Zenaide Maia visita IFRN de Ceará-Mirim e João Câmara

A deputada federal Zenaide Maia visitou, nesta terça-feira (18), os Campus Avançados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN de Ceará-Mirim e João Câmara.  Todas as visitas foram acompanhadas por diretores e professores das instituições de ensino.

Pela manhã foi a vez do Campus de Ceará-Mirim. A deputada, que foi recebida pelo Diretor Professor Alan Oliveira, destinou uma emenda no valor de R$ 2 milhões para o laboratório de manutenção de equipamentos biomédicos.

Durante a tarde, Zenaide Maia visitou o Campus de João Câmara, onde a diretora professora Gilmara Freire solicitou recursos que possam contemplar os laboratórios de foto voltagem, e os demais laboratórios de energia renovável. Atualmente a carência maior encontrada nos campis está sendo em relação aos laboratórios em geral. A deputada, sabendo das necessidades, prometeu estudar a possibilidade de destinar recursos através de suas emendas.

A diretora do campus São Gonçalo do Amarante, Marilac Castro, o ex-prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, e o vereador Renato Martins também acompanharam as visitas.

Deputada Zenaide Maia é recebida em audiência pelo ministro dos Transportes

Em audiência realizada nesta terça-feira (14), no Ministério dos Transportes, o ministro Mauricio Quintella recebeu a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN), oportunidade em que foram discutidos vários projetos em execução no Estado do Rio Grande do Norte.

Dos projetos prioritários, a deputada Zenaide Maia apresentou a continuidade da obra da duplicação da Reta Tabajara, com a garantia dos recursos para o cumprimento da citada obra no prazo estipulado, já que é aguardada por toda população do Estado devido a sua importância. Na sequência, a deputada informou ao ministro a importância e necessidade da obra conhecida como “Viaduto do Gancho”. E por fim se tratou da importância de várias obras na Zona Sul de Natal, que estão asseguradas por emenda impositiva da bancada do Rio Grande do Norte.

O Ministro Maurício Quintella recebeu as devidas explicações da assessoria técnica do Ministério e assegurou à deputada Zenaide Maia que as obras não sofrerão solução de continuidade e que serão priorizadas pelo Ministério dos Transportes. Zenaide Maia agradeceu a atenção do ministro com o Rio Grande do Norte e concluiu informando que as três obras apresentadas constituem unanimidade da bancada no Congresso Nacional.

????????????????????????????????????

Corpo de Bombeiros oferece treinamento à Guarda Municipal de Ceará Mirim

Bombeiros do Serviço Técnico de Engenharia (Serten) estiveram nesta quarta-feira (21), concluindo um treinamento sobre normas técnicas e combate a incêndio para os profissionais da Guarda Municipal de Ceará Mirim, na Região Metropolitana de Natal. O treinamento faz parte de parceria realizada pela Prefeitura de Ceará Mirim com a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), por meio da Polícia Militar, visando qualificar os agentes municipais para uma atuação mais eficaz junto à população daquela cidade.

Durante a capacitação os guardas municipais realizaram atividades teóricas e práticas, com visitas a instalações públicas do município, onde ao final foi apresentado um relatório de vistoria detalhando como as normas de prevenção e combate a incêndio se aplicam nas edificações públicas onde eles trabalham. Toda a programação de aula foi montada com base na matriz curricular nacional das Guardas Municipais definida pelo Ministério da Justiça e exigido para estes profissionais de segurança pública. Ao todo, 34 servidores participaram da formação.

De acordo com o chefe da Seção de Projetos e Pesquisas do Serten do Corpo de Bombeiros Militar, Capitão Daniel Gleidson, a proposta da disciplina oferecida pela instituição foi despertar nos agentes municipais um cultura de prevenção voltada às ações de combate a incêndio.

Durante as instruções estimulamos os agentes municipais a conhecerem as regras que norteiam os dispositivos de segurança para prevenir incêndios, bem como os procedimentos a serem tomados diante de sinistros. Os guardas municipais podem se tornar grandes colaboradores da corporação se tiverem os conhecimentos básicos da nossa função. Precisamos que mais pessoas estejam juntas desenvolvendo ações iguais a estas”, disse o capitão Gleidson. 

Guarda Municipal (2)