CEO de São Gonçalo realiza 1.400 atendimentos mensais

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de São Gonçalo do Amarante, oferece à população serviços com ênfase na área de diagnóstico e detecção de câncer de boca, periodontia especializada, cirurgia oral menor, endodontia, atendimento a portadores de necessidades especiais, prótese e radiologia. O município conta atualmente com 5 cadeiras odontológicas, 11 especialistas e realiza em média 1.400 procedimentos por mês.
“O CEO é muito importante para São Gonçalo. São poucos os centros que disponibilizam a realização de serviços como raio-x, canal, cirurgia do 3º molar e prótese dentária. Tudo através de um atendimento facilitado e de qualidade para os moradores”, enfatiza a auxiliar de saúde bucal, Julia Raquel.
O CEO faz parte do programa Brasil Sorridente e tem como objetivo ampliar e qualificar a oferta de serviços odontológicos especializados, dando continuidade ao trabalho realizado pela rede de atenção básica aos pacientes nas comunidades de origem.
Os encaminhamentos são feitos através das unidades básicas de saúde, Karla Lizandra, moradora do bairro Amarante, falou sobre a facilidade em realizar o serviço que procurava. “Fui encaminhada do posto de saúde para a unidade do CEO. Achei ótimo porque vou fazer o raio-x que preciso sem custo algum e sem ter que me deslocar para outra cidade”.
A unidade funciona no centro da cidade e seu horário de atendimento é de segunda à sexta, das 07h ás 17h.
Via Secom, fotos: Júnior Santos

Prefeitura de São Gonçalo inaugura mais uma ampliação e reforma de UBS

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN finalizou a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jardim Petrópolis, onde foi investido quase 80 mil reais de recursos municipais.  O ato inaugural aconteceu nesta sexta-feira (24), pelo prefeito Paulo Emídio (Paulinho) com participação da deputada federal Zenaide Maia.

A estrutura inaugurada conta com novos equipamentos que vão auxiliar e melhorar os serviços oferecidos à população, como um novo gabinete odontológico, além de mais duas salas para o escovódromo e multiúso. “Trabalhamos por uma saúde de qualidade; claro, nada é perfeito, mas lutamos diariamente, aqui ou em Brasília, para melhorar nossas ações na área”, enfatizou Paulinho.

O ex-prefeito Jaime Calado também esteve presente e ressaltou o trabalho de Paulinho na continuação das obras deixadas por ele. “Paulinho está colocando pra quebrar. Não tem medido esforço para trabalhar por essa cidade. É um orgulho a saúde do nosso município está recebendo notas acima da média no Ministério da Saúde”, disse Calado.

Vale ressaltar que, mesmo com a crise financeira e política que enfrentam os municípios brasileiros, o prefeito Paulinho está conseguindo cumprir o cronograma e entregando uma obra por semana, das dezenas que estão em andamento

São Gonçalo é única cidade do RN a receber capacitação do Sírio Libanês

Vinte e dois servidores de São Gonçalo do Amarante, entre médicos, enfermeiros, dentistas, diretores e gerentes das Unidades Básicas de Saúde, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, participaram, na manhã desta sexta-feira, 27, no Teatro Municipal, do encerramento de uma capacitação importante, ministrada pelo renomado Hospital Sírio Libanês (São Paulo), entre os meses de junho e setembro.

 

Com um trabalho reconhecido, destaca o secretário de Saúde, Jalmir Simões, o Município conquistou a qualificação, sendo uma das cinco cidades de todo o Nordeste contempladas, e a única entre as cidades do Rio Grande do Norte, a receber o curso de atualização em protocolos da atenção básica, que contemplou apenas 20 municípios brasileiros.

 

Das duas opções ofertadas – protocolos de Risco Cardiovascular e Doenças Crônicas não Transmissíveis e de Atenção à Saúde das Crianças – São Gonçalo escolheu o primeiro, por considerar o mais adequado para a realidade epidemiológica e necessidades de saúde da população que utiliza a atenção básica no município. Tal curso possibilitará a qualificação da produção do cuidado na Atenção Básica.

 

“Estamos muito felizes com a conquista dessa qualificação envolvendo os melhores profissionais e instituições do país. Ganha o profissional do nosso município, que adquiriu competências para realizar trabalhos mais qualificados, e principalmente ganha nossa população, que terá ganho na prestação do serviço”, ressalva o prefeito da cidade, Paulo Emídio.

 

O curso contou com parcerias do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Instituições de Ensino Superior do país.

 

FOTOS: JÚNIOR SANTOS

Crianças atendidas pela Semtasc têm dia de esporte, lazer e cultura

Cerca de 400 crianças e adolescentes, atendidos pela Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania de São Gonçalo do Amarante, tiveram um dia inteiro de esporte, lazer, cultura, interação social e aprendizagem, nesta quinta-feira, 26, no Serv Club. Eles participarão do II Torneio de Futebol de Campo do SCFV (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos), que tem o objetivo de promover uma melhor qualidade de vida.

Incentivador do projeto, o prefeito Paulo Emídio fez questão de ir ao evento na parte da manhã, ao lado da primeira-dama, Tereza Maia. “Incentivamos demais essas ações que previnem que essas crianças e adolescentes fiquem em situações de risco, nas ruas ou expostas à violência e drogas. Nosso Município promove projetos que fortalecem os vínculos familiares e também comunitários”, disse o chefe do poder executivo municipal.

Segundo explica o secretário de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, Antônio Dantas Neto, tal serviço faz parte da Proteção Social Básica. “Fazemos esse trabalho junto à população que vive em situação de pobreza, ausência de renda, fragilização de vínculos afetivos, como discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências. Percebemos melhora nas vidas dessas pessoas”, observa.

Horta Escolar será expandida para atender mais alunos de São Gonçalo

Dez escolas municipais serão beneficiadas com o projeto “Horta Escolar: um espaço pedagógico para práticas de educação nutricional e ambiental”. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, através das Secretarias de Agricultura e da Educação, em parceria com a EMATER – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.
O projeto deve beneficiar alunos do ensino infantil e fundamental 1 e 2, juntamente com toda a comunidade escolar. O objetivo é incorporar a alimentação adequada, nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável, tendo como eixo a gestão das políticas públicas nas escolas municipais.
O projeto piloto já foi implantado na creche Maria Odete, localizada na comunidade de Poço de Pedra, zona rural do município. Com o sucesso da ação, a prefeitura decidiu expandir a atividade para outras unidades escolares. Dessa forma, já foi lançado o processo de licitação para aquisição de sementes que, logo após, permitirá a instalação das hortas.
Para o bom andamento do projeto, a Secretaria de Agricultura vai disponibilizar os insumos e a orientação do plantio. Já a Secretaria de Educação, vai trabalhar a parte pedagógica do projeto. Para tanto, os estudantes serão cadastrados em disciplinas com temas diversos, como alimentação, nutrição e ecologia. A finalidade é fazer com que as crianças sejam multiplicadoras desses hábitos e despertem na comunidade escolar a importância da agricultura.
Além de promover mudanças de valores e hábitos no público infantil, transformando os espaços ociosos em ativos, o projeto de cunho pedagógico e sustentável incorpora um cardápio proposto por nutricionistas, garantindo a segurança alimentar das crianças, uma vez que as hortas escolares não possuem risco de contaminação por agrotóxicos e transgênicos.

Dia do Dentista: Saúde bucal de São Gonçalo é exemplo para todo o RN

Neste dia 25 de outubro comemora-se em todo o Brasil o Dia do Dentista. Em São Gonçalo do Amarante, que tem uma das melhores saúdes bucais entre os 167 municípios do estado, um projeto-exemplo apresentado para outras cidades, e até mesmo estados, dá ainda mais razões à sua população para se orgulhar de seus profissionais e celebrar a data.

É o que explica a filha da terra e renomada cirurgiã-dentista, Aldenísia Albuquerque, que tem apresentado a experiência exitosa na Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica da Saúde da Família Igreja Nova em várias conferências e eventos da saúde. Segundo detalha, o município trabalha seguindo as diretrizes colocadas pelo Projeto Brasil Sorridente, realizando ações em todos os ciclos de vida, com excelência.

Desse modo, inicia o atendimento na gestante, realizando o pré-natal odontológico; e faz também o atendimento aos escolares no Projeto Cáries Zero, além de visitas domiciliares, com atendimento a acamados e pessoas que não podem se locomover, com atividades educativas e de orientação à higienização bucal, e até mesmo fazendo atendimentos cirúrgicos e periodontais no projeto Andarilho do Sorriso.

Aldenísia ressalta ainda que a equipe de saúde bucal também realiza atividades de prevenção e promoção à saúde em conjunto com a equipe da Estratégia de Saúde da Família, junto a grupos de diabéticos, hipertensos e gestantes, e realiza atividades de acolhimento e se envolve nos projetos terapêuticos singulares.

Destaque ainda que São Gonçalo tem 32 equipes de saúde bucal e um Centro de Especialidades odontológicas (CEO) com cinco especialistas experientes, que atendem aos pacientes referenciados das Unidades Básicas, realizando procedimentos de média complexidade, como: cirurgia oral menor, periodontia, radiografias odontológicas e atendimento à pacientes com necessidades especiais.

VALORIZAÇÃO

Todos os dentistas do município são concursados e recebem seus salários em dia, têm o incentivo do PMAQ inseridos nos seus vencimentos e recebem o repasse, conforme Lei Municipal, além de terem condições de trabalho. “Todas as unidades têm estruturas físicas adequadas, com equipamentos odontológicos em boas condições, salas climatizadas, com instrumental e material de consumo em quantidade suficiente para atender aos usuários. Ter todas essas condições é muito bom, portanto quem ganha mais com isso são nossos munícipes, que têm seu acesso à assistência odontológica garantida e são atendidos por profissionais comprometidos e satisfeitos”, destacou.

Prefeito Paulinho entrega nova ambulância ao Hospital Maternidade de São Gonçalo

“Uma ação fantástica”. Foi assim que a pediatra Maria Miranda descreveu a atitude da prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN em adquirir uma nova ambulância para o Hospital Maternidade Belarmina Monte. O veículo foi entregue na manhã deste sábado (5) pelo prefeito Paulo Emídio (Paulinho) e o secretário de Saúde, Jalmir Simões.
Segundo Miranda, esse equipamento vai facilitar o transporte de pacientes que precisam de um atendimento de alta complexidade em outra unidade hospitalar. “Sempre dependíamos do Samu para fazer o deslocamento das nossas urgências. Agora, com essa ambulância equipada, poderemos transportar com facilidade, segurança e agilidade”, disse a pediatra que também é a diretora médica da unidade.
Da mesma forma ressaltou o diretor da maternidade, Cícero Marcelino, que ainda parabenizou e agradeceu a iniciativa do prefeito. “Paulinho vem tendo uma atenção especial com nosso hospital. Andando na poeira, visitando, tomando café aqui conosco e procurando sempre ajudar mais. Só neste ano conseguiu uma reforma para nossa estrutura e ampliou os serviços de exames e Raio-X. Tem sido nosso parceiro”, enfatizou.
Paulinho foi pessoalmente ao hospital fazer a entrega aos diretores. Na ocasião ele reafirmou o compromisso de trabalhar por uma saúde pública de qualidade. “Não está sendo fácil administrar uma cidade em meio a uma crise política e financeira que vive o país, mas estamos lutando para realizar ação como essa que venha melhorar a vida da nossa população”, enfatizou.

Saúde de São Gonçalo qualifica profissionais para a implantação do acolhimento nas unidades básicas

Cheguei na unidade de saúde, e agora? Tem consulta marcada? Vai buscar remédio? Vai tomar vacina ou fazer curativo? Para atender a estes questionamentos de forma satisfatória a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou na manhã hoje (1), no Teatro Municipal, um treinamento com os profissionais de todas as unidades de saúde do município sobre o acolhimento de usuários e classificação de risco na atenção básica. O objetivo é redefinir os conceitos de triagem e trabalhar o atendimento qualificado e humanizado.

A capacitação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, além de médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultórios dentários, recepcionistas e técnicos da secretaria. O vice-prefeito Eraldo Paiva esteve presente representando o prefeito Paulo Emídio (Paulinho).

A implantação do sistema de acolhimento vai gerar resolutividade para as demandas de pacientes agendados e as demandas espontâneas. Na capacitação os profissionais receberam a orientação que o acolhimento deve ser feito por todos, da recepcionista ao médico. “O objetivo é acolher melhor a população nas nossas unidades de saúde. As equipes vão se organizar para acolher os pacientes, e direcionar o fluxo de usuários tanto internamente ou se houver necessidade de um encaminhamento”, acrescentou Jalmir.

Durante o evento aconteceu uma reflexão realizada por Marina Oliveira, psicóloga e especialista em psicologia e psicoterapia transpessoal, terapeuta floral e energética. A palestra “A Importância do Acolhimento e Classificação de Risco na Atenção Básica” foi ministrada pela médica pediátrica Lyane Ramalho, mestre em saúde coletiva, especialista em gestão de hospitais públicos, coordenadora do PROVAB/UFRN e tutora do programa Mais Médico/UFRN. Ao final, ocorreu o compartilhamento de experiências exitosas com a abordagem da enfermeira da estratégia de Saúde da Família da UBS Mangueirão, Edna Maria Dantas, especialista em saúde da família, enfermagem do trabalho e gestão hospitalar.

Foto: Divulgação

Prefeito Paulinho visita Hospital e Maternidade Belarmina Monte em São Gonçalo

Nesta quinta-feira (30) o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), desembarcou de Brasília e foi direto para o Hospital e Maternidade Belarmina Monte, onde visitou as enfermarias, salas de exames e de raio-x, recepção e demais dependências.

Acompanhado do superintendente Norte e Nordeste da Sociedade Beneficente São Camilo, Padre Francisco Gomes, e do diretor geral do hospital, Marcelino Brito, Paulinho conversou com pacientes e acompanhantes.

“É conhecendo a realidade e ouvindo a população que conheceremos as necessidades e iremos buscar recursos para melhorar cada vez mais nossos serviços”, observou Paulinho, que estava com sua esposa, Terezinha Maia, e a secretária adjunta de Saúde, Aldeide Maia.

Após a visita, o prefeito se reuniu com o superintendente e o diretor do hospital para analisar a estrutura da maternidade e fazer um balanço das necessidades.

Unidade de Saúde do Amarante ganhou nova ala com 16 ambientes

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante concluiu as obras de ampliação da Unidade Básica do Conjunto Amarante. A ala nova, que ganhou outros 16 ambientes, deverá ser entregue em breve pelo prefeito municipal, Paulo Emídio. Foram investidos R$ 334 mil, valor incluindo a contrapartida do Município.

Ainda estão sendo ampliadas as Unidades Básica de Santo Antônio do Potengi, no valor licitado de aproximadamente R$ 169 mil e Massaranduba com valor licitado de R$ 188 mil. Com as ampliações, a UBS de Santo Antônio vai ganhar 13 novos ambientes e Massaranduba 10 ambientes que vão melhorar o atendimento para os usuários.

Além da contrapartida da Prefeitura Municipal, a outra parte dos recursos empregados é oriundo da emenda parlamentar destinada pelo ex-deputado federal João Maia e subscrita pela deputada federal Zenaide Maia.

Deputada Zenaide Maia destina emenda para hospital de guarnição em Natal

A deputada federal Zenaide Maia visitou, na manhã desta sexta-feira (03), o Hospital de Guarnição do Exército do Brasil em Natal – HGUN, onde destinou Emenda Parlamentar no valor de R$ 200 mil para melhoria do hospital.

Zenaide Maia foi recebida por uma comissão formada pelo General Jayme, Tenente Coronel Paes, Tenente Coronel Idelfonso, Tenente Coronel Lousada, Tenente Coronel Berenguer, Coronel Reis, Tenente Coronel Cândido e o Major Nilton. Na ocasião, foi feita uma explanação no que seria investido com o valor da Emenda e depois foi realizada uma visita nas instalações hospitalares.

Para deputada, o repasse da Emenda é vital para melhoria do atendimento no HGUN. “Preocupada com a questão da saúde, eu tive um olhar para todas as dificuldades que vem passando os hospitais de uma maneira geral no Estado, inclusive  o do Exército, Marinha e Aeronáutica”, declarou a deputada.

De acordo com a direção do HGUN, o valor destinado pela Emenda da deputada vai permitir, por exemplo, melhorias no Serviço de Imagem, com a Radiologia Digital, que permitirá melhor nitidez das imagens e menor exposição à radiação.

Secretaria de Saúde alerta para a vacinação contra a febre amarela

Técnicos da Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante estão reforçando o alerta do Ministério da Saúde sobre a vacinação contra a febre amarela. Apesar do município estar fora da área de surto muitos pacientes estão procurando as Unidades Básicas de Saúde para tomar a dose da vacina. Em virtude disso, os técnicos informam que apenas as pessoas com viagem marcada para as áreas que apresentam casos notificados e/ou confirmados da doença precisam se vacinar, preferencialmente com 10 dias de antecedência do embarque.

O alerta é para os grupos que não devem tomar a vacina como: pessoas com mais de 60 anos (somente com avaliação médica), pessoas com doença febril aguda, pessoas com histórico de hipersensibilidade a gema de ovos de galinha, mulheres grávidas, exceto em situações em que há recomendação expressa das autoridades de saúde, pacientes com baixa imunidade causadas por cancro, leucemia, AIDS, e outras, e ainda crianças com menos de 6 meses de idade.

Para quem vai viajar o município está oferecendo as doses da vacina em quatro pontos de vacinação, com dia e hora marcados. Veja:

Unidade de Saúde (Amarante) – terça-feira – 8h ás 12h;
Unidade de Saúde (Centro) – quarta-feira – 8h ás 12h;
Unidade de Saúde (Santo Antônio) – quinta-feira – 8h ás 12h;
Unidade de Saúde (Jardim Lola) – sexta-feira – 7h ás 11h.

Bela Vista recebe ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante realizou na manhã de hoje (2), na comunidade de Bela Vista, zona rural do município, uma ação de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti. Técnicos e agentes de endemias da Coordenadoria Municipal de Vigilância em Saúde percorreram as ruas e fizeram o trabalho educativo de panfletagem com apoio dos integrantes do Clube dos Desbravadores Natureza Viva do bairro Golandim e utilização de carro de som.

Na Unidade Básica de Saúde aconteceu uma palestra para os usuários onde os técnicos passaram orientações de como evitar água parada e prevenir os focos do mosquito. Agentes de endemias colaram cartazes em locais públicos e em comércios. “Estamos muito satisfeitos com a receptividade dos moradores das áreas visitadas. É importante que a população se conscientize para não ser contaminada pelo mosquito e contrair doenças graves como a dengue, zika e chikungunya”, disse Vicente Nascimento, coordenador de Vigilância em Saúde.

São Gonçalo: SAAE adquire 15 novas motocicletas para agilizar prestação dos serviços

Novas motocicletas foram adquiridas para melhorar a prestação de serviço do SAAE – Sistema Autônomo de Água e Esgoto – de São Gonçalo do Amarante. Nesta segunda-feira (30), o prefeito Paulinho, juntamente com a diretora, Talita Karolina, entregaram 15 motocicletas que vão ser utilizadas pelos operadores de serviço do órgão.

“Essa aquisição vai proporcionar mais agilidade nas operações do SAAE, reduzindo o tempo de resposta na prestação dos serviços, e ainda baratear os custos, vai gerar uma economia em torno de R$ 12 mil mensal, o equivalente a R$ 144 mil por ano”, disse Talita.

As motocicletas, do modelo Honda CG 125i Fan, foram adquiridas com recursos próprios e serão utilizadas e distribuídas por localidades para atender todo o município.

O telefone para a solicitação de reparos e serviços nas redes de água e esgoto do município é 3278-2290.

Técnicos de Endemias recebem apoios das equipes do PSF na Zona Rural

Os técnicos da Coordenadoria de Vigilância em Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN estão concluindo o cronograma de visitas nas Unidades Básicas de Saúde do município, levando as ações educativas e de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, zika e chigungunya.

Na Zona Rural, o trabalho vem sendo realizado com apoio dos profissionais do Programa de Saúde da Família. Nesta quinta-feira (26) os técnicos visitam as últimas unidades da programação nas comunidades de Guanduba, Uruaçu e Pajuçara.

Entregue a Academia da Terceira Idade de Guanduba

A comunidade de Guanduba recebeu na manhã desta quinta-feira (22) uma unidade da Academia da Terceira Idade que vai beneficiar jovens, adultos e idosos com equipamentos para a prática de atividades físicas. Nem a chuva impediu a realização da solenidade que contou com a presença do prefeito Jaime Calado e do secretário municipal de Juventude, Esporte e Lazer, Micael Moreira.
“Se a gestão do prefeito Jaime tivesse mais um mês pela frente, eu digo a vocês que essa cena se repetiria muitas vezes. O significado da entrega da academia vai muito além do que os olhos possam enxergar por que ela significa qualidade de vida para a população”, declarou Micael Moreira.
A instalação da Academia da Terceira Idade (ATI) de Guanduba custou R$ 17 mil e representa um investimento de recursos próprios da Prefeitura Municipal. A estrutura foi montada em frente a Unidade Básica de Saúde e conta com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiência.
O prefeito Jaime Calado informou que essa é a décima segunda ATI entregue em São Gonçalo, e até o dia 31 de dezembro serão instaladas mais quatro nas comunidades de Poço de Pedras, Serinha, Genipapo e Jomar Alecrim. “Essa não é uma obra pomposa, mas ela tem muito valor por que nós que conhecemos os problemas de saúde sabemos que a atividade física ajuda a prevenir doenças. E aqui já temos o Programa Viver Melhor, que já vem funcionando, e agora temos essa academia simples, mas que tem todos os equipamentos que uma pessoa precisa para se exercitar de forma saudável e ter qualidade de vida”, enfatizou Jaime.
Ainda compareceram na solenidade o vice-prefeito eleito e diplomado, Eraldo Paiva, a vereadora Valda Siqueira, autora do requerimento, além dos vereadores Gerson Bezerra, Rayure Protásio e Geraldo Veríssimo, secretários municipais, servidores públicos, lideranças comunitárias e moradores da comunidade.
Via SECOM, fotos: Júnior Santos

Comissão aprova liberação de emenda de Zenaide Maia para construção de hospital em São Gonçalo

A Comissão Mista de Orçamento aprovou a emenda de bancada da deputada federal Zenaide Maia (PR), no valor de R$ 9.091.483,00, para construção do Hospital de São Gonçalo do Amarante.

A justificativa da parlamentar é que, com a inauguração do aeroporto de São Gonçalo, se fez necessário ao município ser contemplado com um hospital capaz de atender as demandas da população do Rio Grande do Norte e dos turistas que visitam o Estado.

Na emenda de bancada, a deputada havia destinado o valor total de R$ 40 milhões de reais, mas com o corte nas despesas do orçamento, o valor de um pouco maior de R$ 9 milhões ficou para o próximo exercício.

Para Zenaide, apesar do corte, o valor deve servir para início das obras.
“O meu empenho foi grande para assegurar recursos suficientes para construção do hospital, que é um anseio da população do Rio Grande do Norte, mas consegui pelo menos recursos para que a obra seja iniciada”, complementou a deputada Zenaide Maia.

Em Brasília, Paulinho consegue emenda para hospital e pede celeridade em obras de mobilidade urbana


Deputada Zenaide Maia destinou emenda no valor de 50 milhões para construção de hospital geral em São Gonçalo

 

O prefeito eleito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio (Paulinho), continua trabalhando para conseguir recursos e emendas para a cidade, antes mesmo de assumir a prefeitura. Nesta terça-feira, dia 19, a deputada federal Zenaide Maia (PR) destinou emenda individual para construção do Hospital Geral no município.

 

O hospital foi uma das bandeiras levantadas por Paulinho durante a campanha. O equipamento, que já teve sua viabilidade técnica aprovada pelo Ministério da Saúde, também vem sendo uma luta do atual prefeito Jaime Calado. O valor da emenda da deputada Zenaide é de 50 milhões de reais.  

 

“Agradeço muito a deputada Zenaide pela atenção e luta pela saúde pública do Rio Grande do Norte. Vamos agora lutar para que essa emenda seja empenha e liberada para realizar esse grande sonho de São Gonçalo do Amarante”, observa Paulinho.  

 

Além desses recursos para a saúde pública de São Gonçalo, Emídio se reuniu com o ministro em exercício dos Transportes, Fernando Fortes Melro, acompanhado do presidente do PR/RN, ex-deputado João Maia, para pedir agilidade na obra do Viaduto do Gancho de Igapó e andamento no projeto das duas passarelas na Avenida Tomaz Landim.

 

“Essas obras são de extrema importância para São Gonçalo. Jaime Calado está nessa luta, cobrando e pedindo celeridade, e eu preciso continuar lutando por essas obras. O ministro nos assegurou que vai atender nosso pedido e retomar o projeto das passarelas”, disse o prefeito eleito.

paulinhobsb

Iniciada a construção da unidade de saúde do Novo Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, iniciou a construção da nova Unidade Básica de Saúde do Bairro Novo Amarante, localizada na Rua Raimundo Mendes. A obra está sendo executada em um terreno adquirido pelo município e em função do desnível foi necessário construir um muro de contenção para em seguida erguer a estrutura do prédio.
A construção vai permitir a transferência da UBS antiga para um prédio próprio e com mais conforto aos usuários. A obra da nova unidade tem um custo total de R$ 677 mil, sendo R$ 164 mil de contrapartida da Prefeitura Municipal, além da construção do muro de contenção com recursos municipais em torno de R$ 105 mil.
As obras integram as ações de melhoria do serviço de saúde em São Gonçalo com a construção de seis novas Unidades Básicas de Saúde que estão sendo erguidas no município. As comunidades de Santa Terezinha, Jardim Lola, Uruaçu, Residencial Ruy Pereira e Golandim também serão beneficiadas a partir dessa parceria da Prefeitura Municipal com o governo federal.
Via SECOM, fotos: Raphael Santos
14686064_1002742506522129_1207867148_n

Unidades de saúde de São Gonçalo desenvolvem ações do “Outubro Rosa”

As Unidades Básicas de Saúde de São Gonçalo do Amarante estão desenvolvendo ao longo deste mês ações de conscientização da campanha Outubro Rosa, criada para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama.
Estão envolvidas as 31 equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) do município. Em cada unidade de saúde as pacientes recebem conscientização através de palestras para a realização do autoexame, orientações sobre os riscos e tratamento da doença e o encaminhamento para a mamografia.
A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar neste mês o quantitativo de 300 mamografias.  As pacientes serão encaminhadas, a partir de hoje (17), ao Serviço de Mamografia do Hospital Belarmina Monte. As mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.
Via SECOM
90106d0e-0547-4b81-b96f-83ac6a8738ee ec5c1ec2-f5e7-4933-9920-01e23aad4876

Saúde de São Gonçalo participa do Outubro Rosa com mutirão de mamografias

A Secretaria de Saúde São Gonçalo do Amarante/RN vai disponibilizar durante este mês de outubro, em todas as unidades básicas, o quantitativo de 300 mamografias. As pacientes serão encaminhadas, a partir do próximo dia 17, diretamente dessas unidades, para o Serviço de Mamografia do Hospital Belarmina Monte. As mulheres devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e participar das palestras sobre a prevenção do câncer de mama, bem como obter mais informações.

#OutubroRosa #SaoGoncaloRN #TerradeNovasOportunidades

Prefeito Jaime Calado recebe parecer técnico favorável sobre a construção do novo hospital de São Gonçalo

[Brasília] – O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, participou nesta segunda-feira (15), em Brasília, de uma audiência realizada no Ministério da Saúde. Na ocasião, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões e do assessor parlamentar Francisco Costa, representando a deputada federal Zenaide Maia, foi recebido para tratar sobre o projeto do hospital público municipal.
 
Na Coordenação Geral de Atenção Hospitalar Jaime foi comunicado do parecer técnico favorável emitido pelo Ministério da Saúde para a construção do novo hospital de São Gonçalo com 76 leitos, que será erguido em um terreno doado pela Prefeitura Municipal e terá quase 11 mil metros quadrados de área construída.
 
Pelo projeto, a nova unidade hospitalar de São Gonçalo do Amarante atenderá pacientes da Região Metropolitana de Natal e servirá como hospital universitário, inclusive com centro cirúrgico para queimados, UTI Neonatal e internação.
 
Trecho do parecer – “Mérito: Diante do exposto, sob o ponto de vista do mérito esta Coordenação é favorável à construção da unidade, uma vez que, a matéria é pertinente enquanto defende um assunto de interesse da população, além, de se integrar aos objetivos do Ministério da Saúde no fortalecimento da rede de atenção à saúde local e regional”.
 
Via Secom, fotos: Divulgação

Prefeito Jaime Calado vai entregar 06 unidades de saúde modelo até o final do ano

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Jaime Calado, visitou na manhã de hoje (10) as obras de algumas das seis Unidades Básicas de Saúde Modelo previstas para serem entregues até o final deste segundo mandato de sua gestão. Acompanhado dos secretários municipais Alessandro Gaspar (Infraestrutura) e Jalmir Simões (Saúde) ele acompanhou os serviços de construção das unidades de Jardim Lola, Golandim e Santo Antônio (Residencial Dr. Ruy Pereira). Ainda estão sendo erguidas as Unidades de Saúde Modelo em Santa Terezinha, Uruaçu, e no Novo Amarante os trabalhos serão iniciados em breve.
 
De acordo com Alessandro Gaspar, a obra mais adiantada, entre as construções das novas unidades de saúde, é a do Santo Antônio II que vai beneficiar os moradores do Residencial Dr. Ruy Pereira e conjuntos próximos. A UBS de Santo Antônio II é uma parceria da Prefeitura Municipal com o Governo Federal no valor de aproximadamente R$ 512 mil e tem capacidade para comportar duas equipes do Programa de Saúde da Família (PSF). A empresa responsável pelos trabalhos se comprometeu em entregar o prédio em 15 dias, a partir daí a Secretaria Municipal de Saúde vai instalar os equipamentos. O secretário Jalmir Simões informou que as providências para equipar a UBS já estão sendo tomadas. A previsão é da inaugurar o espaço num prazo de 30 dias.
 
“Nossa prioridade é entregar essa unidade de saúde para garantir mais comodidade aos moradores do Residencial Ruy Pereira. Com a entrega dos primeiros apartamentos do Minha Casa, Minha Vida os moradores estão tendo que se deslocar até a unidade do Novo Santo Antônio e Santo Antônio para receber atendimento, mas dentro de um mês vamos oferecer esse serviço de saúde aqui nesta unidade modelo que terá duas equipes do PSF”, afirmou Jaime Calado.  
 
Via Secom, fotos: Júnior Santos
1bd009fb-c531-4fec-b296-5dcccae24a7e 3b6c571f-e419-43f8-89d1-e8c04db4ad03 8a2ae64e-7925-4a69-97f8-ca85782c5291

SAAE de São Gonçalo realiza interligação das redes que vão distribuir água do novo sistema da adutora

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Gonçalo do Amarante/RN contratou empresa, por meio de processo licitatório, para execução do serviço de interligação de redes no município. As obras foram iniciadas no último mês de julho, com três frentes de trabalho, e a previsão de conclusão é neste mês de agosto. De acordo com a equipe técnica do SAAE serão implantados 2.234 metros de tubo de 150 mm (para abastecimento) e 275 metros de tubo 100 mm para interligação com os sistemas já existentes, além de registro de manobra.
Atualmente, o manancial subterrâneo representa 100% da produção de água do abastecimento de São Gonçalo, com a extração sendo feita através de poços tubulares perfurados em terrenos sedimentares (aqüífero Dunas) e captação sendo feita a partir de aqüíferos Barreiras (perfuração em rochas sedimentares).
O Novo Sistema, Adutora Maxaranguape – São Gonçalo do Amarante, vai reforçar o abastecimento, garantindo a oferta hídrica indispensável para proporcionar o crescimento do município pelos próximos 50 a nos, uma vez que a capacidade dos poços existentes, além de limitada, é  susceptível de poluição de nitrato.
O Sistema da adutora custou cerca de R$ 80 milhões, está sendo construído em parceria com governo federal, e conta com captação de água no rio Maxaranguape, Estação de Tratamento de Água, Estações Elevatórias, TAU´S, uma adutora principal de aproximadamente 40 km e 3 (três) reservatórios, com capacidade total de 7.500 m³. Como o projeto da adutora não contempla a distribuição da água que chega aos reservatórios para as redes existentes, o serviço ficou a cargo do SAAE.
Via Secom, com informações SAAE São Gonçalo
IMG-20160729-WA0020 IMG-20160729-WA0021 IMG-20160729-WA0023

Iniciadas as obras de ampliação da Unidade de Saúde do Amarante

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante iniciou as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde do bairro Amarante. A UBS que já foi totalmente  reformada em 2014, agora vai receber nova ala com mais salas para oferecer serviços de média complexidade e consultas especializadas.
As obras são realizadas em parceria com o governo federal, sendo R$ 195 mil de recursos destinados pela emenda parlamentar do ex-deputado federal João Maia e contrapartida do município de R$ 138 mil. Além da UBS do Amarante o projeto prevê ainda a ampliação das unidades de Regomoleiro III, Santo Antônio e Massaranduba, todas já completamente reformadas.
O secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, informou que a Prefeitura Municipal também vai reformar as unidades de saúde de Jardim Petrópolis e Bela Vista. “Nestas duas áreas o atendimento será deslocado para um local provisório, mas é necessário para que a gente possa entregar prédios mais modernas aos usuários, assim como já fizemos em outras 13 unidades”, afirmou.
Via Secom, fotos: Targino Filho
Amarante 3

Saúde de São Gonçalo desenvolve ações de diagnóstico e tratamento das hepatites virais

A Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante/RN está realizando durante esta semana, de 01 a 05 de agosto, atividades de divulgação e diagnóstico das hepatites virais (hepatite B e C). A ação é direcionada aos usuários do SUS e conta com o envolvimento das 31 Equipes de Saúde da Família, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF).
Estão sendo desenvolvidas palestras, rodas de conversa, orientações individuais, distribuição de material educativo e realização de teste rápido, cujo resultado é entregue em 30 minutos. Os casos positivos dos testes rápidos serão encaminhados nas próprias Unidades Básicas de Saúde para consulta médica, com a finalidade de avaliar a necessidade de vacinação e tratamento. As hepatites virais ainda representam um problema de saúde pública, podendo, se não tratadas, levar à morte.
Foto: Júnior Santos

Prefeitura de São Gonçalo entrega reforma e ampliação da nova base do SAMU

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN, através da Secretaria Municipal de Saúde, assinou na tarde desta segunda-feira (26) com a Coordenação do SAMU 192 RN o Termo de Cooperação Técnica e entregou as novas instalações da base de apoio do SAMU no município reformada com apoio da equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura.  
Com a cessão de parte do prédio pelo Comando da Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) de São Gonçalo, a Prefeitura Municipal realizou a reforma e ampliação do espaço com dois alojamentos climatizados, cozinha americana e sala que abrigará as duas equipes do Serviço Móvel de Urgência.
As novas instalações passaram a funcionar no prédio do CPRE que é mantido pela Prefeitura de São Gonçalo com o pagamento de água e luz desde 2009. Com a nova base o município economizará 30 mil reais/ano que tinha de despesa com aluguel, água e luz do prédio anterior que era alugado.
Participaram do ato de entrega das instalações da nova base do SAMU em São Gonçalo o secretário municipal de Saúde, Jalmir Simões, representando o prefeito Jaime Calado, o coordenador do SAMU 192 RN,  Cláudio Augusto Câmara, o capitão da PM Charleson Alves, sub comandante do 1° DPRE – Distrito de Polícia Rodoviária Estadual, o sub tenente Ivanaldo Pimenta do 2° GPRE – Grupo de Polícia Rodoviária Estadual aqui de São Gonçalo, secretários municipais, técnicos da SMS,  diretores e gerentes das Unidades Básicas de Saúde, além de servidores municipais.
Via Secom, fotos: Isaías Carlos
bd5f17fe-1280-4881-93d4-311b10c288f3 69b03ec4-98c6-4770-9089-fbe5b7026dc0 a745a4d6-a243-400d-848d-f68846997a07

Deputada Zenaide Maia é recebida pelo ministro da Saúde e cobra liberação de recursos para RN

Em audiência realizada nesta terça-feira (05), na sede do Ministério da Saúde, a deputada federal Zenaide Maia (PR-RN) foi recebida pelo Ministro da Saúde, deputado federal Ricardo Barros.

Durante o encontro Zenaide Maia externou ao ministro a sua satisfação com respeito à liberação de recursos financeiros na ordem de R$ 3.750.000,00 (três milhões, setecentos e cinquenta mil reais) por parte da Casa Civil da Presidência da República, para a construção do Centro Especializado de Reabilitação – CER, no município de São Gonçalo do Amarante e que beneficiará toda região metropolitana de Grande Natal. Na oportunidade, a deputada solicitou ao ministro Ricardo Barros a liberação da primeira parcela para o início de obra, o que foi bem recebido pelo ministro e imediatamente autorizou sua assessoria agilizar o pleito.

Zenaide Maia aproveitou a audiência e informou ao ministro que, aproximadamente, 70% das suas emendas de 2016 foram destinadas a área de saúde, tendo em vista a grande demanda por parte dos municípios do Rio Grande do Norte. Por fim, solicitou também a liberação da primeira parcela do CAPS –  Centro de Atenção Psicossocial, que será construído em São Gonçalo do Amarante.

“O ministro Ricardo Barros foi muito sensível as nossas demandas e estou esperançosa que os recursos sejam liberados imediatamente, para podermos dar início às obras que considero de fundamental importância, não só para o município de são Gonçalo do Amarante, mas para toda região metropolitana da Grande Natal”, enfatizou a deputada Zenaide Maia.