quantidade em dinheiro. Todo material foi recolhido à sede do IBAMA.
IMG-20160401-WA0006 (1) IMG-20160401-WA0007 (1)

CPRE apreende 33 veículos irregulares durante blitz em São Gonçalo do Amarante

Policiais do 1º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (1º DPRE), em conjunto com o 11º Batalhão de Polícia Militar (11º BPM), realizaram nesta quarta-feira (2) uma intensa fiscalização na RN 160, no trecho de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Natal. Na ocasião foram fiscalizados 130 veículos, entre motocicletas e motonetas, com a verificação da situação dos veículos e com a revista pessoal dos condutores.
Ao todo foram registrados 44 autos de infrações de trânsito, com a remoção de 33 veículos ao pátio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e o recolhimento de três carteiras de habilitação para fins de regularização.
CPRE também fez operação em Francisco Dantas, os policiais do 4º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (4º DPRE) abordaram 21 veículos e revistaram cerca de 30 pessoas que estavam em atitude suspeita. A ação resultou na confecção de 14 autos de infração, apreensão de dois veículos para fins de regularização e de uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Município de São Gonçalo (1) Município de São Gonçalo (3) Município de São Gonçalo (4) Município de São Gonçalo (5)

Sesed lança o Portal CIOSP nesta quinta-feira

A medida visa garantir um maior controle do emprego operacional da Segurança Pública e a redução da violência
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio do Centro Integrado de Segurança Pública (CIOSP), lança nesta quinta-feira (3), às 10 horas, no auditório do Comando Geral da Polícia Militar, em Natal, o Portal CIOSP. Trata-se de uma nova ferramenta tecnológica que permitirá também aos comandantes de batalhões e companhias, de toda Região Metropolitana de Natal, acompanhar, em tempo real, com o uso de tabletes, as ocorrências em andamento em suas respectivas áreas de atuação e o emprego operacional do seu efetivo.
Com este medida, a Sesed passa a compartilhar com os gestores das unidades policiais o controle das rotas utilizadas por cada viatura, tempo de patrulhamento e tempo resposta por ocorrência, visualização das manchas criminais, entre outros.
“Na prática, o Portal Ciosp permitirá aos comandantes de batalhões e companhias monitorar, conjuntamente, com o nosso Centro de Operações todas as ações relativas a segurança pública. Estamos descentralizando o nosso serviço e dividindo com o gestor de cada região as responsabilidades pelo monitoramento de suas unidades. Com isso, esperamos a redução das taxas criminais e um melhor serviço a sociedade”, disse o Coordenador do CIOSP, Tenente Coronel Alarico Azevedo.

Ronda Cidadã recupera veículo roubado e prende suspeito na zona Oeste de Natal

Policiais do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM) que atuam no Ronda Cidadã recuperaram na noite desta sexta-feira (26) um veículo modelo Toyota Corola, que tinha sido roubado em Muriú, no Litoral Norte do Estado.
O Ronda Cidadã recebeu informações do Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) que o veículo estava na Travessa Manoel de Oliveira, no bairro Planalto, na zona Oeste de Natal. Ao chegar ao local, os militares constataram que o veículo estava adulterado e durante diligências a PM conseguiu localizar um suspeito escondido dentro de uma caixa d’água.
Ele foi conduzido em flagrante à Delegacia de Plantão da Polícia Civil e ficou à disposição da Justiça.

Governo reforça segurança e orienta população de São Gonçalo do Amarante

Representantes da comunidade, da prefeitura e políticos do município de São Gonçalo do Amarante participaram de reunião com o governador em exercício Fábio Dantas, hoje (26), para tratar de melhorias na segurança pública. Na reunião, na sede da governadoria, a comunidade reivindicou a reativação do posto policial do bairro Santo Antônio, aumento das diárias operacionais e ações específicas de combate ao tráfico de drogas.

O governador em exercício, Fábio Dantas explicou que as ações policiais precisam do apoio constante da população, denunciando irregularidades, crimes e também tomando medidas de precaução.

O comandante do policiamento em São Gonçalo, Capitão Trindade, disse que em contato com a direção da empresa Teleperformance, instalada no bairro Jardim Lola, solicitou algumas medidas para reduzir os casos de violência que aconteciam com seus funcionários. Ele explicou que a área no entorno da empresa foi melhor iluminada, feita a limpeza e retirada uma sucata. Além disso, por orientação da Polícia Militar, a empresa passou a informar aos seus funcionários medidas de segurança que deveriam tomar ao deixar o local de trabalho. Entre estas medidas a orientação de não utilizar o telefone celular na rua (fazer ligações antes de sair da empresa) e evitar se deslocar sozinho para as paradas de ônibus. Com estas medidas e com a circulação de uma viatura da PM nas proximidades, segundo o Capitão Trindade, foi reduzida em 300% as ocorrências naquela área.

A secretária de Estado da Segurança e da Defesa Social, Kalina Leite, ressaltou a importância de medidas como essas tomadas tanto pelo Governo do Estado, através da sua estrutura de segurança, como das empresas e da população. “Precisamos cada vez mais contar com o apoio da sociedade. O Estado e as polícias precisam do apoio da população, trabalhar juntas para resolver o grave problema da insegurança”, afirmou.

O governador Fábio Dantas reforçou que a administração estadual tem se empenhado em dar estrutura à Polícia Militar e à Polícia Civil para melhor combater a violência. “Todo esse esforço deve se somar ao esforço dos municípios e da população, pela complexidade do problema que atinge toda a sociedade”, declarou na reunião que também contou com a participação do comandante da PM, coronel Dancleiton Pereira, do comandante do policiamento da cidade de Macaíba, Coronel Elias, do coordenador da Polícia Civil, delegado Stênio Pimentel, do vereador em São Gonçalo, Adelson Martins e líderes comunitários.

Secretaria de Segurança Pública iniciará processo para realização do concurso público

    A Secretaria de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) dará inÍcio ao processo para realização do concurso público para a Polícia Militar após a decisão do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) que autorizou o certame durante sessão realizada neste quinta-feira (25), na sede do órgão. A decisão do TCE-RN responde a um questionamento apresentado pela secretária de Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite.
    O processo foi relatado pelo presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Thompson Fernandes, após uma consulta enviada à Corte de Contas pela secretária, Kalina Leite. De acordo com os termos do voto, é possível realizar a reposição de policiais militares que foram para a reserva remunerada, ou foram reformados, pois essas são as formas análogas a aposentadoria do servidor público civil e a Lei de Responsabilidade Fiscal autoriza a reposição de servidores aposentados nas chamadas áreas essenciais (saúde, educação e segurança). O conselheiro entende que o termo “aposentadoria” usado na LRF “abrange a “inatividade” no serviço público, o que além da aposentadoria para o servidor público civil, inclui a reforma e a reserva remunerada para o servidor público militar”.
    A decisão do TCE faz algumas ressalvas: a exceção legal não inclui os servidores das chamadas atividades-meio e “Uno tocante à reserva remunerada, hipótese de vacância também contabilizada para fins de reposição de pessoal, caso o militar retorne ao serviço ativo, há de se observar essa ocorrência, para fins de cálculo das efetivas vagas existentes passíveis de reposição”.
    A secretária destacou a importação da orientação do Tribunal de Contas para a realização do concurso.  “Esse entendimento do Tribunal de Contas sinaliza que estamos no caminho certo. Desde que assumimos a Pasta nos empenhamos, diuturnamente, no sentido de realizarmos este concurso, por entendermos a necessidade que é premente. Agora vamos iniciar os trâmites para realizarmos esse processo o quanto antes”, disse.

Prefeito Jaime Calado reforça pedido de Batalhão da PM para São Gonçalo

A audiência ocorrida ontem (22), na Governadoria, era pra tratar da assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, permitindo cooperação entre o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) nas ações de disciplinamento do trânsito e transporte no município, mas durante o encontro o prefeito Jaime Calado aproveitou a ocasião pra reforçar o pedido da instalação de um Batalhão de Polícia Militar e a reabertura da Delegacia de Polícia Civil no Conjunto Amarante.

Jaime Calado demonstrou preocupação com o crescimento da violência e relatou dois casos recentes que vem causando comoção social, como a morte do jogador Romerito, assassinado a facadas no Centro da Cidade e do proprietário do Quiosque Sambar, Jânio Oliveira, vítima de disparos de arma de fogo enquanto trabalhava na comunidade de Santo Antônio do Potengi.

O investimento na segurança pública de São Gonçalo, com a instalação de um batalhão da PM e da abertura de uma nova delegacia, foram compromissos assumidos pelo governador Robinson Faria durante a solenidade de entrega dos apartamentos do Residencial Dr. Ruy Pereira dos Santos. “Aproveitamos a oportunidade para reforçar com o governador a necessidade urgente dessas duas ações para conter a violência no município e agilizar as investigações dos crimes cometidos”, afirmou o prefeito Jaime.

PARCERIA E INVESTIMENTOS – Desde que assumiu a gestão municipal o prefeito Jaime Calado vem apoiando as ações de segurança pública em São Gonçalo. Foi na atual administração, mais precisamente no ano de 2009, que o município custeou com recursos próprios a ampliação dos alojamentos do Pelotão de Polícia que foi transformado em Companhia de Polícia Militar, destinou mobiliário, reformou a Base do CPRE e fez a doação de seis motocicletas para o trabalho de ronda ostensiva, investimento da ordem de R$ 105 mil. A Prefeitura de São Gonçalo também firmou convênio com o Comando Geral da Polícia Militar para fornecimento de alimentação aos efetivos da Polícia Militar e Polícia Estadual de Trânsito, além da parceria no desenvolvimento das ações do Programa de Resistência e Combate as Drogas (PROERD), formando já mais de 16 mil alunos nas ações de prevenção. A gestão do prefeito Jaime Calado criou a Secretaria de Defesa Social, também realizou concurso público e formou a Guarda Municipal com investimentos na sede da corporação e aquisição de quatro viaturas equipadas, que custaram R$ 334 mil. Outra ação municipal de investimento em segurança pública foi a construção de uma Base do Policiamento Comunitário, inaugurada no Golandim no valor de R$ 117 mil, além da reforma e doação de mobiliário das bases de Jardim Lola e Cidade das Flores. O município ainda está investindo recursos da Prefeitura Municipal na implantação de câmeras em todos os prédios públicos e na instalação de uma central e monitoramento de vídeo, que futuramente será interligada ao CIOSP da Polícia Militar.

DSC_8803 DSC_7127 DSC_2203 DSC_2197 DSC_2191