IFRN de São Gonçalo realiza III Feira Imobiliária neste sábado (22)

Programação terá palestras, oficinas e exposição de projetos

O IFRN São Gonçalo do Amarante promove, a partir das 8h deste sábado (22), a terceira edição de sua Feira Imobiliária. O evento é voltado para alunos dos cursos de Edificações (integrado e subsequente) e público em geral, sendo composto por uma programação diversificada que abordará temas como mercado imobiliário, automação residencial e humanização de plantas arquitetônicas.

Além de palestras e oficinas, a feira terá exposição de projetos desenvolvidos por estudantes concluintes do campus. O público presente poderá conferir os trabalhos e avaliá-los atribuindo ao melhor projeto de sua preferência um cupom, que representará a intenção de investir na respectiva iniciativa.

Serão apresentadas 32 opções de projetos residenciais, com até 80 metros quadrados, que deverão ser avaliados levando em consideração os seguintes aspectos: funcionalidade, estética, padrão construtivo, conforto e custo-benefício.

A premiação dos melhores projetos ocorrerá a partir das 12h e o evento será encerrado com a apresentação musical da banda Variasons do Potengi, composta por alunos do Campus São Paulo do Potengi.

 

Via Coordenação de Comunicação Social e Eventos do Câmpus São Gonçalo do Amarante cocsev.sga@ifrn.edu.br

Zenaide Maia visita IFRN de Ceará-Mirim e João Câmara

A deputada federal Zenaide Maia visitou, nesta terça-feira (18), os Campus Avançados do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN de Ceará-Mirim e João Câmara.  Todas as visitas foram acompanhadas por diretores e professores das instituições de ensino.

Pela manhã foi a vez do Campus de Ceará-Mirim. A deputada, que foi recebida pelo Diretor Professor Alan Oliveira, destinou uma emenda no valor de R$ 2 milhões para o laboratório de manutenção de equipamentos biomédicos.

Durante a tarde, Zenaide Maia visitou o Campus de João Câmara, onde a diretora professora Gilmara Freire solicitou recursos que possam contemplar os laboratórios de foto voltagem, e os demais laboratórios de energia renovável. Atualmente a carência maior encontrada nos campis está sendo em relação aos laboratórios em geral. A deputada, sabendo das necessidades, prometeu estudar a possibilidade de destinar recursos através de suas emendas.

A diretora do campus São Gonçalo do Amarante, Marilac Castro, o ex-prefeito de Ceará-Mirim, Antônio Peixoto, e o vereador Renato Martins também acompanharam as visitas.

IFRN São Gonçalo realiza  seminário sobre Tecnologia da Informação e Comunicação 

O I Seminário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN, evento científico que visa a disseminação de conhecimentos da área de TI, ocorre entre os dias 25 e 27 de maio.

Com enfoque na comunidade de São Gonçalo do Amarante e da Grande Natal, o evento propõe uma troca de experiências entre profissionais e estudantes da área, com palestras, oficinas e minicursos.

A programação traz ainda a Exposição ‘Museu do Videogame’ e Campeonato Counter Strike, Mesa Redonda sobre ‘Formação, Estágio e Mercado de Trabalho’ e Concurso de ideias.

MIT – SGA 2017

A Mostra de Inovação Tecnológica do Campus São Gonçalo do Amarante (MIT – SGA) é um momento para a exposição de projetos, protótipos e processos inovadores desenvolvidos por estudantes, técnicos e professores do Institutos Federal do Rio Grande do Norte. Este espaço visa permitir, aos participantes do SETIC, a divulgação das pesquisas que são desenvolvidas nos campi do IFRN. Estímulo à pesquisa, à formação de parcerias e ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações, o MIT-SGA é um espaço de compartilhamento de ideias e experiências, de ampliação do networking: “a ideia é proporcionar um feedback entre as equipes de pesquisa e profissionais da área, possibilitando a identificação de talentos e avaliação de trabalhos/projetos, ” diz a página no evento.

Master Pitch (concurso de ideias)

A Incubadora Tecnológica de Redes, Informática, Logística e Edificações (ITRILE) do campus São Gonçalo do Amarante do IFRN lança a 1ª edição do MasterPitch – IFRN SGA, um concurso para prospecção de ideias de negócio para o Hotel de Projetos do campus em 2017. O concurso é inspirado no reality show “MasterChef”, mas nele os grupos de alunos terão que desenvolver uma ideia de negócio e apresentá-la em forma de pitch para três “chefes” avaliadores. As vagas são para os alunos do Campus SGA do IFRN e os interessados deverão formar equipes com quatro integrantes que estejam matriculados em cursos da mesma área.

Saiba mais em: http://eventos.ifrn.edu.br/setic/

Zenaide Maia comemora edital da UFRN com cota para pessoas com deficiência

A deputada federal Zenaide Maia aplaudiu a decisão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN quanto ao lançamento do primeiro edital com cota para pessoas com deficiência. O jornal Tribuna do Norte, em sua edição dessa terça-feira (28), divulgou matéria sobre o lançamento do primeiro edital para ingresso nos cursos de graduação, com reservas de vagas para pessoas com deficiência, em cumprimento a Lei.nº 13.409, de 28.12.2016. Uma notícia que deixou Zenaide Maia muito feliz, por ela ter sido relatora do Projeto de Lei para que essa conquista fosse possível.

A resolução nº 025/2017, referente ao edital foi aprovada em sessão ordinária do conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFRN na terça-feira (21).

“Não poderia ter recebido uma notícia melhor, pois fui relatora do Projeto de Lei Nº 485/2015, que foi aprovado na Comissão de Educação, que propunha alteração na Lei Nº 12.711, de 29.08.2012, para estabelecer reserva de vagas destinadas a pessoas com deficiência nos concursos seletivos para ingresso em cursos em instituições federais de ensino superior e de ensino técnico de nível médio”, declarou a Deputada Zenaide Maia.

IFRN lança edital de curso a distância para alunos do 9º ano de escolas públicas

A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN (Proen) lançou em fevereiro o Edital 10/2017, referente ao Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (ProITEC). O Programa é voltado exclusivamente a estudantes da rede pública de ensino, com o objetivo de reforçar a aprendizagem relativa ao ensino fundamental. “O material didático recebido pelos inscritos e a prova que eles fazem também serve de preparação para o processo seletivo que dá acesso aos cursos técnicos integrados de nível médio do IFRN”, explicou o coordenador de Acesso Discente da Instituição, professor Everaldo Pereira.

Podem se inscrever os estudantes que estão cursando o 9º ano e fizeram todo o ensino fundamental em escola pública. O período de inscrição começou no dia 20 de fevereiro e segue até as 22h do dia 30 de março. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet, no site http://processoseletivo.ifrn.edu.br, mas os estudantes que não tiverem acesso podem se dirigir até um campus do IFRN para se inscrever.

Os inscritos devem pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 20, até o dia 31 de março. A isenção da taxa pode ser solicitada no período de 20 de fevereiro a 20 de março 2017, também através do site de processos seletivos do IFRN.

Outras informações:

COMO RECEBER O MATERIAL DIDÁTICO?

Todos os estudantes inscritos no ProITEC devem confirmar a inscrição, entre os dias 17 e 20 de abril de 2017, no campus para o qual se inscreveu, o que garantirá o recebimento do material didático. Para confirmar a inscrição, é necessário entregar a seguinte documentação:

a) uma foto 3×4 recente;

b) documento de identificação, em conformidade com o item 6, registrado no ato da inscrição (fotocópia e original);

c) comprovante de pagamento da taxa de inscrição (fotocópia e original);

d) a certidão/declaração escolar que comprove a escolaridade (fotocópia e original) – modelo no Anexo III deste Edital –, para a condição referida no item 3, alínea “a”;

e) o Histórico Escolar do Ensino Fundamental (fotocópia e original), para a condição referida no item 3, alínea “b”

O material didático contém: um livro texto, acompanhado de DVD contendo as teleaulas gravadas, e um livro de atividades para subsidiar os estudos.

POR QUE FAZER A PROVA DO PROITEC?

A prova do ProITEC será realizada no dia 16 de julho, das 13h às 17h, com prova de Língua Portuguesa, Matemática e Ética e Cidadania.

A nota da prova não será contabilizada para dar acesso aos cursos do IFRN. No entanto, a avaliação ajuda a se preparar para o exame de seleção. O aluno que realizar a prova terá disponibilizado o Certificado de Participação no ProITEC 2017, a partir do dia 17 de outubro de 2017.

Acesse:

Edital 10/2017 – ProITEC 2017 (retificado)

Site de processos seletivos do IFRN

IFRN Campus São Gonçalo do Amarante promove I Tour de Oportunidades

O Campus São Gonçalo do Amarante, através da Coordenação de Extensão e em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, promoverá, no dia 15 de dezembro, a primeira edição do “Tour de Oportunidades”.  O objetivo da iniciativa é promover a interação do IFRN com o mundo do trabalho, bem como, levar ao conhecimento da comunidade acadêmica e sociedade os novos empreendimentos empresariais que estão sendo instalados em SGA.

O evento reunirá gestores públicos e privados do município, servidores e estudantes do IFRN-SGA para fazer uma visita às novas empresas. “A ideia é mostrar aos gestores empresariais o potencial técnico especializado dos estudantes formados pelo nosso Campus e, dessa forma, estreitar as relações institucionais, objetivando oportunidade de estágios e empregos para alunos e egressos”, ressalta o coordenador de Extensão, Fernando Freire.

A programação iniciará às 7h30, no auditório, com a apresentação de resultados do Campus, seguida por visitação aos laboratórios. Após esse momento, a comitiva visitará os novos empreendimentos empresariais: Protur, Natal Moda Center, Hiper Queiroz e Assaí Atacado.

Via IFRN