Deputada Federal Zenaide é a parlamentar mais municipalista do RN, aponta CNM

O observatório político da Confederação Nacional dos Municípios (CMN), apontou a Deputada Federal Zenaide como a parlamentar mais municipalista do Rio Grande do Norte, ocupando o 1º lugar no ranking do estadual e 21º no nacional.
O objetivo do observatório da CNM é idenficar e classificar os deputados e senadores com perfil municipalista que atuem em conformidade com os interesses dos Municípios no Congresso Nacional.

Eleições 2018 – Confira o calendário com as principais datas

As Eleições Gerais 2018, que ocorrerão no dia 7 de outubro — em primeiro turno — e no dia 28 de outubro — nos casos de segundo turno —, já têm calendário com as principais datas do processo eleitoral a serem observadas por candidatos, partidos, eleitores e pela própria Justiça Eleitoral.

Os eleitores votarão para eleger presidente da República, governadores dos Estados, dois terços do Senado Federal, deputados federais e deputados estaduais ou distritais. As modificações introduzidas pela Reforma Política (Lei n°13.487/17 e Lei nº 13.488/17), aprovadas pelo Congresso Nacional em outubro deste ano, também foram incorporadas ao calendário do pleito de 2018.

 

01/01: Primeiro dia para registrar pesquisas de opinião junto à Justiça
Eleitoral;

01/04 a 30/07: Período em que o TSE promoverá propaganda institucional
em rádio e TV;
Até 7/04 (seis meses antes): Último dia para filiação partidária e registro de
partidos;

7/04 (seis meses antes) até a data da cerimônia de lacração dos sistemas
(ainda não definida): Período em que o TSE disponibilizará softwares das
eleições para acompanhamento da OAB, do MP e de partidos;

9/05: Último dia para transferência de domicílio eleitoral. O eleitor DEVE
regularizar o título e fazer outras atualizações no cadastro;

18/06: Data em que a Justiça eleitoral divulgará o valor do Fundo Especial
de Financiamento de Campanha;

5/07 a 5/08: Período de propaganda intrapartidária. Os políticos com
vistas à indicação de seu nome pelo partido podem se autopromover, junto
dos filiados de seu partido político, para que o escolham como candidato;

7/07: Início de condutas vedadas aos agentes públicos;

17/07 a 23/08: Período de habilitação do eleitor para voto em trânsito;

20/07 a 5/08: Período para as convenções partidárias escolherem as
coligações e os candidatos;

20/07: Início da proibição de enquetes relacionadas ao processo eleitoral;

20/07 a 15/08: Período para requerimento de registro de candidaturas à
Justiça Eleitoral;

CALENDÁRIO OFICIAL

16/08 até 5/10: Período da propaganda eleitoral nas ruas e na Internet;
15/08 até 24/08: Período para elaboração do plano de mídia pelo TSE e
TREs;
31/08 a 4/10: Período da propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV;
7/09: Último dia para preenchimento das vagas remanescentes para as
eleições proporcionais;
9/09: Data da 1º parcial da prestação de contas;
17/09: Data do julgamento de todos os pedidos de registro de
candidatura;
22/09 a 7/10: Período em que nenhum candidato poderá ser detido ou
preso, salvo em flagrante delito;
2/10 a 9/10 (após as 17h): Período em que nenhum eleitor poderá ser
detido ou preso, salvo em flagrante delito, por sentença por crime
inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto;
4/10: Último dia para debates, comícios, reuniões públicas ou promoção
de comícios;
16/08 a 6/10 (até 22h): Período para distribuição de material gráfico,
caminhada, carreata e carro de som;
7/10: Votação do primeiro turno;
28/10: Votação do segundo turno.

Vídeo – Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes esteve em São Gonçalo e falou sobre os Santos Mártires

Aproveitamos a visita do Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito e Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo e batemos um papo com ele. A reportagem é do Ariel Dantas com nossas imagens. Hummes falou da satisfação de vim novamente ao RN e celebrar a missa em ação de graças aos Santos Mártires, acompanhem.

 

Zenaide Maia entre os mais votados do Prêmio Congresso em Foco

A deputada federal Zenaide Maia foi muito bem votada no 10º Prêmio Congresso em Foco de 2017. O Prêmio é uma iniciativa do site Congresso em Foco, jornal online especializado em política nacional, e tem como objetivo distinguir os melhores parlamentares do Congresso Nacional. O prêmio aponta os melhores congressistas indicados pelo júri, jornalistas e voto popular.

Zenaide Maia recebeu o prêmio pela indicação na categoria “Melhores Deputados pelo voto popular”. Entre os 50 primeiros, na categoria “Destaque no combate à corrupção e ao crime organizado”, a deputada teve destaque.

O Prêmio Congresso em Foco também estimula a população a acompanhar os representantes de modo ativo e participativo na política do País.

Para deputada Zenaide Maia, o prêmio veio como um bom reconhecimento pelo seu trabalho na Câmara dos Deputados.

Lula lidera pesquisa para Presidência em São Gonçalo do Amarante

O Instituto Seta também pesquisou a intenção de voto dos Sãogonçalenses para a Presidência da republica, O ex presidente Lula ou alguém indicado por ele aparece na frente com 51,71% seguido do deputado Jair Bolsonaro com 9,13%, Marina Silva 2,09%, João Dória 1,33% e Geraldo Alckimin com 0,95%. Os que não souberam ou não responderam somou 5,32% e 29,47% dos entrevistados responderam nenhum dos candidatos. 

Margem de erro : 2,5 % Intervalo de confiança: 95% 

Paulinho: “Canonização dos Mártires é maior evento católico do Brasil”

Prefeito de São Gonçalo destaca grande programação para celebrar 28 santos de Uruaçu e 2 de Cunhaú
Já nos preparativos para o que destaca ser o maior evento religioso do Brasil em 2017 – a Canonização dos Mártires de Uruaçu (São Gonçalo do Amarante) e Cunhaú (Canguaretama) no próximo mês pelo Vaticano –, o prefeito são-gonçalense, Paulinho Emídio, destacou nesta manhã em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM de Natal, a grande programação que o município está organizando, junto com Arquidiocese e Governo do Estado.
Segundo enfatiza o gestor, a dimensão do evento é medida quando se observa que o País tem apenas um santo até hoje: Frei Galvão. “O Brasil passará a ter a partir do dia 15 de outubro mais 30 santos. São 28 de Uruaçu e 2 de Cunhaú. Será um grande evento não só do Rio Grande do Norte, mas do Brasil, da igreja católica e da América Latina”, frisou.
Desse modo, após o já tradicional evento do Dia 3 de outubro, Feriado dos Padroeiros do Rio Grande do Norte, que leva milhares de pessoas ao Monumento aos Mártires em Uruaçu, São Gonçalo também se programa para dois grandes momentos: o dia 15 de outubro, quando acontecerá a canonização na Praça São Pedro, em Roma, na Itália, com participação inclusive do presidente da República e autoridades eclesiásticas e políticas de todo o país, e do dia 28 novamente em Uruaçu, com vários shows e apresentações.
MASSACRE
Os mártires de Uruaçu e Cunhaú foram cristãos martirizados em 1645 em decorrência de holandeses que invadiram o nordeste brasileiro para cobrar dívidas dos portugueses que construíram engenhos com dinheiro emprestado pela Holanda. Na ocasião, mais de 80 fiéis da Igreja Católica foram mortos.

Prefeito Paulinho recebe secretário nacional de Segurança Alimentar em São Gonçalo

O prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) recebeu na última quinta-feira (13), em seu gabinete na prefeitura, o secretário nacional de Segurança Alimentar, Caio Tibério da Rocha, para discutir ações e benfeitorias no município.
Após o encontro, Paulinho apresentou ao secretário o Monumento dos Mártires de Uruaçu, que no dia 14 de outubro serão canonizados pelo Papa Francisco, em Roma. “É uma alegria estar aqui nesse lugar onde 28 mártires se tornarão santos. Lugar lindo que convidarei todos para visitá-lo”, disse Rocha. 

PARTIDAS DO CAMPEONATO POTIGUAR DE FUTEBOL FEMININO SERÃO REALIZADAS NO ESTÁDIO FRASQUEIRÃO

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), determinou por meio de resolução, que as partidas do Campeonato Potiguar de Futebol Feminino da terceira a décima rodada serão realizadas no estádio Maria Lamas Farache, Frasqueirão.

Os jogos estavam marcados a princípio para o estádio Juvenal Lamartine. A primeira rodada foi realizada no CT Alberi Ferreira de Matos, devido a manutenção no gramado do Maria Lamas. A segunda rodada já havia sido transferida para o Frasqueirão anteriormente. A mudança considera que as adequações obedecem a princípios regulamentares.

Cinco clubes disputam o campeonato neste ano, na primeira rodada realizada neste domingo (07), Alecrim e União venceram, respectivamente, Globo e Cruzeiro.

Via FNF – Foto Alex Régis

Zenaide Maia visita Hospital Naval em Natal

A deputada federal Zenaide Maia esteve na manhã desta segunda-feira (08) visitando o Hospital Naval de Natal. A parlamentar destinou uma emenda no valor de R$ 200 mil reais para investimento no setor de Esterilização do hospital. Esse valor destinado fez parte do total de R$ 600 mil reais destinados aos hospitais militares da capital.

Acompanhada do Almirante Aguiar Freire, do Capitão de Marinha e Guerra Wanderley, a deputada visitou todas as instalações do hospital e fez a seguinte declaração: “Fiz questão de fazer essa visita par ter noção da quantidade de pessoas que são atendidas pelo Hospital Naval. Uma emenda dessas faz diferença como suporte de investimento. É preciso dar visibilidade ao trabalho prestado pelo hospital para o município de Natal, pois sem esse atendimento os pacientes iriam para os outros hospitais, que já estão lotados”, disse Zenaide Maia.

Zenaide Maia aprova PL’s na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e é eleita vice-presidente

Na tarde desta quarta-feira (03), a deputada federal Zenaide Maia foi a responsável pela relatoria e aprovação de dois importantes Projetos de Lei na Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Câmara dos Deputados.

O PL nº 5372/2016, que garante o direito à acessibilidade dos condenados com deficiência que cumpram medida restritiva de liberdade, foi aprovado pela deputada, como também o outro Projeto de Lei 5543/2016, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência para realização da Semana de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Trabalho e no Emprego.

Logo após as aprovações dos Projetos de Lei, a deputada Zenaide Maia foi eleita a 1ª vice-presidente da Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência, com 15 votos. A deputada ocupará o cargo junto ao presidente deputado federal Cabo Sabino e da 2ª vice-presidente, deputada Mara Gabrilli.

Vejam como votaram os deputados potiguares na reforma trabalhista

A bancada do RN votou assim na aprovação do texto-base da reforma trabalhista.

Votaram a favor da reforma trabalhista: Beto Rosado, Fábio Faria, Felipe Maia e Rogério Marinho.

Votaram contra a reforma trabalhista: Antônio Jácome, Rafael Motta e Zenaide Maia.

Ausente da votação: Walter Alves
Via Blog do BG: http://blogdobg.com.br/vejam-como-votaram-os-deputados-potiguares-na-reforma-trabalhista/#ixzz4fPW9Vkxz

Dia Nacional de Mobilização tem Ato público contra a Reforma da Previdência em Natal

Entidades sindicais estiveram juntas, nesta terça-feira (28), Dia Nacional de Mobilização, para um protesto contra Reforma da Previdência. O Ato público ocorreu na Gerência Executiva do INSS Natal, que fica localizada na Rua Apodi.

O evento foi organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Federais em Previdência, Saúde e Trabalho do RN e contou com o apoio de diversas entidades sindicais. “Estamos lutando aqui por todos os brasileiros. Estou lutando para garantir direitos para as minhas filhas e até para os meus netos que não nasceram. São direitos fundamentais que estão em risco e não podemos aceitar”, destacou Djalter Rodrigues, vice-presidente do Sindprevs/RN.

Atos como o de Natal aconteceram em todo o Brasil, em razão do Dia Nacional de Mobilização. Em Natal, contou com o apoio da Frente Popular Potiguar em Defesa da Previdência.

“É o momento dos trabalhadores caminharem unidos. Precisamos lutar unidos contra a Reforma da Previdência, pois ela ataca frontalmente o trabalhador brasileiro”, destacou Francismar Maia, do Sindprevs/RN.

Zenaide Maia diz não para a PL da Terceirização

A Câmara dos Deputados aprovou ontem (22) o Projeto de Lei (PL) 4.302/1998 que libera a terceirização para todas as atividades das empresas. A terceirização é quando uma empresa contrata outra para prestar determinados serviços.

A deputada Zenaide Maia votou contra ao Projeto de Lei. “Votei contra porque acho que esse o Projeto de Lei que libera a terceirização é uma “precarização” dos serviços públicos e privados. É um início para reforma trabalhista. Não acredito que vai aumentar a geração de empregos. É como se tivesse rasgado a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Só tiveram olhar para as empresas”, disse a deputada Zenaide Maia.

O texto aguarda agora sanção do presidente Michel Temer para entrar em vigor.

A Confederação das Cooperativas Habitacionais do Brasil- CONFHAB é homenageada em Madri em noite de gala do Cooperativismo Ibero-americano

Ontem (10.03), a cidade de Madri homenageou o Cooperativismo Habitacional com a entrega do prêmio Afonso Vasquez Fraile aos colaboradores , profissionais ligados ao Cooperativismo e Cooperativas  que possuem relevantes serviços prestados ao segmento cooperativista.. 

A Confederação das Cooperativas Habitacionais do Brasil – CONFHAB, foi representada pelo Presidente Jaime  Calado e seu Diretor Administrativo e Financeiro, Senhor Francisco  Costa, oportunidade em que a CONFHAB recebeu a honrosa homenagem proferida pelo Presidente da CONFEDERACIÓN das Cooperativas de Vivendas y Rehabilitación de España -CONCOVI, dentro do prêmio destinado ao Cooperativismo internacional, pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados ao Cooperativismo Brasileiro .

Foi um evento em que ficou comprovado o reconhecimento e a força do Cooperativismo na Espanha e no mundo e mais uma vez me convenço que no Brasil as Cooperativas Habitacionais possuem um grande futuro , concluiu Jaime Calado.

Zenaide Maia viaja em missão oficial para Nova York onde participa de evento em defesa das mulheres

A deputada federal Zenaide Maia participa de missão oficial representando a Câmara dos Deputados na 61ª sessão da Comissão sobre a Situação das Mulheres do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (CSW/ECOSOC), na cidade de Nova York, Estados Unidos.  O evento acontecerá de 13 a 24 de março.

Zenaide Maia viaja neste sábado juntamente com representantes da Secretaria da Mulher da Câmara Federal. O retorno está previsto para o próximo dia 18 de março.

Em Madri, Jaime Calado se reúne com a Diretoria da Confederación de Cooperativas de Vivendas Y Rehabilitación de España – CONCOVI.

Aconteceu hoje (09.03), um encontro em Madri entre as duas entidades máximas do Cooperativismo Habitacional Brasileiro e Espanhol para troca de experiências institucionais.
O Presidente da CONFHAB Jaime Calado foi recebido na Sede da CONCOVI, pelo Presidente Afonso Vásquez Fraile, oportunidade em que tomou conhecimento das ações empreendidas pelas cooperativas espanholas para superar a grave crise econômica que afetou significativamente o segmento habitacional da Espanha.

Realmente temos que aplaudir o trabalho desenvolvido pela CONCOVI em parceria com o Ministério de Fomento da Espanha e prefeituras (ayuntamientos) e divulgar os resultados junto às Cooperativas Habitacionais Brasileiras, uma vez que muitas das ações empreendidas poderão ser aplicadas no Brasil, destacou o Presidente da CONFHAB, Dr. Jaime Calado.

Ao término da reunião, Dr. Jaime Calado agradeceu o Presidente Afonso Vázquez Fraile a oportunidade em poder participar do maior evento de  Cooperativas Habitacionais, que acontecerá dia 10.03.2017, na cidade de Madri, onde serão oferecidos o Prêmio Afonso Vázquez Fraile 2017, aos cooperativistas e empresas ligadas ao Cooperativismo Habitacional que prestam relevantes serviços no segmento habitacional.

Comitiva potiguar se reúne com empresários chineses em Hong Kong

A comitiva potiguar na China composta pelo deputado federal Rafael Motta (PSB), o governador Robinson Faria (PSD) e por secretários de governo e empresários do Rio Grande do Norte, se reuniu nesta sexta-feira (24) com investidores chineses na Câmara de Comércio da China, em Hong Kong. Na reunião, foram tratadas as potencialidades energéticas do Estado, a pesca do atum e a necessidade de construção de um porto privado no Rio Grande do Norte, para melhor escoamento da fruticultura.

“A reunião foi muito proveitosa. A comitiva potiguar apresentou não só as potencialidades do Rio Grande do Norte, como também a necessidade de construção de um porto privado para escoamento da produção. O Rio Grande do Norte precisa de investimentos em infraestrutura e é isso que estamos fazendo aqui, buscando parcerias econômicas e investimentos nessa área”, afirmou o deputado federal Rafael Motta.

Além do parlamentar e do governador do Estado, Robinson Faria, a reunião teve também a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Flávio Azevedo; do presidente da Potigás, Beto Santos. “Estamos bastante otimistas. Depois de Hong Kong, nós iremos para Xangai onde iremos assinar um protocolo de investimentos com a CHiNT, uma das maiores empresas do mundo para iniciar esse investimento no nosso estado em energia solar”, afirmou o governador Robinson Faria.

Integrante da Comissão de Minas e Energias da Câmara dos Deputados e membro da Frente Parlamentar de Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, Rafael Motta intermediou, ainda no Brasil, o encontro entre o governo do Estado e a empresa CHiNT, o que posteriormente resultou nessa reunião na China e a possibilidade de investimentos em diversas áreas do Estado.

Zenaide Maia acha que a PEC da reforma da previdência prejudica mais as mulheres

A deputada federal Zenaide Maia (PR) concedeu entrevista na manhã desta sexta-feira (10) para Rádio Cidade 94 FM, para o Programa Jornal da Cidade, com a jornalista Anna Ruth Dantas.

Durante a entrevista a deputada falou sobre vários assuntos, como a importância das decisões no Congresso, a PEC da Reforma da Previdência, a PEC 160 de sua autoria para baixar os juros do cartão de crédito, além de comentários sobre política em geral.

Zenaide Maia chamou atenção, principalmente, no que diz respeito à questão das mulheres com a reforma da previdência. “As mulheres são as mais penalizadas se a PEC da Previdência for aprovada. É preciso rever o que está sendo proposto”, declarou Zenaide Maia.

Você confere a entrevista na íntegra acessando o Facebook da deputada Zenaide Maia.

Presidente Estadual do PT/RN lamenta o falecimento de Dona Marisa Letícia

Nota de Pesar pelo Falecimento de Dona Marisa

“O diretório do partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte lamenta profundamente o falecimento da ex-primeira-dama do Brasil, Marisa Letícia da Silva.

Enlutado, o Diretório Estadual do PT/RN, em nome de todos os militantes petistas, manifesta solidariedade a toda família Lula da Silva.

Marisa Letícia foi um exemplo de mulher guerreira e batalhadora. Sempre esteve ao lado de Lula, desde a luta sindical, passando pela presidência da república e atualmente na perseguição injusta que sua família têm sofrido de setores da mídia e do judiciário. Abriu sua casa, para as primeiras reuniões do que ser tornaria o Partido dos Trabalhadores e confeccionou também a primeira bandeira do PT.

A estrela de Dona Marisa agora brilha no céu. A nós, seus eternos companheiros, restará a saudade dessa mulher forte e guerreira, que tanto fez pelo povo brasileiro e pelos militantes dos Partidos dos Trabalhadores.

Eraldo Daniel de Paiva
Presidente Estadual do Partido dos Trabalhadores/RN”

Zenaide Maia diz que aprovação da PEC pelo Senado reduz expectativa de vida do Povo Brasileiro

A deputada federal Zenaide Maia classificou como uma “derrota” a aprovação da PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 55, que estabelece teto para os gastos do governo em 20 anos.

Única parlamentar potiguar a ser contra a PEC na votação na Câmara, Zenaide Maia fez a seguinte declaração após aprovação no Senado:

“A PEC 241/55 foi à maneira que o Governo Temer encontrou em reduzir a esperança de vida ou a expectativa de vida do Povo Brasileiro, pois o que determina a expectativa de vida de um povo é o acesso a serviços de: Saúde, Saneamento, Educação, Segurança Pública, Assistência Social, Cultura e Lazer. Se a PEC 241/55 proíbe os investimentos nesses setores por 20 anos, é claro que a esperança de vida do nosso povo vai ser reduzida. Em quantos anos? Talvez o IBGE possa responder.”, declarou a deputada Zenaide Maia.

A PEC foi aprovada no começo da tarde desta terça-feira (13), em meio ao agravamento da crise política com a divulgação da delação do ex-diretor de Relações Institucionais da Odebrecht Claudio Melo Filho, que envolve os homens fortes do governo Temer.

A maioria da população brasileira (60%) é contrária à PEC 55, de acordo com pesquisa feita pelo Datafolha, O instituto entrevistou 2.828 pessoas em 7 e 8 de dezembro.

Zenaide Maia defende emendas para saúde do RN durante reunião da bancada

Nesta terça-feira (18), a deputada federal Zenaide Maia participou mais uma vez da reunião da bancada federal do Rio Grande do Norte para debater as emendas coletivas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.

Entre as emendas consensuais da bancada estavam à contemplação para as instituições de ensino: UFRN e UFERSA. Os deputados confirmaram as duas emendas impositivas para obras de Oiticica e Viaduto Maria Lacerda. Os demais deputados indicaram emendas individuais em várias áreas e a deputada Zenaide Maia priorizou a área de saúde.

“Quando o assunto é de interesse do RN, a bancada esquece a bandeira partidária e decide em prol da população do Estado”, garante Zenaide Maia.

Nesta quarta-feira (19), a bancada volta a se reunir para definir os recursos indicados pelos parlamentares potiguares no orçamento.

Vídeo de Zenaide Maia tem número de visualizações recorde em sua fanpage 

Depois de votar contra a PEC 241 e gravar um vídeo explicando o motivo, a deputada federal Zenaide Maia vem recebendo o apoio de muitas pessoas através de sua fanpage, no Facebook. O vídeo já teve mais de 223 mil visualizações e mais de mil comentários. Um recordo em sua página.

No vídeo gravado no Plenário Ulisses Guimarães, na Câmara, a deputada chama atenção para a retirada de recursos da saúde. “Quando falamos de saúde, estamos falando em vidas. Não posso votar contra a população”, declara Zenaide Maia.

Assista o vídeo:

https://www.facebook.com/depzenaidemaia/videos/

“Não posso votar contra a população”, diz Zenaide Maia sobre votação da PEC 241

A deputada federal Zenaide Maia, única parlamentar potiguar que votou contra da PEC do teto dos gastos públicos federais, afirmou em nota que recebeu a notícia da abertura de processo disciplinar do Partido da República – PR – com surpresa. Como noticiou ontem (12) o NOVO, o partido instaurou um processo contra três deputados federais da legenda que não seguiram o “fechamento de questão” pelo voto sim no projeto do governo federal. Zenaide foi um deles e, por isso, pode ser expulsa da sigla. Ela já foi destituida da representação em três comissões na Câmara Federal.

Segundo a deputada, o PR sabia desde o início da sua posição diante da votação da PEC 241 e, por isso, não entende a reação da liderança partidária. “Em nenhum momento deixei dúvidas sobre a minha posição. Avisei ao meu partido, que pelo qual tenho o maior respeito, que votaria contra por entender que a PEC 241 retira recursos da saúde”, afirmou.

A deputada espera ainda ser notificada. Isso pode acontecer já nesta quinta-feira (13), conforme a equipe dela. “Quando falamos de saúde, estamos falando em vidas. Não houve nenhuma traição. Não posso votar contra a população”, concluiu a deputada na nota. Para pessoas ligadas à parlamentar, é muito pouco provável que ela mude de posicionamento na segunda votação do projeto na Câmara.

Novo Jornal – http://novojornal.jor.br/politica/nao-posso-votar-contra-a-populacao-diz-zenaide-maia-sobre-votacao-da-pec-241

Zenaide Maia é a única dos deputados potiguares a votar contra a PEC dos Gastos Públicos

Dos oito deputados federais potiguares, a Deputada Zenaide Maia foi a única que votou contra a PEC 241, que congela pelos próximos 20 anos os gastos públicos.

 

No seu Facebook a deputada explicou “que não concorda com o congelamento de gastos em educação e saúde.”

Votaram a favor da PEC 241 os deputados federais, Fábio Faria, Rogério Marinho, Antônio Jácome, Walter Alves, Beto Rosado, Rafael Mota e Felipe Maia.

Blog do BG

Deputada Federal Zenaide Maia vota contra projeto de lei que permite que multinacionais explorem o pré-sal

A Câmara aprovou na noite dessa quarta-feira (5) o projeto de lei 4567/2016, de autoria de José Serra (PSDB), que permite a empresas multinacionais explorar o petróleo da camada pré-sal sem realizar consórcios com a Petrobras. O texto foi aprovado por 292 votos a favor e 101 contrários.

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) votou contra por entender que a liberação para a participação estrangeira sem a estatal brasileira não dá garantias de que só o Brasil será beneficiado com o pré-sal.

Ainda há trechos específicos para ser analisados no projeto de lei. A votação deles deve ocorrer na próxima semana, mas sem alterar a essência do projeto: a liberação para a participação estrangeira sem a estatal. Após isso, a lei segue para a sanção presidencial.

Zenaide Maia retoma agenda de trabalho na Câmara Federal

A deputada federal Zenaide Maia já retornou aos trabalhos na Câmara Federal desde a segunda-feira (03). Nesta terça-feira (04) concedeu entrevista para Band TV sobre as eleições e a PEC 160, de sua autoria, que visa limitar os juros de até no máximo três vezes a taxa Selic. A entrevista será veiculada logo mais às 18h50, no telejornal nacional da emissora.

Durante à tarde, Zenaide Maia conduziu a reunião da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres na escolha das cinco agraciadas com o Diploma Mulher Cidadã Cartola Pereira de Queiroz.

entrevista-para-band-tv

Depois de votar cassação de Cunha, Zenaide Maia vai discutir Pré-Sal e dívidas dos produtores rurais

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) foi uma das parlamentares que votou a favor da cassação do ex-deputado Eduardo Cunha, nesta segunda-feira (12), na Câmara Federal. “Nunca tive nenhuma dúvida em votar pela cassação de Eduardo Cunha. Sempre disse que ele não era solução para o Brasil. A Câmara nunca votou contra a decisão do Conselho de Ética e não seria dessa vez. Nove meses foram usados para todas as artimanhas de Eduardo Cunha para manter-se deputado. Que bom que muitos colegas parlamentares tomaram a decisão certa, como eu”, declarou Zenaide Maia.

A deputada permanece em Brasília, onde participa na manhã desta terça-feira (13) de uma sessão sobre o Pré-Sal, assunto que muito preocupa Zenaide Maia.  Além disso, a deputada está trabalhando pela MP 733, que trata da renegociação das dívidas dos pequenos produtores rurais.

Zenaide Maia defende continuidade da educação para pessoas deficientes como determina ONU

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) participou nesta terça-feira (09), em Brasília, da audiência pública entre a Comissão de Educação e a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual faz parte. Em pauta o debate da regulamentação do direito ao “aprendizado ao longo de toda vida” previsto na Convenção da ONU sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Zenaide Maia chamou atenção para importância do tema da audiência e citou exemplo das dificuldades das mães de pessoas deficientes, por ter um filho nas mesmas condições. “A gente ouve muito sobre a criança com deficiência, mas a vivência é que revela a importância de uma atenção maior, principalmente, na educação. Depois que a mãe passa pelo impacto de saber que seu filho é deficiente, ela começa a vibrar com pequenas vitórias que seu filho conquista. E um dos problemas existentes é quando as crianças deficientes crescem e deixam a faixa de ensinamentos básicos, é como se passassem a não existir porque não tem continuidade na educação”, destacou a deputada durante audiência.

A audiência contou com a mesa formada pela deputada Zenaide Maia, pela Conselheira do Conselho Nacional de Educação – CNE, Malvina Tânia Tuttman, pela secretária de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação – SECADI/MEC, Ivana de Siqueira, pela Mestre em Psicologia, Patrícia Freitas e Débora Dantas, representante do Coletivo Filhos da Flor.

Justiça do Rio determina bloqueio do serviço do WhatsApp novamente

A juíza de fiscalização da Vara de Execuções Penais do Rio Daniela Barbosa Assunção de Souza determinou a suspensão do serviço do aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o Brasil.

Esta é a terceira vez que o WhatsApp é bloqueado pela Justiça no Brasil. Em todos os casos, a suspensão foi uma represália da Justiça por a empresa ter se recusado a cumprir determinação de quebrar o sigilo de dados trocados entre investigados criminais.

O primeiro bloqueio foi em dezembro do ano passado e ocorreu a pedido da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo, que determinou a suspensão do serviço por 48 horas. A decisão foi derrubada 12 horas depois, quando o próprio WhatsApp impetrou um mandado de segurança pedindo o restabelecimento do serviço.

Houve ainda uma outra tentativa da Justiça de derrubar o serviço, em fevereiro. Da mesma forma, o objetivo era forçar a empresa a colaborar com investigações sobre casos de pedofilia na internet, desta vez da polícia do Piauí. A decisão, porém, foi suspensa pelos desembargadores Raimundo Nonato da Costa Alencar e José Ribamar Oliveira, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), que concederam liminares sustando os efeitos da decisão do juiz Luiz de Moura Correia, da Central de Inquéritos do Poder Judiciário em Teresina, que suspendia o uso do aplicativo WhatsApp em todo o Brasil.

A terceira paralisação do serviço ocorreu em maio, por determinação da Justiça de Lagarto, no Sergipe.

O Globo