Vídeo – Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes esteve em São Gonçalo e falou sobre os Santos Mártires

Aproveitamos a visita do Cardeal Dom Frei Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito e Vigário-Geral da Arquidiocese de São Paulo e batemos um papo com ele. A reportagem é do Ariel Dantas com nossas imagens. Hummes falou da satisfação de vim novamente ao RN e celebrar a missa em ação de graças aos Santos Mártires, acompanhem.

 

Espetáculo mostra saga dos Santos Mártires a partir de hoje em Uruaçu

Após a canonização dos 30 mártires de Cunhaú e Uruaçu no dia 15 de outubro, no Vaticano, pelo Papa Francisco, São Gonçalo do Amarante volta a ser palco de grandes eventos em torno dos colonos mortos em 1645 por holandeses. Com programação diversificada com missas e shows, com destaque para a “Cantata dos Santos Mártires”, a cidade tem três dias de espetáculos, sendo esta sexta (27) e sábado (28) no Santuário de Uruaçu, e, no domingo (29), no Patamar da Igreja Matriz do município.

O espetáculo foi apresentado à imprensa, autoridades e convidados na noite dessa quinta-feira (26). O Ensaio Geral emocionou os presentes, que ficaram encantados com a grandiosidade da encenação. “Após ter participado da cerimônia no Vaticano, estou vivendo novamente uma grande emoção. Parabéns aos nossos artistas da terra, costureiras e todos os profissionais e secretarias municipais e estaduais envolvidos. Está lindo e tenho certeza que todos que assistirem, vão se sentir orgulhosos dessa grande homenagem que estamos fazendo aos santos potiguares”, disse o prefeito da cidade, Paulo Emídio.

A Cantata reconta a história dos colonos de Cunhaú e Uruaçu, na capitania do Rio Grande do Norte, que foram massacrados durante as invasões holandesas no século XVII. Alguns registros históricos apontam que o mercenário alemão Jacob Rabbi, a mando dos holandeses que tomaram Natal em 1633, tinha a intenção de convencer os padres André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira a se converterem ao calvinismo.

Com direção geral da coreógrafa Diana Fontes, a Cantata para os Santos Mártires tem roteiro e direção musical do renomado músico Danilo Guanais, que baseia o espetáculo em escritos dos pesquisadores padre Antonio Murilo de Paiva e monsenhor Paulo Herôncio de Melo. Conta ainda com produção executiva de Danielle Brito; figurino de Riccardo San Martini; assistência de direção e produção, Gleydson Almeida e Flávio Henrique e projeção mapeada de Wilberto Amaral.

Atores – maioria de São Gonçalo – e coral ensaiaram desde o início de outubro em ritmo frenético para ficarem afinados com a história do massacre. A Cantata é patrocinada pelo Governo Cidadão, via Banco Mundial, e envolve várias secretarias como Sethas, Setur, Fundação José Augusto, além do apoio da Prefeitura de São Gonçalo e Arquidiocese de Natal.

SERVIÇO:
Sexta
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
19h – Cantata dos Santos Mártires

Sábado
Local: Monumento dos Mártires de Uruaçu
7h – Reunião da Juventude
10h – Missa Padre João Maria
12h – Missa Padre Antônio Murilo Paiva
14h – Show com Fátima Santos
15h – Show dos Cantores de Deus
17h – Concelebração presidida pelo Arcebispo Emérito de SP, Cardeal Cláudio Hummes
19h – Cantata aos Santos Mártires

Domingo
Local: Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante
16h – Procissão Solene de São Benedito (patrono da cidade)
17h – Santa Missa
19h – Cantata dos Santos Mártires

Via Secom, Fotos Junior Santos

Santos Mártires: preparativos para 1ª Cantata do RN seguem a todo vapor

Após a canonização dos Mártires, no dia 15 de outubro, São Gonçalo do Amarante já abre as celebrações aos primeiros santos do Rio Grande do Norte em grande programação nos dias 27, 28 e 29, com a encenação da “Cantata dos Santos Potiguares”. Costureiras, figurinistas, atores e técnicos da Cultura trabalham a todo vapor para exibir um grande espetáculo, com expectativa de público acima de 20 mil pessoas somente no dia principal, 28.

Com investimento na ordem dos R$ 822 mil para estrutura (palco, som, telões de led, banheiros e equipamentos para transmissão ao vivo), publicidade (TV, rádio, bus doors e outdoors em Natal, Recife e João Pessoa) e espetáculo (contratação de elenco e equipe de apoio, bem como montagem e estrutura), a encenação – primeira nesses moldes na história do estado – reconta a saga dos heróis martirizados, através de uma ação do Governo do Estado, Arquidiocese de Natal e Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, empregando diretamente mais de 70 pessoas e outras 300 indiretamente.

De responsabilidade da Fundação José Augusto, o auto une arte, cidadania e religiosidade. Tem direção geral da produtora e coreógrafa Diana Fontes, direção musical de Danilo Guanais (que escreveu e compôs a Cantata a partir dos escritos de Padre Murilo e do Monsenhor Herôncio e tem grande reconhecimento mundial: teve seu madrigal mais famoso, “A Missa de Alcaçuz”, executado no Carnegie Hall, em Nova York), produção executiva de Danielle Brito, figurino assinado por Ricardo San Martini e projeção mapeada de Wilberto Amaral.

Destaque para a participação expressiva de são-gonçalenses. Os assistentes de direção e produção, respectivamente, Gleydson Almeida e Flávio Henrique, são do município. E a seleção do elenco é quase que em sua totalidade composta por pessoas da cidade: a encenação conta com 38 artistas locais, das42 pessoas no palco. Para Diana Fontes, montar um espetáculo dessa grandiosidade em tão pouco tempo requer sobretudo “cumplicidade” com o elenco. Sendo assim, nada mais oportuno que ele fosse formado por pessoas que conhecem a história que será contada, aproveitando-se também a riqueza do cenário artístico da cidade. “Será um trabalho de integração entre o conhecimento (histórico e oral) que eles têm com a nossa prática de fazer autos”, ressalta.

Os ensaios estão acontecendo no Ginásio do Centro e a partir da próxima semana passam a ser realizados no Monumento dos Mártires. Para o ator Alex Ivanovich, nascido em São Gonçalo do Amarante, a experiência para os atores da cidade é muito válida, uma vez que estão tendo contato com uma equipe técnica que traz conhecimentos diferenciados das montagens feitas em teatros pequenos. “Já estamos acostumados a contar essa história. Mas através de uma Cantata é a primeira vez. Estamos tendo contato com elementos cênicos e musicais, que são experiências novas para boa parte dos artistas daqui”, opinou.

Já no ateliê, uma força tarefa agiliza a produção dos figurinos. Aderecistas e costureiras seguem em ritmo acelerado para confeccionar todo o material a tempo. San Martini ressalta que sua principal prerrogativa na hora de criar o figurino foi promover empatia entre as pessoas e a Cantata. Por se tratar de um espetáculo de rua, há necessidade do figurino ser bastante chamativo. Desse modo, as roupas são ricas em adereços.

TURISMO RELIGIOSO

A expectativa é que o espetáculo passe a integrar o calendário cultural do estado e, futuramente, do Brasil. “Estamos vivendo o melhor momento da história da nossa cidade e que só vai melhorar com essa canonização dos 28 mártires de Uruaçu”, observa o prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulinho Emídio. Segundo o gestor, 600 milhões de pessoas no mundo procuram pelo turismo religioso. No Brasil, a média é de 18 milhões. “Vamos trabalhar pra atrair esse público. Já estamos iniciando várias ações junto às dioceses do estado e região Nordeste, mas queremos trabalhar as dioceses de todo o país, com apoio e articulação da Arquidiocese de Natal”.

PROGRAMAÇÃO

O Auto conta ainda com participação especial do Coral Canto do Povo, que esteve na Cerimônia de Beatificação dos Mártires em 2000, em Roma. Veja programação: no dia 26, um ensaio será apresentado para autoridades e imprensa, no Monumento dos Mártires, às 19h30. No dia 27, a apresentação será aberta ao público, no mesmo local, também às 19h30; já no dia 28, com missas e shows, a programação no santuário iniciará às 17h. Pra encerrar, no dia 29, o Auto será exibido no patamar da igreja Matriz da cidade.

Via SECOM – FOTOS: JÚNIOR SANTOS

Prefeito de São Gonçalo é recebido pelo Papa Francisco 

[Roma] Durante Audiência Papal, na Praça de São Pedro, no Vaticano, nesta quarta-feira (18), o prefeito de São Gonçalo do Amarante/RN, Paulo Emídio (Paulinho) e sua esposa, Terezinha Maia, foram recebidos pelo Papa Francisco. Na ocasião, o casal estava acompanhado do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, e do capelão do santuário de Uruaçu, padre Murilo Paiva.
Simpático e sorridente, ao ouvir do gestor o pedido de proteção no comando do município, o santo papa abençoou o prefeito e ainda o presenteou com um terço bento. “Muita emoção. Agradeço a Deus por esse momento tão sublime e inesquecível”, observa Paulinho.
O gestor municipal ainda ressaltou sua admiração ao pontífice pela forma como conduz a igreja católica. “Francisco tem o dom de agregar e unir todos os povos, com o mesmo sentimento: a fé em Deus”, pontuou.

Arcebispo Emérito de São Paulo celebra missa no Monumento aos Mártires de Uruaçu

São Gonçalo do Amarante irá receber Dom Cláudio Hummes, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo e Raymundo Damasceno de Assis, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de Aparecida/SP.

Os cardeais irão celebrar missa no Monumento aos Mártires de Uruaçu, nesta quinta-feira (18), às 16 horas. A celebração faz parte dos preparativos para a Canonização dos Santos Potiguares, que acontecerá no dia 15 de Outubro.

Dom Jaime Vieira Rocha, Arcebispo da Arquidiocese de Natal, o prefeito Paulo Emídio e o capelão do Santuário dos Mártires, padre Antônio Murilo, estarão presentes.

Foto: Divulgação

Zenaide Maia participa de ordenação episcopal de Dom Edilson Soares

A deputada federal Zenaide Maia participou no fim da tarde dessa segunda-feira (20), na Catedral Metropolitana em Natal, da ordenação episcopal do bispo eleito de Oeiras/PI, Dom Edilson Soares Nobre. Na ocasião, a Arquidiocese de Natal rendeu graças a Deus pelos 70 anos de vida do arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha.

Presentes na cerimônia, uma caravana formada pelo clero da diocese de Oeiras, bem como coordenadores de pastorais, grupos e movimentos, além de representantes do Poder Público Municipal.

Acompanhada do esposo Jaime Calado, a deputada participou atentamente e parabenizou Dom Edilson. “Parabenizo o novo líder católico pela importante conquista, e faço votos que Dom Edilson Soares guie a diocese de Oeiras, sob a inspiração do Espírito Santo, atuando com sabedoria, generosidade e fé para a consolidação da Palavra de Deus”, disse Zenaide Maia.

O Mons. Edilson Soares Nobre nasceu em 09 de maio de 1965, em Touros (RN). Ingressou no Seminário de São Pedro em 1984. Cursou filosofia no Seminário de São Pedro e na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nos anos de 1985 e 1986. Fez Teologia no Seminário de São Pedro, de 1987 a 1990. Foi ordenado diácono no mesmo ano e presbítero em 1991.

Padre Aldo apresentou o projeto da nova matriz do bairro Jardins

Padre Aldo Alves apresentou o projeto de reforma e ampliação da igreja matriz da área pastoral de Santo Expedito, a igreja fica em Jardim Petrópolis, bairro jardins em São Gonçalo do Amarante. O projeto é assinado pela arquiteta Cynthia Andrade e será custeado com ações de amigos do bairro. A primeira ação é um festival de prêmios que será realizado no dia 21 de maio com 4 prêmios, entre eles uma moto Honda pop zero quilometro. O ex prefeito Jaime Calado conheceu de perto o projeto e conversou com a arquiteta sobre os detalhes da ampliação, Jaime era presidente da COOPHAB quando foi doado o terreno para a construção dessa igreja e inclusive ajudou na construção,
Sobre o festival de prêmios, os interessados em adquirir as cartelas podem entrar em conto através do telefone: 98739-5960

Paulinho e Jaime Calado presentes na missa do Guajiru

O prefeito Paulinho Emídio e o ex prefeito Jaime Calado estiveram presentes na missa no Guajiru na manhã desse domingo (12) A missa celebrada pelo Padre Fillipe Andreson.

Prefeito Paulinho ainda esteve na feira livre do bairro jardins onde comprou frutas e ouviu comerciantes e moradores do bairro.

“Toda semana, quando posso, visito as feiras livres da nossa cidade, para conversar com os comerciantes e saber das necessidades e sugestões da população. Hoje foi dia de ir à feira do bairro Jardins, onde também aproveitei para comprar frutas.” Disse Paulinho.

Zenaide Maia participa dos festejos de Nossa Senhora da Esperança em Natal

A deputada federal Zenaide Maia (PR/RN) participou neste domingo (05), ao lado do seu esposo Jaime Calado, da missa campal em alusão aos festejos de Nossa Senhora da Esperança, padroeira do bairro da Cidade da Esperança, Zona Oeste de Natal.

A cerimônia religiosa foi conduzida pelo Padre Augustin Juan e acompanhada por diversos fiéis no pátio da igreja.

“Como tradição estamos aqui para acompanhar a procissão e participar da missa solene de encerramento dos festejos de Nossa Senhora da Esperança. É o momento de pedir e agradecer”, afirmou a deputada.

Paulinho volta a pedir humildade e dedicação dos servidores municipais

Prefeito Paulo Emídio (Paulinho) participou do encerramento da Festa do padroeiro São Gonçalo, neste domingo (30), e voltou a pedir humildade e dedicação dos funcionários municipais.

 

“Nós, que estamos exercendo funções públicas, precisamos corresponder aos anseios da população, e, principalmente, atender bem a todos são-gonçalenses”, disse Emídio.

Não é a primeira vez que o prefeito pede humildade aos funcionários. No sábado (28) durante novena dedicada aos servidores da Prefeitura Municipal, Paulinho se dirigiu a eles com a mesma ressalva: “Nosso compromisso é com o povo de São Gonçalo do Amarante”.

 

Deputada Zenaide Maia e Jaime Calado estiveram no Alecrim nos festejos de São Sebastião

Ontem a deputada federal Zenaide Maia (PR/RN), marcou presença na Festa do Padroeiro São Sebastião, no bairro do alecrim em Natal, ela esteve acompanhada do seu esposo Jaime Calado, fiéis e devotos.

A noite da juventude, que teve como tema A Missão da Juventudede foi celebrada por Monsenhor Lucas Batista Neto.

“É gratificante participar desta festa realizada pela comunidade e rever os amigos que residem no bairro centenário alecrim”, comentou a deputada.

FESTA DE SÃO GONÇALO TEM SUA PROGRAMAÇÃO DIVULGADA

A tradicional festa do Padroeiro da cidade e da Paróquia de São Gonçalo será realizada de 20 a 29 de janeiro, na Igreja Matriz que leva o nome do Santo. Este ano será abordado o tema: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe” (Papa Francisco). Diversos Padres da região irão celebrar durante as Missas no novenário. A programação conta ainda com caminhadas matinais e apresentações culturais após as celebrações na Praça Senador Dinarte Mariz. Os festejos é realizado pela Paróquia de São Gonçalo e tem o apoio da Prefeitura de São Gonçalo.
Confira a programação oficial:

20 DE JANEIRO (SEXTA)

18:00 – Carreata saindo da Igreja Matriz e percorrendo as capelas do Setor I com bênção do Santíssimo sobre os fiéis e automóveis;

19:00 – Jantar da família São-gonçalense

Atração musical: França D’Lima.

21 DE JANEIRO (SÁBADO)

04:30 – Alvorada com a Banda Municipal de São Gonçalo do Amarante;

05:00 – Caminhada Penitencial, Hasteamento das Bandeiras e Café Comunitário;

19:00 – Santa Missa com Casamentos Comunitários

Celebrante: Pe. Valberto Messias da Cruz

Noiteiros: RCC, ECC, Bom Pastor e Pastoral Familiar.

Atração Cultural: Wallace Brito.

22 DE JANEIRO (DOMINGO)

09:00 – Batizados;

19:30 – Santa Missa com vestição dos coroinhas

Celebrante: Pe. Manuel Henrique de Paiva

Noiteiros: Ministros da Eucaristia, Coroinhas, Pastoral do Acolhimento, Liturgia e Ministérios de Música.

Atração Cultural: César Carlos e Forró 2 + 1.

23 DE JANEIRO (SEGUNDA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua Agnaldo Correia de Melo;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Andreson Madson Ferreira do Nascimento

Noiteiros: Pastoral de Eventos, Terço dos Homens e Terço da Esperança.

Comunidades Convidadas: Novo São Gonçalo, Santa Terezinha, Pe. João Maria e Canaã;

Atração Cultural: Pastoril Estrela do Norte e Júnior Paiva.

24 DE JANEIRO (TERÇA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua 31 de Março;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Gilmar Pereira de Castro

Noiteiros: Paróquia de São Lucas, Legião de Maria Cúria Mãe do Salvador, Presidium Nossa Senhora de Fátima e Presidium Virgem Poderosa.

Comunidades Convidadas: Jacaré-Mirim, Guanduba, Oiteiros, Jacobina;

Atração Cultural: Pastoril As Quarentonas, Caius Felipe e Serginho Lima.

25 DE JANEIRO (QUARTA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua José Cabral Bezerra;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Luiz Martins de Carvalho

Noiteiros: Hospital e Maternidade Belarmina Monte, Irmãs Filhas do Amor Divino e Pastoral da Criança.

Comunidades Convidadas: Rio da Prata, Alagadiço Grande, Barro Duro, Igreja Nova e Utinga;

Atração Cultural: Grupo de Pagode PagoShow, Ministério MREP e Kethillym Mirelle.

26 DE JANEIRO (QUINTA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua Manoel Ferreira Gomes;

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. Lenilson Silva das Chagas

Noiteiros: Pastoral da Sobriedade, Conselho Paroquial e Pastoral do Dízimo.

Comunidades Convidadas: Belo Horizonte, Bela Vista, Campinas, Genipapo e Poço de Pedra;

Atração Cultural: Grupo de Dança Kebraxé e João Cantor.

27 DE JANEIRO (SEXTA)

05:00 – Caminhada Penitencial saindo da Igreja Matriz até a Rua João Paulo II (Santa Terezinha);

19:30 – Santa Missa

Celebrante: Pe. André Martins Melo

Noiteiros: MREP, PJ, MJ, PJMP, SHALOM, Diáconos e Câmara Municipal.

Comunidades Convidadas: Uruaçu, Pajuçara, Coqueiros e Jacaraú;

Atração Cultural: Pastoril Dona Joaquina e Ministério Água Viva.

28 DE JANEIRO (SÁBADO) – DIA DE SÃO GONÇALO

8:00 – Missa da Unção dos Enfermos;

12:00 – Pipocaço;

18:30 – Procissão e Santa Missa solene de São Gonçalo

Celebrante: Pe. Valberto Messias da Cruz

Noiteiros: Prefeitura Municipal e Todas as Pastorais e Movimentos.

Comunidades Convidadas: Todas as Comunidades.

Atração: Leilão animado por Iranilson dos Teclados.

29 DE JANEIRO (DOMINGO)

19:00 – Santa Missa de Encerramento da Festa com o Sacramento da Crisma

Celebrante: Pe. Antônio Murilo de Paiva

Noiteiros: Iniciação Cristã.

Atração Cultural: Trakinos D’Larte: O Avesso das Bonecas.

Paróquia de São Gonçalo distribui frutas em parceria com o SESC-RN

A Paróquia de São Gonçalo, em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC-RN), realizou no último dia 09, a distribuição de frutas, que acontece mensalmente na Igreja Matriz. Nessa remessa foram entregues 4.470 kg de melancia e melão. O projeto Mesa Brasil – Sesc é um Programa de Segurança Alimentar e Nutricional que atua em ações contra a fome e a subnutrição, melhorando a qualidade de vida da população em situação de risco. A iniciativa vem confirmar o compromisso da igreja católica com as obras sociais. O repasse é feito perante cadastro realizado durante o mês de novembro, onde centenas de famílias estão aptas a receber os alimentos. Funcionários da Paróquia passaram por capacitação e foram instruídos da maneira correta de distribuição e manuseio das frutas.

Por Ariel Dantas

Distribuição de frutas na Igreja Matriz de São Gonçalo. Foto: Daniel Lima 

Jaime e Paulinho na celebração da imagem de Nossa Senhora Aparecida

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado e Paulo Emídio (Paulinho da Habitação), pré-candidato a prefeito do município, participaram da Missa Jubilar pelos 300 anos da imagem de Nossa Senhora Aparecida, ocorrida neste domingo (5), na Catedral Metropolitana de Natal. A missa foi celebrada pelo arcebispo Dom Jaime Vieira Rocha e contou com a presença do governador em exercício, Fábio Dantas e sua esposa a deputada estadual Cristiane Dantas, além do prefeito de Natal, Carlos Eduardo e outras autoridades. O padre Antônio Murilo também da celebração.
Foto: Paulo Victor
IMG-20160605-WA0027 IMG-20160605-WA0028 IMG-20160605-WA0029 IMG-20160605-WA0030 IMG-20160605-WA0031 IMG-20160605-WA0036 IMG-20160605-WA0037

Zenaide Maia acompanha procissão de Nossa Senhora da Esperança

Milhares de fiéis participaram da procissão que marcou o encerramento da festa de Nossa Senhora da Esperança no final da tarde deste domingo (31), em Natal. A deputada federal Zenaide Maia prestigiou o evento ao lado do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, além de amigos moradores do bairro.

Essa foi a 31ª edição da procissão que percorre algumas das principais ruas do bairro da Cidade da Esperança. As comemorações em torno da padroeira foram encerradas com uma missa campal em frente a paróquia de Nossa Senhora da Esperança, presidida pelo padre Augustin Juan Calatayud.

“Eu como católica fiquei feliz em ver uma quantidade imensa de pessoas homenageado e acompanhando a Mãe de Jesus para lembrar a paz e o amor entre as pessoas que é a coisa mais importante de tudo”, declarou a deputada Zenaide Maia.

Zenaide Maia e Jaime Calado na procissão 2

Ditadura vetou o nome de Dom Helder ao Nobel da Paz

Comissão Estadual da Memória e Verdade Dom Helder Câmara (CEMVDHC) lançou um caderno especial intitulado Prêmio Nobel da Paz: a atuação da Ditadura Militar Brasileira contra a indicação de Dom Helder Câmara, mostrando como a ditadura militar minou as chances de Dom Helder Câmara, conhecido como o Dom da Paz , vir a ser o primeiro brasileiro a ter chances de vencer o Prêmio Nobel da Paz; material, com 229 páginas, destaca a atuação diplomática e a troca de correspondências entre o Itamaraty e o embaixador brasileiro em Oslo, Noruega, Jayme de Souza Gomes, para barrar a indicação de Dom Helder, além da distorção de atos e as estratégias utilizadas para “para neutralizar a candidatura do arcebispo brasileiro”

Veja mais no Uol

Paroquia de Santo Antônio promove a 5° edição do Maranata

A paroquia de Santo Antônio promove no próximo final de semana mais uma edição do Maranata, a programação que conta com milhares de jovens tem inicio no dia 19 com Missa de São Miguel/Oração da cura com o Padre Fillipe Anderson. Já no dia 20 acontece Missa, Teatro e o grande arrastão da fé que terá a concentração as 13:30hs no Posto 30 de Setembro, margem da RN 160 em Santo Antônio e vai percorrer as ruas do bairro com a animação e louvor da Banda Trindade Samba, Edna e Fábio e o Conego Fillipe Anderson.

Zenaide Maia participa na capital da abertura da “Porta Santa”

A manhã do domingo foi dedicada para a religiosidade. A deputada federal Zenaide Maia, acompanhada do seu esposo e prefeito de São Gonçalo do Amarante Jaime Calado, esteve neste domingo (13), Dia de Santa Luzia, participando da missa da abertura da “Porta Santa” na Catedral Metropolitana de Natal.

“A abertura da Porta Santa é um momento muito importante para todos nós fiéis católicos no ano do Jubileu da Misericórdia. Que este ano nós possamos alcançar todas as nossas graças”, disse a deputada.

Prefeito Jaime Calado prestigiou a V Conferência Missionária em São Gonçalo

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus realiza entre os dias 27 a 29 em meio as comemorações do dia municipal do Evangélico comemorado no dia 27/11, A 5° conferência missionária de São Gonçalo com a presença de evangélicos de toda São Gonçalo. O evento acontece na praça Senador Dinarte Mariz próximo ao Banco do Brasil e nesta sexta feira contou com a presença do Prefeito Jaime Calado que foi acolhido pelo pastor Abner Alves presidente do campo de são Gonçalo do amarante – RN.

O evento ainda contou com a presença do Dr. Albert Dicson e Dickson Nasser.

q q2 q3 q4 q6 q7

Natal construirá réplica da capela das aparições de Fátima

O bispo da Diocese de Leiria-Fátima, em Portugal, Dom Antônio Marto, aprovou, na noite desta segunda-feira, 26, a construção da réplica da capela das aparições de Nossa Senhora de Fátima, na capital potiguar. A capela será construída na Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, no Parque das Dunas, zona norte de Natal. A aprovação se deu por ocasião da visita do Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ao Santuário de Fátima.

Nessa viagem, Dom Jaime está acompanhado do Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, e esposa, Andréia Ramalho; dos Padres João Maria do Nascimento, pároco da Paróquia Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Valdir Cândido de Morais, pároco da Catedral, e Carlos Sávio Ribeiro, diretor da Rádio Rural de Natal, além de Francisco Correia dos Santos e Maria de Fátima Lapenda Mesquita, que integram a equipe da Prefeitura. “Tivemos esse momento muito fraterno e acolhedor com Dom Antônio Marto, que nos presenteou com uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Fátima. Com essa imagem, vamos dar início ao processo de construção da réplica da capela das aparições”, disse Dom Jaime, após a visita ao bispo de Leiria-Fátima. Nesta terça-feira (27), o grupo embarca para Roma, e retorna a Natal no dia primeiro de novembro.

Via Marcos Dantas

Papa Francisco pode canonizar Mártires de Cunhaú e Uruaçu

O Papa Francisco pretende canonizar os Mártires de Cunhaú e Uruaçu. Foi o que informou o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, durante o encerramento dos festejos dos Protomártires do Brasil, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, na noite deste sábado (03). Segundo Dom Jaime, a informação foi dada pelo cardeal Dom Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, que durante audiência com o Sumo Pontífice, no Vaticano, falou que os Bem Aventurados Mártires de Cunhaú e Uruaçu ainda não foram canonizados.

O Papa Francisco, por sua vez, demonstrou interesse, tendo em vista que são beatos antigos e históricos da Igreja Católica e que poderiam ser canonizados por decreto, assim como o Padre Anchieta, entre outros santos. “Peço que intensifiquemos nossas orações. O processo vai caminhar e vamos aguardando os próximos passos. Estes beatos são de grande importância para a nossa Igreja particular, tendo em vista que são brasileiros natos. Só temos um brasileiro nato canonizado, que é Frei Galvão. Rendemos graças por estas iniciativas, que vão renovando a nossa fé”, enfatizou Dom Jaime. Na próxima semana, o Arcebispo Metropolitano publicará um decreto que trata acerca deste interesse do Papa.

Via Marcos Dantas