Fundação Dona Militana realiza audição para Auto do Menino Deus

Mais de 80 artistas são-gonçalenses participaram na noite desta segunda-feira, dia 27, no Teatro Municipal, da audição para o Auto do Menino Deus. Serão selecionados 44 pessoas para compor o espetáculo que será apresentado nos dias 22 e 23 de dezembro no patamar da igreja matriz de São Gonçalo do Amarante.

Em sua terceira edição, o auto traz nomes como Cláudia Magalhães (texto), Gleidson Almeida (direção), Ivani Machado (figurino), Vitor de Melo (cenário e adereço), Mires Oliveira (produção), e Ilderson Lima e Ailton Nascimento (assistentes de direção).

“Vamos usar um texto mais denso, que traga a realidade do mundo de hoje para o palco. Abordaremos dramas como suicídio, violência e a falta de respeito de filhos com os pais. Além disso, ressaltaremos a mensagem de amor ao próximo deixada por Jesus”, observa Flávio Henrique, presidente da Fundação Cultural Dona Militana.

Via Secom

Editais e ações de cultura serão lançados em breve para beneficiar artistas

A classe artística de São Gonçalo do Amarante já vive dias de expectativa. A Fundação Cultural Dona Militana lançará editais e outras ações culturais para 2017/2018 nos próximos dias. Os certames, que irão beneficiar grupos e artistas, serão custeados pelo Fundo Municipal de Cultura, aprovado pelo Prefeito Paulo Emídio, por meio de Decreto, em janeiro deste ano, e destinará 5% de receitas para a manutenção e fomento das manifestações culturais na cidade.

O primeiro edital que deverá ser lançado, ainda este ano, irá comtemplar seis grupos de artes cênicas para a produção de espetáculos durante o Festival de Teatro, que ocorrerá em março de 2018. “Atualmente, São Gonçalo do Amarante possui nove grupos teatrais, que recebem incentivos pelo orçamento da fundação para a realização das suas apresentações, entre elas, a tradicional Paixão de Cristo”, exemplifica o secretário de Cultura, Flávio Henrique.

Outra modalidade atendida é a dança folclórica e parafolclórica que poderá beneficiar até seis grupos do município, através do Edital Mestre Sérvulo da Cultura Popular. “Além desse edital, o órgão trabalha na revitalização de três grupos, que são: o Pastoril Estrela do Norte, a Lapinha e a Dança de São Gonçalo – que é a do padroeiro da cidade”, disse Flávio.

De acordo com o gestor, já está em planejamento outro edital, de cunho literário, que deverá atender reivindicações de escritores e poetas do município. “A intenção é fazer o lançamento dessas obras durante a festa do padroeiro da cidade ou na emancipação política do município”, afirmou.

Para o final do ano, outra ação financiada pelos recursos do Fundo Municipal será o Auto do Menino Deus.  “Trata-se de uma grande apresentação natalina, que terá investimento de aproximadamente 100 mil reais”, adiantou o secretário.

Além disso, a Prefeitura de São Gonçalo firmou parceria com o Governo do Estado, para a realização da Cantata dos Mártires, que será exibida no final de outubro, e tem investimento de 250 mil reais. O espetáculo conta com apoio técnico dos profissionais da cultura do município, além da participação de 38 artistas da terra.

“A cantata contará com quatro apresentações no mês de outubro. No dia 26, ela será destinada para autoridades e para a imprensa. Nos dias 27 e 28, a apresentação será aberta ao público, no Monumento dos Mártires, com expectativa de 20 mil pessoas. No dia 29, o espetáculo vai ocorrer no patamar da igreja Matriz”, confirmou Flávio.

FOTOS: Isaías Santana

Prefeito Paulinho parabeniza artistas no Dia do Folclore 

Hoje, dia 22 de agosto, é comemorado o Dia do Folclore e São Gonçalo do Amarante/RN é considerada o “berço da cultura popular do Rio Grande do Norte”. O prefeito Paulo Emídio (Paulinho) usou sua página no ‘facebook’ para exaltar os artistas são-gonçalenses. 
“Parabenizo nossos artistas pelo Dia do Folclore. Vocês são os responsáveis por manter vivas as nossas tradições, digo, nossas ricas tradições”, publicou o prefeito ainda se orgulhando da cidade: “É um orgulho chegar em qualquer recanto do Estado e sermos reconhecidos como a cidade mais cultural do RN”.
Na publicação Paulinho ainda descreveu: “São cores, dança, música, festa, literatura, folguedos, arte e muita história que fazem da nossa São Gonçalo ser o berço da cultura popular do Rio Grande do Norte”.

Exposição de Xilogravura e Mosaico movimenta São Gonçalo nesta segunda feira

A exposição “A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico”, composta pelos trabalhos realizados pelos jovens atendidos nas oficinas artísticas do projeto Mãos que fazem arte do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de São Gonçalo do Amarante, estará aberta ao público no dia 21 de agosto, na Biblioteca Municipal Romanceira Dona Militana, Centro de São Gonçalo do Amarante.

A mostra é resultado das oficinas ministradas pelo xilógrafo e monitor Erick Lima e pelo arte educador Josenildo Campos.
A exposição, como parte de um processo socioeducativo, procura resgatar a autoestima, os valores éticos e estéticos dos adolescentes, reforçar os vínculos afetivos e familiares e, também, proporcionar vivencia social e comunitária.

Como aspecto cultural, ressalta-se o conhecimento e a valorização da história e da cultura local, seus mestres, folguedos e tradições.

A forte expressividade da xilogravura aliada às cores do mosaico dá o tom desta mostra da cultura popular da cidade que é considerada o berço do folclore.

A exposição “A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico” será inaugurada como parte das atrações da 1ª Jornada Folclórica Mestre Atanásio Salustino que ocorrerá no dia 21 de agosto e estará aberta à visitação até o dia 25 de agosto, das 8h as 16h na Biblioteca Municipal Romanceira Dona Militana, RN-160, Centro de São Gonçalo do Amarante – RN

1° JORNADA FOLCLORICA MESTRE ATANASIO SALUSTINO
(21 de agosto de 2017 na Praça Senador Dinarte Mariz – em frente à Biblioteca Municipal Dona Militana em São Gonçalo do Amarante)

08:00HS – CAFÉ DA MANHÃ
09:00 as 20:00hs – Feira de Cordel
9:00 as 12:00hs – OFICINA DE XILOGRAVURA
10:00hs – Mesa redonda com Mestre, Artistas, historiadores e produtores culturais
12:00HS ALMOÇO PARA PARTICIPANTES

14:00hs – Exposição A história e a cultura de São Gonçalo do Amarante em xilogravura e mosaico
Entrega de gravura aos homenageados

14:30hs – Forró de rabeca
17:00hs – João Redondo
17:30hs – Congos de calçola de Santo Antônio
18:00hs – Boi Calemba Pintadinho
19:00hs – Grupo de forró Será o Benedito com participação especial de Zé da Sorte (João Pinheiro)

 

São Gonçalo vai comemorar Dia do Folclore com programação cultural

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizará o IV Festival de Folclore que ocorrerá no próximo dia 22 de agosto. A Fundação Cultural Dona Militana preparou uma programação especial. Durante o dia, ocorrerá a Feira Municipal de Artesanato Dona Neném Felipe, com apresentações culturais, oficinas de artesanato e palestras. O ponto alto da programação é o festival de folguedos com participação de vários grupos do RN e de outros Estados.

Confira a programação:

8hs – Abertura da Feira Municipal Dona Neném Felipe – Praça do GALO – Novo Santo Antônio

9hs  

  • Apresentação do Pastoril do Projeto Mais Escola – (CEMEF)
  • Oficina de Dança do Boi de Reis e Pastoril com Kleber – Mateus do Boi e Katieny – brincante do pastoril
  • Oficina de Artesanato em Barro – com o artesão Pequeno
  • Palestras na área de saúde

17h00 – Abertura Solene do Festival do Folclore– CONCERTO COM BANDA MUNICIPAL DE SGA

18h00 – Grupo Folclórico Bambelô da Alegria – STO. ÂNTONIO DO POTENGI – SGA/RN.

18h20 – Boi Calemba Pintadinho – SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN.

18h40 – Grupo Parafolclórico Coco do Calemba  SÃO GONÇALO DO AMARENTE/RN.

19h00 – Congos de Calçola. – STO. ÂNTONIO DO POTENGI – SGA/RN.

19h20 – Pastoril Dona Joaquina – SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN.

19h40 – Grupo de Dança Trakinos D’lart – SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN.

20h00 – Grupo Filhos da Arte – MACAIBA/RN.

20h20 – Grupo de Dança Xaxado – PARANMIRIM / RN.

20h40 – Corpos Dançantes Cia de Dança – NATAL/RN.

21h00 – Grupo de Dança Popular Vidartes – NATAL/RN.

21h20– Grupo de Dança Cotinha Vila – NATAL/RN.

21h40 – Grupo Eita de Projeções Folclóricas – JOÃO PESSOA/PB.

22h00 – Grupo Raízes Potiguares – STO. DO SALTO DA ONÇA/RN.

22h20 – Boi de Reis Estrela Matutina – MONTE ALEGRE/RN.

22h40 – ENCERRAMENTO COM TRIO DE SANFONEIRO.

Fotos: Arquivo Secom-SGA

Lume da Fogueira’ é a grande campeã do Arraiá Quatrocentão em São Gonçalo

O grupo vai representar o Rio Grande do Norte no Nordestão de Quadrilhas Juninas, no Piauí
Sete quadrilhas estilizadas elevaram a temperatura e a ansiedade no Ginásio de Esportes Senador Luiz de Barros, em São Gonçalo do Amarante, onde disputaram o título de campeã da 19ª edição do Arraiá Quatrocentão, neste sábado (24).
Com casa lotada, a cidade de São Gonçalo foi palco da disputa mais acirrada entre as maiores quadrilhas juninas do estado, que este ano teve como vencedora, com 49 pontos de cinco jurados, a mossoroense ‘Lume da Fogueira’ com o tema: “A Caravana da Ilusão”. O grupo vai representar o Rio Grande do Norte no Nordestão de Quadrilhas Juninas 2017 – realizado pela União Nordestina de Entidades Juninas (UNEJ), em Teresina, no Piauí.
Em sua apresentação, a Lume da Fogueira fez seus dançarinos se transformarem em atores, mágicos, equilibristas e até mesmo em homem perna de pau. Com máscaras e muito brilho, o arraiá ainda trouxe uma ‘rainha do milho’ que dançava sobre tablados nas mãos dos dançarinos, o que levou o público ao delírio, além dos variados vestidos trocados pela realeza em três momentos.
Por diferença de um ponto, a Junina São João, de Natal, ficou em segundo lugar. Seu tema “VidaMorte” contou a história da morte que, encantada com a magia da festa do menino São João, se apaixonou pela beleza da vida. Ciganos se uniram ao rei e rainha e brindaram o amor dos noivos, contagiando o público que aplaudiu de pé a última apresentação da noite.
Em terceiro lugar ficou a campeã do Quatrocentão 2016, a Balão Dourado (Natal), com o tema: É Tudo Truque. Também brilharam na final a Brejo de Ouro (Brejinho), Arraiá Beijoqueiro (Natal), Sonho Junino (Ceará Mirim) e a Cabaço (Natal). A campeã na categoria tradicional foi a Sertão Junino (Barcelona/RN), seguida da Brilho Matuto e Zé Matuto.
O Festival Arraiá Quatrocentão é realizado pela Liga de Quadrilhas Juninas Tradicionais e Estilizadas do RN – LIQUAJUTERN e TV Ponta Negra, em parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana.
Fotos: Júnior Santos

Casa das palavras chega hoje em São Gonçalo

Pela primeira vez no município, o projeto realiza oficinas e shows culturais gratuitos. Inscrições ainda estão abertas. 

O Projeto da Casa das Palavras chega nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/03) em São Gonçalo do Amarante com várias atividades gratuitas como oficinas e apresentações culturais. As inscrições ainda estão abertas e podem ser realizadas no Teatro Municipal.

As oficinas oferecidas são de cordel, mamulengo, teatro e contação de histórias. Na quarta-feira, a ação será encerrada com a Noite Cultural, a partir das 19h, no Teatro Municipal, com entrada também gratuita.

Estão confirmadas as participações do poeta e cordelista Antônio Francisco, do Grupo Teatral Facetas, do Grupo Caçuá de Mamulengos e da Banda de Música do Município. O projeto também vai instalar uma minibiblioteca, a famosa “casinha˜, para o incentivo de troca de livros na cidade.

A Casa das Palavras é um projeto itinerante, que leva arte e encantamento às pessoas. Prestes a completar três anos de existência, o projeto já percorreu mais de 12 municípios (Assú, Mossoró, Angicos, Pau dos Ferros, Currais Novos, Parelhas, Jardim de Piranhas, Timbaúba dos Batistas, Macaíba, Natal, Ceará-Mirim, Santa Cruz entre outros) e instalou mais de 30 minibibliotecas.

O projeto tem o patrocínio da Cosern, Oi e Governo do RN – através da Lei Câmara Cascudo. Em Natal, é patrocinado pela  Unimed Natal, Arena das Dunas e Prefeitura do Natal – através da Lei Djalma Maranhão. Em São Gonçalo do Amarante,  as ações têm o apoio da Prefeitura Municipal. 

Inscrições abertas para oficinas culturais

A Fundação Cultural Dona Militana em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Casa das Palavras abrem vagas para Oficinas Culturais ministradas no Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante e na sede da Secretaria Municipal de Educação.

Confira as Oficinas:

Oficina: Mamulengo (João Redondo)
Instrutor: Ronaldo e Francinaldo
Data: 29 e 30/03
Horário: 08:30h às 11:30h e das 14h às 17:30h
Carga Horária: 13h
Local: Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante
Limite de Vagas: 15

Oficina: Teatro
Instrutor: Rodrigo Bico/Ênio Cavalcante
Data:
29/03 – Horário: 09h às 12h e das 15h às 18h
30/03 – Horário: 09h às 12h e das 17h às 20h
Faixa Etária: A partir dos 13 anos
Local: Teatro Municipal de São Gonçalo do Amarante
Limite de Vagas: 15

Oficina: Contador de História
Data: 29 e 30/03
Horário: 09h às 12h e das 14:30h às 17h
Faixa Etária: A partir das 13 anos
Local: Auditório da Secretaria de Educação
Limite de Vagas: 20

Por Ariel Dantas / Fundação Cultural Dona MIlitana

Banda Municipal de São Gonçalo terá audição para novos integrantes

A Fundação Cultural Dona Militana, através de seu Setorial de Música, está com vagas abertas para novos integrantes da Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante/RN. As inscrições para participar da audição vão de 06 a 10 de março de 2017.

Os interessados devem comparecer a sede da fundação, localizada no Museu Municipal, Rua Professor Belchior de Oliveira, s/n, Centro (Estrada de Jacaré-Mirim), das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Estão disponíveis vagas para flauta transversal (01), clarinetes (03), sax alto (01), trompa (01), trombone (01), tuba (01), percussão (C.R – Cadastro de Reserva). Os requisitos para concorrer a uma das vagas são: ser residente em São Gonçalo do Amarante, apresentar comprovante de escolaridade, apresentar comprovação de cursos de música (se possuir), copias do RG, CPF e comprovante de residência.

A Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante é ligada a Fundação Cultural Dona Militana e na gestão do prefeito Paulo Emídio os músicos receberão novos fardamentos, novos instrumentos e contarão com a Bolsa Arte Musical como ajuda de custo no valor de meio salário mínimo, além auxílio para o transporte público.

Conheça os eleitos no Conselho Municipal de Política Cultural de São Gonçalo 

Durante todo o dia os ativistas culturais de São Gonçalo do Amarante puderam escolher seus representantes no conselho municipal de política cultural CMPC, a eleição aconteceu no Teatro Municipal e definiu os seu representantes, a posse acontecerá no próximo dia 22 as 9h também no Teatro.  conheçam os eleitos e seus suplentes:

Setorial de artesanato

Titular Maria miss Lane M. De Silva 

Suplente Eudes Antônio da Silva 

Setorial de artes cênicas

Titular Adriele Patrícia de Oliveira Paiva 

Suplente Francisco Francismar dos Santos Silva 

Setorial de artes visuais e plásticas:

Titular Lucélia Maria de Moura Bezerra Pereira 

Suplente Carlos Roger Costa Tavares 

Setorial de dança: 

Titular Silvia Regina Oliveira de Melo 

Suplente jackiele Emanuelle da paz Fernandes 

Setorial de manifestações folclóricas e tradicionais:

Titular Adelino José do Nascimento Santos 

Suplente josivaldo Braz da Silva 

Setorial de música:

Titular Amós Andrade de Freitas 

Suplente Edson Leocádia de Araújo

Confiram os aptos para votar na eleição do Conselho Municipal de Politica Cultural de São Gonçalo

No próximo sábado (18) no teatro municipal de São Gonçalo, os ativistas culturais vão escolher seus representantes no Conselho Municipal de Politica Cultural, ao todo são 186 aptos. Os candidatos são:

SETORIAL DE ARTESANATO
Maria Miss Lane da Silva
Eudes Antonio Barros da Silva

SETORIAL DE ARTES CÊNICAS
Adriele Patricia de Oliveira Paiva
Francisco Francismar dos Santos Silva

SETORIAL DE ARTES VISUAIS E PLÁSTICAS
Lucélia Maria de Moura Bezerra Pereira
Carlos Roger Costa Tavares

SETORIAL DE DANÇA
Jakiele Emanuelle da Paz Fernandes
Silvia Regina Oliveira de Melo

SETORIAL DE MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS E TRADICIONAIS
Adelino José do Nascimento Santos
Josivaldo Braz da Silva

SETORIAL DE MUSICA
Edson Leocadio de Araujo
Amos Andrade de Freitas
Luiz Carlos Oliveira Lima

A lista completa com os aptos a votarem no próximo sábado:

SETORIAL DE MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS E TRADICIONAIS

ADELINO JOSÉ DO NASCIMENTO SANTOS

ALINE NAIANE DE LIMA TEIXEIRA

ANDRE SABINO CARVALHO DE FRANÇA

ANGELA MARIA NASCIMENTO DOS SANTOS

AYRTON NASCIMENTO DOS SANTOS

CAIO SILVINO NASCIMENTO CIOLE

CLEBSON SOUSA DOS SANTOS

DENISIA MATOS DA SILVA

ELAYNE KELLY PIMENTA DE MOURA

FRANCISCO DE ASSIS FERREIRA DA SILVA

FRANCISCO DOMINGOS PEDRO

FRANCISCO MONTEIRO DO NASCIMENTO

GLAUCIO TEIXEIRA DA CAMARA

GLEDSON FAUSTO DE BRITO

HERIVELTON SILVA DE OLIVEIRA

HERON ALVES DO NASCIMENTO

IRACEMA LIMA DA SILVA

ISAIAS OLIMPO DA SILVA

IVANALDO DA SILVA

JOÃO BATISTA SANTANA DE OLIVEIRA

JOÃO VICTOR DE ALBUQUERQUE BRITO

JOSIVALDO BRAZ DA SILVA

JUCIER BRAZ DA SILVA

MANOEL MESSIAS PINHEIRO DA COSTA

MARCONI FLORENCIO DA SILVA

MARIA DE LOURDES FERRERIA DE FRANÇA

MARIA LUCIMAR DO NASCIMENTO

MARIA NAZARE DE LIMA

NIVALDO FERREIRA DE FRANÇA

ORLANDO DE BRITO FLORENCIO

RENAN SANTOS DE LIMA

ROSENILDO PEDRO MIRANDA DE SOUZA

ROSENILSON PEDRO MIRANDA DE SOUZA

TIAGO RAIMUNDO ELIAS DA SILVA

SETORIAL ARTES VISUAIS E PLASTICAS:

CARLOS ROGER COSTA TAVERES

DAURI JANUARIO DE MACEDO

IVAN MACHADO BEZERRA

LUCILEA MARIA DE MOURA BEZERRA PEREIRA

SETORIAL DE ARTESANATO:

ANA RAMOS CARNEIRO

ARLAN DE OLIVEIRA SILVA

EUDES ANTONIO BARROS DA SILVA

FRANCISCA EDILEUZA DA SILVA

IVANIA DE OLIVEIRA LOPES

JEANE FERREIRA DASILVA

JOAB RIBEIRO DA SILVA

JOSÉ CARLOS MORAIS DA SILVA

JOSE RAMOS DA SILVA

JOSEFA MARLIETE SOARES DE MEDEIROS

JOSENILDO CANARIO DE BRITO

JOSILENE GALDINO DE PAULA

LUIS FELIPE DA SILVA

MARIA AURENITA MOTA STUART RAMOS

MARIA CRISTINA CRUZ OLIVEIRA

MARIA DA PAZ PIMENTA SILVA

MARIA DE FATIMA ALVES OLIVEIRA

MARIA DE LOURDES DE LIMA SALES

MARIA DO SOCORRO GOMES DA SILVA

MARIA DO SOCORRO MARREIROS

MARIA LIMA DOS SANTOS

MARIA MISS LANE DA SILVA

MARIA ROSA DOS SANTOS

NADJA KEELLY NASCIMENTO DA FONSSECA

NADJA MARIA PIMENTA DO NASCIMENTO

NELISSANDRA DE ARAUJO LIMA

SERGIO LUIS MARINHO DA SILVA

SONIA MARIA DE SOUZA

WELLINGTON MAGNO SIQUEIRA DO NASCIMENTO

SETORIAL DE ARTES CÊNICAS

ADRENALINA DE LUCENA LIMA

ADRIANA NICACIO CAVALCANTE

ADRIELE PATRICIA DE OLIVEIRA PAIVA

ADRIENE PRISCILA DE OLIVEIRA PAIVA RAMALHO

AGOSTINHO CAMILO DA SILVA

ALBERI BEVENUTO DE OLIVEIRA

ALESSANDRO BATISTA LIMA PEREIRA

ALEXANDRE DOS SANTO SILVA

ALEXANDRO LIMA PEREIRA

ALMIR ALVES DA CRÚZ

ANA BEATRIZ DE PAIVA SÁTIRO

ANDRÉ HERRIQUE XAVIER DA SILVA

ANDRÉ RAMOS DE LIMA

ANELLY YVINNI GERMANO DE LIMA

CAMILA MARIA DE PAIVA NEVES

CLAUDIA MIRANDA LAGO EMERICIANO

CRÊUDI SILVA DE OLIVEIRA

CRISTIANE DO NASCIMENTO MEDEIROS

DAMARES EMANOELE ARAUJO VARELA

DANIEL DA SILVA PEREIRA

DANIEL TEODOSIO DA SILVA PAIVA

DANIELE SILVA DO NASCIMENTO

DJANILSON DANTAS MALAQUIAS

EDSON RODRIGUES MONTEIRO

ELISSON RICHARDSON DE ASSIS MOURA

EMERSON LUIZ SOARES JÚNIOR

EMÍLIA EMILLY SOARES XAVIER

EMYLAINE MILET DE PAIVA BEZERRA

ERIKA ARAUJO FERREIRA

FELIPE SÁVIO SILVA DA COSTA

FELIPE SILVA DO NASCIMENTO

FERNANDA IRIS ABREU CAVALCANTE

FLAVIO SALOMÃO GONÇALVES DE OLIVEIRA

FRANCISCO ADONIRAN DANTAS RAMALHO

FRANCISCO FRANCISMAR DOS SANTO SILVA

FRNCISCA SIMONE DOS SANTOS

GERSON HERRIQUE PAIVA FILHO

GILBERTO RODRIGUES

GUSTAVA FILIPE GOIS DE PAIVA

HELLYSON GLAUBE MONTEIRO DE PAIVA

HUDSON BATISTA ABREU

HUGO PEREIRA DE CARVALHO

IANE NAIRA XAVIER TORRES

JAMILLY RAMONIELLY DO NASCIMENTO SILVA

JANEIDE DA SILVA BEZERRA

JARDEL THIAGO OLIVEIRA DA SILVA

JEFFERSON DIOGO SOUSA DA SILVA

JOÃO BATISTA DE PAIVA

JOÃO LOPES MIRANDA BARBOSA

JOÃO VICTOR SILVA DE MELO

JOILSON COSTA DE MENEZES

JONATHAN MIGUEL NASCINTO N.

JOSÉ DOS SANTOS BARBOSA

JOSÉ JÁCIO GOMES RAMOS

JOSÉ MATEUS PEREIRA COSME DA SILVA

JOSEFA VITÓRIA MEDEIROS SANTOS

JOSIKELLY SANTOS DE SOUSA

JOSIMAR DO NASCIMENTO

JUDITE HERRIQUE DE PAIVA NEVES

JULLYENE RANIELLY DO NASCIMENTO SILVA

LAELSON ITALO GOMES DE LIMA

LEILSON DO NASCIMENTO FELIX

LORINALDO SILVA DO NASCIMENTO

LUIZ FERNANDO SILVA DE SOUSA

MANOEL FERREIRA DA SILVA

MÁRCIA MARIA DA COSTA DANTAS

MÁRCIO EMANOEL DA COSTA DANTAS

MÁRCIO SOARES DE OLIVEIRA

MARCOS ANTONIO CABRAL DA SILVA

MARCOS DE MEDEIROS PEREIRA

MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA

MARIA ERENITE CAMPOS DE OLIVEIRA

MARIA ERIVALDA ALVES SEQUEIRA ABREU

MARIA GISLENE NASCIMENTO DOS SANTOS

MARIA MONIELLY BRITO SIQUEIRA

MARIA SADRIELE DA CRÚZ

MARIO MOTA BEZERRA

MICARLA PRISCILA DA SILVA BARBOSA

NATÁLIA DOS SANTOS BEZERRA

NATANAEL SILVA DO NASCIMENTO

NIEDJA LAIANE SANTOS DA CUNHA

NILTON CESAR PINHEIRO

RAVELLY JOSUÉ DE OLIVEIRA ALVES

RENATA BEATRIZ TEIXEIRA VERAS

SABRINA SOARES CAVALCANTE

SIDNEY FERREIRA DO NASCIMENTO

SUZANA ROQUE CÂNDIDO

THAINÁ DANTAS DOS SANTOS

THEÓFILO XAVIER BEZERRA NETO

THIAGO ALESSANDRO GERMANO DE LIMA

VALESKA VALÊNCIA ARAUJO VARELA

WANTERLEIDSON DE S. DO NASCIMENTO

WILLIANE JESSICA DA SILVA

 

Concurso Miss e Mister São Gonçalo será realizado neste sábado (04)

Os mais belos do nosso município serão eleitos na noite do próximo sábado, 04, ás 20 horas, no teatro municipal de São Gonçalo, com apoio total da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante junto a Fundação cultural Dona Militana.
Os eleitos mais belos Sãogonçalenses serão aclamados em noite de glamour e irão representar a beleza, postura e elegância dos homens e mulheres do berço da cultura popular no Miss e Mister Rio Grande do Norte, além de um ano reinando nos compromissos sociais do nosso município.

Senhas a venda na bilheteria do teatro.

Estão abertas as inscrições para a eleição do Conselho Municipal de Política Cultural

Foram abertas as inscrições do CMPC de São Gonçalo do Amarante no último dia 30/01, as mesmas estão ocorrendo na Fundação Cultural Dona Militana, situada no complexo do Museu Municipal, após o IFRN.

Poderá participar do processo eleitoral, na condição de candidato a Conselheiro ou de Eleitor:

CANDIDATO A CONSELHEIRO: Os maiores de 18 anos, residentes no município, com histórico de atuação no âmbito cultural e inscrições aprovadas e habilitadas no período estabelecido pelo presente regimento, na Fundação Cultural Dona Militana, em cumprimento às exigências do Edital de Convocação de 2017.

ELEITOR: Estarão aptos a votar todos os maiores de 18 anos, residentes no município, que exercem atividades profissionais ou que estudam no município, que se fizerem presentes no local da eleição no dia e horário estabelecidos pelo presente regimento, portando documento de identidade com foto.

Uma só pessoa não poderá se candidatar em mais de um segmento cultural para o mesmo mandato.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas e entregues na Fundação Cultural Dona Militana, com prazo até dia 03/02/2017.

Banda Municipal de São Gonçalo vai se apresentar na Fiart hoje 

A vigésima segunda edição da Feira Internacional de Artesanato: FIART, que estar ocorrendo no Centro de Convenções de Nata, recebe nesta quinta-feira ( dia 26 de janeiro ) em seu palco principal a BAMUSGA ( Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante ), o concerto ocorrerá ás 18h, o repertório será diversificado e vai do samba, passando pelo sertanejo, MPB e principalmente ritmos de nossa região como: xotes, baião, frevo e muito forró.
Via Aldo Correia 

Regulamentada Lei do Fundo Municipal

Artistas e ativistas culturais de São Gonçalo do Amarante estão comemorando uma importante ação de valorização da cultura local. O motivo está na edição de ontem (11) do Jornal Oficial do Município que trouxe a publicação do Decreto Nº 672, de 09 de janeiro de 2017, que vai revolucionar a área cultural e garantir à cidade a manutenção do título de “Berço da Cultura Popular”, uma marca de orgulho para os são-gonçalenses.
O Decreto Municipal, assinado pelo prefeito Paulo Emídio, regulamenta a Lei 1.411, de 24 de janeiro de 2014, que criou o Fundo Municipal de Cultura, vinculado à Fundação Cultural Dona Militana, como fundo de natureza contábil e financeira, com prazo indeterminado de duração e a finalidade de fomentar as manifestações culturais e artísticas, destinando o montante correspondente ao equivalente estimado de 2% da receita anual do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza – ISS e o equivalente a 3% da receita anual do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana – IPTU.
O Fundo Municipal de Cultura representa a sensibilidade da gestão do ex-prefeito Jaime Calado, que sancionou a Lei, e agora do prefeito Paulinho que regulamentou em forma de decreto, para assegurar: os meios para o desenvolvimento da Cultura, como direito de todos os cidadãos, com plena liberdade de criação e expressão, universalizar o acesso aos bens e serviços culturais, contribuir para a construção da cidadania cultural, reconhecer, proteger, valorizar e promover a diversidade das expressões culturais presentes no município, qualificar e garantir a transparência da gestão cultural, entre outras garantias.
De acordo com o decreto, o FMC constitui-se no principal mecanismo de financiamento das políticas públicas de cultural, com recursos destinados para programas, projetos e ações culturais de forma descentralizada, em regime de colaboração e co-financiamento com a União e com o Estado do Rio Grande do Norte. São objetos do fundo: custear projetos, mediante publicação de editais específicos para os diversos segmentos culturais e oferecer contrapartida para projetos e convênios dos quais o FMC seja proponente e que visem à captação de verbas nas diversas instâncias governamentais.
Via SECOM.
Foto: Divulgação

II Feira Municipal de Artesanato em exposição no Aeroporto Internacional

O Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante está recebendo a II Feira Municipal de Artesanato, que é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Fundação de Cultura Dona Militana e o Consórcio Inframerica. Na feira, os visitantes podem conhecer e até mesmo adquirir os produtos feitos por artistas locais.

A Feira de Artesanato Popular Dona Neném Felipe ocorre em sua segunda edição no Terminal de Passageiros do Aeroporto Aluízio Alves, onde se estima o movimento de 256 mil passageiros em 2.146 voos, entre pousos e decolagens, somente no mês de janeiro, expondo ainda mais a cultura, o trabalho e as belezas dos artesãos da terra de Dona Militana àqueles que chegam e partem do RN.

A exposição acontece até o dia 19 deste mês.

Por Ariel Dantas

 

BAMUSGA participará da “Tocata para Natal”

Um grande e inédito concerto de música instrumental para celebrar o Natal está marcado para esta sexta-feira (23) a partir das 17h30 em frente a Pinacoteca do Estado (Praça 7 de setembro S/N, Centro, Natal) e contará com a participação da Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante.

A Tocata para Natal reúne cerca de mil músicos oriundos de vinte bandas filarmônicas do interior e da capital, um momento mágico em sua história. Com o maior encontro de bandas de música já visto no Rio Grande do Norte, sob coordenação geral do maestro Bembem Dantas. E com acesso gratuito.

O concerto histórico terá a participação do cantor e compositor Pedro Mendes que interpretará seu clássico Linda Baby, que homenageia a Cidade de Natal.

“Esses concertos são determinações do governador Robinson Faria para homenagear o nascimento do Menino Deus e o aniversário da Cidade do Natal”, complementa a diretora geral da Fundação José Augusto, Isaura Rosado.

No repertório também estarão clássicos da época natalina e do cancioneiro potiguar, como a música de dobrado Dois corações, de Pedro Salgado, Boas festas, de Assis Valente com arranjo de Luiz Carlos Lima, Jingle Bells, com arranjo de Márcio Dantas, Royal Cinema, de Tonheca Dantas, e Linda Baby, esta última executada com a participação do autor, Pedrinho Mendes e da Banda de Cruzeta e arranjo de Luiz Carlos Lima, e para finalizar, Vassourinhas.

Participam as bandas das cidades de Assu, Acari, Florânia, Tenente Laurentino, Timbaúba dos Batistas, São José do Seridó, Santa Cruz, Carnaúba dos Dantas, Campo Grande, Rui Barbosa, São Gonçalo do Amarante, Fernando Pedrosa, São Pedro, Lajes, Monte Alegre, Ipanguaçu, Ouro Branco e dos bairros de Nova Natal e Felipe Camarão.

O evento é uma promoção dá Fundação José Augusto em parceria com o Sistema Estadual de Bandas (Sebam) e integra a programação natalina montada para este ano, com o Natal da Meninada, na Cidade da Criança, que esta semana apresenta o espetáculo Um Presente de Natal, dias 21, 23 e 25, às 19h.
A programação também inclui o Concerto Natalino agendado para esta quinta, na Catedral Metropolitana, em outro encontro memorável entre a Camerata de Vozes do RN e a SESI Big Band, sob regência do monsenhor Pedro Ferreira. A partir das 20h e com repertório mesclado entre o erudito, o natalino e o popular, como Summertime.

Hiran Delmar, O Coxinha estará em São Gonçalo com Show Beneficente

O famoso Coxinha, figura folclórica de programas Cearense que ficou conhecido no programa Nas Garras da Patrulha estará em São Gonçalo no próximo dia 30/07 com show beneficente que vai ajudar nossa amiga Maria Lucia.

O evento será no ginásio de Santo Antônio com inicio as 21h e os ingressos estão sendo vendidos na Unifarma Droganorte, contato 3674-2222 e 3214-7301.

Vamos prestigiar esse caminhão carregado de coco verde e ajudar nossa amiga 😉

Coxinha3

 

Confiram todos os vídeos do Arraiá Quatrocentão 2016

A página da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante transmitiu ao vivo todas as apresentações do Arraiá Quatrocentão 2016, foram mais de 20 horas de vídeo com o Facebook Ao vivo. O pioneirismo nesse tipo de transmissão foi viabilizado sob a coordenação da SECOM, Secretaria Municipal de Comunicação e Eventos na pessoa do secretario Ledson França e da SETIC, Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação na pessoa de Wagner Rocha e suporte do Blog Wendell Jefferson. A nova ferramenta de comunicação foi aprovada pelos internautas que acompanhavam todas as apresentações nas quatro noites do Festival.

O ponto forte das transmissões foi a interação com o publico que assistia de casa, os acessos foram de todas as partes do RN e inclusive com pessoas de outros estados também acompanhando cada detalhes que passava na integra. As torcidas e o grande publico que prestigiou as mais de 24 horas de festival também foram destaques durante as transmissões.

O blog separou todos os links das transmissões do festival que estão salvos na pagina da Prefeitura e que servem para os amantes da Cultura Junina para o arquivo pessoal e de divulgação dos trabalhos. Confiram os links:

Arraiá Flor do Sertão – Ceará-Mirim

https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799075240323247/

Arraiá Flor do Sertão – Lajes Pintadas
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799085230322248/

Arraiá Junina Sertão – Barcelona
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799100316987406/

Arraiá Junina Sai da Frente – Felipe Camarão
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799124170318354/

Arraiá Junina Sai da Frente – Felipe Camarão (Parte2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799125933651511/

Arraiá Brilho Matuto – Nova Natal (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799137083650396/

Arraiá Brilho Matuto – Nova Natal (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799150483649056/

Arraiá Zé Matuto – Novo Horizonte
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799157043648400/

Arraiá Raízes Potiguares – Santo Antônio RN
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799452356952202/

Arraiá da Claridade – Nossa Senhora da Apresentação
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799462166951221/

Grupo Cultural Encanto Junino – Brejinho (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799481406949297/

Grupo Cultural Encanto Junino – Brejinho (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799485390282232/

Arraiá Encanto do Agreste – Vera Cruz
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799491096948328/

Arraiá Junina Fantasia – Baixa do Meio
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799505340280237/

Arraiá Explosão Potiguar – Alto do Rodrigues (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799514720279299/

Arraiá Explosão Potiguar – Alto do Rodrigues (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799518066945631/

Arraiá Explosão Junina – Goianinha
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799524820278289/

Arraiá Ká Pra Nós – Pedro Velho (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799531186944319/

Arraiá Ká Pra Nós – Pedro Velho (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799537833610321/

Arraiá Pisada Quente – Bom Pastor
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799540503610054/

Arraiá Arrocha o Milho – Alecrim (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799860400244731/

Arraiá Arrocha o Milho – Alecrim (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799863870244384/

Arraiá Rei do Baião – Cidade da Esperança
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799876276909810/

Arraiá Nordestinos- Rocas (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799889663575138/

Arraiá Nordestinos- Rocas (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799893990241372/

Arraiá Encanta São João – Bairro de Nova Natal
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799897013574403/

Arraiá Espaia Braza -Parnamirim
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799911460239625/

Arraiá Coração Matuto – Mãe Luíza (parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799922143571890/

Arraiá Coração Matuto – Mãe Luíza (parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799927576904680/

Arraiá do Candeeiro – Pajuçara
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799932543570850/

Arraiá Padre Piná – Mãe Luiza
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1799940206903417/

Matutina Potiguar – Santo Antônio do Salto da Onça
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800277233536381/

As Songa Mongas – São Gonçalo do Amarante – Comédia – Participação Especial
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800286630202108/

Arraiá do Cabaço – Alecrim (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800303703533734/

Arraiá do Cabaço – Alecrim (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800309316866506/

Junina São João – Parque dos Coqueiros
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800320310198740/

Arraiá Coração Nordestino – São Gonçalo do Amarante – (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800330530197718/

Arraiá Coração Nordestino – São Gonçalo do Amarante – (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800339973530107/

Arraiá Beijoqueiros – Bom Pastor
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800354896861948/

Arraiá Balão Dourado – Pajuçara – (Parte 1)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800364743527630/

Arraiá Balão Dourado – Pajuçara – (Parte 2)
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800376736859764/

Apuração, resultado final e festa das campeãs
https://www.facebook.com/prefeituradesaogoncalodoamarantern/videos/1800385780192193/

CLASSIFICAÇÃO FINAL – ARRAIA QUATROCENTÃO/2016

CATEGORIA ESTILIZADA

1º GC Balão Dourado 248,3
2º Arraial Coração Nordestino 248,2
3º Junina São João 245,3
4º Arraia Cabaço (Alecrim) 243,1
5º Explosão Potiguar 241,7
6º GC Matutina Potiguar 236,7
7º Arraia dos Beijoqueiros 234,3
8º Raízes Potiguares (SAS Onça) 231,5
9º Flor do Sertão -Ceará Mirim 231,2
10º Ká Pra Nós 230,4
11º Encanto Junino 229,5
12º Explosão Junina (Gov Dix Sept Rosado) 228,8
13º Encanto do Agreste (Vera Cruz) 228,1
14º Junina Fantasia (Baixa do Meio) 226,3

CATEGORIA TRADICIONAL

1º Padre Piná – Mãe Luiza 247,5
2º Coração Matuto – Mãe Luiza 246,2
3º junina Sertão – Barceelona 244,2
4º Brilho Matuto -Nova Natal 241,4
5º Zé Matuto – Nova Natal 239,4
6º Rei do Baião 235,1
7º Espaia Braza 234,4
8º Encanta São João 233
9º Candeeiro 232
10º Pisada quente 229,8
11º Arraia Da Claridade 229,7
12º Flor do Sertão – Lages Pintada 229,4
13º Junina Sai da Frente 228,8
14º Arroxo o Milho 228,2
15º Nordestino 226,3

Terceira noite do Arraiá Quatrocentão foi marcada pela disputa acirrada entre as quadrilhas tradicionais

O terceiro dia de apresentações do Arraiá Quatrocentão foi dedicado às quadrilhas na categoria tradicional. Oito grupos juninos da Grande Natal entraram em quadra com disposição de brigar pelo primeiro lugar da categoria, entre elas o Arraiá Coração Matuto, do bairro de Mãe de Luíza em Natal, atual campeã do festival.
Além do Arraiá Coração Matuto, passaram pelo ginásio de esportes de Santo Antônio do Potengi, em São Gonçalo do Amarante, as quadrilhas Arraiá Nordestino (Rocas), Arraiá Arrocha o Milho (Alecrim), Arraiá Rei do Baião (Cidade da Esperança), Arraiá Encanta São João (Nova Natal), Arraiá Espaia Braza (Parnamirim), Arraiá do Candeeiro (Pajuçara) e encerrando o Arraiá Padre Piná (Mãe Luíza) que segurou o público até à madrugada.  
O Arraiá Quatrocentão é o festival de quadrilhas juninas promovido pela TV Ponta Negra e o Instituto Florart, com apoio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, por meio da Fundação Cultural Dona Militana. Este ano uma novidade movimentou o festival fora de quadra. A transmissão pela internet na “fanpage” da Prefeitura Municipal está garantindo ao internauta acompanhar ao vivo e com o conforto de casa, uma parceria da Secretaria de Comunicação e Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Ciências.  
“Nesta terça-feira tem o último dia de apresentações das quadrilhas estilizadas e nós vamos fazer a transmissão ao vivo mais uma vez. Além de mostrar o trabalho artístico das quadrilhas vamos apresentar, em tempo real, o resultado das campeãs nas categorias estilizada e tradicional”, garantiu o secretário de Comunicação e Eventos, Ledson França.
Via SECOM, fotos: Ariel Dantas
IMG_2992 IMG_3027 IMG_3160 IMG_3268 IMG_3308 IMG_3339 IMG_3364 IMG_3485 IMG_3549 IMG_3634